sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ATA DA ASSEMBLEIA DE PROFESSORES DA UGF

DATA:  3008/2013
LOCAL:  Teatro Dina Sfat




Assembleia iniciada às 18:20h, sob a condução da diretoria da ADGF,  contou com a presença de 101 professores de todas as áreas (conforme lista de presença). Verificou-se também a presença de estudantes. Após apresentação da proposta da Galileo e debate, com a exposição de vários professores, a assembleia tomou as seguintes deliberações: 
a) por unanimidade decidiu pela manutenção da greve até que o pagamento dos meses de julho e agosto seja efetivado e que os campus apresentem condições necessárias de segurança e limpeza;  
b) marcar para o dia 13/09 ou para o dia seguinte do pagamento integral dos salários referentes aos meses de julho e agosto, nova assembleia começando às 17 horas, para deliberar sobre a continuidade ou não da greve).
   A assembleia encerrou-se às 19:30h.

15 comentários:

  1. Parabéns fizeram a escolha correta, quem diria entrei nesta universidade pelo nome GAMA FILHO, e hoje morro de vergonha universidade sucateada, de longe uma universidade seria, entendo perfeitamente pois sou do Espirito Santo e vim fazer faculdade na Universidade Gama Filho, pior escolha que fiz na minha vida, hoje em dia Univix e Uvv dão de 10 a zero na Universidade Gama Filho. Vamos logo trilhar ao fim... Quero logo o diploma da Universidade Gama filho pra limpar a bunda pois é para que serve.
    Abraços até novembro pois até parece que as aulas vão se iniciar em setembro.

    ResponderExcluir
  2. É ótimo saber que os docentes permaneceram firmes. A universidade não tem, hoje, condições mínimas para que os cursos possam ser ministrados. Não estamos exigindo nada além do que nos é de direito, a universidade precisa oferecer condições para que as aulas sejam ministradas de forma plena. Lembrem-se,stamos negociando com bandidos!

    ResponderExcluir
  3. É vergonhosa essa situaçao, uma universidade particular de greve!!! Eu acho coisa de outro planeta, quando algum amigo meu falava que a Universidade estava de greve no maior orgulho claro a universidade deles era federal... Sempre defendi a Gama gritava que era ótima e tinha orgulho hoje tenho vergonha, nojo dessa Universidade ridícula, mas tomaram a decisão correta pois é fato que no final do ano a ladainha vai continuar. Li nos últimos posts que só 60% dos alunos fizeram a matricula com certeza esses alunos são do sétimo, oitavo, nono e decimo período pois não podem mudar devido a ter que voltar em outra universidade mais os bolsistas sem vestibular no meio do ano, e com o risco do MEC embargar medicina no final do ano, vocês estão de parabéns serão uma Instituição de muito sucesso kkkkkk só rindo pra não chorar!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Acabo de receber um torpedo professores porque a Galileo está usando o nome da Reitoria pra atacar vocês seria bom que verificassem. Pois está no site e eles estão mandando torpedo pra todos avisando que as aulas nao voltarão por causa dos senhores sem explicar que eles nao pagaram os salários.

    ResponderExcluir
  5. Sem pagamento, sem aulas...
    Mas ocorre que os alunos estão pagando as mensalidades, ou melhor, estavam...
    A maioria (ensino médio e fundamental) já trocou de escola !
    Então, pergunto aos senhores: Como a Galileo arcará com seus salários sem alunos ?
    O fantasma da demissão, a cada dia que se estende a greve, fica mais real...
    Todo movimento reivindicativo é legítimo, desde que não obstrua e nem ceife o direito de outro.
    Com essa greve, nossos filhos, que estão em época de concursos, estão perdendo um ano de vida !
    Pergunto: Esse movimento é reconhecido como legal pelo MEC e pela Secretaria de Educação?
    Se o problema é a insatisfação salarial, porque não procurar outro emprego?
    Foi esquecido o juramento feito no ato de vossa formatura?
    O ensino, os alunos, estão sendo postos de lado nessa queda de braço.
    A alguns anos atrás, fato semelhante ocorreu quando a Galileo assumiu a antiga Faculdade da Cidade (atual Univercidade), demissões, corte de gastos... Os salários também atrasaram, e atualmente, tudo está resolvido...
    Os professores priorizaram os alunos, aqueles que não concordaram pediram demissão, e tudo se resolveu...
    Por favor, reflitam no que vocês estão fazendo com nossos filhos, seus alunos...
    A reprovação em concursos, as aulas repostas durante período de férias que atrapalharão viagens e planos familiares, tudo isso é de responsabilidade da Direção (Madalena), da Coordenação e dos Líderes desse movimento grevista irresponsável.
    E podem ter certeza, que judicialmente, não será acionada a Galileo, mas sim quem insiste em prolongar esse movimento que está prejudicando nossos filhos.
    Sinceramente, espero imparcialidade e transparência, espero que meu comentário seja posto no ar para debates, e não censurado. Vamos ver assim o grau de maturidade e de profissionalismo dos senhores.
    mais uma vez, peço: reflitam...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce so pode estar de sacanagem fique sem salario por dois meses e veras o que e bom

      Excluir
    2. Senhora Kamila,
      Em primeiro lugar a situação na Univercidade NÃO está resolvida (http://www.univercidade.br/principal/comunicados/2013/Comunicado_Volta_as_Aulas_20132.htm). Assim como na Gama, os professores da Univercidade decidiram continuar em greve uma vez que NÃO RECEBEMOS nosso salário de julho e devida as precárias condições de trabalho (falta limpeza e segurança).
      Em segundo lugar, quando fiz meu juramento na formatura em nenhum momento jurei que trabalharia de graça. Como qualquer trabalhador, tenho direito ao meu salário. Mais que isso, preciso dele para continuar a ter uma vida digna. Pedir demissão não é uma opção. Se fizer isso saio sem nada, uma vez que nem os salários estão sendo pagos.
      Acredito que o movimento que a sr.ª insiste em chamar de irresponsável é o muito responsável. É um movimento que luta por uma Universidade melhor, por uma educação melhor.
      Não sou responsável pela situação em que a Gama se encontra, não sou a responsável por administrar esta instituição. Meu papel é o de ensinar, e a principal lição que posso passar aos meus alunos é de sempre LUTAR por um sociedade melhor e mais justa.

      Excluir
    3. Silvana, eu concordo com o que foi dito por você.
      Porém, acontece que estão tratando a educação como uma empresa qualquer. A greve é um direito sim. Mas isso é educação e tem milhares e milhares de alunos com o futuro incerto e preocupante.
      No meu caso mesmo, estou sendo refém da faculdade, pois o meu curso é financiado e estou há 2 períodos de me formar. Como sairei agora para outra faculdade se tenho um contrato de financiamento? Mesmo que eu saia, como farei para pagar 2 mensalidades ALTÍSSIMAS ao mesmo tempo?? Como multa rescisória ainda...

      Vou dar outro exemplo mais claro só para se visualizar aonde isso já chegou:

      O meu irmão trabalha no CRF e viu pessoas entrando em desespero porque foram aprovadas em concursos públicos e perderam o prazo para entregar a documentação, pois não havia ninguém na faculdade para entregar.
      Dá para entender o estrago que isso está fazendo??? Esse não foi o único caso teve VÁRIOS...

      É claro que ninguém trabalha de graça!

      Porém, o que tem que ser visto é que com a educação é DIFERENTE!!!

      Uma coisa é você não está satisfeita em uma empresa qualquer onde se trabalha (banco, agências e etc), nesse caso a greve só afeta o empregador.

      Agora isso que está acontecendo?!!! Quantas pessoas não estão envolvidas nisso???


      Excluir
  6. ou seja, as aulas que irão começar amanhã dia 02/09 nao irão começar mais neh? piada essa ugf, todo fim de periodo é isso

    ResponderExcluir
  7. Esse ano de 2013 já paguei 9 mensalidades para ter aula em apenas 3 meses...

    Onde eu posso cobrar pelos meus direitos??????

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com o comentário postado pela Kamila. Já está na hora dos docentes que sempre tiveram o apoio dos alunos para seu movimento pensem um pouco nos mesmos. No mínimo já deu pra perceber que o caminho trilhado até aqui não levou e não vai levar a lugar nenhum. Tá na hora de repensar as estratégias e que nelas os alunos sejam tratados com respeito e seriedade, pois o que está em jogo, além de seus salários, é também o futuro daqueles que depositaram nos senhores a sua esperança e futuros.
    Alunos: pensem um pouco em vocês e um pouco menos nos docentes e se organizem, se manifestem e busquem das autoridades competentes o julgamento da legalidade da greve, das responsabilidades dos orgãos governamentais e do respeito ao contrato assinado pelos senhores com o grupo Galileu. Usem todos os seus meios para isto. O que está em jogo é o futuro dos senhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Claudio, não é só o futuro dos alunos que está em jogo! Não... Quando uma universidade não paga a professores e funcionários, há muito mais em jogo! Estão em jogo, além da vida pessoal de quem trabalhou e não recebeu, a dignidade do trabalhador, a credibilidade na/da instituição, a vida profissional de muitos que trabalham ali há longos anos!!! Greve é bom? Claro que não!!! Infelizmente, foi a única opção que deixaram a quem depende desse trabalho para sustentar sua família!!! Professores e funcionários pagam contas, têm que manter sua família, precisam, inclusive, pasme-se, comer...

      Excluir
  9. Silvana, estou de pé te aplaudindo. Belo discurso, mas não para um professor. Lutar por uma sociedade ? Antes disso, prefiro que lecionem, e ensinem a minha filha português, matemática, etc...
    Acreditas realmente que a demissão não é uma saída, mas não se esqueça que o seu direito acaba onde começa o de outra pessoa. Aliás, pessoas essas que pagam seu salário (ou melhor pagavam, pois já estão fora, em outra instituição de ensino). Porque, ao ser sinalizado no primeiro mês sem pagamento, você não distribuiu seu currículo em outras escolas?
    Tenho exemplo concreto de dignidade, a professora Cristiane, que lecionava matemática no fundamental - CGF. Pessoa de caráter, honrou o seu diploma, não concordando com o quadro que estava instalado, e pediu demissão. Seus direitos? justiça neles, assim como eu estou fazendo contra aqueles que estão obrigando minha filha a perder um ano de sua vida...
    Aguarda o caos para expor ponto de vista? Ora senhora, francamente, quem exerce domínio no caos é pessoa fraca de idéias, que não vence pela competência.

    E pra vc Hilbert, sinceramente? Está sem salário a dois meses porque quer, não tem competência para trabalhar em outro lugar?
    Gosta de alto salário e baixa carga horária? Faça um concurso público !!!

    Sei que as mensalidades da minha filha estão em dia, e assim o será até o final do ano letivo. Melhor coisa que faço, para cobrar em dobro depois...

    Peço a atenção novamente: A reintegração da reitoria já foi pedida, a greve não é considerada "legítima", pois fere princípios fundamentais da Carta Magna. A reintegração é o primeiro passo, depois o corte de pontos e a demissão. Não preciso ser formado em nada para visualizar o que vem se anunciando...

    A Gama está perdendo alunos, e vocês sinceramente acham que ela dará razão a vocês? Não!!! Dará razão ao alunos e aos professores que irão substitui-los, os quais terão o salário pago com as minhas mensalidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. senhora Kamila, nao se esqueça que a senhora não paga meu salário,quem paga (alias não paga ) e a galileu você paga a Galileu por um serviço.

      Excluir
  10. O que a senhora Kamila e o senhor Claudio propõem: eles pagarão os salários aos docentes de seus filhos, diretamente? Não. Porque? Porque é uma prestação de serviço indireta. Como assim? Pagam à Mantenedora para que ela "mantenha" a prestação de serviço. Então, se a Mantenedora não paga salários (não estamos falando de aumento, nem plano de carreira, e sim, de salários), quem deixou de prestar o serviço? Resposta: A MANTENEDORA. Logo, exigir à Mantenedora o pagamento dos salários como ação devida ao pagamento pelo serviço é o que precisa ser feito. Assim sendo, os professores, em greve, estão a lutar pelo direito do pagamento efetuado por alunos e pais de alunos!

    ResponderExcluir