quarta-feira, 20 de março de 2013

MENSAGEM DA ADGF PARA A DIREÇÂO EXECUTIVA DA GALILEO

Prezado Dr. Alex Porto e demais membros da Diretoria Executiva da Galileo;

Por determinação da Assembleia dos Docentes da UGF, que deliberou pela manutenção da greve, por compreender que a tabela de pagamentos apresentada pela Galileo é indecorosa, e que há necessidade de profunda revisão nesses procedimentos, a ADGF retoma o contato com esta Diretoria, para criar oportunidade a apresentação de uma proposta reformulada, que atenda ao pleito básico do pagamento, ao conjunto dos docentes, numa mesma data - aos que ainda restarem, em relação às primeiras metades dos salários de janeiro e fevereiro, o que lhes corresponder, da integralidade dos salários de janeiro e fevereiro. Para que possamos ter ainda maior avanço no conjunto de procedimentos possíveis, também, solicitamos que o acionista majoritário participe da reunião, para que ele mesmo possa avaliar nossa boa vontade e bom senso nesse período. Sugerimos a data de quinta-feira, 21 de março, no período da tarde, para que possamos apreciar por parte dos senhores propostas alternativas àquelas rejeitadas.

Direção da ADGF

24 comentários:

  1. Não existe a possibilidade de falência da instituição antes que o processo de Intervenção do Ministério da Educação aconteça!
    Todas estas possibilidades foram discutidas em assembleia ontem, 19/03!!
    Por sinal, já estão sendo encaminhadas as providências necessárias !!!
    O nosso caso foi discutido no Senado hoje (20/03)!!
    SAUDAÇÕES!!

    ResponderExcluir
  2. Resumo da opera a galera que está abaixo do 7° período vai pedir transferência e a galera que está no 7° em diante continua até se formar mas tem um prazo máximo de 2 anos, pelo visto esse período já era aos que estão abaixo do 7° período eu aconselho começar a partir de agora a procura por outra faculdade pois a UGF parece que já deu tudo que podia, essa situação de má administração já vem se arrastando a anos se não me engano desde 2007 era de se esperar que uma hora essa bomba ia explodir e foi o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  3. Abcde da Gama. Não procede. Existem vários tipos de interversões que o MEC pode fazer. O que os docentes da Gama querem é uma intervenção para sanear a administração da Gama, realizada pela Galileo. Neste caso a Galileo seria destituída temporariamente e a Gama passaria a ser administrada por uma comissão de docentes, por exemplo. O problema da Gama é a administração. No caso da Universidade de São Carlos, a intervenção foi por esta universidade não fornecer um ensino do qualidade, avaliado nos exames do MEC. Neste caso específico o MEC intervém para fechar o curso ou a universidade. Mas repito, isso não é o que os docentes da Gama querem. Convido vc a participar das próximas assembleias. Segunda-feira às 15:30hs (docentes) e às 18hs (alunos), na Piedade. Com certeza, se vc tivesse participado de alguma das assembleias que ocorreram nas ultimas semanas, não teria essa duvida...

    ResponderExcluir
  4. Eu entrei esse ano em medicina, e pelo que vai nas outras universidades só é permitida a transferência a partir do terceiro período. Pelo visto terei que prestar outro vestibular.

    ResponderExcluir
  5. Está muito confuso tudo isso, pois uns falam que com a intervenção do MEC so alguns conseguirão continuar e os alunos novos terão que transferir, outros já afirmam o contrário... Afinal, se o MEC intervir e acabar acontecendo o indesejável: a Gama fechar as portas para os alunos novos e estes "serem obrigados" a transferir, o q infelizmente leva a questão dos pagamentos das 3 mensalidades q pagamos sem usufruir do investimento, que seriam as aulas, esse dinheiro será devolvido?? Por favor, quem souber me responda pq entrei neste periodo por transferencia e nao sabia d nada q estava acontecendo, cai d para quedas nesta situaçao e nao sei mais o que fazer...

    ResponderExcluir
  6. A Universidade São Marcos é um caso totalmente diferente, ela possuia baixo nível de ensino de acordo com as avaliações do MEC e agiu na ilegalidade admitindo novos alunos mesmo com as suspensões do governo e entre outros crimes até mesmo foi acusada de ocultação de cadáveres que pertenciam ao laboratório de anatomia desativado, no jardim de um dos campi. Apesar dos problemas administrativos a Gama Filho não teve baixo desempenho nos exames do MEC, o que demonstra mais uma vez o bom desempenho de alunos e professores mesmo diante das adversidades.

    ResponderExcluir
  7. Sou calouro e estou pensando em buscar meu dinheiro de volta pois estou com medo de pagar mais um mês e não ter aulas. Será que estou fazendo a coisa certa? Será que as aulas vão voltar até o fim do mês?

    ResponderExcluir
  8. É a mesma preocupação q tenho João... Se até agora não fiz isso é porque acredito muito na qualidade de ensino dos professores. Apesar de não ter tido a oportunidade de assistir aula alguma tenho minha opinião formada a respeito da qualificação e profissionalismo dos professores. O q estamos vivenciando é uma fatalidade e um reflexo do que é a situação da educaçao do nosso pais. Fico muito triste com tudo isso e revoltada por ter sido enganada assim como os professores foram. Torço e apoio a luta deles, acho q estão certos, eu tbm nao trabalharia se nao me pagassem. Meu medo e apenas das consequencias disso tudo.. Como entrei neste ano tbm nao me sinto segura, pois tudo é incerto.. Pensei tbm em sair hj, mas de coraçao nao queria... Tbm nao sei o que fazer, pq assim como os professores querem receber por seu trabalho dignamente eu tbm nao quero pagar e simplesmente nao ter aula e ser obrigada a tranferir.. Mas pelo q falaram, com a intervençao do MEC apenas a administracao mudaria, e a universidade funcionaria normalmente, tbm nao acredito na falencia pois e uma intituicao muito antiga, tradicional e bem conceituada no q diz respeito a qualidade de ensino... Entao.. Acho melhor nao desistirmos ainda, estamos lutando para se manter uma universidade de qualidade no nosso pais, nao podemos deixar q ela simplesmente acabe, nem q tenhamos q lutar ainda mais por ela! A nao ser q nao tenhamos escolha, ai sim, é justo e devido q devolvam nosso dinheiro...

    ResponderExcluir
  9. Na proxima segunda havera outra assembleia q tratará do assunto financeiro tbm, é bom participar tbm Joao.. Acho que depois dessa assembleia poderemos saber e decidir o que será melhor fazermos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou aguardar para ver o que faço. Cleide vc tem informações sobre a assembléia de segunda? Não achei nada que informasse horário e local. Obrigado

      Excluir
    2. A próxima assembleia dos estudantes será na próxima 2a feira dia 25/03 às 18h na escadaria principal do campus Piedade.

      Excluir
    3. Haverá, no mesmo dia às 15:30hs, a assembleia dos professores. Vcs podem participar. Tb em Piedade. Abs.

      Excluir
  10. Estamos caminhando para uma solução:
    http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/posts/2013/03/20/relator-de-cpi-pede-intervencao-do-mec-na-gama-filho-490496.asp

    ResponderExcluir
  11. No texto acima a Gama sugere uma reunião amanha, alguém sabe se vai a reunião vai acontecer?

    ResponderExcluir
  12. Andréa, quem está sugerindo a reunião é a Associação de Docentes da Gama Filho.
    Os gestores é que devem se posicionar, pois mais uma vez estamos tentando estabelecer contato!!
    Saudações!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Estou rezando para que tudo seja resolvido da melhor maneira possível para todos. Tenho confiança e fé!

      Excluir
  13. Prezado, Existem diversas formas de Intervenção, e a que vc leu é uma delas. Para falar a verdade só se aplica em situações de FALTA DE PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E LOCAL PARA ESTUDO. Na universidade que vc citou em seu comentário este foi o caso.
    No caso da Gama Filho e da Univercidade o problema é ADMINISTRATIVO e FINANCEIRO, o que pode ser organizado dentro de um determinado tempo.
    Nesta situação que está sendo proposta ocorre uma gestão mista entre membros do MEC e de um conselho de professores, para que as contas da IES sejam saneadas, garantindo a formação dos alunos.
    A própria Faculdade Souza Marques sofreu intervenção e as coisas por lá vão muito bem.
    Sugiro que vc e outros amigos vão a assembléia de estudantes e de docentes, pois lá muitas dúvidas estão sendo discutidas, inclusive esta dúvida foi muito discutida e nas próximas reuniões será alvo de mais idéias.
    SAUDAÇÕES.

    ResponderExcluir
  14. Prezados,
    Respondendo a muitas dúvidas, existem diversas formas de Intervenção em uma universidade, o exemplo dado acima pelo amigo na Universidade São Marcos é uma delas. Para falar a verdade só se aplica este tipo de intervenção em situações de FALTA DE PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E LOCAL PARA ESTUDO
    No caso da Gama Filho e da Univercidade o problema é ADMINISTRATIVO e FINANCEIRO, o que pode ser organizado dentro de um determinado tempo.
    Nesta situação que está sendo proposta pelos Docentes e Discentes ocorre uma gestão mista entre membros do MEC e de um conselho de professores, para que as contas da IES sejam saneadas, garantindo a formação dos alunos, de TODOS OS PERÍODOS SEM EXCEÇÕES!!
    A própria Faculdade Souza Marques sofreu intervenção e as coisas por lá vão muito bem.
    Sugiro que compareçamos as assembléias de estudantes e de docentes, pois lá muitas dúvidas estão sendo discutidas e voz de todos é muito importante nas discussões!!
    SAUDAÇÕES!!!

    ResponderExcluir
  15. Apenas para conhecimento dos q ainda não souberam, a próxima assembleia dos estudantes será na 2a feira dia 25/03 às 18h na escadaria principal do campus Piedade.

    ResponderExcluir
  16. A proxima assembleia para "resolver" será hoje, 21/03 ou segunda, 25/03? A cada post tem uma data diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno Antelo, a Assembléia dos Estudantes será na segunda, dia 25/03, às 18:00. A Assembléia dos Professores que é no dia 21/03. Se for um aluno, recomendo que compareça sempre às assembleias dos estudantes. As assembleias dos professores também estão sempre abertas aos estudantes.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir