quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

EXISTEM ALTERNATIVAS REAIS AO DESCREDENCIAMENTO?

O próprio MEC foi autor, em pelo menos dois casos recentes, aceitou soluções para o mesmo problema, a saber, má gestão administrativa, que não foram o descredenciamento:

Ano
Universidade
Problema
Ação do MEC
2004
PUC Petrópolis (RJ)
Má gestão administrativa, atrasos de pagamentos de salários
Promovido pela Justiça Federal, intervenção administrativa
2013
ULBRA
Má gestão administrativa, atrasos de pagamentos de salários
Promovido pela Justiça do Trabalho, intervenção no controle das contas para pagamentos de salários
2012-2014
UGF
Má gestão administrativa, atrasos de pagamentos de salários

DESCREDENCIAMENTO, NÃO!

Link caso Petrópolis





30 comentários:

  1. E nos alunos babacas continuamos pagando mensalidades e recebendo a porcaria do serviço educacional que estamos recebendo? Pelo bem do emprego dos professores e pela sobrevivência do comercio em torno da faculdade, devemos continuar pagando e aguardando uma reestruturação que se concluirá daqui a 10 anos? A divida atual é próxima ao bilhão, como reestruturar isso? Quem tem a formula esta perdendo a oportunidade de ganhar o prêmio Nobel de economia.
    Como meu dinheiro não é capim, DESCREDENCIA MEC! Esta aberração tem que acabar.

    ResponderExcluir
  2. Talvez o MEC realmente não possa intervir na UGF, pois à Administração Pública só é permitida realizar atos q a lei permite, e não que proíbe. Mas o Poder Judiciário, pode preencher a lacuna deixada pelo Legislativo, como no caso da UCP.
    Agora pergunto à vocês, ADGF: Já tentaram uma intervenção da Justiça na administração desta IES?

    ResponderExcluir
  3. Entre legislativo, executivo e judiciário, o mais honesto conosco é o legislativo.Alias o legislativo é o que, aparentemente, mais se interessou pela situação da gama filho. Vocês acham que esta justiça brasileira corrupta é quem vai salvar a UGF? há, há, há....ou quem sabe a maquina de moer dinheiro chamada executivo, representado aqui pelo mec, vai ser a bóia de salvação da UGF? Alunos que, de um jeito ou de outro pagam mensalidades, nosso dinheiro não é capim, pagamos muito caro por uma faculdade. Intervenção da justiça, mec ou o diabo que o parta é bom para professores e funcionários, mas para nós, alunos, é prolongar o sofrimento. Se a UGF fosse viável, já teria sido comprada. Nossa luta deve ser pela transferencia assistida o mais breve possível. Se os professores confiam tanto na justiça, por que não a acionaram para receber os salários atrasados?

    ResponderExcluir
  4. O legislativo até agora só falou, o que ele tinha que fazer, que era a lei que dá poder ao MEC para intervir, não fez. Se descredenciar vamos perder o semestre 2013.2 e quiçá o semestre 2014.1!!!

    ResponderExcluir
  5. Felipe, concordo contigo. O máximo que tivemos até agora, foi falácia. O legislativo só falou, os outros poderes nem isso. Bem, o semestre 2013.2 já esta perdido há muito tempo. E acho também que o semestre 2014.1 também vai se perder, mas achar que uma intervenção judicial, ou coisa parecida, vai mudar as coisas é muita inocência. Pela qualidade da justiça que temos, é capaz de alguém da Galileo ser nomeado como interventor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa Jorge, acredito que o Legislativo só falou o que queremos ouvir... eles estão sempre visando votos e nada além disso, então não dá p/ confiar neles até que realmente façam alguma coisa.

      Excluir
  6. Jorge, por favor, entenda que o descredenciamento não é a melhor solução. Eu também não aguento mais jogar dinheiro fora, mal consigo dormir com essa situação toda. Mas, ao contrário do que o MEC fez parecer ontem, realocar 10 mil alunos da UGF e mais alguns milhares da UC é muito complicado. Não há vagas. Uma boa parte dos alunos corre sério risco de ficar mais de um ano sem estudar. Isso se conseguirem a solução algum dia. Não podemos criar a esperança de que uma fórmula mágica transfira os alunos e ponto final. Isso é Brasil e sabemos que as coisas não funcionam. A situação é muito clara e a intervenção judicial pode sim ser uma saída interessante. A Galileo, aliás, não parece se preocupar, pois se a UGF acabar, os cretinos metem o pá com mais de R$ 50 milhões no bolso e a gente que se vire. Além disso, temos em jogo aí quase 5.000 empregos, entre professores, funcionários da faculdade de do comércio em volta das duas IES, etc. Eu, sinceramente, acho que vale a pena toda ação possivel. ADGF, vocês tem força para tentar algo na Justiça. Como mostrado no quadro acima, é possível. Então vão para dentro deles, resolvam isso por nós e por vocês. É a única chance de fazer com que esses pilantras respondam pelo que fizeram e para que não se percam mais semestres e, quem sabe, até vagas em definitivo.
    Abraços a todos e vamos parar de brigar porque não vamos chegar a lugar algum dessa maneira.

    ResponderExcluir
  7. Só quero saber uma coisa: A UGF NÃO FARÁ NENHUM PRONUNCIAMENTO SOBRE O OCORRIDO? Nenhuma direção? CADÊ O REITOR, OS COORDENADORES? Nós alunos, precisamos ao menos de um norte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RENATA, O NOSSO COORDENADOR ESTAVA E ESTÁ EM TODOS AS REUNIÕES QUE FUI E AGORA NA MANIFESTAÇÃO NA RIO BRANCO, NA QUAL FECHAMOS. ELE ESTAVA LÁ, NÃO MOSTRA OMISSÃO QUANTO A SITUAÇÃO, QUANTO AO REITOR NÃO SEI !

      Excluir
  8. Eu paguei o semestre todo de 2013.2 e exijo receber o serviço, por mais atrasado que ele venha a ser prestado!

    ResponderExcluir
  9. Não se iludam! Se não fossem os alunos a visibilidade do caos em que vivemos seria nula, alunos esses que ocuparam a reitoria, realizaram inúmeras passeatas, e ontem culminou com a ocupação do MEC; os professores, em especial a ADGF foram omissos, não participaram de m**da nenhuma! Quando possível ao invés de acionarem a justiça pra fazer valer os seus direitos de receberem seus vencimentos, optaram por manter um diálogo pelo famoso "canal aberto" com a mantenedora, acreditando na benevolência e honestidade da mesma! A atual situação é incompatível com a qualidade de ensino, não há cenários práticos, ha um abandono do campus, para reerguer isso seria necessários muito tempo e dinheiro, obviamente a situação das faculdades supracitadas eram menos graves do que a nossa. A culpa disso é de vocês, que aceitaram e não questionaram e recorreram á justiça em tempo hábil! Agora não venham tentar reviver a faculdade, deixe tudo transcorrer, com a comissão formada esperamos que a transferência assistida seja feita realmente o mais rápido possível, em que todos nós DISCENTES possamos estudar com dignidade, sem ter q ficar mendigando ou exigindo aulas e cenários práticos, chega de passeata, chega de greve, chega de briguinhas entre ADGF e mantenedora! Queremos estudar! Boa sorte a todos nós, que no final das contas fomos desde o início os mais prejudicados.

    ResponderExcluir
  10. Para vir aqui convencer as pessoas (alunos) para lutarem por uma merda de descredenciamento é fácil cade as mensalidades que eu to pagando sendo que para esta porra de semestre eu paguei dois meses amais do que deveria ser pago e tenho certeza que apos as aulas começarem eles vão continuar cobrando propina sem sequer restituir as mensalidades pagas amais na cara de pau.
    É fácil puxar a brasa para o vosso lado, eu pago anualmente 120 mil sei que é pouco para quem tem muito ou mesmo para alunos de medicina mais meus senhores esta faculdade ta mais para um bando de ladrões aplicando golpes nas pessoas, to farto de ver gente aqui pedindo o não descredenciamento, neste ritmo estupido vamos perder mais um período e mais 60 mil reais a cara que saber to fora vou mais 'é esperar pela transferência assistida é mais facil sair do cerco de pessoas pilantras e psicopatas econômicos.

    ResponderExcluir
  11. Quem quer transferência assistida não tem a menor noção do que ela significa realmente.
    É uma novidade que nem sabia que existia e depois que ouviu, acha que é a salvação da lavoura. É muita ingenuidade e falta de conhecimento. Basta uma rápida pesquisa para ver como ele funciona de verdade e que não é nenhuma fórmula mágica.

    É basicamente a mesma porcaria de sair e procurar outra universidade. aliás, fazer isso por contra própria é bem melhor que esperar por algum auxilio do MEC, um ministério de m... e que de nada serve, pois, foi este mesmo MEC que autorizou a esse bando de vagabundos da Galilalau assumirem o controle da UGF.
    O ministro, que deveria ser da educação, está mais preocupado é com as eleições deste ano.

    Transferência assistida é um desastre para todos. Vamos ficar meses, quem sabe até mais de 1 ano, esperando, esperando, esperando... Quem vai liberar documentação? A faculdade está completamente parada.

    Se fecharem a UGF vai ser terrível para todos. Ninguém ganha nada com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mais neste caso deveria ter no maximo uma comissão só para a liberação dos documentos agora se for o caso da transferência assistida não beneficiar ninguém é mais fácil sair mesmo deste cerco de pessoas que não vão nos levar a lado nenhum pois o que mais me chateia é facto de este período ser o que eu terminaria e eles entram em greve e ouço falar de descredenciamento e transferência assistida sendo que se eu for a outras faculdades havera poucas chances de 100% de aproveitamento da minga grade o que faria voltar mais semestres atras e vejo gente mais falando do que fazer é irritante isso tudo nem eu sei realmete o que fzer diante disto tudo agora se é ingenuidade não sei

      Excluir
    2. Com relação à emissão dos documentos de transferência, diplomas e históricos realmente ninguém dá uma orientação. Em caso de descredenciamento quem irá emitir esses documentos? A UGF é que não vai, com certeza. O MEC nem tem escritório no RJ. Senhores da ADGF, onde e a quem os alunos terão que recorrer para conseguir seus documentos? Será que somente com ação judicial para garantir isso?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Eu estou na mesma situação que você. Também estou na "reta final" da faculdade, deveria terminar neste semestre 2014.1. Também estou refém de tudo isso, mas, andei procurando saber e essa coisa da transferência assistida e isso só em último caso mesmo. Não há garantia de nada, como muita gente parece pensar. Vamos ficar sujeitos as mesmas condições que numa transferência comum, quem, como eu, está no fim do curso vai acabar perdendo matérias cursadas, mais tempo, mais dinheiro. E o principal ponto, aqui neste país tudo corre muito lentamente. Há casos, e não são poucos, de alunos que estão há meses esperando transferência assistida no DF e nada até agora.


      É impossível crer que uma universidade do tamanho, importância e nome da UGF não seja viável. Simplesmente é impossível.
      O problema é que falta uma administração séria, comprometida. Se tivermos isso, a UGF pode se reerguer, pode voltar a ser uma referência no ensino superior.

      Nesse momento o que mais precisamos é que que esse bando de vagabundos seja posto pra fora do controle da UGF, e eles são isso mesmo, vagabundos, porque o comportamento ao longo deste tempo não deixa dúvidas.

      A UGF não é uma Uniesquina qualquer.

      Excluir
    5. Agora até quinta é só aguardar e ver no que vai dar depois disso só tem uma solução jogar entre 10 períodos para alto e entrar com uma ação contra a UGF para a restituição do dinheiro o que por conseguinte levaria até mais tempo e dinheiro novamente é simplesmente complicado isso tudo

      Excluir
  12. Quem deve cuidar da documentação de transferência é a própria universidade. Mesmo que seja descredenciada, deverá manter pessoal para cuidar desse trabalho da emissão dos documentos. O MEC não move um dedo neste sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deverá manter pessoal para cuidar do trabalho de emissão de documentos???!!!!

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Os funcionários estão com 5 salários atrasados.

      vc acha que alguém vai trabalhar por 2 ou três meses fazendo triagem de documentos DE GRAÇA ou melhor, PAGANDO PRA TRABALHAR????


      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      como vcs são inocentes.

      Se descredenciar, começem uma nova faculdade o zero. Prestem NOVO vestibular, pois vai ser mais rápido. vai por mim, eu conheço os processos da DAE.

      A Galileo manter pessoal.....

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  13. MEC, DESLIGA OS APARELHOS !!!
    DESCREDENCIA ESSE LIXO PFV !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas vc é burro mesmo eim!

      se descredenciar, FUDEU pra todo mundo. Vc vai perder tudo que pagou e estudou até hoje

      (claro vc não se inclui nisso, pois como é burro, só deve ficar no inferninho tomando cerveja e indo pra choppada).

      Acorda!

      para de tomar chopp e leia os comentários lúcidos do Rodrigo Neto (sobre descredenciamento) e Rafael Correia (sobre transferência assistida) acima e veja se aprende algo. Eles estão certos.

      Seu burro!!!!

      Excluir
    2. MEC, DESLIGA OS APARELHOS !!!
      DESCREDENCIA ESSE LIXO PFV !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VTNC putinha

      Excluir
    3. Burro é vc mano, querendo impor a sua vontade de qqr jeito, foi praticamente decretado pelo MEC o descredenciamento, ainda mais agora com a formação da comissão.. Certamente vc n deve ser da medicina, e deve tá com medo de ser mandado pra bem longe do rio haha, meu chapa tô pouco me fodendo pro destino desses professores omissos, pro comércio da região e o que mais possa vir a acontecer nos arredores, vou ser médico e há 2 anos desde quando as aulas foram transferidas para o downtown nós temos aulas que são a maioria das vezes ineficazes, mesmo com o bom quadro excelente de bons professores da medicina, nos falta cenário prático, irei tratar de seres humanos e não de latas de ervilha, então é do meu interesse sim esse descredenciamento, pois n quero continuar refém dessa quadrilha e muito menos ficar assistindo de camarote as rusgas entre mantenedora e ADGF.

      Excluir
  14. Eu sei que, muito, muito, muito provavelmente não vai ter ninguém pra fazer o trabalho com relação aos documentos de transferência. Esse é um dos motivos que me faz ter repulsa a essa história de transferência assistida.

    Vamos continuar reféns desses canalhas. Provavelmente vai ser preciso ir até a justiça, onde nada se resolve também.

    Vai ser um inferno na vida de todo aluno da UGF. De inicio as faculdades até aceitam a matrícula sem toda a documentação oficial, mas, teremos um prazo para entregar e se não entregar, principalmente quem está no sétimo, oitavo período, como é o meu caso, pode ter problemas para conseguir o diploma.

    O caminho é "salvar" a instituição. Não vai ser fácil, mas é o caminho "menos pior" para todos. A UGF precisa voltar a funcionar para se reerguer e ela tem capacidade para isso, é uma universidade tradicional, sempre teve reconhecida qualidade de ensino até começarem o processo de destruição da instituição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO!!!!!

      Até que enfim alguém lucido entende a situação critica que estamos!!!!!!

      ATÉ QUE ENFIM!!!!!

      Há luz no fim do túnel!!!!

      Excluir
  15. Gente, descredenciar, transferência assistida não é simples como alguns estão pensando. Tem pessoas achando que vão sentar com um representante do MEC e ele vai mostrar as "opções" de faculdades para a transferência. Não é simples assim.
    Como alguns já falaram, colegas que estão em fim de curso ou que estudam em curso concorridos, como medicina e algumas engenharias, terão dificuldades ainda maiores.......como conseguiram vagas para tanta gente.....
    O "menos impactante" é mesmo tentar manter a UGF.

    ResponderExcluir
  16. Alguém sabe me informar como ficará o período de 2013.2? E quem pagou todas as mensalidades referentes a este período?

    ResponderExcluir
  17. Não podemos,nunca, nos esquecer que existem diversos cursos implicados neste processo. Inclusive Psicologia, Direito, geografia, história, pois creio que todos são importantes para o Brasil. Pensem nisso.l

    ResponderExcluir