quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A SOBREVIVÊNCIA INSTITUCIONAL DA UGF SERÁ UMA VITÓRIA PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR

O que ensina o caso da UGF?

O Ministério da Educação tem um papel fundamental: regular a educação superior. É necessário que seja demonstrado que regular é mais que promover o encerramento de instituições, ademais se elas não têm problemas acadêmicos. Se o MEC é incapaz de controlar os processos de gestão econômico-financeira das Mantenedoras, como no caso da Galileo, é necessário que ele crie condições de melhor monitoramento. O empréstimo compulsório, de salários e verbas rescisórias, para formar capital de giro é um absurdo. O MEC permite a várias mantenedoras, que arrecadem matrículas e mensalidades, deixando de pagar devidamente salários e verbas rescisórias, e de investir regularmente em manutenção e melhoria do ambiente acadêmico de aprendizagem. 

Senão o MEC a controlar essas situações, quem? O controle e a regulação precisam ter melhores dispositivos que a extinção de patrimônio sociocultural, como são Universidades. Se a IES não é o ente jurídico concessionário; o ente jurídico cedente, a saber, o MEC, deve usar de todos os recursos para proteger a IES e a comunidade acadêmica. Educação superior é serviço prestado sob concessão.

Proteção da comunidade acadêmica deve ser mais que transferir os alunos, deve ser mais que encerrar uma Universidade:
- porque existe o dispositivo da intervenção (Decreto Lei 5773/2006, Arts. 52 e 55)? 
- porque existem meios administrativos de revogação e transferência de mantença? 

É evidente que, o ideal, é que as Mantenedoras atuem regularmente, pagando salários devidamente, mantendo e aprimorando o ambiente acadêmico de aprendizagem. E quem deve zelar por isso? Primeiramente, a própria comunidade acadêmica. E, neste sentido, a comunidade acadêmica da Universidade Gama Filho está de parabéns, por todo o denodado esforço de estudantes, funcionários e docentes. Em segundo lugar, e em favor da comunidade acadêmica, o MEC.

Não esperamos menos do Estado brasileiro.

Que o MEC atue, não provocando mais dano social, e sim promovendo mais bem-estar para a sociedade brasileira. Permitindo que IES competente permaneça a existir, garantindo a manutenção de espaço social de educação superior de qualidade, com postos de trabalho para funcionários administrativos e docentes, trabalhadores da educação, e assegurando aos estudantes o direito de concluir sua formação onde tenham escolhido estudar.

59 comentários:

  1. ADGF NÃO ADIANTA CHORAR.... A CASA CAIU.....O MEC JA DESCREDENCIOU .....ALUNO NÃO SÃO BRINQUEDINHO QUEM SABE EM 2020 ELA VOLTE A FUNCIONAR .... BOTE OS FILHOS DE VCS PARA ESTUDAR LÁ....

    ResponderExcluir
  2. ADGF CONTRATE OS ADVOGADOS DO FLUMINENSE .... QUEM SABE ELES ENTREM COM RECURSO E ANULEM O DESCREDENCIAMENTO....

    ResponderExcluir
  3. Pq vcs não foram a Brasília com os alunos fazerem essas ponderações? Tenho certeza que o ministro prontamente iria derrubar todos esses questionamentos embasado nas leis vigentes, o INSAES ainda não foi aprovado, ele sim seria capaz de mover a mantença da Galileo, como disseram isso soa mais como um desespero, um afogado tentando se segurar em qualquer coisa pra não se afogar, vcs deveriam ter sido mais "enérgicos" exigindo a saída da mantenedora bem antes, quando os problemas começaram agora que a barca já afundou vcs lutam por manutenção de postos de trabalho.. piada! Lutassem acima de tudo por uma melhoria das condições BÁSICAS do campus, mas vcs insistiram na questão salarial em detrimento das outras anormalidades que ocorriam na IES, tiveram a chance de esclarecer tudo ao próprio MEC, mas foram omissos e covardes ao enviar aquela resposta medíocre ao mesmo.. Enfim vcs merecem esse descredenciamento, vcs o causaram! Nós alunos não o mereçemos, mas uma vez consumado que possamos seguir nossa vida acadêmica, longe dessas intrigas, longe de briguinhas, tendo a certeza que teremos aula normalmente, coisa que não é possivel atualmente na UGF. Vem logo descredeciamento e transferência assistida! Queremos estudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pois éh....

      os professores estavam infelizes pois estavam pagando pra trabalhar....que coisa não!?
      Também acho que a ADGF não deveria só lutar por condições salariais e postos de trabalho. Concordo com vc, inteligente Aluno medicina!!!!

      Ficar na reitoria brincando de festa da fimose é muito mais legal!!

      A ADGF deveria dar mais condições para isso!

      Ainda bem que isso NUNCA acontece ou acontecerá com os fabulosos e ilustres MÉDICOS não é mesmo? Eles nunca estarão insatisfeitos com suas condições de trabalho!!!!

      Eu nunca vi um posto de saude sem médico, pois todos estão SUPER SATISFEITOS em ganhar 600 reais e SEMPRE dão plantão e trabalham em áreas carentes, distantes, por 400 reais.

      Nunca vi uma rede pública sem materiais para trabalhar e os médicos trabalham sempre SUPER SATISFEITOS com seu maravilhosos salários pago pela prefeitura de 900 reais.

      Todos os hospitais publicos têm TODAS AS ESPECIALIDADES disponíveis. Nenhum médico falta, NUNCA, pois as condições de trabalho são MARAVILHOSAS!

      Ainda bem que APENAS OS PROFESSORES ficam insatisfeitos com suas condições de trabalho em nosso pais....Ainda bem que os médicos são entes tão superiores que não precisam de dinheiro.....NENHUM médico trabalha em clinicas particulares, pois, os 900 reais da prefeitura é muito mais do que suficiente para eles comprarem um arroz e feijão.

      Pra que mais? Porque ficarem insatisfeitos né!

      Esses professores são uns enrrolões mesmo....

      Como existem médicos voluntários, eu voto e lanço uma ideia genial aqui: O professor voluntário!!!!

      O que você "Aluno Medicina" acha?!!!?

      Não vamos pagar nada pra eles!!!! eles que morem em albergues ou na casa de familiares ou debaixo da ponte!

      Não é uma EXCELENTE IDEIA!!!!!

      pagar salários para que?????

      professores gananciosos....ficam chateados por não receber seu ganha pão.....que coisa feia professores!!!!

      PROFESSORES: Vivam de LUZ!
      Durmam na praia, façam suas necessidades fisiológicas no mar, comam os restos dos restaurantes no final do dia e na xepa da feira, entreguem seus filhos para adoção, vendam seus bens como carro e móveis (se é que o banco já não tomou depois de tantos meses sem receber né!), tomem banho nos chafarizes da cidade e, não se esqueçam: VENHAM NOS DAR AULA!!!!

      E por favor, não cheguem atrasados, pois terei que sair mais cedo para ir a festa da fimose e uma choppada com meus parrrrceiros em Angra pegá umas nulézinha, tá bom!

      Ass: "Aluno" medicina"

      Excluir
    3. Você é burro? Ou fumou muita maconha? Nenhum aluno, em nenhum, momento sugeriu que os professores trabalhassem de graça. Muito pelo contrário, esta situação está assim, justamente porque vocês trabalharam de graça. Nas greves anteriores, quando a Galileo, pagou, ou negociou os salários vocês, as aulas reiniciaram. Os outros temas relevantes, que também motivaram as greves foram esquecidos. Particularmente as demandas dos alunos, entenda-se banheiros limpos, campus seguros, aulas praticas entre outros, foram esquecidos. Por isso esta droga toda. Os alunos são o motivo da existência da universidade, desconsiderar as nossas demandas foi a grande burrada de vocês. Se vocês não tivessem achado que o mundo gira em torno dos professores, e exigido a soluçao de todos os problemas, inclusive o salarial, no começo desta bagunça, lá em 2012, isso não estaria ocorrendo, agora achar que gostamos de pagar mensalidades para ficar assistindo essa guerrinha entre professores e mantenedora, greve-aula- greve - aula, é imaginar que somos completos idiotas, mas não somos. É mais uma coisa que vocês se enganaram.

      Excluir
    4. O "Revoltado", para com esse negócio de falar que os professores estavam "dando aula" de graça.

      Esse semestre (2013.2) não existiu, eu sei que a qualidade do ensino já é fraca, mas dizer que teve aula é brincadeira. O que teve foi alguns professores indo para a faculdade e fingindo que dava aula.

      Todos estão prejudicados nessa história, mas como brilhantemente colocado pelo(a) colega abaixo, meca TRONICA, os mais prejudicados SEM DÚVIDA nenhuma são os alunos.

      Eu por exemplo, estou no 8° período e tendo que entregar meu diploma no trabalho.

      Já os professores é botar na justiça e procurar um novo emprego, não adianta chorar. Nós alunos sim, somos reféns dessa situação...

      Essa é a verdade!!!

      Excluir
  4. se for descredenciada os alunos estarão muito mais ferrados do que qualquer um ator neste cenário.

    só não enxerga isso quem é muito burro mesmo.....

    ResponderExcluir
  5. Já estão dando como "certo" o descredenciamento. Segue link: http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-rio/2014/01/10/EM-REUNIAO-COM-ALUNOS-MINISTRO-DA-EDUCACAO-SINALIZOU-QUE-VAI-MESMO-DESCREDENCIAR-GAMA.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A Ana foi bem lúcida em seu relato e consegue visualizar o que está claro: o problema da UGF não está na UGF. A qualidade das aulas é muito boa.
      O problema é a GALILEO.
      E a federalização é possível e viável.

      Quem dera todos os alunos tivessem esta visão clara como ela tem...

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. "Currículo" do Senhor Adenor/Gallileo que gosta de ser chamado de Doutor! Olhem na mão de quem o MEC nos entregou...a lista é longa.

    http://vergonhacvb.wordpress.com/2012/07/03/ecos-de-corrupcao/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutor em Pilantragem
      Doutor em desvio de verba
      Doutor em falcatruas
      Doutor em enganar e ludibriar as pessoas
      Doutor em calote
      Doutor em iludir as pessoas
      Doutor em conseguir 2 CPF's
      Doutor em ferrar com a vida de todos ao seu redor
      Doutor Honoris Causa de fazer Merda
      Doutor em serum merda

      Excluir
    2. O MEC nos jogou aos leões, é isso que temos que cobrar deles.
      Bandido é para tá na cadeia e não na mantença de uma universidade.
      Qual critério é usado pelo MEC para aprovar mantença cujo responsável é um cidadão com uma ficha de processos enorme.
      No minimo o MEC foi incompetente e tem como uma questão de honra corrigir seu erro e nos devolver a UGF.

      Excluir
  8. O pilantra é réu em uns 200 processos na justiça. E olha que é um "homem santo"...

    É só no Brasil mesmo que um sujeito desses ainda está solto e destruindo a vida de milhares de pessoas.


    Ele, quem vendeu a universidade, quem aprovou esse negócio... são todos farinha do mesmo saco.

    Brasil é a terra do vagabundo, do malandro. Quem é honesto, só se ferra.

    ResponderExcluir
  9. Docentes ???? vocês estão de brincadeira !!! esperaram a barraca cair para ir a uma passeata dos alunos, e mesmo assim alguns professores, vocês ficaram protelando por causa do tal canal de comunicação e acabaram compactuando com a galileu, foram omissos, e agora ? Caramba !!! vocês não sabem que não se negocia com esse tipo de gente ?? Vocês ajudaram a destruir a vida de um monte de alunos ! Eu pergunto : Como ficam os alunos de medicina, engenharia e outros cursos que estavam no penúltimo e ultimo períodos ? E as mensalidades pagas ? Vocês acham que quando eu vou ao banheiro sai dinheiro ? E os alunos que só faltava a monografia ? O adgf muda o discurso, ficaria mais bonito se vocês pedissem desculpas, é tarde demais para essas declarações !! Agora o blog está sempre atualizado, a 2 ou 3 meses atrás levava dias ou semanas para isso acontecer, porque ? A santa Úrsula deve 280 milhões, fechou e agora voltou aos trancos e barrancos, e a UGF que deve 1 bi ? Já era adgf, a realidade é que a droga da transferência assistida vem ai, vamos sofrer por mais 1 ou 2 anos para conseguir outra faculdade e ainda vamos voltar 1 ou 2 períodos, andar pata trás !! Para com esse discurso bonito, bem elaborado, parece até politico ! parece a galileu falando que estava confiante ! vocês tinham medo de perder o emprego, se tivessem feito alguma coisa no inicio dessa bagunça a UGF estaria viva, e vocês empregados, pois bem , perderam o emprego, não vão receber nada ! De que adiantou ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua Burra! você acha que os professores negociaram com a Galileu????

      Os professores foram benevolentes COM OS ALUNOS dando aula de graça PELOS ALUNOS para não prejudicar OS ALUNOS.

      NUNCA os professores negociaram com a Galileo. Tudo que eles fizeram foi por nós alunos. Como é que vc não consegue ver isso?????

      vc acha que eles trabalharam de graça porque queriam ajudar uma mantenedora que ferrava com eles e embolsava milhões nas mensalidades dos alunos?
      É isso que vc acha? que eles queriam ajudar a Galileo?

      ACORDA!!!

      Excluir
    2. Revoltado você é muito burro cara ! Linguagem figurada meu , para de levar ao pé da letra, os professores não negociaram com a galileu, não como cúmplices, mas quando eles se tornam omissos e demoram a agir prejudicam os alunos assim como a galileu fez , outra coisa eles fizeram primeiro para eles, pensaram primeiro neles, tanto é verdade que a ultima greve não foi unanime, professores em greve e professores dando aula, tive aula com um professor que defendeu a galileu, e ai ? todos sabem que nenhum professor foi as primeiras passeatas, agora quando o barco está afundando que eles começaram a ir, e não a maioria, essa é a realidade idiota ! Não tinha que dar aula de graça , tinha que parar, ir ao min. público, denunciar, fazer um dossiê, seu burro, a partir do momento que eles aceitaram as propostas da galileu dizendo que tinham um canal de comunicação e que a galileu estava confiante eles negociaram sim com eles, outra coisa o que era decido nas assembleias era um negocio o inteligente, aceitou, negociou ! se a adgf tivesse se posicionado desde o inicio, indo ao Mp denunciar, a situação seria outra, haveria demissões, sim, mas se quer mudança cabeças vão rolar, alguém tem que pagar o preço, a história mostra isso !

      Excluir
    3. Esse revoltado é muito burro mesmo, e o pior que é professor, esta merda tem que acabar mesmo!

      Excluir
    4. Está certíssima Meca Tronica. Usam os alunos para pressionar a mantenedora; são covardes e querem federalização para encostar o burro (literalmente) na sombra e se tornarem estáveis.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Se fechar quem tá mais ferrado são os professores que vão ficar desempregado, os alunos terão sim a sua transferência assistida. Confio nos que estão lutando em Brasília por uma melhor saída para nós alunos, diferentemente dos distintos senhores da ADGF que só olham pra manutenção institucional como forma de garantia de salários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FILHA, TRANSFERÊNCIA ASSISTIDA, DESCREDENCIAMENTO, NÃO VAI ADIANTAR NINGUÉM, SÓ VAI NOS ATRASAR MAIS AINDA. A IES NA QUAL ESTAMOS TÊM QUE VOLTAR A FUNCIONAR, E SEM A ROUBALEU, QUE POR ONDE VAI CAUSA DANOS E PIORA MAIS AINDA AQUELAS QUE JÁ ESTÃO COM PROBLEMAS !

      Excluir
  12. Caríssima Aluna de MEDICINA...

    A vida com certeza vai te ensinar muito... mas neste momento você terá a primeira lição...

    Primeiro gostaria de te informar que sou coordenador na GAMA, mas assumi a coordenação em outra IES, sou professor de MBA da PUC, da UFF e da TREVISAN.
    Sou professor da UFRJ e tambem Auditor Fiscal.

    Pois bem... Dou aulas na GAMA por que gosto e só não abandonei o barco antes pelos meus alunos, nos quais fiz grandes amizades... e como você pode notar se fosse por dinheiro ... já teria ido embora há muito tempo, contrariando a todos de minha família.
    Infelizmente você não sabe o que está falando, principalmente o seu curso ... MEDICINA... voce pode pensar em outro vestibular... pois na transferência assistida, cursos como MEDICINA, ENGENHARIAS, ODONTO e outras ninguém abre vagas... não é o MEC que abrem as vagas... são as IES que abrem as vagas ociosas...
    Agora lamento muito você achar que os professores estão ferrados... garanto que muuuiiitttooo menos que você... mas não tenha dúvidas que tanto eu como os demais professores te ajudarão num futuro próximo....

    QUE DEUS ILUMINE O SEU CAMINHO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo com o aluno de medicina não se for olhar estamos todos ferrado,professores,funcionarios que não irão receber e alunos que vão demorar anos pra ter a tal transferencia assistida.Só acho que o senhor Fernando cesar poderiam parar de por terrorismo,porque eu tb sou de medicina assim como 2000 mil alunos e pra quem está na metade da faculdade como eu fazer outro vestibular e totalmente inviavel primeiro porque já investi 200 mil nessa faculdade e segundo porque hoje pra voltar a estudar materias que vc não ve a quase 4 anos e impossivel..então por favor sem terrorismos se o senhor não está mais na gama otimo e releve esse povo que fala abobrinha que não sabe o que é ficar sem salario!porque eu sei como e ver um pai sem salario porque o meu já ficou 6 meses sem receber se hoje estou ainda na gama e pq tive ajuda do meu avô então sem terrorismos

      Excluir
    2. MUITO BEM MESTRE, GOSTEI DA RESPOSTA. ESTÃO OLHANDO EM UMA SÓ DIREÇÃO. A HORA É DE JUNTOS BUSCARMOS A SOLUÇÃO, QUE É SALVARMOS A IES E A NÓS TAMBÉM.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Aluna ugf, não é terrorismo. Inclusive, pelo que andam dizendo, alguns cursos teriam de fazer prova para conseguir a transferência. Se não conseguir, paciência. Volta tudo, faz vestibular, etc....
      Enfim, as informações estão confusas. Pelo sim, pelo não, ficamos coma luta. Falam muito de transferência, mas as universidade por aí não andam bem das pernas. E por isso há a CPI das universidades particulares no Rio. A instauração da Comissão, por si só, mostra que situação fora da Gama está longe de um mar de rosas. Na Unig, por exemplo, que também tem medidicna, há professores que saíram há 3 anos e nunca viram um centavo. Um amigo do meu irmão dá aula lá. Acertaram o salários do mês passado, mas ainda devem seis. E aí? A Gama chegou a esse ponto porque houve revolta de alunos e a greve dos professores. Por isso, repercutiu mais e pressionou uma resposta impulsiva e até irresponsável do MEC. As outras IES estão quietas, não se manifestaram. Apenas a Gama teve coragem de lutar. Já que a luta foi iniciada, que seja disputada até o fim. Ninguém tem que se matar pela tradição da universidade e blá, blá, blá, mas vale lutar por nós. Para não acharmos que tudo se resolveu e cairmos do cavalo quando o MEC mostrar suas inércia novamente. Se não é capaz de agir contra bandidos, que roubaram alunos e professores, será que a ação em prol das transferências assistidas será eficiente?!
      Digo isso porque também não quero ser vítima. Imagina que o descredenciamento seja concretizado; muitos ficarão felizes e comemorarão: "agora vai, teremos transferência assistida". Aí, vai passar um mês, dois....as coisas vão se arrastar - como tudo no Brasil - e galera vai pensar que era melhor ter lutado pela Gama. Mas vai ser tarde demais. Todos nós investimos muito dinheiro até aqui. Não quero perder. Nem grana, nem tempo

      Excluir
    5. É verdade... Apesar de todo esse caos, acredito que uma transferência assistida não é a melhor opção para ninguém, pois como bem colocado pelo colega Rodrigo, isso pode não ser tão rápido assim e o transtorno poderá ser ainda pior. Isso sem falar em cursos como Medicina e Engenharia, por exemplo, esses mais do que ninguém terão que torcer para a solução desse problema.

      Temos que pedir a Deus para essa situação ser resolvida o mais depressa possível e que tenhamos um milagre referente a esta situação.

      Abraços.

      Excluir
  13. Caro Fernando Cesar
    PELO SEU DISCURSO VOCÊ É UM VERDADEIRO PROFESSOR!!
    GRANDE ABRACO
    CARLOS MONTENEGRO
    COORDENADOR MATERNOINFANTIL

    ResponderExcluir
  14. As vagas serão abertas conforme a solicitação do MEC com as Universidades, em vista das relações próximas, ocultas e… não vou falar mais pois não tenho como provar. São gestões bem próximas e a um pedido do MEC nenhuma Universidade vai dizer não. Estou sendo claro ou tenho que desenhar para o professor acima que é tudo, só falta ser Ministro da Educação de tanta competência que tem.
    Podem crer que se o MEC pedir, não vai faltar vaga pra ninguem e a Universidade Aalvorada que tanto falam que tem aluno ainda sem estudar, podem pesquisar reportagens mais recentes e verão que a coisa é diferente do que dizem alguns desinformados por aqui.

    Sou apenas Pai de aluna, que luto pra pagar. Infelizmente nnao sou professor de trocentas Universidades e nem auditor de nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai esperando o Mec abrir vagas pros alunos nas Universidades, vai....

      A logistica de locação de alunos émuito mais complexa do que simplesmente abrir vagas e conseguir salas. Isso passa por contratações de docentes, que passa por verbas da uiniversidade, aumento de pagamento de impostos, logistica de distribuição de atividades curriculares nos campi, criação de laboratórios e com eles, a compra de diversos aparelhos que sempre são CARÍSSIMOS. Não é apena sum computador.

      Existem conjuntos de mesas e cadeiras de dentistas que custam 200 mil cada conjunto, sem falar em TODA A INFRESTRUTURA NECESSÁRIA paramante rum pequeno laboratório, além do suporte de funcionários para sua manutenção.

      Seu que o Sr. não entende disso, não há culpa nisso, mas por favor Sr. pai, com todo o respeito do mundo, não seja tão inocente e não nos subestime....

      Quando dizemos que é mais fácil fazer outro vestibular, é porque nós sabemos o que estamos falando. Não estamos colocando terrorismo em minguém. O professor Fernando só disse a realidade...apenas isso e nada mais.

      Se esperar, vai ser melhor esperar deitado, por que vai demorar no minimo uns 2 anos, se tudo correr bem.

      disse, NO MINIMO, ok.

      O fim da UGF é prejudicial PARA TODOS. ninguém está melhor ou menos prejudicado nesta ação. NINGUÉM.

      Respeitosamente,

      ...

      Excluir
    2. E Silva, sua postura debochada é desnecessária. O professor em questão apenas disse que luta porque acredita na UGF, não por dinheiro. Sei que todos estão chateados, eu também não aguento mais ver meu dinheiro indo não sei para onde. Mas o que dizem é a pura verdade. Não há como encaixar 20 mil alunos de forma acelerada. Alguns vão conseguir, outros vão esperar meses e outros anos. Sim, anos. A UGF vale a pena. Não pelo lixo da Galileo, mas pela universidade que sempre foi. Vale a luta por mantê-la em pé. O problema é financeiro. Com um pouco de vontade política, aliás, o MEC já teria resolvido isso há muito tempo.

      Sem brigas, vamos tentar o melhor para todos.
      Abs!

      Excluir
  15. Precisamos nos unir e bombardear o MEC para que nos dê de volta a GAMA FILHO de antes. Precisamos tratar este assunto com mais seriedade em vez de
    de nos agredir uns ao outros. O prejuizo será grande para todos os envolvidos, tanto alunos, professores, funcionários, comerciantes, etc... Parem para pensar sobre quantas pessoas estão envolvidas nesta situação e que serão prejudicadas, teremos danos irreparáveis, será o caos o descredenciamento da UGF. Então vamos nos unir, postar coisas que nos ajudem a sair desta situação, pois vejo com muita tristeza o fim da GAMA FILHO.

    ResponderExcluir
  16. Noticias sobre UGF.

    http://www.opinologo.com.br/2014/01/ugf-e-univercidade-duas-ies-que-o-mec.html

    ResponderExcluir
  17. E Silva
    Sua postura foi realmente debochada e inconveniente com o Prof Fernando Cesar!!

    ResponderExcluir
  18. Caríssimos,
    Obrigado pelas manifestações de apoio e desculpe-me se de alguma forma fui arrogante, mas minha intenção não foi esta. Apenas me qualifiquei para mostrar que tanto eu como diversos colegas professores da GAMA, ministramos aula por amor... claro que se trabalho.. quero receber... mas quis mostrar que o mercado nos absorve e que devido a nossa qualidade o nome da GAMA tem sobrevivido....
    Com relação à transferência assistida, falo por experiência, pois na época da SANTA ÚRSULA o que presenciamos, foi isso, poucos alunos conseguiram transferência e a maioria ficou aguardando vaga, o que não aconteceu... NÃO É TERRORISMO.... É FATO... cursos como Medicina, Engenharia, Odonto, e outros que tem um vestibular mais concorrido.. isso irá acontecer,,,
    Por isso, eu penso,
    VAMOS LUTAR PELAS GAMA FILHO!!!

    E QUE DEUS NOS PROTEJA

    ResponderExcluir
  19. Transferência assistida Já !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Chega de sermos enganados!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Perdemos muito tempo, e que nunca voltará !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Acredito na Gama............
    Quem sabe no futuro , ela volte a funcionar e de a volta por cima !!!!!!!!!!!!!!!
    O que não pode é professores, alunos, servidores ficarem sendo enganados por estes estelionatários. \º/ \º/ \º/ \º/ \º/ \º/ \º/ \º/ \º/ \º/ \º/ \º/ \º/ \º/ \º/ \º/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô Harry,

      tu não leu e entendeu os comentários acima não? Transferência Assistida é uma merda kara!

      Vou explicar para todos como é, detalhadamente, passo-a-passo, o processo de transferência assistida promovida pelo MEC:

      1- Universidade é descredenciada
      2- Os alunos começam a se transferir para os concorrentes de forma individual (por conta própria)
      3- a outra faculdade aceita 20 a 30% no máximo, as disciplinas cursadas em até 3 anos pelos alunos na UGF. se passou disso, perde a disciplina.
      4- o aluno precisa fazer uma porrada de novas disciplinas que não existiam na UGF (pois cada currículo acadêmico é diferente) aumentando assim, o tempo de integralização do aluno (tempo para se formar)

      Ai vcs me perguntam: onde o MEC entra?

      Resposta, no item 5:

      5- O MEC ASSISTE tudo de camarote, sem fazer porra nenhuma.

      Entenderam como é a "assistência" do MEC para os alunos?

      O MEC vai fazer tanto pelos alunos quanto fez pela UGF até agora: PORRA NENHUMA.

      That's It Folks!!!!!

      É Isso ai P Pessoal!!

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Deixa eu explicar outra coisa aqui para geral:

    Toda Universidade tem algo muito importante, significativo e rico que é característica intrínseca pertencente à sua existência: a AUTONOMIA ACADÊMICA.

    A autonomia nada mais é do que o direito que uma universidade tem de motar seus currículos (grade curriculares) da forma que achar melhor, além de outras coisas mais, porém, que não vou entrar em detalhes aqui agora. Esses não interessam ao ponto e serei focado neste post.

    isto é tão importante em uma universidade, e possui tanto valor que uma das punições que o MEC pode dar à UGF em alternativa ao descredenciamento é a perda de autonomia/controle.

    Desta forma, se uma universidade possui autonomia para montar seus currículos, NADA impede as IES de criar barreiras (obrigar o aluno a fazer mais disciplinas) para que os alunos transferidos fiquem um pouco mais de tempo nelas.

    O motivo disso? captar mais dinheiro dos alunos. Simples. Entenderam?

    Traduzindo para quem AINDA não sacou: Se houver a "transferência assistida" ou qualquer tipo de transferência individual que seja, se falta 2 anos, 1 ano, 6 meses ou 2 matérias para o aluno se formar, NÃO IMPORTA!

    Nenhuma outra universidade vai respeitar esse tempo. Se fosse assim, GERAL ia fazer uma faculdade pouco expressiva qualquer da cidade da carochinha e quando faltasse só 1 ano ou 6 meses para se formar, o aluno se transferiria para uma universidade de ponta e famosa e conseguiria se formar com o diploma desta.

    Ou seja, traduzindo de novo: ninguém pode fazer 3 anos e meio de faculdade CCAA (por exemplo, por exemplo, ok) e depois, na hora de se formar, se transferir para a PUC ou IBMR ou ESPM ou IBMEC ou FGV ou DOM CABRAL e se formar por lá só com esses 6 meses, "ganhando" assim, um diploma de uma IES de primeira linha.

    Será que entenderam agora? transferencia não é solução, pois vamos demorar mais para nos formar. PRINCIPALMENTE quem está na situação "provável formando". Quanto MENOS tempo falta para vc se formar na UGF, MAIS prejudicado esse aluno será, pois ao se transferir, ele precisará de mais tempo para se formar por ter que fazer mais disciplinas.

    Será que agora, bem explicado, e mastigado, vcs entenderam????

    Senhores "formandos" de plantão: não adianta achar que o MEC vai ajudar vocês. Ele caga e anda para nós.

    Ou há uma solução viável para a UGF, ou todos seremos prejudicados, sem exceções.

    Abandonar o Navio não é solução. Vc só vai arrumar mais um problema, nadando com os tubarões....

    ufa...será que agora o pessoal entende professor?

    tá difícil né!

    tá difícil...

    ResponderExcluir
  22. Posso até estar sendo ingênua e até mesmo egoísta pensando só no meu lado como aluna, mas porque a adgf como uma ferramenta de integração de alunos e professores não organiza um multirão de entrega de documentos porque o que tão me prendendo à UGF é a minha documentação, e com certeza não sou a única. Bem ou mal mesmo sem receber seus salários, os professores já são formados e tem suas profissões e outras fontes de rendas, e nós, alunos, o que temos? Estou vendo meu sonho ir ralo a baixo. A Galileo nem um pouco preocupada, o MEC muito menos e no meio disso tudo os alunos com as mãos atadas presas a UGF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa...

      depois dessa vc merecia é voltar para o ensino médio, ou melhor, o ensino fundamental.

      FALA SÉRIO!!!! vc não leu todos os comentários acima não????

      pessoas como vc só conseguem enxergar: EU, EU, EU, Eu, Eu...que saco!
      Olhe O TODO e não só "os seus sonhos"....

      ôô burrice....meu deus....

      Excluir
    2. Juliana,

      Por favor, NÃO FAÇA MAIS NENHUMA POSTAGEM!!!

      Mesmo que isto fosse função dos professores, escolheria por NÃO fazer, uma vez que já estou com meu salário a quase 5 MESES!!!

      Excluir
    3. Juliana, dexia te fazer uma pergunta ?Quantos professores que estão a 4 ou 5 meses sem receber salários tem outra fonte de renda ?Bem creio que você não tem essa resposta,se você não detem essa rsposta como pode postar que eles tem outra fonte de renda ?Só de cabeça aqui sem fazer muito esforço te digo uns 10 que não tem outra fonte de renda.

      Minha filha pare de pensar no próprio um bigo e pense no coletivo,mesmo que você não tenha isso como exemplo.

      Excluir
  23. Putz.....

    desisto.....

    é por isso que o Brasil não vai pra frente......ÔÔÔÔ gente burra....

    Agente explica, explica, explica, e a anta não entende....

    Nunca seria professor...não tenho paciência pra tanta burrice.

    PROFESSORES, VCS SÃO HERÓIS SÓ POR TER QUE ATURAR ESSE TIPO DE PERGUNTA EM SALA DE AULA.

    PARABÉNS MESTRES!!!!!

    Eu desisto....

    ResponderExcluir
  24. Revoltado:
    A Juliana não tem jeito mesmo!!
    Veja se os Profs vão fazer mutirão em Piedade para arranjar os documentos dela
    Nem sabe como fazer
    Isso é tarefa para funcionários PAGOOOOOOS!!!!

    ResponderExcluir
  25. Meus caros
    Durante um período tive a felicidade de dar aula na faculdade e recendente fui um daqueles demitidos
    Sem duvida o que esta acontecendo esta levando um grande prejuízo para os envolvidos (professores e funcionários financeiro além de um sentimento de que foram usados com desdém pela mantenedora uma vez que trabalharam por uma promessa de vir receber um dia, movidos apenas por gostarem da interação com os alunos)
    Para os alunos sem duvida a dor esta sendo ainda maior por que além de perderem finceiramente e tempo se vêem agora com a sensação de desilusão , ter sido usados e falta de perspectivas.
    Fico realmente triste que no final estamos brigando entre nos
    O que o colega professor disse infelizmente não e terrorismo
    Porém o governo até hoje largou a educação e quando começa a ser cobrado não sabe como agir
    Se posso dar uma sugestão : 9000 alunos, mais de 1000 professores com expertise (sendo que na família destes alunos temos mais um grande grupo de gente com MBA, conhecimento nas áreas ) e inseridos no mercado e com contatos nas grandes empresas financeiras
    Pode -se escrever um projeto executivo e lutar no MEC para assumir a mantenca da Gama
    Teremos uma gerência por pessoas que conhecem os dois lados, competentes e no final ainda podemos criar uma universidade que supere todas... Um sonho?
    Acabamos de perder alguém que sonhou e mudou a África do Sul
    Afinal dos ambientes mais inóspitos nascem as plantas mais bonitas e resistentes

    ResponderExcluir
  26. A idéia, até poderia ser viável, no entanto há quase 1 bilhão em dívidas, 2 vestibulares suspensos, contratos escusos em que o tal de Paulo gama continua levando uma grana da gama filho e estamos partindo do princípio que a tal de Galileo entregaria a mantença para esta "associação" entre professores, alunos e funcionários. Ou seja, sem chance no mundo real.

    ResponderExcluir
  27. E ai qual foi a decisão do mec ? ADGF vocês podem colocar no blog a decisão, pois o prazo expirou ontem !!! e ai ???

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-10/comissao-inicia-debate-sobre-gama-filho-na-segunda-feira

    ResponderExcluir
  30. Foi noticiado no telejornal Bom Dia Brasil de hoje uma reportagem sobre a Gama Filho dando ela como falida .
    Isso procede? Segue abaixo o link da reportagem.

    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/01/alunos-de-universidade-que-faliu-no-rio-sofrem-com-abandono-total.html

    ResponderExcluir
  31. QUERO APENAS MEUS DOCUMENTOS .... UGF <> JÁ ERA!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. ELES FALARAM NA REPORTAGEM QUE PODE SOLICITAR OS DOCUMENTOS E O HISTÓRICO PELA INTERNET.

    POR QUAL CANAL NA INTERNET, ALGUÉM SABE DIZER?

    ResponderExcluir
  33. Paciência nenhuma mais com ADGF. Querem sobrevivência institucional com o derrière sentado nas cadeiras, esperando os alunos irem as ruas. Pra mim já deu! tenho pena dos professores q são tão mal representados por vcs! mas vcs da ADGF merecem tudo o que está ocorrendo! Enquanto acreditavam no "canal de comunicação" ficavam uma semanas sem postar nada, agora td dia tem post, esperneiam feito crianças remelentas sentadas na cadeirinha, ir pra rua ninguém quer q os otários o façam pra vcs se venderem por 20 % de 50% do salário de abril de 1970. Negociar com bandido ja é burrice, mas vcs conseguiram se superar e negociaram da forma mais burra possivel, que foi aceitando parcelamento de salarios, passaram por cima de todas as outras necessidades da IES e focaram apenas.nos salarios para o fim de greves anteriores. Essa postura q hj vcs pedem para os alunos exigirem do MEC, vcs tiveram toda a oportunidade do mundo de exigir deles, de botar a boca no trombone de demonstrar toda essa emoção q agora pregam, mas se acovardaram! " Quem se mistura clm porcos farelo come!". Deliciem-se agora com o farelo q vcs conquistaram! Uma ultima dica se querem luta, lutem sejam dignos parem de inflamar batalhas para os outros lutarem no lugar de vcs, pra no final negociar mais uma rendição vergonhosa...

    ResponderExcluir
  34. Universidade Gama Filho é descredenciada pelo Ministério da Educação
    PUBLICIDADE
    FLÁVIA FOREQUE
    DE BRASÍLIA

    Ouvir o texto
    A Universidade Gama Filho e a UniverCidade (Centro Universitário da Cidade), ambas mantidas pela Galileo Administração de Recursos Educacionais, foram descredenciadas nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Educação.

    A decisão, tomada por um colegiado da Secretaria de Regulação da pasta, deve ser publicada em portaria no Diário Oficial da União de amanhã.

    O atraso no pagamento de professores e servidores afetou o cronograma de aulas. Segundo os estudantes, no ano passado houve apenas seis meses de aula, diante das sucessivas greves de docentes e funcionários.

    O MEC afirma ainda que a mantenedora não apresentou um plano para contornar as dificuldades: foi assinado um termo de compromisso com a pasta, mas as medidas não foram adotadas. "Eles não cumpriram alguns acordos fundamentais", disse mais cedo o ministro Aloizio Mercadante.

    TRANSFERÊNCIA

    No prazo de cinco dias úteis, o MEC publicará edital para transferência assistida dos alunos das duas instituições: faculdades interessadas em receber esses estudantes terão, então, um prazo para apresentar sua proposta.

    Uma vez notificadas da decisão, Gama Filho e UniverCidade terão 10 dias para criar uma comissão com profissionais responsáveis por emitir e entregar documentos do histórico escolar aos estudantes matriculados nas instituições.

    ResponderExcluir