terça-feira, 24 de setembro de 2013

DOS DOCENTES AOS ESTUDANTES

Prezad@s estudantes;

Somos seus professores. Temos todo interesse em iniciar o semestre 2013.2 e garantiremos a conclusão dele, vindo a ser iniciado. Não admitiremos que permaneça a violação dos seus e dos nossos direitos. 

Direção ADGF

60 comentários:

  1. Corremos o risco de perdemos esse semestre?

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma pergunta que eu também me faço. Entrei em um estágio, com a previsão de conclusão em 2014.2, com grandes chances de efetivação. Como fica a situação de perda de período?

    ResponderExcluir
  3. Corremos o risco da Mentenedora atual estragar com todas as nossas vidas. Estamos lutando contra isso. Queremos salvar a UGF.

    ResponderExcluir
  4. "Não admitiremos que permaneça a violação dos seus e dos nossos direitos."

    E os meus direitos de aluno adimplente, com 3 anos de mensalidades em dia, já não estão sendo violados? Quem no mundo deve pagar expontaneamente por um serviço que não é prestado?

    É hora de estimular aos alunos a procurarem outra Faculdade, hora de encarar a realidade.

    ResponderExcluir
  5. Estou estudando uma melhor forma de entrar com uma ação, ou no MPF ou no MEC, obrigando-lhes a fazerem a Transferência Assistida, com base na própria lei.

    Para isso, seria mais interessante se fosse uma ação coletiva. Já contatei um advogado e estamos estudando o caso. Quem estiver interessado se manifeste aqui, que veremos a viabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso aí Felipe está na hora dos alunos se unirem e parar de esperar a adgf n resolver nada

      Excluir
    2. Estou interessado. Esperar pela ADGF ou a boa vontade, omissão e complacência do Atílio com a Galileo não dá.

      Somente manifestação não dá!!!!

      Excluir
    3. ola felipe tbn estou querendo o mesmo me passa teu contato...

      Excluir
    4. Felipe também estou interessada, teria como entrar em contato com você?

      Excluir
    5. É isso aí Felipe, tbm quero entrar com uma ação, até pq estou pagando as mensalidades em dia, mas pelo visto, a Gama Filho já era. Amanhã mesmo vou à Piedade para dar um fim nisso, DESISTO! A única coisa que está em dia pra eles é o nosso boleto, esse chega certinho.

      Excluir
    6. A transferência assistida, destinada a assegurar a continuidade dos estudos dos alunos em caso de desativação de cursos ou descredenciamento de instituições de educação superior. A transferência assistida será realizada por meio de oferta pública, nas hipóteses de fechamento do curso ou da instituição por determinação do MEC.

      >Infelizmente teremos que aguardar o barco afundar!!!

      Excluir
  6. Professores todos os alunos estavam do lado de vocês, mas acho que agora vocês só pensam em seus salários. Vocês tem todo o direito de receber os seus salários, mas vocês podem simplesmente arrumaroutro emprego, e nós alunos???? Como ficamos???? Acho que agora cada que cuide do seu, neh????? Os alunos não irão pagar mais as mesalidades, como vocês receberam???? Acho que ficará cada vez mais difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelly, ao contrário do que você pensa, muitos de nós professores estamos cada vez mais preocupados com a situação de vocês. Mas, é claro que fica muito difícil para a maioria ir trabalhar sem ter dinheiro para passagem e alimentação. Muitos estão fazendo bicos e outros em depressão, sem saber o que fazer. Permaneço pensando no conjunto (alunos, funcionários e docentes), mas na minha opinião, vocês realmente devem procurar o PROCON ou outro órgão para interromper o pagamento de modo seguro para não entrarem no SPC.

      Excluir
  7. A ADGF está insistindo no que não vai dar em nada, precisamos mudar o foco! Não adianta cobrar o MEC, pois existe peixe grande nesta história!

    ResponderExcluir
  8. E as mensalidades?? hoje chegou mais um boleto aqui em casa... Fico inadimplente? Pago o Boleto? Realmente não sei o q fazer...

    ResponderExcluir
  9. Baseado na Portaria do MEC que regula a transferência assistida, estou desenvolvendo uma linha de raciocínio para tentarmos lutar pelos nossos direitos.

    A Portaria tem como objetivo assegurar:

    I - continuidade dos estudos para formação dos estudantes regularmente matriculados;

    II - aproveitamento dos estudos realizados;

    III - formação dos estudantes contemplados por programas federais de acesso ao ensino superior;

    IV - condições satisfatórias de qualidade de oferta da educação superior e economicamente compatíveis aos estudantes em situação de transferência acadêmica;

    V - confiança no Sistema Federal de Ensino.
    Art. 4º - A transferência assistida poderá ser adotada em casos de risco iminente de descontinuidade da oferta da educação superior...

    Parágrafo único. Em caso de elevado risco iminente de descontinuidade da oferta da educação superior poderá ser lançado o Edital de oferta pública no decorrer do processo, providenciando-se a análise e julgamento das propostas, ficando todavia a efetivação das transferências condicionada à decisão de desativação ou descredenciamento.

    Tendo em vista que o MEC deseja dar continuidade aos nossos estudos, e que tenhamos confiança no Sistema Federal de Ensino (o que parece até piada, mas está escrito), parece razoável a transferência assistida, já que a Mantenedora não tem saúde financeira para manter a UGF, e a mesma só existe em função de uma mantenedora que é a Galileo. Querendo ou não, se fosse possível uma autogestão da própria universidade isso já deveria ter sido feito nas profundas crises que antecederam este caos que está. Não temos aulas, não temos campus, não temos condições físicas e agora até psicológicas de ter aulas, enfim, temos uma descontinuidade de nossos estudos. Basta ler as postagens e comentários deste blog, que qualquer um perceberá o “elevado risco iminente de descontinuidade da oferta da educação superior”. Pelo acima exposto, há os requisitos para a transferência.

    Assim sendo, a transferência assistida está ao nosso alcance, vamos nos unir para termos nosso direito constitucional à educação garantido.

    Quem estiver interessado vai deixando seu e-mail para nos contatarmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Estou super interessado nessa transferencia assistida! Não aguento mais essa porcaria! Estou no ultimo periodo... Perto de se formar e nada, nada, nada!

      luke_1090@hotmail.com

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. michellyalbuquerque23@hotmail.com

      Excluir
    5. Felipe, tenho interesse em concluir a faculdade, seja na UGF ou em outra IES, entretanto como estou no último período e não sei como realmente ficaria minha grade curricular com a transferência assistida, pois na verdade a lei não deixa claro e sabemos que as leis brasileiras na maioria dos casos são ambíguas, vou deixar meu contato para a ação, entretanto, se eu tiver a obrigação de voltar vários períodos vou ter que analisar com calma em qual instituição irei estudar.


      Email: rafaela_pinheirogil@yahoo.com.br

      Excluir
    6. Tenho muito interesse em participar dessa transferência.

      lunnasalvatore77@gmail.com

      entre em contato por favor.

      Excluir
  10. Caríssimos professores (já é desespero de aluno): suplicamos que terminem apenas o 2º (segundo) semestre _ 4 (quatro) meses, se muito (deverá haver perdas com a reposição das aulas perdidas). Mais nada, só isto!

    ResponderExcluir
  11. Felipe deixo meu e-mail daimler_arcenio@hotmail.com p/ nos unirmos e corrermos atrás de nossos direitos. Assim como os professores não podem ficar sem salários, nós alunos tbm não podemos aceitar perdermos semestres, dinheiro e sonhos investidos.

    ResponderExcluir
  12. DOS DOCENTES AOS ESTUDANTES
    Prezad@s estudantes;

    Somos seus professores. Temos todo interesse em iniciar o semestre 2013.2 e garantiremos a conclusão dele, vindo a ser iniciado. Não admitiremos que permaneça a violação dos seus e dos nossos direitos.

    Direção ADGF



    ai eu pergunto a quem escreveu este post , se ta todo mundo saindo da gama filho , os alunos nao querem pagar mais... quem vai pagar ??? voces querem começar o segundo semestre será mesmo ? se quizessem nao deixariam que os poucos que pagam a faculdade no sacrificio e ajudam voces irem embora... voces tem direitos , nós tambem temos , queremos nossas aulas , isso vai virar um braço de ferro ? voces nao dão aula , nós alunos nao pagamos... iai ????

    ResponderExcluir
  13. Alguém conhece algum aluno que já o apoio do MEC para tranferência, será mesmo que irão nos colocar no mesmo nível que estamos na UGF. Eu por exemplo, faltam 2 matérias pra eu me formar...outra faculdade vai receber na mesma condição? Os parágrafos não estão muito claros correlação a transferência assistida, aparentemente não garante a que nos manteremos no mesmo status para graduação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu postei só a parte que dá brecha para a gente tentar a transferência, mas no restante da portaria do MEC diz que a universidade que nos receber tem que respeitar nosso período cursado, aliás, um dos incisos do artigo 1º diz que o objetivo deste ato normativo é assegurar o aproveitamento dos estudos realizados. Enfim, temos que tentar.

      Excluir
    2. Felipe, o que temos que fazer para conseguimos essa transferencia assitida??? Tambem so tenho 3 matérias para concluir o curso.

      Excluir
  14. Sou aluna bolsista do prouni e tbm tenho interesse na transferência assistida apamribeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, assim que eu tiver material para a ação, entro em contato com vocês!

    ResponderExcluir
  16. meu e-mail: azedosoares@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. os curriculos são diferentes de instituições diferentes.

    NENHUMA universidade vai aceitar os alunos NO MESMO PERIODO.

    ACORDEM!!!

    Isso é considerado pelo MEC como lavagem ou "esquentamento" de curriculo.

    Se fosse assim, qualquer zé mané faria uma faculdade de merda tipo CCAA e depois, no ultimo periodo, se transferiria para a UFRJ, ou PUC ou IBMEC ou FGV e, fazendo só algumas poucas disciplinas, teriam seu diploma expedido por essas universidades de ponta.

    Deixem de ser bobos. Um amigo mau já se transferiu e ele terá que ficar mais 3 semestres (1 ano e meio) só para cursar disciplinas que não existiam no curso dele e existem no curriculo da faculdade que ele foi.

    Ao se transferir, vc fica mais tempo pra se formar.

    Acordem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então diz para os alunos exatamente o dia que a greve vai acabar. Este periodo já foi -teoricamente- perdido, se não houver o próximo já foram dois parados então no caso ter que fazer três a mais sendo qeu teria ficado parado dois, não é tão prejudicial assim. Se a greve durar - teoricamente - mais dois semestres, quem se transferiu agora e terá que fazer mais três, terá tempo de compensar as matérias e começar junto com quem ficou, assim não saiu perdendo concorda?

      Sinceramente o que você quer que os alunos façam? Que fiquem de braços cruzados pagando por algo que não tem? Esperando por algo que é incerto de começo? O problema é dos professores, não dos alunos.

      Excluir
  18. Por isso o nome é TRANSFERÊNCIA ASSISTIDA, e só ocorre em casos específicos.
    Leia a Portaria, e reveja seu conceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe,

      se vc se transfere, vc ganha isenção de disciplinas as quais tem similaridade das já cursadas por vc em outra instituição.

      Só se isenta Banana se vc cursou Banana ANTES.

      Não dá pra se isentar Banana se vc cursou Maçã ou Kiwi ANTES.

      Só se isente com similaridades. Os curriculos sendo diferentes, como irão isentar ou dizer que vc cumpriu os créditos minimos pra se graduar, se na verdade, vc NÃO CUMPRIU pois não cursou as disciplinas daquela instituição.

      Entendeu agora?

      Maçã só isenta Maçã.

      Se uma disciplina é diferente, vc NÃO TERÁ ISENÇÃO da mesma.

      Excluir
    2. Eu entendo o que você quer dizer, mas ao meu ver, a portaria foi criada justamente por isso. Se não houver diferença entre Transferência assistida e a transferência normal, que já existe, para quê iriam criar esta portaria?

      Por exemplo: eu curso Direito, umas das matérias é Introdução à Economia, mas na universidade X, o nome desta mesma matéria é Economia no Direito, o conteúdo é o mesmo, porém, como muda o título, a universidade X não aceita e te faz pagar tudo de novo. Esta prática é usada para forçar o aluno à não fazer a transferência.
      Eu entendo que a portaria que regula a transferência é justamente inibir esta prática.

      Entendeu agora?

      Excluir
    3. Felipe, na verdade a análise curricular compara as ementas, não os nomes. Se as ementas forem semelhantes pode ter isenção de matéria. Por exemplo, eu me transferi para a Santa Ursula e como já fiz Resistencia de Materiais 1 e 2 na UGF que na Santa Ursula se chamam de RESMAT 1 e 6, mas como as ementas se assemelhavam ganhei a isenção. Nas engenharias lá na USU estão fazendo equivalencia de grade mas tem 10 matérias qua não existem na UGF então comecei por estas.

      Excluir
    4. Saca sóh:

      Existe uma norma que não permite que um aluno se transfira e tenhaum aproveitamentomaior do que 40% da grade curricular da instituição presente.

      Isso ocorre pois se não haveria a "lavagem de diploma" ou o "esquentamento" de diploma.

      Seria fácil: seria só um aluno fazer uma faculdade chulé da vida, e depois, no ultimo período, se transferir para uma de ponta como a PUC, IBMEC, FGV, etc. e ai o diploma seria expedido por essa faculdade de ponta.

      isso não existe em lugar algum.
      O kara não pode fazer 3.5 anos de Comunicação social FACHA e depois querer se formar pela ESPM.
      Não dá pra fazer 3.5 Anos de Administração ou Direito no CCAA e depois querer se transferir para a FGV ou IBMEC e ficar com o diploma de láh. NENHUMA faculdade aceita isso e há uma lei que não permite que as faculdades não aceitem mais do que 40% de isenções.

      OK. Mediante isso, SE e somente SE houver a possibilidade de transferencia assistida, com o apoio do MEC, será TALVEZ esta norma que será quebrada.
      APENAS ESTA.

      Ou seja, vc poderá termais do que 40% de aproveitamento. E isto é apenas uma hipótese, pois nenhuma faculdade será obrigada a fazer isso. Ela apenas terá a PERMISSÃO para quebrar esta norma, e não a OBRIGAÇÃO.

      MAAAAAASSSSS isso não quer dizer que vc irá se formar no mesmo tempo, pois os CURRICULOS SÃO DIFERENTES de uma faculdade para a outra.

      Ou seja: vc até pode ter um aproveitamento maior de isenções (caso a outra universidade aceite,é claro), mas terá quecursar as disciplinas DIFERENTES e INEXISTENTES de sua faculdade anterior.

      Isso ocorre em todas as faculdades do mundo inteiro, pois OS CURRICULOS SÃO DIFERENTES.

      Entendeu agora?

      Se se transferir, independente da circusntância ou ano, o vc terá que ficar mais tempo para se formar, pois terá que cumprir disciplinas novas.

      Afinal de contas, como vc mesmo observou, estamos em um mercado capitalista. Vc acha que alguma faculdade vai querer alunos se formando por ela (expedição de diplomas a torto e a direito) se ganhar nada com este aluno? Claro que não!

      Ela vai segurar o que puder esse aluno, seja por disciplinas, seja por créditos.

      Fique ligado!

      Excluir
    5. Eu entendo o que você está querendo dizer, mas acho que você está se referindo ao âmbito geral, e não no caso de descredenciamento da IES ou extinção de curso. Claro que se pudesse fazer isso a torto e direito, todo mundo iria fazer como falou, cursar em qualquer faculdade e quando estiver perto de se formar ir para uma melhor para ter seu diploma expedido por ela. Mas esse não o nosso caso, e nem o caso daqueles que são contemplados com a Política de Transferência Assistida.

      De qualquer forma, é muito relevante termos essa discussão, para ampliar nossos horizontes. Pode até ter norma que coíba a transferência no caso de já ter cursado 40% do curso, mas existem outras normas também, e o ordenamento jurídico deve ser interpretado de forma sistêmica.

      Por isso ainda estou pesquisando para ver a melhor forma. Se vão nos formar no mesmo tempo ou não, eu não sei, mas vou tentar tudo que for possível, porque parado esperando eu não fico mais!

      Excluir
  19. Alguém sabe o a data que iniciou as aulas 2013/1 a data que deve a greve a data que voltou e terminou o semestre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho muita certeza mas o inicio era para ser acho que no dia 04/03 mas só começou dia 10/04 e o semestre terminou no final de julho

      Excluir
  20. Quando há greve na UERJ, e sempre há greve lá, eles repõe nas férias. Meu amigo teve aluna em Janeiro e fevereiro deste ano para repor a greve de 2012.

    Apesar de o que está ocorrendo conosco é maligno e prejudicial a todos, isso não é (infelizmente) nenhuma novidade na área acadêmica.

    tenhamos paciência. E revolta também.
    Contra a GALILEO, é claro, que são os merdas que nos deixaram nesta merda atual.

    ResponderExcluir
  21. Esse é o email do Responsável por tudo isso: ALEX PORTO:

    'alexporto@galileoeducacional.com.br'

    Mandem as sugestões e reclamações para ele...

    ResponderExcluir
  22. Eu tbm cansei da gama e desse sofrimento ...já separei meu material para dar inicio judicialmente contra o MEC e Galileu ainda essa semana!

    ResponderExcluir
  23. Filipe, tenho muito interesse na transferência assistida.
    Lidianeverissimo@gmail.com

    ResponderExcluir