quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

SERES publica os editais para a transferência assistida

Jorge Messias assina os editais para a transferência assistida. Os cursos estão loteados e há um edital especifico para o curso de medicina. Em todos os editais há no item 6 dois sub-itens que apresentam como condição de aprovação da proposta das instituições que se candidatarem a contratação de docentes e funcionários administrativos. O objeto da transferência assistida é o atendimento aos estudantes.

Repetimos, uma vez mais, que na perspectiva da comunidade acadêmica da UGF o descredenciamento é um erro brutal, a transferência assistida um paliativo estúpido.

A opção do colegiado da SERES e de seu secretário, Jorge Rodrigo Araújo Messias, corresponde a uma visão mercantilista da educação. Não gerou nenhuma condição para que a valorização do ato educacional ocorresse. A necessidade de punição à Mantenedora não poderia corresponder ao arresto dos sonhos de estudantes e da dedicação de docentes e funcionários. Trata-se de pessoas, muitas delas, dedicadas há 40 anos à Universidade Gama Filho. A inobservância da complexidade leva os bairros do Encantado e da Piedade ao sufoco econômico, docentes e funcionários a perda de direitos trabalhistas que levarão muitos anos para serem reparados e aos estudantes a não ter, sequer, uma indicação da SERES sobre os procedimentos para a conclusão do semestre 2013.2 - e a insegurança de perder o espaço educativo que haviam escolhido soberanamente.

Em definitivo, deixar de optar pela intervenção, ou pela revogação da mantença com o restabelecimento da mantenedora anterior, ou, ainda, como indicaram os reitores das federais do Rio de Janeiro e o diretor do Cefet-RJ, pela federalização, foi um desserviço à educação superior no Brasil.

A íntegra dos editais de descredenciamento pode ser lida em EDITAL DE TRANSFERÊNCIA ASSISTIDA

6 comentários:

  1. Perdeu, ADGF!

    Como aluno, prefiro perder o semestre 2013.2 a ter que continuar servindo de moeda de troca entre os "filósofos" da ADGF e a SERES. Desse modo, não fico dependendo de professores que, infantilmente, se negam a lançar notas. Quanto à emissão dos documentos necessários à transferência (assistida ou não), o MEC e o Judiciário se encarregarão de "parir" os responsáveis da Galileo que terão que se mexer. Com o MEC até vai mas... vão pirraçar com a Justiça? Cadeia no funcionário que assim o fizer!

    Agora os alunos terão liberdade para correr atrás da conclusão de seus cursos. E eu não terei que arcar com mais um ônus: o de bancar o salário de docentes revanchistas à guisa de uma bizarra federalização. Como se não bastasse eu já ter que pagar, com meus impostos, os cursos superiores dos playboys da universidades públicas, além das bolsas integrais dos desvalidos do FIES e PROUNI. Comigo não, violão!

    Quanto a professores e funcionários administrativos, desejo-lhes apenas boa sorte em sua causas trabalhistas. Agora a briga é apenas ADGF X Galileo.

    ResponderExcluir
  2. VALEU MEC PELO DESCREDENCIAMENTO !!! CHEGA DE GAMA FILHO.

    ResponderExcluir
  3. ADEUS ADGF !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! #PARTIUUNIVERSIDADEDEVERDADE

    ResponderExcluir
  4. O INICIO do FIM desse tormento para nós ALUNOS esta para acabar, se DEUS quiser nunca mais vou precisar falar de GAMA FILHO.

    ResponderExcluir
  5. Excelente comentário Marcelo Cardoso. Concordo 100%. Federalização (estatização) bizarra e oportunista. Chantagearam e manipularam os alunos. Fim de linha para essas duas siglas nefastas (UGF, por obra da Galileo, e ADGF). Sigamos adiante em busca de nossa formação.

    ResponderExcluir
  6. Essa eu ainda não tinha assistido..
    http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/avaliador-do-mec-fala-sobre-descredenciamento-das-universidades-do-rio-de-janeiro/3082972/?fb_action_ids=694253203939502&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B223096894542279%5D&action_type_map=%5B%22og.likes%22%5D&action_ref_map

    ResponderExcluir