quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Declaração do vice-presidente da ADGF em relação à nota da CONTEE

Discordo da posição tomada pela CONTEE ao defender o descredenciamento das IES cariocas. Duas argumentações são falaciosas: 1) de que preserva os estudantes para que venham a obter ensino de qualidade e, 2) de que era a única medida que restava ao MEC. A primeira contesta-se pois não há garantia da transferência dos alunos num curto prazo e muito menos de alocá-los em estabelecimento de qualidade na atual condição das IES privadas. A segunda, pelo fato de não ser a única medida que restava ao MEC e também porque as irregularidades verificadas na UGF estão presentes em muitas outras IES privadas (atraso de salário, más condições em cenários de ensino etc.) e o MEC não descredencia. Acresce o aspecto de que a avaliação da UGF (IGC 3) era satisfatória diante da SERES, isto é, a qualidade acadêmica não estava tão comprometida, o que não é o caso de muitas outras que se perpetuam no IGC 2, sem que nenhuma medida radical tenha sido tomada pelo MEC.

6 comentários:

  1. Primeiramente, colocar um texto assinando vice-presidente da ADGF sem colocar o próprio nome é no mínimo um grande desrespeito com os leitores.

    Agora vejamos a questão do descredenciamento.

    Sabemos que nenhum dos supostos donos ou pessoas por trás delas é algum tipo de cidadão respeitoso. São pessoas que realmente não tem interesse algum com a educação e estão somente interessados em colocar dinheiro no bolso, seja da forma que for.

    O que aconteceu com o descredenciamento?

    O problema dos alunos está resolvido. Bastar fazer a transferência.

    E quanto aos professores e funcionários?

    Vocês acham que alguém vai receber alguma coisa?

    Claro que não, a instituição já deixou de existir. E agora sem receita alguma é que não pagam mesmo.

    Basta lembrar da Rede Manchete.

    A ADGF e o SINDPRO-RJ parece não terem interesse algum na questão trabalhista dos professores. Sim, pois assim como e UGF e a UNIVERCIDADE, várias outras instituições de ensino não depositam o FGTS há anos.

    Pergunto: o SINDPRO-RJ faz algo a respeito do FGTS não depositado por todas as insituições do Rio de Janeiro?

    Resposta: Não! Não faz nada!!! Ou seja, professores que tem o valor de FGTS como parte do salário não recebem e o SINDPRO-RJ NADA FAZ!!!

    Pergunta: A ADGF fez alguma coisa há uns 10 anos atrás quando o FGTS começou a deixar de ser pago?

    Resposta: Nada!!

    Pergunta: E o que a ADGF fez quando começaram os problemas de salário há alguns anos?

    Resposta: Ficou aceitando atraso de pagamentos e fez acordo para parcelamento em dos salários atrasados! Ou seja, um tremendo desrespeito com os professores.

    Agora vem com esse papo de definir se haverá ação coletiva em uma próxima reunião. Que falta de respeito!!! Estão esperando o que? Os donos da GALILEO desaparecerem?

    Acho que a ADGF tinha que parar de colocar culpa somente na GALILEO e MEC e ver que durante todos os anos de desrespeito com os professores não fizeram NADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandou bem demais, cacildabecker!

      A verdade é que os alunos viraram moeda de troca entre MEC X ADGF X Galileo.

      E aí começa a baboseira do "me paga primeiro que eu lanço as notas". É assim que vai ser? Primeiro os direitos dos professores e depois o de quem pagou em dia (os alunos)?

      Então, faz o seguinte, ADGF: dispenso o semestre 2013.2. É melhor que ficar à mercê dessas negociatas espúrias (que neste blog recebem o nome de "federalização" e "assembleias").

      Quanto à emissão dos documentos, a Galileo vai ter que parir quem os elabore, ou vão querer bater de frente com o Judiciário e o MP?

      Não à federalização! Que os empreendedores incompetentes da educação respondam pelos seus crimes! E que aqueles que neles acreditaram assumam as consequências de sua própria burrice!

      Excluir
  2. Desrespeito ao leitor? qual desrespeito? Os docentes sabem quem é o vice-presidente, prof. Ronaldo Louro. E o blog é da associação de docentes. Somente uma pessoa desinformada poderia afirmar: "o problema dos alunos está resolvido". Os alunos não têm assegurada a conclusão com avaliações de 2013,2; os alunos não sabem quem serão as universidades que porventura os receberá, os alunos perderão os docentes que confiavam... que problema ficou resolvido mesmo? E a estupidez desmesurada pergunta: "professores e funcionários vão receber alguma coisa?" Ora, direito trabalhista, líquido e certo, e que estará em juízo rapidamente. Não há falência decretada pela Galileo, há descredenciamento das IES pelo MEC e a Galileo afirma, em comunicado, que possui bens patrimoniais para arcar com dívidas trabalhistas (leia no site da UGF). Sobre as ações trabalhistas movidas, que são em número superior a 400, e que envolvem FGTS, todas movidas pelo Sinpro-Rio, parecem, também, de desconhecimento do comentarista... E a mula pergunta sobre ação da ADGF há 10 anos atrás, quando inexistia... causa pasmo a bestialidade. A ADGF, responsavelmente, não culpa ninguém. ela aponta autorias de responsabilidade. Aliás, autorias de repsonsabilidade que a comunidade acadêmica da UGF sabe a quem pertence, a Galileo - leia-se, Márcio André Mendes Costa, Adenor Gonçalves dos Santos e a SUGF que vendeu o patrimônio estupidamente; e a SERES, leia-se, Sr. Jorge Rodrigo Araújo Messias. Quais responsabilidades? Os primeiros, receber mensalidades, matrículas, e não efetuar os pagamentos devidos de salários de funcionários e docentes, nem investir no cuidado operacional da IES. O segundo, em ter feito 7 despachos entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013, sempre com as mesmas solicitações, sem encaminhar uma solução efetiva ao problema, deixando que a crise fosse agravada - uma intervenção, possível na legislação, teria evitado esse caos. Agora, o comentarista, nada inteligente, faz argumentações descabidas, desnecessárias e não quer auxiliar em nada a alteração do cenário. Vai fazer algo melhor da vida, que fazer comentários desnecessários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAEEEEEEEEEE!!!!!!!

      UUUUHUUUUUU!!!!!

      AAAAAAEEEEEEEEEE!!!!!!!

      VALEU ADGF!!!!!!

      O MELHOR COMENTÁRIO DE TODOS OS POST'S!!!!!!!!

      PARABÉNS A QUEM ESCREVEU ESTA BELA RESPOSTA!!!!!!

      Lucida, direta, fidedigna, fiel aos fatos e, além de tudo, REVOLTADA!

      CHEEEEEGA DE SERMOS PASSIVOS!!!!

      PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS!!!!!!

      Excluir
    2. Uma esperança para alguns
      http://www.opinologo.com.br/2014/01/alunos-da-univercidade-e-da-ugf-podem.html

      Audiência dos funcionários administrativos

      No próximo dia 12 de fevereiro, haverá uma audiência na Justiça Trabalhista para discutir dívidas trabalhistas dos funcionários administrativos da UniverCidade e da Gama Filho que estão na ativa, tais como: pagamentos atrasados, 13° salário e vale-transporte.
      Em nota, o sindicato da categoria (Saaerj) ressaltou que o descredenciamento das duas IES não significa o rompimento do contrato de trabalho. “A lei trabalhista existe justamente para garantir nossos direitos, independentemente de descredenciamento, falência ou fechamento de instituições”, completou.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir