quinta-feira, 7 de março de 2013

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS: DEFLAGRADA GREVE A PARTIR DE 11 DE MARÇO DE 2013


ATA DA ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES DA UGF

DATA: 7  DE MARÇO DE 2013
LOCAL: PRÉDIO MR, AUDITÓRIO PRINCIPAL, 8º ANDAR, CAMPUS PIEDADE

A Assembleia foi iniciada às 18h30. Estavam presentes a direção da ADGF, do Sinpro-RJ e mais que 160 professores, além da representação dos docentes do Colégio Gama Filho e de discentes da UGF e da UC. A Assembleia avaliou o fato da Direção da Galileo, estar em atraso de uma série de recebíveis dos docentes, dos quais os mais imediatos são os meses de janeiro e fevereiro de 2013, além de haver uma série de pendências referentes à participação acadêmica. 

A longa sucessão de descumprimentos de prazos, por parte da Mantenedora, quebrou a confiança dos docentes. Até mesmo os discentes se sentem ofendidos com a situação, o que se pode notar no mote o professor é nosso amigo, mexeu com ele, mexeu comigo, que os alunos da UGF repetiram durante a Assembleia. Foi notificada à Assembleia que houve processo de negociação, no qual a Galileo ofereceu propostas ainda em estudo. Os docentes decidiram que nenhuma proposta pode ser estudada sem o pagamento dos salários em atraso. Após essa medida, aí, então, podem ser avaliadas as propostas que venham a ser apresentadas. 

O vice‑presidente do Sinpro-Rio, Prof. Antonio Rodrigues, expressou que o Sinpro-Rio está solidário à luta dos docentes da UGF, e que a ADGF tem representado os interesses dos docentes no processo de negociação com a Galileo. A Direção da ADGF também relatou que a Reitoria da UGF enviou mensagem à Galileo afirmando que entende ser necessário uma resposta da Mantenedora positiva às demandas dos docentes por correção do atraso salarial e formação de uma comissão para análise do fluxo financeiro para o pagamento dos salários. Após longas ponderações, os docentes encaminharam as seguintes conclusões:

  •  Dado o não cumprimento das promessas da Galileo fica mantida desde sexta-feira paralisação das aulas para informação à comunidade acadêmica da deflagração da greve;
  •   
  •   FICA DEFLAGRADA GREVE A PARTIR DE 11 DE MARÇO DE 2013, ATÉ QUE OS SALÁRIOS ATRASADOS, DE JANEIRO 2013 E FEVEREIRO 2013, SEJAM DEVIDAMENTE PAGOS;

  •  Fica em exigência para a Galileo a revisão do conjunto das pendências para futuras negociações;
  • Permanece a exigência de formação de uma comissão, com participação dos docentes para acompanhamento da receita com efeito de pagamento dos salários dos docentes; estas são as condições sem a qual ficam impossibilitadas a continuidade de negociações com a representação dos docentes;
  • Convoca-se Assembleia dos Docentes, 11 de março, 18h, no Campus Piedade

Diretoria da ADGF

7 comentários:

  1. Enquanto isso várias pessoas estão largando a UGF para ir para a Estácio, lamentável.

    Quem tem dúvida que a greve vai prejudicar o semestre dos discentes?




    ResponderExcluir
  2. Rumo há justiça... e mudar para Santa úrsula

    ResponderExcluir
  3. Quem tem dúvida que o semestre foi prejudicado pela Mantenedora e que é necessário avançar para fazer com que haja educação de qualidade? Parabéns aos docentes, que estão encaminhando negociações para melhorar a qualidade de ensino e fazer valer direitos básicos, como receber salários em dia!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza todos estamos prejudicados, tanto os docentes quanto os discentes. Eu mesma, vou procurar o campus essa semana e trancar minha matricula ate que tudo seja regularizado. Não vou ficar pagando a toa.

    ResponderExcluir
  5. Fico muito triste com esta situação desanimadora. Fiz transferência da Estácio para UGF recentemente e somente após pagar 3 mensalidades de uma única vez (e sem desconto, pois para arquitetura não tem) e sem ter tido uma única aula, tive a informação da paralisação, mas mesmo assim continuo acreditando no profissionalismo dos professores que têm total razão em recorrer ao que é seu por direito. Acredito no ensino de qualidade e na estrutura que é muito boa. Espero que esta fase passe com brevidade e não reflita no decorrer do semestre. O que me preocupa é que mesmo a Galileu pagando o que deve não sinto confiança, acho que ela perdeu a credibilidade. Espero que isso tudo se resolva rapidamente E DEFINITIVAMENTE, pois não há como manter uma situação assim outra vez. Acho que se nós alunos honramos fielmente nossos pagamentos e eles recebem corretamente estes valores, devem imediatamente rever sua organização financeira pois não há motivo para não pagar os professores que também honram com suas obrigações corretamente como docentes e devem receber pontualmente o que lhes é de direito. Aos professores dedico meu apoio.

    ResponderExcluir
  6. ME FORMEI NA GAMA FILHO, FIZ HISTÓRIA E DEPOIS DIREITO. TEM MEU TOTAL APOIO! http://blogcomunicacaojuridica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Espero que esta situação seja logo resolvida,pois os docentes precisar receber o que seu por direto, eles tem seus compromissos, de manter sua casa e viver como cidadão, junto sociedade, e sem seu pagamentos de que forma isto vai acontecer,diante sua família e comunidade Se nós discente ficar sem pagar nossa mensalidade dependendo do mês não somos nem considerados alunos.E com atraso do mesmo iremos pagar nossa mensalidade com jurus.Não e correto os docentes receber o que e deles?

    ResponderExcluir