sexta-feira, 15 de março de 2013

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS: NOTA DE ESCLARECIMENTO

Por que os docentes rejeitaram o cronograma de pagamentos apresentado pela atual gestão da Galileo?

1. Por que todas as datas indicadas por esta gestão atual, para pagamentos de salário, desde outubro de 2012, NÃO FORAM CUMPRIDAS;

2. Por que o pagamento previsto para 26/2, anunciado por mensagem eletrônica, reafirmado em depoimento durante a CPI das IES privadas na ALERJ NÃO FOI CUMPRIDO;

3. Por que nenhuma explicação razoável para a suposta necessidade de retenção de 300% da folha de pagamento por um semestre foi oferecida;

4. Por que é do conhecimento de todos no setor educacional privado que no segundo semestre o ingresso de alunos é menor, e, portanto, a arrecadação por matrículas e mensalidades é menor, e justo naquele período,conforme a proposta recusada que fora enviada, haveria a recomposição dos pagamentos da integralidade do salário e mais a reposição do empréstimo compulsório de 300% da folha e o saldo de outras pendências, tais como as férias não pagas em 2011 e 2012, sem nenhuma explicação razoável;

5. Finalmente, porque os docentes já indicaram à Galileo que saldar os salários atrasados de janeiro de 2013 e fevereiro de 2013 é impostergável, porque isto debilitou as finanças domésticas de todos os docentes, que, diferente de pessoas jurídicas, como a Mantenedora Galileo Educacional, têm famílias, filhos que estudam, habitações que tem custeio, alimentação, deslocamento e todas as despesas normais que qualquer outro trabalhador tem!

Não parece razoável a posição dos docentes?

Além dessas razões anteriores, e sem sermos exaustivos, há os seguintes motivos:

6. Preocupa aos docentes que tenhamos assistido ao desmonte da instituição que ao invés do seu crescimento, diminuiu sua quantidade de campi universitários.Isso não é responsabilidade exclusiva da gestão atual da Mantenedora. Porém, aos alunos que estudariam na Barra, no campus Downtown, e aos docentes, somente em março foi informado pela Mantenedora que inexistiria o campus. Não fosse decisão da Reitoria de acomodar os alunos na Piedade, o transtorno seria ainda maior;

7. É de conhecimento de toda a comunidade acadêmica que as instalações estão ainda precarizadas, apesar das promessas da atual gestão da Galileo de que iniciaríamos o semestre com um outro tratamento para as mesmas;

8. As condições de ensino e pesquisa não estão, ainda, totalmente asseguradas, porque precisamos de funcionários e livros para nossa Biblioteca, dentre outras carências, e havia promessa da atual gestão da Mantenedora que isto estaria cuidado no início do semestre;

A lista de promessas não cumpridas, ainda, não é exaustiva. Nós docentes estamos ocupados com a qualidade da educação. Queremos lecionar e precisamos de boas condições para isso. Os alunos querem estudar e precisamo de condições para isso. Todos queremos retornar o mais rapidamente possível para o melhor funcionamento possível do ambiente acadêmico. A docência, a pesquisa e a extensão exigem que os investimentos necessárioos estejam adequados.

Nós docentes queremos cooperar com a atual gestão da Galileo para que esses fatos possam ser superados. Nossos alunos querem, também, cooperar. Em nenhum momento os docentes se fecharam à comunicação, ao entendimento, ao diálogo. Porém, não estão a se dar passos para solucionar dilemas quando não se apresentam justificativas, explicações e, mais que isso, ações para que se estabeleça credibilidade e confiança. O que precisamos?

Precisamos de sinais efetivos, que indiquem que há investimentos sólidos para superar estas situações. Precisamos de diálogo transparente, que apresente razões para que haja solidariedade coletiva na direção da melhoria da qualidade de ensino e da excelência da educação. Nós, docentes, continuamos abertos ao diálogo e à negociação. Porém, não podemos aceitar atos de zombaria ou falta de respeito com nossa dignidade, ou com desrespeito aos nossos estudantes.

36 comentários:

  1. Olá a todos.

    Estou realmente preocupado... Não sabia da atual condição da Gama Filho... por isso pedi transferência da PUC para a Gama Filho em engenharia mecânica... Motivo: Encerramento da bolsa, logo, sem condições de pagar.

    Mas pelo visto, não foi a melhor escolha... Vocês que estão Diretamente ligados a instituição, me ajudem. A Faculdade fechará suas portas ou irá solucionar seus problemas ??? O que realmente pode acontecer ???

    Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A UGF segue bem, tem excelentes docentes, bons cursos.. A Mantenedora precisa investir diretamente.

      Excluir
  2. A questão é que de fato a Galileo está errada. Mas os senhores mestres precisam também saber negociar. Argumentam que a mantenedora não cumpre o que diz. Então nunca poderão aceitar uma proposta da mesma,visto a incerteza no seu cumprimento.
    A mídia está dando destaque a essa situação na Gama Filho ! Não acho que a Galileo iria sujar ainda mais o seu nome descumprindo o cronograma de pagamentos.
    Os senhores docentes têm sim seus filhos para alimentar, assim como nosso pais também têm a nós para alimentar. Pagam essa mensalidade altíssima para que a gente não tenha aula e fique vendo um disputa autoritária de duas partes. Ficar de "guerrinha" com a Galileo, sem dar aulas, só prejudica quem não tem a ver com a falta de pagamento dos senhores.
    Vamos colaborar também professores !
    Obrigado pela atenção. Basta de greve !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guerrinha? Como psgar meia mensalida dos filhos, meia conta de luz, meia conta da cedae...?

      Excluir
  3. Os professores, não sei se perceberam, estão perdendo cada vez mais apoio da parte dos alunos. A manutenção dessa greve mediante propostas concretas de ressarcimento por parte da Galileo está sendo muito desgastante para a vossa imagem e para a nossa vida acadêmica.
    Instalações precárias vocês encontram em qualquer IES do Brasil. Essa é a realidade do nosso país. Quanto a vossa preocupação em relação a viabilidade econômica das propostas da Galileo, deixe isso para CPI e para organismos aos quais compete essa verificação.

    ResponderExcluir
  4. Quanto mais essa greve durar, mais alunos irão abandonar esse barco e junto com ele, o dinheiro que poderia ir para o bolso dos docentes acaba evadindo. Vários alunos estão abandonando a Gama Filho.
    Só peço que leiam meus comentários e reflitam se também não estão errados !

    ResponderExcluir
  5. Os alunos marcaram assembleia segunda, 19 de março

    ResponderExcluir
  6. Senhores Docentes, nós alunos compreendemos que não é digno o trabalho assariado, porém nós alunos principalmente de medicina estamos amarrados nessa situação, pois não há transferência. O meu medo é continuar pagando a mensalidade e do nada a UGF falir, então terei perdido tempo e dinheiro. Enfim, há possibilidade de faltas eternas de negociações, ou seja, estado de falência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, meu nome é Jorge Atilio Iulianelli, sou doutor em Filosofia, professor de Ética Aplicada em nosso Mestrado em Acessibilidade, coordeno ad hoc a "extinção" do PPG Filosofia, dou aulas na graduação de filosofia e ética para os cursos de direito e administração, de disciplina do grupo Ciência, Tecnologia e Sociedade, para o curso de Exatas. Tenho 5 orientandos das duas pós, e oriento vários trabalhos de TCC, em especial do direito. Não há o caso de falência da UGF. Há o descaso, atual, da Mantenedora conosco e com vocês. Conosco porque deseja impor um regime de pagamentos sem nenhuma explicação que o torne aceitável, não é o simples pedido de confiança que gera confiança. Se nem saldar as dívidas atuais, dos dois salários, pode fazer, como confiar no cumprimento de cronograma que fala do pagamento de 4 salários que ficarão atrasados? Anônimo, tem colegas pedindo dinheiro a agiotas para resolver suas siituações, se colocando em risco, porque acreditam que a UGF é maior que a situação atual a que nos trouxeram. Sim, porque quem faz esse empréstimo acredita que o poderá pagar. Estão saindo alunos, é verdade, e professores também, porque a sobrevivência é exigente! Você, anônimo, se é aluno, vai perder professores doutores, excelentes, porque a mensalidade integral que você paga há três meses não se reverteu no custo fixo principal e essencial para você, o seu ensino, o salário do seu professor! Anônimo, os professores da Medicina estão sofrendo agora porque nem o salário dos Preceptores, e estou falando de Médicos que recebem R$ 1.500 para receber seus colegas no Salgado Filho, não receberam! E você pagou Anônimo! É isso. A quem deve pressionar, Anônimo, a nós docentes, que queremos dar aula e nos formamos, muito bem, para isso, ou à Mantenedora Galileo Educacional, que recebeu de você a matrícula e as mensalidades e não fez o pagamento que assegura o serviço pelo qual você pagou? Ah, sim, Anônimo, as sucessivas administrações da Galileo se tornaram tão complicadas que eu, Doutor em Filosofia, concursado para ser professor RTI da UGF, em seu PPG Filosofia, me vi forçado a integrar a Associação de Docentes para lutar pelo que eu ensino aos meus alunos, a defesa da ética e da justiça!

      Excluir
    2. Doutor Jorge, na verdade sou aluna de medicina do primeiro periodo, a ultima mensalidade foi 5.300 reais, e quando perguntei se há possibilidade de falência, não quis de forma alguma pressionar os docentes. Pela resposta que o senhor me escreveu deve ter interpretado mal o meu comentário, e o parabenizo pelo seu cargo - como o senhor fez questão de especificar- e esclareço que em um momento de desnorteamento perguntei se há a possibilidade de falência. Já que com certeza o senhor deve saber que não é fácil uma aprovação de medicina, e não quero pressionar ninguém, apenas gostaria de uma oponião.

      Excluir
    3. Querida aluna, anônima, tenha segurança que perigo de falência toda empresa tem, para isso basta existir como empresa. Porém, na atual conjuntura, não parece que haja perigo da UGF falir, não sei se o mesmo se traduz em relação a saúde financeira da Mantenedora. A UGF tem 15 mil alunos, pagantes, que já deram à Mantenedora três suados meses de mensalidades, os quais não foram revertidos para pagar a finalidade básica: manutenção das condições de ensino, das quais a mais fundamental é a sobrevivência dos docentes e funcionários. Caso a Mantenedora, venha a se tornar insolvente, cabem, pelo menos, duas soluções, (1) intervenção do MEC e do Ministério Público para avaliar porque ela chegou a isso, uma vez que para ser homologada teve que comprovar saúde financeira; ou (2) a Mantenedora, por meio de sua atual gestão, uma vez em falência ou condição pré-falimentar, desde que não-fraudulenta, deve/pode buscar outro agente econômico para operar: essa operação chama-se transferência de mantença. A Mantida, a IES privada, no caso a UGF, possui mais chances de longevidade que as Mantenedoras que a venham operar sem fraudes. No caso de fraude... bem, aí o caso se complica. Porém, não quero acreditar que essa hipótese valha. Na verdade, espero que a atual gestão da Galileo possa, diante do posicionamento da maioria dos estudantes, dos docentes e dos funcionários, (A) rever a proposta que enviou - que era pior que a última anterior; (B) atender ao pleito dos docentes, ou seja, pagar os salários de janeiro e fevereiro, integralmente, antes que o de março vença (!), e (C) negociar o restante do semestre (desde que com excelentes justificativas) ou, (D) simplesmente, cumprir a lei e pagar os salários até todo quinto dia útil do mês, para todos, funcionários e docentes. Afinal, os estudantes pagam a integralidade das mensalidades, porque os docentes ou os funcionários deveriam receber a metade dos salários? Alternativas existem, a Galileo precisa operá-las. Nós docentes queremos sair dessa greve que a Galileo nos colocou. Porém, precisamos, como disse, dos proventos, para poder ter condições efetivas de lecionar.

      Excluir
  7. Não quero perder também o período ! Isso seria uma tremenda injustiça para com os alunos de medicina.

    ResponderExcluir
  8. Ectobruno, coloque-se no nosso lugar, de um professor. Imagine-se sem dinheiro para pagar suas despesas, devendo a bancos, sem respeito e sem retorno da administração da empresa onde trabalha. A greve é nossa última ferramenta para exigir respeito aos nossos direitos. Seja menos egoísta.

    ResponderExcluir
  9. Os professores das universidades federais entraram em greve ano passado por muito menos... plano de carreira. E tiveram o apoio da maioria dos estudantes. Essa greve na UGF já deveria ter acontecido ano passado. Mas tivemos paciência, esperamos, tentamos todos os canais de comunicação, e tudo o que o grupo Galileo fez foi desrespeitar, decepcionar, mentir. Já chega.

    ResponderExcluir
  10. Cecil, os alunos das universidades federais apoiaram a greve dos professores porque eles não tinham nada a perder, pois não pagam nada para estudar e ainda têm a segurança de que a instituição NUNCA irá falir. Diferente de nós, alunos da UGF, que pagamos mensalidades absurdas e ainda temos o temor do "futuro incerto". Estou no penúltimo período, me formo esse ano e não tenho mais possibilidades de transferência. Concordo com a desconfiança de vocês com relação a proposta da Galileo, mas sinceramente eu acho que no momento, com a crise que a instituição está passando, eles não vão poder fazer proposta melhor. Das duas uma, ou vocês aceitam ou abandonam o barco de vez, porque se continuar assim essa greve vai durar meses e meses e todos os lados do triângulo vão sair prejudicados, mais do que já estão.

    ResponderExcluir
  11. Os alunos estão nervosos e com razão, pois pagam as mensalidades que deveriam ser utilizadas pela Mantenedora para a manutenção da UGF e UC, mas ao invés disso não são feitas as melhorias na universidades, os salários não são pagos, fornecedores recebem calote e a Galileo consegue o que quer, que é deixar aluno contra professor pois desta forma ela desestabiliza ambos os lados.
    Quanto a largar o "barco" como alguns disseram, fiquem sabendo que não é tão simples assim, pois alem de haver o problema dos passivos trabalhistas que não são pagos, as universidades particulares não contratam no período letivo iniciado. É bonito falar em procurar outro emprego, isso funciona bem para engenheiro, secretária, administrador e para todos que trabalham em escritório. Infelizmente não funciona assim tão fácil numa universidade privada.
    Eu me recuso a sair e deixar o local onde gosto de trabalhar sem lutar por ele, seus professores foram pacientes com a Galileo até agora.
    O que vai acontecer é que vários professores vão embora da UGF, professores bons, óbvio que outros serão contratados e eu espero que sejam bons também, mas não se surpreendam se a UGF perder o resto da excelência acadêmica que ela possui.
    Uma boa universidade se faz com bons alunos e bons professores, perca um destes e você verá o desastre.

    ResponderExcluir
  12. Será que essa notícia quer dizer que as coisas vão se resolver ???????????

    http://oglobo.globo.com/rio/gama-filho-univercidade-comecam-pagar-salarios-atrasados-do-quadro-administrativo-7846240

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOTÍCIA:

      Gama Filho e UniverCidade começam a pagar salários atrasados do quadro administrativo

      RIO - O grupo Galileo Educacional, mantenedor da Universidade Gama Filho e da UniverCidade, informou ter pago nesta quinta-feira os salários de fevereiro a 678 funcionários administrativos das duas instituições (61% do total). Na próxima semana, outra parte do quadro terá seus salários depositados. Até o dia 2 de abril, a empresa promete solucionar a situação de todo o pessoal administrativo.

      Já os salários dos docentes começam a ser regularizados no próximo dia 20, com o depósito de uma parcela equivalente a 50% dos vencimentos de janeiro e fevereiro para aqueles que recebem até R$ 4 mil. Em 2 de abril, metade dos salários de janeiro e fevereiro será paga para aqueles com vencimento superior a R$ 4 mil. Esse cronograma de parcelas mensais será mantido para os salários de março, abril, maio e junho. A partir de 6 de agosto, os docentes receberão o vencimento integral do mês, acrescido das parcelas remanescentes de janeiro a junho.

      O grupo Galileo afirma ainda já ter equacionado o passivo acumulado ao longo das últimas gestões, no total de R$ 900 milhões. Do montante da dívida, R$ 261 milhões estão inseridos no programa federal de refinanciamento para instituições de ensino superior, parcelado em 180 meses. Outros R$ 459 milhões em débitos tributários estão provisionados. Isso porque o grupo defende, na Justiça, seu direito pela imunidade tributária concedida pela constituição a entidades filantrópicas.

      Ainda segundo a empresa, não há possibilidade de fechamento das instituições.

      Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/gama-filho-univercidade-comecam-pagar-salarios-atrasados-do-quadro-administrativo-7846240#ixzz2NcwyHOVm
      © 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

      Excluir
    2. Prezado Pembolinho. Gostaria muito que sim, mas se você visualizar a tabela de pagamentos da Galileo (disponível aqui no blog), percebrá que até o início de agosto, na soma total, os professores teríamos que viver sem 3 salários, recebendo as parcelas prometidas, sempre com um mês de atraso. A conta é fácil: até o início de julho, deveríamos ter recebido os salários integrais de JAN a JUN, portanto, 6 salários. Receberemos 50% dos salários de JAN e JUN, portanto 50% x 6 = 3 salários, isso já com um mês de atraso, ou seja, o mês de junho, que deveria ser pago em julho, será pago em agosto. O início da regularização está previsto para agosto. Você gostaria que o seu patrão lhe pagasse dessa forma?

      Excluir
  13. Nós pagamos mensalidades ! Eu não estou sendo egoísta, ao contrário, até agora meu apoio aos professores era incondicional. Agora, não só para mim, mas também para outros alunos, os professores já estão perdendo o respaldo na greve. Essa greve já está durando demais, a Galileo já ofereceu outra proposta, enfim, tudo que já disse acima.
    Quanto mais essa greve perdurar, mais desgastada será a relação entre todos da universidade !

    ResponderExcluir
  14. Como vocês professores estão vendo, são muitos os alunos que assim pensam. Ademais, o Camed é um órgão universitário que não representa a totalidade das opiniões, pelo contrário, seu trabalho é importante, mas decisão de apoiar a greve dos professores está encontrando muita resistência, principalmente por parte dos calouros.

    ResponderExcluir
  15. Prezado ectobruto (que ainda não teve coragem para se identificar de verdade), você chama 3 alunos de muitos? Há 3 comentários de alunos aqui! Enfim, sugiro que você compareça à Assembleia, aos 19/03, às 18h, pra dar a sua opinião. Ou, caso se sinta envergonhado por ser uma das poucas "pessoas" que ainda acha que os professores devemos trabalhar de graça, mesmo sem ter dinheiro para transporte, alimentação ou pagar nossas contas básicas, pelo menos aproveite a Assembleia para aprender um pouco do que é solidariedade, cidadania e ética. Os alunos dos últimos períodos podem até demorar um pouquinho mais a se formar, caso as aulas tenham que ser repostas mais tarde, em função da greve, mas, com certeza, não passam, hoje, pela aflição de desconhecer se haverá recursos para a alimentação de nossos filhos todos os dias. Coloque-se um pouquinho no lugar dos que mais estamos sofrendo em todo esse processo. Queremos e amamos lecionar, mas nos sentimos cerceados de fazer o que mais gostamos, por não termos mais condições de fazê-lo. Mas não se preocupe tanto, ao final, tenha a certeza de que os alunos NUNCA sairão prejudicados desse processo, pelos professores. Alunos como você, em pouco tempo, nem vão se lembrar do que aconteceu por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irei sim comparecer a assembleia. Que a vontade da maioria prevaleça ! Mas não se esqueça, senhor Marcelo Duarte, que na vida a gente tem que lidar opiniões distintas da sua. Eu não sou um rapazinho que acabou de sair do ensino médio não ! Eu sei respeitar as pessoas, inclusive aquelas que pensam diferente de mim !
      Para mim, muitos daqueles que gostam de fazer muito barulho, na verdade, querem é instalar a anarquia nessa instituição.

      Excluir
    2. Prezado aluno... a vontade da maioria é o que tem prevalecido. E se nos encontrarmos por lá, para um diálogo franco e aberto, como sugiro na resposta abaixo, você verá que não sou contra você e que, muitas vezes, sou contra a maioria. Em sala de aula, lido com opiniões distintas todos os dias e sempre lidei muito bem com isso. Acredito que a sua leitura do texto, somado às suas decepções com todo o processo atual, tenha lhe permitido interpretações do meu texto um pouco diferentes daquelas que gostaria que você tivesse. Continuo afirmando, não quiz desrespeitar ninguém e assim, não o fiz. Me procure por lá, você não vai se decepcionar. Abraços.

      Excluir
  16. Prezado professor, primeiro não lhe faltei com respeito. Segundo, a despeito de sua ignorância esse é um nick da minha conta no gmail (maldita inclusão digital). Terceiro, na me identifico aqui, pois não vejo propósito, em que isso mudaria nossa situação ? Quarto, três pessoas falaram aqui, mas muitas, pessoalmente sei, compartilham da minha opinião. Você conhece um site chamado facebook ? Procure se informar melhor lá !
    Alunos "como eu" são, a meu ver, essenciais em um processo democrático. Só porque penso diferente da maioria (e tenho esse direito) não significa que eu seja melhor ou pior que outros alunos.
    Tenho muito respeito por vocês professores e acho legítima a sua luta. Minha mãe inclusive foi professora ! A única coisa que pedi foi um pouco de flexibilidade da vossa parte.
    Fico muito sentido com a sua falta de respeito ! Em momento algum atentei contra o mérito dos meus queridos mestres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido, como ter flexibilidade, se não há recursos para o simples deslocamento... sabe... pagar o ônibus...
      Juro que reli meu texto e ainda não consegui enxergar aonde está a "falta de respeito". Peço (humildemente) que faça o mesmo, com calma, e reflita se realmente foi isso que fiz. Caso continue achando que essa era a minha intenção, por favor, me desculpe.
      Também tenho nicks em twiters, facebook (claro que o conheço... meus alunos me mostraram como usar), mas quando o assunto é sério, convém mostrar a cara. Crie uma conta e coloque o seu nome, a menos que seja ignorante (desculpe, não pude deixar de devolver essa) o suficiente para não saber como se faz... Aliás, antes que você ache que estou te desrespeitando (apesar de você ter usado a mesma palavra e, portanto, dever saber o que significa), ignorante, sigifica aquele que ignora, que não tem conhecimento a respeito de algo, ou seja, não sabe. Portanto, refazendo a minha frase, "a menos que você não tenha conhecmento o suficiente para...")
      Em tempo, sabendo que alunos como você são "essenciais em um processo democrático", e desejando inserí-lo, ainda mais, no nosso (de professores e alunos) processo democrático, fiz o convite para que participasse ativamente da Assembleia. Se julgas estar certo, mostre o seu ponto de vista em local ainda mais apropriado... Tenho certeza que saberemos te ouvir.
      Mas o que gostaria mesmo é que você refletisse: se o seu patrão te deixasse sem 3 meses de salário, desesperado por não saber como você vai pagar suas contas, nem como botar comida na mesa todos os dias, você teria condições de ir trabalhar tranquilamente?
      Sinceramente, "ectobruto", a minha intenção é fazê-lo lutar do nosso lado... nosso, porque só vejo um lado nisso tudo: o da dignidade.
      Por favor, me procure na Assembleia. Sou professor da Engenharia Elétrica (muitos me conhecem na UGF, pois fui aluno desta Universidade antes de me tornar professor) e me disponibilizo para uma conversa ao vivo, para desfazer qualquer desentendimento. Grande abraço.

      Excluir
  17. Como sempre no Brazil existem aqueles que não estão nem ai pro problemas dos outros. Sou trabalhador como meus professores e digo, eles aguentaram muito!
    Tenho excelentes "professores" na "Gama Filho", quando entrei na "Gama Filho" a mesma tinha um forte conceito no mercado. Mas agora sou motivo de piada por causa da Galileo que simplesmente quer destruir nossa universidade.
    Em vez de fazer esses comentraios absurdos para os professores voltarem a trabalhar sem receber. Por que vocês não se ajuntam a eles nessa luta?
    "PROFESSOR DE FACULDADE PUBLICA FAZ GREVE POR AUMENTO MEUS CAMARADAS" os professores de lá ganham 15 mil por mês e querem 20 mil.
    Se a Galileo continuar com a administração da "Gama Filho" nos alunos estão fadados a ter um diploma de parede.

    EU QUERO APRENDER, NÃO QUERO DIPLOMA!

    Estou com vocês meus amigos professores, e gostaria de saber quando é a proxima manifestação, por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Leo.
      A próxima Assembleia será no dia 19/03 às 18 horas. Haverá, se não me engano, uma Assembleia de alunos na 2a feira (18/03) às 18:00, também na UGF. Agradeço pela ajuda na luta !
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Estarei nas duas Mestre!

      Vamos todos juntos acabar com a tirania dessa Mafia chamada Galileo!
      Ou pelo menos fazer ela nos respeitar.

      Excluir
  18. Meu querido professor Marcelo Duarte, não vejo em que discordamos. Você está totalmente certo. Sei que professores também têm de colocar comida em casa.
    Minha única preocupação (não sei se você teve o cuidado de ler acima) é perder o período, algo que não seria justo. Apreciei seu fino senso de ironia. Quero te dizer que somos parceiros nessa caminhada por uma educação de qualidade, não rivais. Repudio totalmente o que a Galileo está fazendo com a Gama Filho !
    Meu caro Leo Braga, não tome conclusões precipitadas. Cada um diz o que pensa. Como você eu quero também é aprender, mas sem aula não fica difícil meu caro ? Eu não sou inimigo dos docentes. Eu não estou sendo egoísta também, assim como os professores não estão sendo egoístas em fazer greve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo.
      Entendo muito a sua preocupação e agradeço pela sua compreensão em relação a todo o proceso. Como eu sugeri antes, você irá se formar pela UGF, com certeza. O máximo que vai acontecer é demorar um pouquinho mais (não acredito que isso dure por um período inteiro, fique tranquilo).
      Eu estou imaginando que você seja aluno de medicina e, nesse caso, a greve já tem mais tempo. Pra nós, da Engenharia, ela vai para 2 semanas, já que as aulas começariam no dia 07/03. Por isso, talvez, nossos alunos estejam um pouco menos exaltados que os de medicina e, por isso, posso dizer que entendo todas as suas mensagens anteriores.
      Realmente espero que a greve seja breve e que a Galileo se sensibilize em nos oferecer o mínimo de condições de trabalho.
      Na 2a haverá Assembleia dos discentes na UGF e na 3a, a dos docentes (ambas às 18 horas). Se puder, compareça às duas. Na 3a, me procure na Assembleia , pois faço questão de conhecê-lo pessoalmente (normalmente me sento na 3a fileira, próximo à porta.. é só chamar por Marcelo Duarte, que eu atendo).
      Espero que estejas mais tranquilo. Vai dar tudo certo, no final.
      Grande abraço.

      Excluir
  19. Eu não ganho qualquer coisa com a má gestão da Galileo, só perco ! Eu estou dando a minha opinião de indignação também contra essa empresa inescrupulosa !

    ResponderExcluir
  20. Meus queridos, mais uma vez, boa tarde.

    Gostaria de me retratar em relação há ontem, já que, no ano de 2013, não se comemora apenas o não pagamento do FGTS da Gama Filho, mas também da UniverCidade. Desde 2003, portanto, essas instituições partilham e articulam as mesmas “boas práticas comerciais”. Quis o destino(?) que estas se “unissem” sob a guarda da Galileo.

    Aos problemas antigos da relação professor-universidade, estão sendo dadas as mesmas respostas ultrapassadas. Nada muda. Haverá um momento em que se chegará a inviabilidade total das instituições, prejudicando professores, alunos e funcionários. Em medida extrema, se todos entrarem no Judiciário, todos ganharão; poucos, no entanto, “levarão”.

    Considero que as deliberações e manifestações devam ser tomadas em conjunto, até porque o passivo das duas instituições pertence ao mesmo grupo. Em outro momento, exponho o germe de uma possível solução para esse momento histórico, assim como a atuação do Sindicato e minha percepção sobre o possível quadro pós-greve.

    Por hoje, só queria agradecer a mobilização dos alunos e pedir seriedade. A situação de vocês é muito delicada mesmo. Em caso de intervenção com possível fechamento, como ocorreu com a Universidade São Marcos, vocês terão prejuízos pelas mensalidades pagas, pelas que irão pagar, além de questões burocráticas e curriculares, contudo, irão terminar seus estudos em outras instituições. Isso não ocorrerá com os professores e os funcionários: todos perderiam seus empregos, todos “ganhariam, mas muitos não levariam” na Justiça. Por isso, a urgência de uma solução não padronizada.

    Alunos, à disposição de vocês há câmeras, laboratórios, centros de edição... há máquinas digitais e computadores. Usem os talentos de vocês, cada um em sua especialidade. Façam um vídeo, um clipe, um possível “viral”, prestigiem seus estudos, independentemente de quem controla suas instituições ou os nomes-fantasia delas.

    Boa sorte e sucesso na segunda-feira.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde! Sou aluno do curso de Engenharia Elétrica, estou me formando provavelmente daqui a três períodos. Acho que algumas pessoas estão se equivocando quando querem culpar os professores.
    Nós alunos, quando fazemos a matrícula ou rematrícula, assinamos um contrato de prestação de serviços com a UGF ou sua mantenedora. Nelas estão todas as cláusulas de deveres entre os alunos a prestadora do serviço. Nosso principal "dever" é o pagamento das mensalidades referentes ao serviço que deverá ser prestado pela UGF. Por sua vez, a UGF tem que nos oferecer, da melhor maneira possível, o serviço de ensino. Isso engloba não só os professores em sala de aula, mas também toda a infra-estrutura (sala de aula, banheiros, biblioteca, laboratórios e etc.) em condições de atender todas as nossas necessidades para termos um ensino com o mínimo de qualidade.
    Nós devemos nos indignar e cobrar da mantenedora que nos proporcione o que foi acordado em contrato, seja através da justiça ou até do PROCON.
    Para onde está indo o dinheiro que a mantenedora arrecada com as mensalidades, se os funcionários não recebem e as condições de infra-estrutura são péssimas???
    Na minha opinião a mantenedora nos deve essa explicação.
    Os professores estão reivindicando um direito deles.

    ResponderExcluir