quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

EM DEFESA DA UGF

Toda Universidade é um patrimônio da sociedade. A sociedade brasileira é co-criadora das universidades que temos. Se a política do Estado é manter 73% dos estudantes universitários em estabelecimentos privados, as condições para tanto precisam ser dadas. As Mantenedoras têm responsabilidades, que precisam delas ser exigidas. O Estado tem responsabilidades e a sociedade a ele tem que exigir.

É dever do Estado garantir o acesso à educação superior, nas formas da Lei;

É dever do Estado assegurar que havendo concedido direito de Mantença, sejam criadas condições para o seu exercício;

É dever do Estado zelar para que os estudantes e seus familiares, que escolheram estabelecimentos de ensino para sua educação, tenham a conclusão e a regularidades dos cursos asseguradas.

Por estas razões, a Comunidade Acadêmica da UGF é favorável à manutenção da instituição, a construção de mecanismos de controle social da Mantenedora para que o exercício regular da vida acadêmica possa ocorrer.

A Comunidade Acadêmica da UGF não apóia, de forma alguma, qualquer medida que prejudique a sobrevivência institucional, ponha em risco postos de trabalho de docentes e funcionários, ou ponha em risco a regularidade do exercício acadêmico dos cursos!

Não seja o MEC quem, ao invés de favorecer a vida acadêmica de qualidade, a venha prejudicar ou periclitar. Que o MEC favoreça ao controle social das Mantenedoras e estimule o bom exercicio das atividades acadêmicas!

A Universidade Gama Filho é parte do patrimônio cultural do Rio de Janeiro, e relevante estabelecimento de ensino do País. Que o MEC favoreça a continuidade dessa história!

6 comentários:

  1. Se existe alguma coisa que prejudique a UGF, essa coisa se chama Galileo!

    ResponderExcluir
  2. Controle social de um negócio privado? Patrimônio cultural do Rio de Janeiro? O Rio é uma das cidades culturalmente mais rica do mundo e vocês dizendo que aquela espelunca de campus de uma universidade privada que tem a 3ª greve em 11 meses é patrimônio cultural do rio de janeiro? Vocês estão loucos. A UGF é a vergonha do Rio de Janeiro, é motivo de piada. Tem que ser fechada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, eu tb acho que não tem mais salvação a UGF, com Galileo ou sem, os danos são muito grandes. Mas a UGF tem historia sim no Rio, afinal essa foi uma das razoes que me fez optar por ela, nosso azar foi os larapios da Galileo. Mas faz o seguinte, independente do que aconteça vai embora da UGF, e deixa quem ainda tem esperança em paz.

      Excluir
    2. Temos que acreditar sim, na salvação. São 74 anos de história e não pode ser perdida. Que o MEC apresente uma solução sem a GALILEO.

      Excluir
  3. Jorge, sem briga. Vamos lutar para que nao joguemos no lixo os periodos estudados até aqui. Transferencia assistida não é simples como se imagina. Demora e requer aprovação (prova) para a nova universidade. Apesar dos pesares, a UGF tem boa avaliação, bons professores e história. Sei que isso nao "enche barriga", mas acho que vale a pena lutarmos por nós, não por ninguém.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Me irmano com meus colegas esperançosos. A situação é lamentável, mas, precisamos acreditar em uma solução para este problema. Fizemos um investimento muito grande para agora ser simplesmente jogado fora.

    ResponderExcluir