sexta-feira, 15 de março de 2013

Sem salários, sem aulas

Ou é verdade o que a Galieleu falou sobre sua saúde financeira,  e ela pode pagar o que deve aos professores e funcionários imediatamente, ou ela está com um discurso enganador, falacioso... A ADGF prefere a primeira opção...

Diante das informações que circulam na blogosfera, esperamos que com a maior urgência a Galileo Educacional, por meio de seu acionista majoritário e/ou por meio de sua Direção Executiva se manifeste. Nem esperamos mais que indique com clareza as razões que levaram a uma proposta humilhante de pagamentos de salários, proposta que foi rejeita pela assembleia da UGF e pela assembleia da UC, assim como rejeitada pelos funcionários que, mesmo ocorrendo o pagamento parcelado a uma fatia do grupo de funcionários, deliberaram pela greve por considerar essa medida injustificada.  Cabe a Galileo Educacional apresentar uma nova proposta que incorpore o pagamento integral dos salários atrasados.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Senhores professores,

    Sou aluno de engenharia mecânica e reconheço que o motivo da greve é justo, não estou aqui para criticar nada nem ninguém mas porque não aceita essa proposta da Galileo?? De acordo com o jornal o Globo a Galileo começou a pagar os salários dos funcionários do quadro administrativo e dia 20/03 seria a data do primeiro pagamento para os professores. Eu sei que são 2 meses de salários atrasados mas como os senhores querem que a Galileo pague? Tudo de uma vez só eles não vão pagar, apresente a sua proposta para nos alunos também assim como foi apresentada a proposta de negociação da Galileo. Nessa briga entre professores e Galileo o maior prejudicado sou eu aluno perdendo dinheiro e tempo com isso. Já paguei metade do período e sinceramente se o governo federal não intervi nisso eu vou perde o semestre porque se eu depender dessa guerra eu to fudido (desculpa pelo palavreado mas foi a unica palavra que achei para mostra o tamanho da minha indignação com essa situação).

    ResponderExcluir
  6. Também acho que deviam aceitar. A situação financeira do grupo Galileo não está muito boa, justamente por comprarem duas universidades praticamente falidas. Sei que o dono do grupo Galileo é um multi-milionário, mas pensem bem, se vocês fossem multi-milionário daria todas as suas fortunas em um negócio deficiente ou utilizariam o lucro do negócio para sanar todas as dividas, investindo aos poucos com parte de suas fortunas?

    Se continuarmos assim, vale lembrar que ninguém conseguirá salvar a Gama Filho. Quanto mais dias em greve, mais alunos se transferem para outras universidades(inclusive sexta-feira recebi uma proposta de transferência da Veiga de Almeida, sem nem sequer entrar em contato com eles).

    Acho justo os senhores receberem 100% do salário de vocês, afinal, vocês não irão ministrar apenas 50% das aulas, mas também acho justo lutarem pelo futuro da universidade Gama Filho nesses tempos de crise, aceitando o que no momento o Grupo Galileo está oferecendo.

    Agora, a escolha do futuro da Universidade Gama Filho é dos srs. docentes. Lembrem-se que caso o MEC intervenha, a situação não irá mudar muito, pois o Governo só utilizará lucros da própria Gama Filho para reverter a situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ainda pode mudar para a UVA e eu que curso engenharia mecânica vou estudar aonde?
      Na PUC não tenho condições de pagar alem de ficar longe da minha casa.
      Na Estacio o curso e novo, não deve ter nem laboratorio de mecânica montado e não sei como o mercado de trabalho vai ver o engenheiro mecanico formado pela Estacio.

      Excluir
    2. Infelizmente a Veiga não serve para mim devido a localização(o curso de Ciência da Computação só tem no Campus Tijuca). Trabalho na Barra da Tijuca e moro em Piedade e justamente por este motivo escolhi a Gama Filho.

      Infelizmente, este período não tenha muita opção(exceto se eu conseguir me programar para me transferir para Veiga) sem ser a Gama Filho, UniverCidade ou Unicarioca(Unicarioca não está mais aceitando transferência neste período).

      Excluir
    3. Me informei sobre a Souza Marques e parece que ela teve uma avaliação ruim no ENADE no curso de eng. mecânica.

      Excluir
  7. Queridos alunos,
    Quando vi que a Galileu divulgou a tabela de pagamentos (tabela que não foi aceita pelos professores) eu sabia que o que eles queriam é que vocês tivessem essa reação.
    Caso eles comecem a cumprir a tabela, no dia 20 apenas uma parte dos professores receberão metade do que deveriam receber. Os demais receberão apenas no dia 02 de abril.
    Sei que parece que nós estamos sendo intransigentes, mas não estamos. O valor depositado pela Galileu não será suficiente para que a maioria dos professores comece a pagar suas dividas.
    Após a assembleia que recusou a proposta da Galileu nenhuma nova proposta foi feita. Divulgar esta tabela só mostra o desrespeito conosco, pois demonstra que não querem em nenhum momento conversar com os professores, apenas dividir a comunidade acadêmica.
    Pense comigo, como eles podem pagar um salário integral (50% de jan/fev) e no mês seguinte apenas 50%? Como no dia 02 de agosto só podemo pagar 50% e no dia 06 150%? Não faz sentido!
    Quero que isso se resolva logo, pois gosto de lecionar e sinto muito o fato de vocês estarem sem aula... Mas, não acho justo aceitar a forma de pagamento que a Galileu está oferendo.

    ResponderExcluir
  8. Professora Silvana a senhora não acha justo divulgar a proposta de negociação dos docentes para os alunos também? Já que a guerra é nossa(alunos+professores).
    Criticar a proposta da Galileo é fácil mas como eu vou saber se a proposta dos docentes não é algo surreal?
    Caso a Galileo tenha a cara de pau de enviar o boleto o que vocês professores sugerem para os alunos? devo pagar ou não?

    ResponderExcluir
  9. Divulgar para vocês sim, mas não falar para a imprensa como se a proposta já tivesse sido aceita pelos professores.
    A proposta foi colocada aqui no site para quem quisesse ver ( http://adgfdocentes.blogspot.com.br/2013/03/atencao-docentes-proposta-da-galileo.html ).
    A nossa proposta é simples, pagamento dos meses de janeiro e fevereiro. Depois disso voltamos para a sala de aula e os demais problemas (infraestrutura, pagamento de férias e 13º) serão discutidos.
    Tenho certeza que os alunos que estão acompanhando o que está acontecendo já sabiam da tabela. O que critiquei é a forma como a Galileu está conduzindo as coisas, enviando representantes que não sabem dar nenhuma explicação para falar com os professores e fazendo uma pintura mentirosa para a sociedade.
    Em relação ao boleto acho que você deve consultar algum advogado para saber o que deve ser feito. Na segunda, às 18h no prédio de medicina (8º andar) vai ter uma reunião dos alunos onde isso será discutido.

    ResponderExcluir
  10. Entendo os professores, creio que eles devam estar passando por uma situação muito dificil com a falta dos salários, com restrições para sustentar suas famílias e pagarem suas contas, mais creio que seria melhor para eles aceitarem a proposta da Galileo, pois quanto mais tempo em greve, mais alunos saem da Faculdade, eu mesmo tenho varios amigos que já pediram transferência, e quando entrar o próximo mês de abril tenho certeza que muitos alunos não vão pagar sua mensalidade se não tivermos aula ( eu mesmo pretendo fazer isso), e ai, será muito pior, pois se eles já não estão pagando os salários recebendo as mensalidades, imagina sem receber, e com alunos saindo da universidade, por isso eu reitero.

    Professores sei que é uma proposta ridícula, sei que nao é certa.. mais aceitem, pois quanto mais o tempo passa, mais nós alunos ficamos descontentes com essa situação, então a chance de pedirmos transferência ou parar de pagar a faculdade é maior.

    ResponderExcluir
  11. Matéria "EAD102 - INTROD AOS EST UNIVERSIT" confirmada no curso de Ciência da Computação e aparentemente ocorrerá amanhã a tarde. A principio, tais aulas seriam aos sábados a tarde, gostaria de saber como será as aulas dos alunos que estarão sobre horário de trabalho durante esta aula(como eu por exemplo).

    Iniciando pelo menos uma matéria, o Grupo Galileo já pode legalmente lançar mensalidade para o mês de abril.

    O que os senhores docentes em greve sugerem? Sei que vocês merecem seus salários integrais, mas sem haver aulas, nós alunos também merecemos não pagar a mensalidade da universidade se não estamos recebendo o serviço que estamos pagando.

    Se chegar o mês de Abril e os senhores docentes continuarem em greve, o que os senhores sugerem?

    ResponderExcluir
  12. Querid@s gentes;

    Tergiversa em erro quem afirma que os professores não apresentaram proposta. A proposta é simples:

    1) Que os pagamentos de janeiro e fevereiro de 2013, atrasados, sejam pagos na integralidade [ATENÇÃO, A GALILEO ESTÁ LEVANDO A SE CHEGAR A MAIS UM SALÁRIO ATRASADO];

    2) Qualquer negociação para os pagamentos dos demais meses precisa ser JUSTIFICADA, porque a Galileo criou um cenário de desconfiança. Então, inexistem condições para aceitar que parte do salário seja tomada em empréstimo [SIM, É EMPRÉSTIMO O QUE QUEREM COM PARTE DO SALÁRIO DOS DOCENTES E, AO QUE PARECE, COM OS FUNCIONÁRIOS TAMBÉM], sem que se explique:
    2.1.) Qual a necessidade e em que será aplicado os recursos que são dos docentes e funcionários [E ESTA EXPLICAÇÃO PRECISA SER TRANSPARENTE O SUFICIENTE PARA GERAR A SOLIDARIEDADE NECESSÁRIA];
    2.2.) De onde virão os recursos que permitirão a recomposição do pagamento dos salários no segundo semestre [PORQUE NÃO É POSSÍVEL ACEITAR UMA PROMESSA DE PAGAMENTO SEM NENHUM LASTRO, SEM NENHUMA INDICAÇÃO DOS INGRESSOS QUE PERMITIRIAM ESSE PAGAMENTO];
    3) O conjunto das pendências de férias e 13º tem que fazer parte dos pagamentos do ano de 2013;
    4) TEM QUE EXISTIR UM CONTRATO DE ESTABILIDADE PARA TODOS DOCENTES E FUNCIONÁRIOS, EXCETO CASO EXISTA SOLICITAÇÃO EM CONTRÁRIO DE ALGUM DOCENTE OU FUNCIONÁRIO, POR PARTE DE ALGUM DOCENTE;
    5) Tem que se estabelecer um cronograma de negociações das demais pendências com os docentes em exercício na UGF;
    6) TODOS OS PAGAMENTOS TEM QUE SER FEITOS AO CONJUNTO DE DOCENTES E FUNCIONÁRIOS, DENTRO DO EXERCÍCIO DO MÊS, DE PREFERÊNCIA EM ACORDO COM A LEI, A SABER, ATÉ O 5º DIA ÚTIL;
    7) Tem que se estabelecer um cronograma de pagamentos para os mais de hum mil docentes e funcionários que foram demitidos em 2011, e até hoje não tiveram homologadas as rescisões, e, até mesmo o salário de dezembro de 2011, ainda não foi totalmente quitado!


    Como vêem, docentes e alunos, há uma proposta dos docentes. O que não há é uma reformulação da Galileo Educacional que atenda a isso.

    Direção ADGF

    ResponderExcluir