quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Descredenciamento não é solução

Estudantes perseguidos pela Polícia Militar em Brasília, porque? Devido termos todos, discentes, docentes e funcionários, o repúdio à mercantilização da educação, que tem como pedra de toque um descredenciamento, sem fundamento na qualidade acadêmica de docentes e dos cursos que ministravam. A que se deve o descredenciamento da UGF? Ao beneficio do mercado da educação superior, que se oligopoliza mais e mais, às expensas do Estado? Ao desprezo das normas básicas, porque, se descredenciamento deve-se dar por insuficiência financeira, como poderia haver ato autorizativo de Mantença?

O Estado brasileiro, desde Lula, investiu mais e melhor em educação no País. Porém, a atuação do ministro Fernando Hadad foi excepcionalmente melhor que a do Mercadante. Sua saída que tem o descredenciamento da UGF como um dos últimos atos, mostra sua incapacidade em gestar processos de valorização da cidadania e da educação. Jorge Messias atuou em consonância a essa visão embrutecida, que olha a lei positivisticamente, sem criar as condições para soluções legais e criativas, que poderiam, de fato, aperfeiçoar os mecanismos regulatórios. Greve nas IES privadas para lutar por salários não pagos? Não. Isso pode levar ao fim dos postos de trabalho. Ora, que educação superior se espera se os direitos básicos dos educadores não são assegurados, nem podem receber lutas em favor desses direitos...

A imagem da perseguição aos estudantes fala tudo o que estes senhores pensam sobre o papel da regulação da educação superior no Brasil, aos que resistem...


16 comentários:

  1. O INICIO do FIM desse tormento para nós ALUNOS esta para acabar, se DEUS quiser nunca mais vou precisar falar de GAMA FILHO.

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que o edital do MEC atenda o anseio dos alunos/professores/funcionários, é um edital que só em lê- lo rapidamente, já trás situações desagradáveis para todos, temos por exemplo o local das IES a serem contempladas, poderão ser no minimo até 25 km da IES descredenciada, um transtorno. Os programas de estudo, como será, os alunos perderão um semestre(2013-2). E as notas da A2 e A3 que não foram aplicadas no semestre 2013-2. Como seremos tratados sem estas notas. Será que existe IES para atender o que está escrito no edital, eu não encontro quase nenhuma nestas condições. E o tempo para este processo todo, o MEC dá como certo a data como inicio de março/2014, e depois cada um por sí e Deus por todos. Como conseguir arrumar esta baderna que o MEC nos colocou em tão pouco tempo. E os documentos que deverá ser liberados pela GAMA FILHO, será que em 1 mes dará tempo de atender a todos os alunos, acho que nem com um exercito isto será possível. É preciso muita coordenação para atender todas estas demandas, não é simplesmente colocar um edital cheio de exigências e achar que tudo vai dar certo, é um engano acreditar que será bom para todos, nesta guerra muitos padecerão, a situação é muito mais complexa do que imaginamos, Depois que o MEC assinar o termo de compromisso com as IES ganhadoras ele largará de mão todos nós, dizendo que a responsabilidade é destas IES. Aqueles que pensam que o assunto está resolvidos estão enganadas, A GUERRA COMEÇA AGORA. - Boa sorte para todos e que Deus nos ajude nesta luta.

    ResponderExcluir
  3. Prezados Membros da ADGF e Professores,

    Devemos ser práticos neste momento e precisamos resolver algumas questões:

    - Como estão as medidas judiciais relacionadas aos docentes?

    - Quais serão as medidas?

    - Qual o posicionamento do SINPRO?

    - Em reunião com o Ministério Público, o bandido Alex Porto disse que na próxima 2a feira (27-01) irá divulgar um cronograma par que possam ser atendidos os componentes legais dos mais de 10.000 alunos. Pergunto à ADGF: Como está a pressão de vcs em relação a estes bandidos?

    Não há mais tempo e espaço para pensamentos filosóficos ou reflexões: NOSSAS FAMÍLIAS E CONTAS NÃO ESPERAM!! OS CREDORES NÃO ESPERAM!!

    Adoraria pagar as minhas contas com livros deste cunho, mas meus credores não os aceitam!!

    A FEDERALIZAÇÃO NÃO IRÁ ACONTECER!!! A UGF E A UC ACABARAM!! SEJAM PRÁTICOS!! Juntos com elas as associações estão se extinguindo e para que ainda se tenha um pouco de respeito, TOMEM ATITUDES PRÁTICAS!! O TIRO DE MISERICÓRDIA FOI DADO COM A LIBERAÇÃO DO EDITAL DE TRANSFERÊNCIA ASSISTIDA!! ENXERGUEM!!

    REUNIÃO COM MINISTÉRIO NÃO ADIANTA!! REUNIÃO COM SERES NÃO ADIANTA!!

    VAMOS PARAR COM OS SONHOS E AS UTOPIAS!!

    ResponderExcluir
  4. APELO AOS DOCENTES

    Caros mestres, sabemos de todo o processo doloroso que estamos sofrendo juntos.
    Ao mesmo tempo que vocês não receberam, nós mantivemos o nosso compromisso junto a faculdade no que diz respeito às mensalidades.

    Somos reféns de um mesmo vilão: A GALILEO

    Somos universitários, temos a consciência de que NINGUÉM deve trabalhar de graça.

    Porém, a greve PERDEU o sentido com o descredenciamento. Acredito que todos os alunos ainda remanescentes, NECESSITAM do encerramento do período 13.2.

    NÃO SE IGUALEM AOS BANDIDOS DA GALILEO NOS FAZENDO DE REFÉNS.

    A Reitoria comunicará oficialmente que a decisão pelas notas estará nas mãos de vocês. Tenham esse ÚLTIMO gesto de DIGNIDADE.

    Acredito que todos os nossos mestres apesar das dificuldades, VÃO HONRAR com o juramento que fizeram ao se formar.

    ALUNOS UGF

    ResponderExcluir
  5. Enquanto a ADGF e o SINDRO-RJ fica de blá blá blá, demonstrando que não tem interesse algum em lutar pelos direitos dos professores, a SAAERJ já está com audiência trabalhista marcada!

    http://1.bp.blogspot.com/-2Tu_GKvsJEE/UuLJd5K6piI/AAAAAAAAIOQ/fpAewdGSELg/s1600/sind+dos+funcionarios+admin.png

    É isso que eu digo, o que realmente querem a ADGF e o SINDRO-RJ?

    ResponderExcluir
  6. Caros colegas professores,

    Parem de dar murro em ponta de faca, a UGF e a Univercidade já eram.
    Dediquem as suas energias na busca de novos caminhos. Vejam no Sindicato como será o processo de baixa na carteira. Entrem na justiça trabalhista, mas não contem muito com o dinheiro. Me perdoem por falar, mas enganar é pior: a Galileo não tem mais bens a penhorar nem dinheiro (deve ter, mas ninguém descobre onde está). Falei ontem com uma colega demitida em 2012: ela não recebeu nada até agora. Não existe mais dinheiro em conta nem bens a penhorar. Sumir, acabou tudo. Eu, que fui demitido há mais de um ano, quando a UGF funcionava, não achei nenhum centavo em conta. Consegui receber por uma graça de Deus.
    Portanto, gastem a sua energia em novo emprego, distribuam currículos, acreditem. Partam para outra, vocês são competentes, vocês conseguirão.

    ResponderExcluir
  7. adgf pode explicar porque só a SAAERJ conseguiu ja uma audiência e vocês nada fizeram ?Continuo achando vocês um zero a esquerda

    ResponderExcluir
  8. Nota 3, só se for em 2012, porque em 2013 acompanhei os estudos de minha filha e a nota não era nem 1. Faltava professores, material, estrutura, comprometimento dos professores,tempo para dar todo o conteudo, luz, elevador, limpeza e muito mais. E foi o que deu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, é tudo muito triste mesmo.
      Minha relação com a UGF ultrapassou 30 anos. La me graduei, fiz a licenciatura, a especialização e MBA para me atualizar. Na minha familia e entre os amigos há muitos com historia na UGF. Conheci pessoas formidáveis na UGF entre os docentes, discentes e funcionarios. É tudo uma sensação de grande perda. E quase inacreditável. Mas quando uma situação chega ao ponto que essa chegou, algo de ruim poderia mesmo acontecer.
      Conduzir um processo tão complexo como essa situação, talvez, repito, talvez fosse necessário lideranças, inclusive as sindicais, com mais traquejo. Mas creio que fizeram o que sabiam. Porem, conduzir greve e reivindicações na rede pública onde o aluno não paga, e é o contribuinte quem arca com as despesas e as autoridades são politicas é bem diferente de quando há uma relação de prestação de serviço em que uma empresa cobra mas não presta o serviço. Voce pode ainda ver no site do MEC que a UGF não constava mais "filantropica" como era.
      Um grade desperdicio de talentos, tempo e dinheiro investidos, literalmente jogados fora. Mas ainda há uma batalha grande para acomodar todas as questões pendentes e encontrar solução para todos.
      E no final talvez nem todos consigam ficar menos prejudicados.

      Espero que sua filha consiga superar tamanha decepção e reconstruir sua vida acadêmica e que as autoridades apurem responsabilidades e façam justiça.

      Excluir
    2. Celia, Bom dia! Minha filha já conseguiu se transferir para outra faculdade, mas o prejuízo de um ano foi grande. Espero que este blog nos ajude a montar uma comissão para entrarmos na justiça contra a Galileo.

      Excluir
  9. Porra...porque vcs não mandam a Galileo pagar logo os salários que devem?
    eles já falaram que tem dinheiro cacetaaa!

    cadê a porra da policia federal pra prender esses caras?
    cadê a porra do MP e Justiça do Trabalho pra mandar esses caras pagar o que devem ou então ir pra cadeia?

    se eu atraso 1mes de pensão alimentícia eu sou preso, mas esses filhos da puta devem 7 salários e não acontece nada com eles?

    será que vou ter que meter a mão e resolver isso sozinho de uma vez por todas?

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Tenho que concordar com a ADGF. Descredenciamento não é a solução!

    Mas a ADGF e o ISNDPRO-RJ não fazerem nada com relação aos docentes também não é!

    O SINDPRO-RJ agora resolve questão de transferência de alunos em vez de lutar por que paga o sindicato no que diz respeito aos direitos trabalhistas.

    http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2014-jan-27-nota-sinpro-rio-ugf-uc.php


    Está a maior palhaçada a atuação da ADGF e SINPRO-RJ!

    ResponderExcluir
  12. saiu na midia:

    http://oglobo.globo.com/educacao/alunos-de-ugf-poderao-se-formar-se-tiverem-sido-aprovados-em-trabalho-de-conclusao-de-curso-11421144

    “Alunos de UGF poderão se formar se tiverem sido aprovados em trabalho de conclusão de curso
    Decisão foi tomada após reunião entre MEC e estudantes
    Evandro Eboli
    Publicado: 27/01/14 - 21h28 m- Atualizado: 28/01/14 - 14h22

    BRASÍLIA - Os alunos da Universidade Gama Filho, descredenciada no último dia 14, poderão se formar em suas próprias instituições se já tiverem sido aprovados no trabalho de conclusão de curso. A decisão veio após uma reunião entre o secretário de Regulação e Supervisão do Ministério da Educação (MEC), Jorge Messias, e sete estudantes, no início da noite desta segunda-feira. O Ministério Público deverá acompanhar o processo.
    Após o encontro com os representantes das universidades, o secretário de Regulação e Supervisão do MEC, Jorge Messias, recebeu sete alunos da Universidade Gama Filho para uma reunião. Ficou acertado que os alunos da Gama Filho que já foram aprovados no trabalho de conclusão de curso e estão em vias de se formar poderão se graduar pela universidade, mesmo descredenciada. Os alunos da UniverCidade na mesma situação não foram citados, mas a medida abre precedentes. O MEC informou que o Ministério Público vai acompanhar a emissão dos certificados pela Gama Filho.
    — É uma reivindicação muito importante. Transferir esses alunos seria muito prejudicial para eles, que já fizeram tudo e não estão formados por um detalhe — afirma Bárbara Cardoso, uma das coordenadores do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Gama Filho.
    Representantes de instituições de ensino superior interessadas em matricular os alunos da Universidade Gama Filho e da Univercidade, descredenciadas pelo MEC há duas semanas, participaram de uma reunião no ministério na segunda. Eles receberam um relatório com detalhes do edital de transferência assistida, publicado na última quinta-feira. As universidades têm até 13 de fevereiro para entregar ao ministério as propostas. O MEC deve divulgar a classificação das propostas no dia 10 de março, exceto para a transferência de alunos de Medicina da Gama Filho, que será divulgada em 14 de março. ......”
    Esperança para os formandos!

    ResponderExcluir
  13. ADGF, pelo amor de Deus, a UGF acabou, nada vai mudar isso, ainda mais nesse governo vagabundo! Busquem seus direitos, ferrem de todas as formas c/ a Galileo fdp... Muita sorte para todos, professores, alunos e funcionários!

    ResponderExcluir
  14. Saiu na mídia:

    http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/01/29/conselho-de-administracao-do-rj-dara-registro-a-alunos-de-descredenciadas.htm

    “Conselho de Administração do RJ dará registro a alunos de descredenciadas
    Do UOL, em São Paulo - 29/01/201420h08

    O CRA-RJ (Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro) informou que vai fornecer um registro provisório aos formandos da UniverCidade e da Universidade Gama Filho, descredenciadas pelo MEC. A medida foi tomada em caráter excepcional para evitar que os alunos sejam excluídos de processos que exijam registro profissional.
    Os alunos procuraram a entidade porque relatam dificuldades na obtenção de documentos de conclusão de curso. A Galilelo Educacional, mantenedora das duas instituições de ensino, já foi multada pela Justiça por não comprovar o fornecimento da documentação necessária aos alunos.
    O conselho decidiu então emitir um registro provisório aos formandos de administração que comprovarem o aproveitamento escolar e a participação no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).
    O documento provisório, porém, é limitado ao exercício de atividades de assistência e assessoria e os graduados não poderão assumir cargos de direção. Eles terão dois anos para apresentar certificado de conclusão do curso ou diploma e transformar o registro profissional em definitivo.
    "Com esta ação, o CRA-RJ visa abrandar a angústia e os danos aos ex-alunos que foram impossibilitados, a princípio, de dar início às suas vidas como profissionais legais de Administração", diz o órgão em nota publicada no site do CRA.”
    Uma esperança para formandos em administração!

    ResponderExcluir