terça-feira, 29 de outubro de 2013

INFORMAÇÕES DA REUNIÃO ENTRE AS DIREÇÕES DA GALILEO E DA ADGF

Hoje, 29 de outubro de 2013, reuniram-se na sede da Galileo, as direções da Galileo e da ADGF para esclarecerem os procedimentos de cumprimento do TSD e dos pagamentos ainda atrasados de um conjunto de professores da UGF, que ainda não receberam os salários de setembro 2013, os 50% do salário de janeiro e o 1/3 das férias de 2012. A maioria deste grupos de professores tiveram a demissão anulada.

A Galileo estava representada pelo Prof. Samuel Dionizio, a Dra. Jocelane Aguiar, e o Prof. Jorge. Segundo a Galileo, os problemas persistem, há inadimplência dos estudantes. Houve uma diminuição do corpo discente, de 12 mil para 8 mil. Houve, apesar disso, novos ingressos, após a suspensão da medida cautelar do MEC, ao redor de 500 alunos.

A ADGF observou a necessidade de superarmos os cenários de incertezas, que deixam à comunidade acadêmica tensa e preocupada. Diante dessas observações iniciais podemos observar abaixo as questões levantadas pela direção da ADGF e as respostas oferecidas pela direção da Galileo (em itálico).

1. Quando será efetuado o pagamento do salário de setembro para os professores que tiveram a demissão anulada?

Foram mantidos, após a anulação das demissões, ao redor de 100 docentes da UGF. A partir de sexta-feira o pagamento do salário de setembro destes professores será efetuado. A intenção é pagar integralmente o mesmo, porém terá que ser avaliado o fluxo de caixa para tanto, podendo haver parcelamento.

A direção da ADGF entende que o pagamento integral deste salário é direito dos docentes.

2. Quando será efetuado o pagamento dos 50% de janeiro e 1/3 de férias de 2012 para os professores que tiveram suas demissões anuladas e para os casos pontuais?

Não há condições de indicação de data deste pagamento. Reconhece-se a dívida e após o pagamento do salário de setembro para este grupo, a partir de sexta-feira próxima, devemos discutir como efetuar este outro pagamento.

3. Como será corrigida a diferença do salário de setembro pago aos professores que foram considerados ativos à data do pagamento, que receberam os salários com a carga horária de 2013.2, sendo que o salário era referente a 2013.1?

Para a direção da Galileo o erro de valores pagos foi devido às informações que as coordenações dos cursos passaram à Mantenedora sobre os salários a serem pagos em setembro. A Mantenedora efetuou o pagamento conforme a carga horário e regimes de trabalho informados por aquelas coordenações. Se há erro eles deverão ser corrigidos.

Observação da direção da ADGF: O procedimento para a correção deste erro ainda não foi apontado, precisará ser indicado pela direção da Galileo. Parece que os coordenadores de curso que emitiram informação errada sobre a carga horária de setembro necessitarão corrigi-la.

4. Quando será efetuado o pagamento do salário do mês de outubro para todos os docentes?

Conforme compromisso assumido com o MEC. a Galileo pagará o salário de outubro no quinto dia útil de novembro, a saber, 7 de novembro para todos os docentes ativos, isto é, o conjunto dos docentes que estão atuando nos cursos em 2013.2, sem exceção.

5. Como estão as tratativas para a instalação dos cenários do curso de Medicina?

Os cenários de Medicina estão sendo renegociados. Já houve tratativas com os Bombeiros e com a Santa Casa. Outros cenários advirão ainda este semestre, porém é necessário aguardar a conclusão dos encaminhamentos em curso.

6. Como serão tratadas as atuais deficiências de infra-estrutura na Piedade e Quitanda?

Estes problemas estão sendo tratados um a um. O sistema de abastecimento d'água na Piedade está sendo limpo. Houve aquisição de bebedouros. O problema é que há mais de uma década não é feito investimento na infra-estrutura da Piedade. Há muito que ser feito.

7. Qual o planejamento para o cumprimento dos prazos do TSD?

Para ter sucesso na reestruturação precisamos ter equilíbrio. A atual administração recebeu um passivo oculto imenso. Estão sendo formadas equipes para cada um dos itens do TSD.

5 comentários:

  1. Interessante que eles não definiram data alguma para pagamento dos professores que tiveram as demissões anuladas! Se pagaram os atrasados de janeiro e as 1/3 férias de 2012 para alguns professores, como e por que não conseguem pagar os salários de setembro (e aqui digo integralmente, evidentemente) para os professores com demissões anuladas? Por que não pagaram primeiramente os salários de setembro para estes e depois os atrasados do início do ano? A resposta parece obvia, para eles aparecerem como quites das pendências que financeiras que se propuseram a fazer junto aos docentes. O impressionante é a passividade e a aceitação de tais medidas pro parte da adgf dessas medidas abusivas. Enquanto pagam alguns, vários outros trabalham de graça sem ter com que pagar suas contas!

    ResponderExcluir
  2. Interessantíssimo é que em momento algum fala-se dos salários e benefícios aos demissionários. Agora o bloco se junta aos professores de 2011 e esse estelionato chamado Galileo continua enganando a todos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Comentário por mim postado em 26/10/2013:

    "A ADGF parece passar inteiramente ao largo de demissões que estão acontecendo desde 18/10 e prefere adiar uma assembleia por conta de uma reunião com a Galileo a sequer mencionar o que de fato está acontecendo na UGF! Da maneira como está acontecendo isto parece uma manipulação de informações- o que está havendo? Eu fui demitido por telegrama recebido em 21/10 e logo tive notícias de dezenas de colegas demitidos a partir de 22/10, como a colega Ana Paula Magno acima, professores demitidos anteriormente cuja demissão teria sido revertida e que foram novamente demitidos, professores demitidos junto comigo cuja demissão teria sido revertida, enfim, demissões, supostas reversões com fatos em comum- TODAS ABSOLUTAMENTE ILEGAIS E NENHUM DOS PROFESSORES TEVE ACESSO A QUALQUER PAGAMENTO, NEM MESMO OS REFERENTES A JANEIRO (50 % CONFISCADOS PELOS INTERLOCUTORES DA ADGF) OU A PARTE REFERENTE ÀS FÉRIAS JÁ NEM MESMO SEI DE QUANDO. Afinal, como Hamlet, podemos sentir o cheiro de algo muito podre acontecendo e os srs. negociadores recusam-se a dar quaisquer satisfações aos que tiveram a má sorte de terem sido demitidos sem qualquer critério ou razão ou mesmo aos que (ainda) não foram demitidos. Senhores: a ausência de informações em situações como esta certamente coloca a ADGF sob suspeita, pois ninguém pode fazer-se de morto quando a casa está visivelmente caindo de podre, omissão de informações sobre pessoas, para ser sutil, DESONESTAS, coloca suspeição sobre quem com eles pretende DIALOGAR(?). Prof. Luís da Mata, ex-professor do Curso de Psicologia da UGF, 34 anos de trabalho nesta instuição, nenhuma razão alegada para a demissão senão a prepotência desta quadrilha!!!!"

    Creio que nada mudou. Antes pelo contrário, as coisas agora ficaram mais claras.

    ResponderExcluir