segunda-feira, 25 de março de 2013

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS: CONFORME DELIBERAÇÃO DA ASSEMBLEIA, MENSAGEM À DIRETORIA DA GALILEO

Prezado Dr. Alex e demais diretores da Galileo;

Por deliberação da Assembleia dos Docentes, com a participação de 260 docentes, a ADGF retoma os contatos com esta diretoria. Primeiramente, indicamos que a Assembleia assimilou que a nova proposta apresentada é um avanço em relação às anteriores. Considerou, também, que o novo conjunto de medidas diminuem a perda salarial no primeiro semestre de 4 a 1,3 salários, o que é melhor que as soluções anteriores, conquanto seja ainda uma perda. 

A Assembleia registra que compreende como boa medida a solução desta nova dívida redimensionada, e das pendências de férias, dentro do ano de 2013, como extremamente salutar. Assim como, a constituição de comissão paritária para acompanhamento de salários - sobre a qual faz uma indicação - e do plano de estabilidade de empregos em 2013 como muito bem-vindos. No conjunto, a proposta recebeu boa acolhida. 

Porém, dada a situação de desconfiança ainda presente, e no intuito de cooperar para a superação da mesma, a assembleia deliberou, como condição para retomar a atividade letiva, o aguardo do pagamento das parcelas dos salários de janeiro, fevereiro e março, preconizadas, as duas primeiras, respectivamente correspondentes a 50% e 70% dos salários, a serem pagas aos 2 de abril de 2013, e a última, compondo-se de 70% do respectivo salário, a ser saldada aos 5 de abril, efetivamente 5º dia útil daquele mês. 

A assembleia se manifestou sensível a qualquer retroação que se faça, com o intuito de antecipar o início das atividades letivas de 2013.

No entanto, porquanto estejamos no aguardo do plano apresentado, a assembleia mantém a greve até 5 de abril, quando avaliará o cumprimento dos compromissos pela Galileo. 

Enquanto isso, a assembleia aguarda que a Galileo, junto com a ADGF, discentes, pais e a Reitoria, elaborem Regimento Interno da Comissão Paritária, para a qual indica a necessidade de participação de representante dos pais de alunos. Este Regimento deverá ser apresentado à assembleia dos docentes aos 5 de abril, para avaliação e aprovação.

A assembleia exige que os dirigentes da ADGF negociem com a Galileo a aposição de multa no caso de descumprimento das cláusulas do termo de compromisso enviado pela Direção da Galileo.

A assembleia entende que as demais pendências, tais como pagamentos atrasados do FGTS, INSS, parcela do 13º de 2009, dentre outras, permanecem como pauta de negociações entre ADGF e Galileo, a serem tratadas ainda no curso do ano de 2013.

Para tratar das questões concernentes à nova proposta, a direção da ADGF solicita a Galileo uma nova reunião, se possível na próxima quarta-feira, 27 de março, no período da tarde.

Sem mais;

Direção ADGF

Um comentário:

  1. Prezados Professores e Alunos,

    Todos nós sabemos que Ensino é concessão do Estado, uma vez que é fundamental e estratégico para o desenvolvimento do País. Entretanto, além dos dirigentes da Mantenedora, a própria UGF já alguns anos vem sendo “conduzida” por pessoas não comprometidas com o ensino e consequentemente com o nosso país. Reflitam: os Pró-Reitores tinham competência e formação para exercerem seus respectivos Cargos? Eram Doutores e tinham experiência, com SUCESSO, em conduzir uma Instituição de Ensino Superior? Suas indicações para os cargos subordinados as suas pró-Reitorias seguiam critérios claros que valorizavam a qualificação profissional e experiência?
    Professores, devemos exigir muito mais do que salários em dia. Vamos exigir Excelência em Ensino, Pesquisa e Extensão. Para este fim a condução da UGF NECESSARIAMENTE deve ser composta de pessoas qualificadas, com formação para suas funções e comprometidas com a UGF.
    No presente momento, a Reitoria (Reitor e Pró-Reitores), aparentemente possuem formação e experiência. Entretanto queremos ver seu comprometimento por meio de ações concretas na direção da Excelência, a começar pela indicação TRANSPARENTE dos cargos subordinados aos mesmos (coordenadores de cursos, chefes/dirigentes de hospital e outras funções acadêmicas/administrativas), valorizando a formação e experiência e, principalmente sem Apadrinhamento.

    Alunos, nós estamos vendo aqui no site da ADGF que os professores deram um passo na direção do recomeço das aulas, ao aceitar a proposta sob a condição de cumprimento dos prazos pré-estabelecidos, pela própria Mantenedora, para o pagamento. Entretanto, não basta voltar às aulas nos antigos moldes e com os MESMOS detentores de cargos. Exijam QUALIDADE de ENSINO acima de tudo, e para este fim uma NOVA forma de administrar a UGF torna-se imperiosa.

    A luta apenas está começando. Vamos fazer a UGF tornar-se Referência Nacional de Ensino.

    Professores/Preceptores Indignados

    ResponderExcluir