terça-feira, 31 de dezembro de 2013

2013/2014: O ANO VIRA E NOSSA VIDA ESTÁ VIRADA - SEM SALÁRIOS, SEM AULAS - COM MUITAS LUTAS! NÃO AO DESCREDENCIAMENTO DA UGF!

 QUE BRASIL É ESTE?
PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA UGF PASSAM FOME COM OS SEUS FAMILIARES

Aos Membros da Comunidade Acadêmica da UGF (Docente, Discentes e Funcionários),
Aos Familiares de Funcionários e Pais de alunos da UGF
Aos Moradores da Cidade do Rio de Janeiro

No dia 27/12/2013 enviamos uma carta para o Sócio-controlador da Galileo Educacional, Dr Adenor Gonçalves dos Santos, com cópias para os diretores Dr. Wanderley Mardini Cantieri e Dr. Alex K. Porto, pedindo para que a mensagem também fosse transmitida para todos os outros diretores do grupo.

Em um breve resumo do que foi escrito nesta carta, cobramos o posicionamento da mantenedora com relação à situação em que chegamos neste momento, no qual nos encontramos: (1) SEM SALÁRIOS DE DIVERSOS MESES [SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO E VENCENDO DEZEMBRO DE 2013 (08/01/2014)]; (2) SEM 13º SALÁRIO; (3) SEM PERCENTUAIS DE SALÁRIOS DE JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2013; e (4) SEM O 1/3 DE FÉRIAS DE 2013. É importante lembrar que diversas famílias estão passando NECESSIDADES para a compra de ALIMENTOS, pois não há mais dinheiro.

Para que nossas colocações fossem diretas nesta carta enviada, elencamos 8 perguntas que pudessem ser respondidas pelos diretores da Galileo Educacional, até mesmo para que pudéssemos tranquilizar os diversos funcionários, e suas famílias, neste momento difícil. As perguntas estão abaixo:

1) Sabemos que a questão salarial é a principal em toda a problemática. Diante disto, existem recursos para o pagamento de salários de Docentes e Funcionários?

2) Qual é a data real e final para o pagamento de todos os débitos destacados anteriormente? Lembremos que já foram dados 80 dias para que os recursos de pagamento fossem conseguidos.

3) Qual é a real vontade da mantenedora em continuar a frente do negócio?

4) A mantenedora deixará a intervenção ocorrer, bem como o descredenciamento da instituição? Se sim, qual o motivo?

5) Os prazos dados pelo MEC estão se encerrando. Quais serão os procedimentos adotados pela mantenedora neste momento? O pagamento, como sabemos, é a forma mais simples.

6) Quais são as ações previstas pela Mantenedora para que possamos recuperar a credibilidade que foi perdida?

7) Serão tomadas medidas de recuperação das instalações dos campi da instituição? Se sim, quais serão estas medidas e em que prazo?

8) Como estão sendo aplicadas as verbas angariadas com as mensalidades pagas pelos alunos? Os alunos estão fazendo os pagamentos!!

Infelizmente, chegamos ao dia 31/12/2013 (FINAL DO ANO) e não obtivemos NENHUMA RESPOSTA dos gestores para estas questões, a fim de que pudéssemos passar para a COMUNIDADE ACADÊMICA tranquilidade e segurança! O máximo que escutamos neste período foi: “ESTAMOS RESOLVENDO! TUDO DARÁ CERTO! ESTAMOS MUITO CONFIANTES”. Inclusive, foram mais de 3 MESES SEM NOS PAGAR para que pudessem resolver os problemas que teoricamente já estariam resolvidos, pois só dependeriam de AJUSTES, como sempre bem disse a direção da mantenedora! Somos PRIVADOS de qualquer tipo de informação realmente importante e relevante que esteja associada com a vida INSTITUCIONAL. Realmente tínhamos um canal de comunicação, no entanto, com o passar dos dias, observamos sua extinção por vontade dos gestores da GALILEO!

Vale expor aqui que na penúltima reunião que tivemos com o MEC em Brasília, perguntamos ao Secretário Geral de Regulação e Supervisão da Educação Superior sobre o projeto que a Galileo Educacional havia submetido ao ministério. Questionamos se os problemas que se apresentam hoje não poderiam ter sido identificados naquele momento da submissão dos planos e escutamos a afirmação de que este conjunto de planos e ações era EXCELENTE, haja vista que seu julgamento se deu por uma comissão altamente especializada! Tendo em vista isto, perguntamos se poderíamos ter acesso aos documentos e ao parecer dado pela comissão que analisou o projeto, mas este pedido nos foi negado! 

Vale ressaltar que de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LEI 12.527, de 11 de Novembro de 2011), é direito do cidadão ter acesso à informações que se fazem importantes para o seu interesse particular ou para um conjunto de pessoas, salvo os casos em que as informações sejam: (1) Sigilosas, quando considerada imprescindível à segurança da sociedade (à vida, segurança ou saúde da população) ou ao Estado (soberania nacional, relações internacionais, atividades de inteligência); e (2) Pessoais; e ambas devem ser protegidas e ter o seu acesso e a divulgação controlados. Neste caso, não se aplicaria nenhuma das duas categorias, uma vez que os interesses estariam associados também aos trabalhadores e estudantes que dependem desde grupo de mantenedores.

Desta forma, diante desta situação, podemos nos questionar se a decisão do MEC foi bem acertada, e se realmente este plano apresentado era realmente EXCELENTE! Começamos a pensar que este conjunto de problemas que vivemos hoje poderia ter sido evitado com uma melhor análise, responsabilidade e rigidez por parte do Ministério da Educação. Devemos deixar claro que a responsabilidade de aprovação da mantença de uma instituição é do MEC e deve ser monitorada pelo mesmo. Portanto, é óbvio que em casos de problemas, caberá ao MEC ter que tomar medidas que preservem a Instituição, os Funcionários e os seus Estudantes, e PRINCIPALMENTE, corrijam um possível erro em ter aprovado a mantença que temos nos dias de hoje na UGF.

Infelizmente não possuímos “poderes extra-sensoriais”, que consigam nos favorecer com a capacidade de adivinhar o que acontecerá ao futuro de nossa instituição, no entanto o SILÊNCIO os quais os nossos gestores nos impõem, nos leva a crer que há INCERTEZA!!

Não escrevemos, ou falamos, utilizando BOATOS e sim FATOS, que nos levam a crer que a FALTA DE RESPOSTA de nossos GESTORES nos apontam um NEGATIVO e PÉSSIMO futuro para a nossa UGF.

Não somos PEDINTES de repostas e sim TEMOS O DIREITO às respostas, que devem ser dadas URGENTEMENTE por nossos gestores! Temos o direito de saber TODAS AS INFORMAÇÕES, pois trabalhamos, cumprimos nossa parte no Termo de Saneamento de Deficiências (TSD), em que nos compete Ensinar, Pesquisar e realizar atividades diversas para que a universidade dê certo e possa se manter. Somos parte atuante do TSD assinado pela Galileo Educacional diante do MEC.

EXIGIMOS RESPOSTAS E EXPLICAÇÕES À MANTENEDORA!!!

Gostaríamos de deixar claro que fizemos TUDO o que foi possível para obter respostas e saídas para todos os problemas que surgiram diante da administração de nossos gestores (sócio-controlador e diretores), mas as informações são GUARDADAS AS 7 CHAVES e não são divulgadas.

Até o presente momento não optamos por escolher tomar medidas mais drásticas, que pudessem entrar em embate grave com a mantenedora, tendo a ideia de que poderíamos fazer com que a instituição pudesse caminhar sem problemas. A GREVE atual foi  ferramenta utilizada para que pudéssemos negociar saídas para os problemas, e é necessária para que possamos demonstrar o quanto não concordamos com nenhuma das atitudes administrativas que estão colocando a Universidade Gama Filho a perda.

Diante do comportamento silencioso da mantenedora, das ações de administração que se repetem seguidamente e dos elementos que ficam mais evidentes a cada dia, é inevitável, infelizmente, que comecemos a desconfiar dos reais propósitos e intenções que envolvem a mantença de nossa IES pelo Grupo Galileo Educacional.

Aguardando as devidas respostas aos nossos questionamentos, anseios, dúvidas e CLAMANDO POR SOCORRO aos que possam ajudar e de direito possam fazer as ações devidas,

Desejamos um Ano de 2014 com mais dignidade e respeito para todos,

ADGF e Comunidade Acadêmica.

40 comentários:

  1. Prezados Senhores;
    Juntos aos meus votos de um feliz e muito próspero ano de 2014, uma indagação: quer dizer que somente AGORA os senhores COMEÇAM a desconfiar que lidam com criminosos? Em 2012, ainda como docente desta IES, em assembleias, companheiros docentes riam-se às gargalhadas quando este que vos escreve mencionava o fato de que a cada concessão feita a bandidos como os da Galileo automaticamente eles nos faziam de seus cúmplices em seus projetos de formação de quadrilha, estelionato e apropriação indébita, principalmente em relação aos nossos alunos. Espero que 2014 ilumine vossos pensamentos para que não se tornem mais e mais próximos a legítimos malfeitores!

    ResponderExcluir
  2. Agora a ADGF colocou os pés no chão, abriu os olhos e viu que se trata de um bando de canalhas, safados, desgraçados e ladrões.
    Não sei se é cedo ou tarde mais me passa a idéia de que tinha algo mais do que uma simples relação de trabalho entre a Galiladra e a ADGF, assim como PM e Traficante que quando um passa o outro pra trás o PM prende o bandido.
    A diferença é que temos 10 mil alunos que não tem nada com isso e estão em maus lençóis.

    Parabens ADGF…..vocês agora sabem com quem estão lhe dando.

    Pai de uma aluna.

    ResponderExcluir
  3. ADGF teve respostas evasivas para perguntas idiotas. "“ESTAMOS RESOLVENDO! TUDO DARÁ CERTO! ESTAMOS MUITO CONFIANTES
    "Até o presente momento não optamos por escolher tomar medidas mais drásticas" Se vocês optaram por não tomar medidas mais drásticas, estão se cagando da mantenedora, então merecem a banana que receberam da mantenedora.

    ResponderExcluir
  4. Agora tremem de medo, acovardados sem salarios e cheios de incertezas, como vcs mesmo acabaram de dizer EVITARAM UM EMBATE. Tiveram todas as chances de alertar a situação caotica da UGF, mas se omitiram com a esperança no "canal de comunicações"' os pobres alunos sao bois de piranha e nem percebem, vao para as ruas se esgoelarem e implorarem por um serviço q estao pagando (e caro por sinal, tem gente q paga quase 4 mil reais pra ir a rua implorar por aula) enquanto a ADGF se esconde em assembléias improdutivas. Mal sabem eles q o desespero é tanto que se a Galileo oferece 10% de 50% do salario de outubro a ADGF vai acabar aceitando, as aulas retornarão com professores extremamente desmotivados, revoltados até, será uma correria desatada, um ensino precário, convenios todos rompidos, praticas em sala de aula, até o atraso da proxima parcela do pagamento ainda do ano anterior. E novamente os bois de piranha irão as ruas se esgoelarem mais uma vez.... O q há de se observar e que tem mta gente na luta mas nem todos estao lutando pela mesma causa, por isso sou a favor de quem puder se transferir q vá, e q venha a transferência assistida aos q nao conseguem por conta propria...

    ResponderExcluir
  5. TRANSFERÊNCIA ASSISTIDA JÁ !!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Nenhum professor aceitará mais migalhas.

    Ou pagam TUDO O QUE DEVEM, disse, TUDO e investem na estrutura e segurança para todos, ou então, FODA-SE GALILEO.

    Não serão mais aceitos 10% ou 20% de salário para comprar 2 Kg de arroz e 1Kg de feijão.

    Nem Boia Fria vive nessas condições...nem escravos viviam assim, pois apesar de tudo, tinham moradia e comida. Precária, mas tinham. E a GALILADRA não paga aluguel ou refeições para os professores e funcionários.

    CHEGA DE ESMOLAS.

    OU A GALILADRA PAGA TUDO ou vá tomar no cú. Ninguém mais vai voltar por trocados.

    E tenho dito.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber sobre as mensalidades do mes de janeiro, se as pessoas estão pagando ou nao ou se é pra pagar ne

    ResponderExcluir
  8. Que ninguém ainda tenha uma solução para o grande problema da Gama Filho dá para compreender... O que não dá pra entender é a falta de respeito sobre um posicionamento imediato. Alunos estão perdendo um tempo precioso de formação e professores passando por necessidades. Só falta apresentar meu TCC para me formar e nesse estágio não consigo transferência para outras instituições. Não consigo nem um documento para provar que estou cursando. Estava agendando o início da minha pós para janeiro e não vão me aceitar nessas condições. Precisamos de um plano imediato, enquanto essa coisa toda está sendo resolvida. O mundo aí fora não para não! Se não tem condições de atender, que os alunos sejam transferidos. Se não tem condições de pagar, que as ações trabalhistas façam justiça.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a ADGF por ter elevado o Tom e com isso o MPT-RJ terá muito mais subsídios para pedir a intervenção jurídica que é o todos nós sonhamos.
    Vejam meu ultimo parágrafo da denúncia ao MPT-RJ:

    Na certeza de que vossa excelência tomará as providências que se fizerem necessárias, para a apuração da existência ou não de algum deslize cometido pelo responsável ou responsáveis, pelo que se contém no presente expediente, aproveito o ensejo para apresentar os protestos da mais alta estima e respeito.

    Um forte abraço a todos.
    ALUNOS E EX-ALUNOS UGF TODOS UNIDOS POR UM ENSINO MELHOR!!!

    ResponderExcluir
  10. ADGF,

    Esses merdas não têm doutorado. Parem de chamar eles de Doutores.(sigla Dr.)

    Usar "Sr" já está sendo benevolente demais com esses caras....

    Doutor é quem tem Doutorado.

    ResponderExcluir
  11. Qual é a próxima data de promessa para pagamento dos salários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou professor e até o momento eles não deram NENHUMA DATA DE PAGAMENTO!!

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. ADGF, vocês fizeram acordos com esses bandidos, e agora? Cadê o maldito canal de comunicação? Expliquem para a famílias desses infelizes funcionários, jogados as traças desde setembro, como vão pagar suas contas. Quantas vezes aqui li, os dizeres:" voto de confiança", será possível que alguém em sã consciência pode dar voto de confiança para bandido?? Se as coisas chegaram nesse ponto, VOCÊS DA ADGF TEM SUA CULPA! Não enrolem mais as pessoas, deixem que procurem outros empregos, outras faculdades, porque isso aqui está fedendo, já virou defunto.

    ResponderExcluir
  14. RECEBI BOLETO COBRANDO O MÊS DE JANEIRO E DEIXO BEM CLARO QUE NÃO VOU PAGAR E VOU ENTRAR COM AÇÃO CONTRA ESSA COBRANÇA . ..O PERÍODO NÃO FECHOU E NÃO RENOVEI O SEMESTRE COMO PODE SER ISSO??????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso já ocorreu no semestre passado. O semestre não havia acabado, e a cobrança do semestre seguinte já havia se iniciado. Isso ocorre pois esta faculdade de merda é comandada por um bando de picaretas que ri da cara dos alunos. E tem idiota fazendo manifestação para que esta aberração univrsitária comandada por estelionatários continue viva. É muita burrice.

      Excluir
    2. Aberração universitária, muito bem colocado Jorge Messias.
      Decrescência essa porra MEC!!

      Excluir
    3. Se descredenciar, os documentos ficarão presos na IES e ninguém vai se transferir pra lugar nenhum. Ou vcs acham que a Galileo vai colocar uma secretaria funcionando só para isso? Tolinhos! Leiam esse caso de uma Faculdade de Brasilia que o MEC descredenciou esse ano, é exatamente o que vai acontecer conosco: http://noticias.terra.com.br/educacao/alunos-de-faculdade-descredenciada-pelo-mec-enfrentam-dificuldades,3ee7eb2119e71410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

      Excluir
  15. Gostaria de saber se exite um canal de comunicacao direta entre a ADGF e os alunos e pais de alunos.

    ResponderExcluir
  16. Que bom que abriram os olhos e viram quem são as pessoas do outro lado. Acho um insulto chamá-los de doutores, gestores, entre outros. O nomes deveriam ser outros, mas não vou perder meu tempo escrevendo isso aqui.
    Espero que depois dessa percepção tardia medidas mais enérgicas e acertadas sejam tomadas.
    FORA LADRÕES!!! FORA GALILEO!!!!

    ResponderExcluir
  17. Adgf, podem colocar que ninguém mais vai pagar merda nenhuma!!!

    Como disse o amigo Felipe, Galileo, peguem o boleto e enfiem no cu e rodem!!!

    Não vamos mais pagar!!! Janeiro não pagamos e nem pagamos mais um centavo enquanto o período não acabar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo!! eu tbm n vou pagar!!

      Excluir
    2. Depois de 3 greves em 11 meses, aquele lixo de campus, o mec, mesmo com toda sua inércia, a um passo de descredenciar a UGF, passou pela cabeça de vocês fazer mais algum pagamento ao grupo Galileo?

      Excluir
  18. Se descredenciar, os documentos ficarão presos na IES e ninguém vai se transferir pra lugar nenhum. Ou vcs acham que a Galileo vai colocar uma secretaria funcionando só para isso? Tolinhos! Leiam esse caso de uma Faculdade de Brasilia que o MEC descredenciou esse ano, é exatamente o que vai acontecer conosco: http://noticias.terra.com.br/educacao/alunos-de-faculdade-descredenciada-pelo-mec-enfrentam-dificuldades,3ee7eb2119e71410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuar pagando para ficar assistindo essa guerrinha entre professores e mantenedora é que não dá. Não seu o seu, mas meu dinheiro não dá em árvore.

      Excluir
  19. Colegas,
    Muito pior do que a GALILEO ou SUGF é a posição do Ministro da Educação Aluísio Mercadante.
    Não estou falando do MEC, pois é uma instituição importante para o Brasil. Falo de quem hoje a dirige, o Ministro Aluísio Mercadante.
    Esse ministro teve o disparate de dizer que o MEC não iria intervir para não criar precedente, ou seja, ele deu “Carta Branca” para quaisquer grupos de estelionatários assumirem as instituições de ensino, pois segundo ele, o MEC não irá intervir!!!
    Sendo assim, proponho que todos nós façamos uma campanha contra esse ministro e sua chefa imediata a Presidenta Dilma.
    Acredito que a única coisa que essa gente pensa é na imagem política e, é essa imagem que temos que atacar!!
    Vamos colocar na rede quem são eles!!! O que pensam e fazem com a educação no Brasil.
    Que tal levantarmos fundos para publicarmos em jornais?
    Somos 9000 alunos, se cada um colaborar com R$ 10,00, arrecadaremos R$90.000,00 para gastarmos em meios de divulgação.
    O DCE da UGF poderia alavancar essa campanha e gerir o dinheiro? Por favor, alguém do DCE se manifeste.

    Fora ALUÍSIO MERCADANTE!!!

    Vamos a luta!!! Nos Jornais e quaisquer outros meios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito bom, façamos das nossas palavras atitudes, vamos pesar a imagem desses senhores e senhora, a omissão e o desrespeito as leis são latentes.

      Excluir
    3. Excvelente ideia, vamos colocar para frente tenho conhecido em agencia de publicidade.

      Excluir
  20. ADGF presta atenção e vê se não induzem os professores ao mesmo erro do ano passado. É PARA PAGAR TUDO QUE DEVEM AOS PROFESSORES, POIS SE VCS ACEITAREM O PARCELAMENTO DESTA DÍVIDA VAI ACONTECER O MESMO, VÁRIOS DOS PROFESSORES SERÃO DEMITIDOS SEM VER A COR DA GRANA.

    E quanto as condições de trabalho, segurança e higiene?

    ResponderExcluir
  21. ....e quanto a qualidade das aulas? Vai ser a mesma porcaria que foi este ano?

    ResponderExcluir
  22. Prezados,

    Um de meus alunos fez algo bem interessante!!! Prestou queixa contra a Galileo Educacional na Delegacia do Consumidor que fica na Gávea!!

    Este aluno colocou no registro de ocorrência os nomes Adenor Gonçalves, Alex Porto e Wanderley Cantieri.

    Sugiro que mais pessoas vão até lá, uma vez que se houverem mais denúncias, os mesmos já cairão em investigação, e consequentemente poderão ter a prisão decretada!!

    Estão cometendo um crime Cível e do Consumidor!!!

    Com tudo acertado ele foi ao Juizado de Pequenas Causas!!

    Na abertura do registro de ocorrência ele colocou como endereço a rua 7 de setembro, 66, centro do RJ. Do 8o ao 13o andares.

    Façam a mesma coisa, uma vez que muitos já podem ir presos agora!!!!

    Inclusive nós, professores, devemos fazer isto!!! estou entrando com queixa na delegacia, uma vez que quero deixar o a denúncia bem embasada no Ministério público do trabalho!!

    Já estou aproveitando para denunciar o nosso próprio RH tb, por conta das diversas irregularidades cometidas em demissões e problemas em carteiras de trabalho!!

    Vamos ver agora se os "doutores" não vão ter um pouco de dor de cabeça???

    Saudações com bastante ÓDIO destes bandidos!!!

    Jorge Ramos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boaaaa!!!!

      Gostei muito da ideia Jorge!
      irei lá hoje mesmo.

      Excluir
  23. Ideia: Os alunos podem fazer grupos inteiros para ir até lá!

    logo que a policia chegar para prender esses merdas da Galiladra, duvido que as coisas não se resolvam.

    Eles já têm o dinheiro para pagar a muito tempo, mas estão ganhando juros milionários as custas dos professores, funcionários e alunos.

    Estão fazendo todos de trouxas.

    Como diz o Alborguetti: CADEIA NELES!!!!

    ResponderExcluir
  24. Noticia séria agora:

    20 parentes da Galileo, digo, 20 bandidos invadiram o Campus Piedade.

    Arrombaram quiosques e lojas, roubaram computadores dos laboratórios.
    Só havia 1 segurança. A policia foi chamada.

    Os parentes, digo, os ladrões fugiram largando computadores pela rua. Houve troca de tiros.

    GALERA, A HORA É AGORA. TEMOS QUE BOTAR PRA FUDER!

    VAMOS PRAS RUAS! VAMOS PARA AS DELEGACIAS DO CONSUMIDOR, VAMOS PRA PORTA DO CANTIERI E ALEX, VAMOS NOS MEXER ANTES QUE NOS MATEM!

    Ou perderemos tudo.

    VAMOS REAGIR! AGORAAAAAA!!!

    ALGUÉM AINDA TEM DÚVIDA QUE A HORA É AGORA!???!!!???

    9.000 NAS RUAS CONTRA A IMPUNIDADE, INJUSTIÇA, INÉRCIA DO MEC E CONTRA OS CRIMINOSOS DA GALILADRA.

    DIA 07/01.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porquê o CAMED, CAENG ou ADGF não divulgaram essa notícia ainda?
      Como fazemos para saber se isso procede e se realmente aconteceu, como faremos para saber dos prejuízos?

      Excluir
  25. O Alex porto está ca** ndo e andando pra tudo isso. Você sabiam que ele é dono de um escritório de advocacia? Pois é...pesquisem por PORTO FARIAS & ADVOGADOS ASSOCIADOS

    ResponderExcluir