quinta-feira, 4 de abril de 2013

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS: SOBRE OS PAGAMENTOS

Até o momento, 16h00, apenas um professor da UGF, dentre os que se comunicaram com a ADGF, indica não haver recebido ainda uma segunda parcela do montante indicado no Termo de Compromisso da Galileu.

Vale, aqui, algumas observações gerais:

1. O Termo de Compromisso indicava o pagamento efetuado aos 2/4; o pagamento se estendeu até o dia 4/4!

2. O Termo de Compromisso está dirigido às duas instituições, UGF e UC, no entanto apenas os professores da UGF estão a receber, a Galileu ainda não recebeu a Comissão de Docentes da UC, o que a ADGF julga oportuno e necessário, até mesmo porque o cenário de ensino de ambas instituições, ainda que irregularmente, conta com trânsito de docentes. Há, pelo menos, 129 docentes da UC que lecionam na UGF!

3. O Termo de Compromisso prevê, ainda, o pagamento de 70% do salário de março a ser pago amanhã, 5/4, quinto dia útil do mês. Esta é uma medida extremamente necessária à Galileu para, mais uma vez, se redimir do problema de credibilidade!

28 comentários:

  1. Essa conversa que "prometeram pro dia 2 mas só pagaram dia 4 então não cumpriram o acordo, logo as aulas não vão iniciar dia 8" seria muito preciosismo, prá não dizer sacanagem ou babaquice. Inclusive a Galileo emitiu uma nota se desculpando e explicando as razões operacionais. Aí, eu que até aqui apoiei essa greve, não vou mais apoiar porcaria de movimento nenhum. Se cumprirem o acordo, DIA 8 é DIA DE AULA. CHEGA de conversa, manifestação, discurso e BLÁ BLÁ BLÁ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo, ficou clara a boa vontade da Galileu

      Excluir
    2. Prezado...

      Em primeiro lugar, é bom deixar claro que o combinado era o cumprimento das parcelas do dia 2/04 e 5/04. Isso ainda não aconteceu.

      Em segundo lugar, o que você chama de "Blá, Blá, Blá" é a luta pelo cumprimento do que há de mais básico na lei trabalhista: pagamento de salério!

      São três meses de salário atrasado!!!! Não estamos pedindo favor, ao contrário, estamos sendo condescendentes em aceitar voltar a trabalhar sem tudo quitado.
      Você faz ideia do que significa 3 meses sem receber???
      Espero que não precise passar por isso na sua vida profissional.

      Excluir
    3. Professora, a senhora não entendeu, então vou repetir: SE o acordo for cumprido pela Galileo, Dia 8 é Dia de Aula!!! Mais do que isso é blá blá blá mesmo, pois se não era um bom acordo, não deveriam tê-lo aceito. Quanto a ficar três meses sem salário, realmente nunca passei por isso, pois sou engenheiro e professor concursado com duas matrículas. Mas como professor da rede privada, quando atrasaram meu salário por 37 dias pedi demissão e busquei meus direitos na justiça. Mas tanto faço ideia do que seja isso que, mesmo pagando 4 mensalidades, inclusive abril sem aulas até agora, apoiei a greve dos senhores.

      Excluir
    4. Arnaldo, parabéns pela sua colocação! Acho que antes de reclamarem precisam esperar o cumprimento do acordo e não ficar aqui de BLÁ BLÁ BLÁ!!!!Eu tb apoiei a greve até agora, mas caso eles cumprão com o acordado, ficar aqui reclamando é sim BLA BLA BLA, Vcs senhores professores estão sem receber a 3 meses e nós aluno pagamos 4 meses e estamos sem aula.......então queremos tb um pouco de compreensão.....

      Excluir
    5. Corretíssimo Arnaldo,aí é uma IES privada e não publica.Estou adimplente com a UGF e não estou tendo o serviço que deveria ser prestado em função dos professores paralizarem as atividades.O acordo aprovado em Assembléia foi o cumprimento do pagamento pela mantenedora da 1ª etapa já realizada e a outra amanhã.Ponto final... aulas devem começar dia 8 de abril cumprimendo assim o Termo de Compromisso,porque se for diferente não deveremos mais ter credibilidade nos professores que tanto apoio e compreendo.Estou me sentindo cansada com estas picuinhas .

      Excluir
    6. Vcs estão tendo a postura que a Galileo quer, ou seja, ficar contra os professores e cortar o apoio à greve. Sou aluno, paguei todos os meses em dia e torço para que as aulas retornem. Não podemos culpar os professores por isso, quem está errado nesta estória e criou todo o caos é a Galileo, que recebe dos alunos e não paga os funcionários.
      Se não tem grana para assumir as dívidas, porquê comprou o Grupo Galileo? Ninguém compra carro sem verificar se há multas e IPVA's pendentes.
      Há professores que dependiam 100% do salário da UGF...imagina ficar 3 meses sem salários e receber sem juros ou correção nenhuma? Alguns tiveram que recorrer a emprestimos, cheque especial, cartão de crédito...e quem vai pagar os juros?

      Excluir
    7. Prezado aluno engenheiro e concursado:

      Eu também tenho outro emprego, mas gosto de lecionar e gosto da Instituição para a qual me dediquei por tantos anos.
      Então, vamos tentando, dando votos de confiança...

      Além disso, nem todos podem ou cinseguem outra colocação no mesmo nível (devido aos anos de dedicação) em outra Instituição com tanta facilidade... O mercado da docência do ensino superior é extremamente concorrido e raramente abre-se vagas na rede pública para os grandes centros.
      É uma inversão de valoree, poir trata-se de uma profissão que requer dedicação, doutorado e aprimoramento constante. Mas deixemos isso de lado, por enquanto...

      O fato é que nem todos podem simplesmente arrumar outro emprego com facilidade. E os que têm mais de uma fonte de renda, mesmo assim, se sentem no direito de lutar por seus direitos, pois isso é assegurado por lei.

      E, seguindo a sua lógica, em vez de negociar e lutar por seus direitos, os professores deveriam, então, deixar a faculdade, pois estão insatisfeitos, né? Nesse caso, a situação seria bem mais complicada para os alunos do que uma greve...

      Enfim, o que eu realmente não aceito é que se minimize o que representa a luta dos professores por seus salários, que vai muito além disso: trata-se de envolvimento em causas coletivas, de postura cívica.

      Se cumprirem tudo o que foi prometido até amanhã (que foi a data determinada pela própria empresa) os professores devem voltar, sim... não sei qual a discussão em torno disso (isso sim é blá, blá, blá). Mas haverá estado de greve a cada parcela não cumprida...
      Acho que o que alguns não entendem é que tanto professors quanto alunos estão sendo prejudicados, de forma diferente. E a única responsável é a Instituição, não os professores...
      Concordo com o seu posicionamento, Marcos.

      Excluir
    8. ok 4 meses sem receber, ok, mas diz ai, deu quantas aulas nesses 4 meses?

      Excluir
    9. Meu Caro,
      A pergunta é tão insana que não merece resposta.
      Porém.... Faça um esforço para entender: a greve começou quando já havia 2 salários atrasados. Antes estávamos de férias... Além dos salários atrasados, já havia duas férias vencidas que não foram pagas...
      Entendeu???

      Excluir
  2. Sou docente da UniverCidade e tive a infeliz surpresa de verificar que a palavra não faz parte do dicionário desta empresa, que atualmente toma conta da UniververCidade e UGF, infelizmente semana passada ao receber a proposta do termo de compromisso, que era aplicável as duas instituições, acreditei e retornei as aulas, dando um voto de confiança e querendo tirar a água que o barco que nossas instituições estão fazendo há pelo menos um ano e meio, na minha visão e acreditando na ideia principalmente da comissão docente, passei a acreditar que podíamos dar a volta por cima, como resposta obtive a falta de pagamento.
    Peço que reflitam e não encarem os colegas da UC como adversários, ou pobre coitados, estamos todos sob o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  3. Sou professor da UGF e ministro aulas apenas nesta IES. Entretanto a CTPS é assinada pela ASSESPA. Ou seja, sou da UGF e não fui contemplado pelo pagamento do acordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora terão que se envolver com todos os profissionais insatisfeitos que são empregados da empresa.Pelo amor de Deus tenham foco e trabalhem em direção do que estão reivindicando e acordado em reuniões.Não aguento mais ficar sem aula.

      Excluir
    2. Prezada,

      muito ruim ficar sem aula - pior ficar devendo aluguel, cartão, contas de consumo etc e depender da ajuda dos parentes e amigos. Se a senhora souber de alguma outra opção aos TRABALHADORES lesados para negociar com a mantenedora, compartilhe conosco. Não estamos em greve porque queremos, mas porque não há outra opção. O que estava acordado era o pagamento dos 70% + 50% ontem, o que não ocorreu com todos.

      Excluir
    3. Pelo que me consta foi somente 1 professor da UGF que ficou sem pagamento por questões que desconheço.Eu também estou com dívidas, em função de priorizar o pagamento da UGF referente aos 4 meses e sem ser atendida no serviço.Como é que os senhores querem que eu me sinta.Me calei até agora apoiando os manifestos de vocês mas chega né gente!
      Eu não tenho professor uma opção para dar ao senhor,sei da minha experiência, que quando não estou satisfeita em alguma empresa peço minhas contas.Infelizmente o mercado funciona desta forma.

      Excluir
    4. Prezada,

      leia com atenção: há professores que trabalham na UGF mas são contratados pela UC, e não receberam pagamento. E onde a senhora acha que um professor encontrará trabalho no meio de período letivo? Muitos de nós trabalhamos apenas na UGF por força de contrato RTI e não temos outra fonte de renda. Já vi que a senhora não tem a devida compreensão dos fatos e/ou não consegue se sensibilizar. Uma pena. São os tempos em que vivemos - é normal ver um pai de família ficar sem salário e ainda ficar com raiva dele por requerer seus direitos.

      Excluir
    5. Prezada Rita,

      Acho que suas reivindicações seriam perfeitas se fossem direcionadas à Galileo, que é a responsável pela situação. Dirija-se a eles... Cobre da Instituição o que eles fazem com o dinheiro que você paga... Seria uma pergunta justa, não acha?

      Quanto ao funcionamento do mercado, você está se referindo ao Brasil? Pois no país que eu vivo, as coisas não são tão fáceis assim...

      Excluir
    6. Sra. Rita Ritonha, a Sra. disse: "...que quando não estou satisfeita em alguma empresa peço minhas contas.Infelizmente o mercado funciona desta forma."

      E eu lhe digo, só se joga pra trás quem tem quem o apoiei.

      Excluir
    7. Como foi dito acima "E onde a senhora acha que um professor encontrará trabalho no meio de período letivo?", eu pergunto: ONDE ENCONTRAREI VAGA PARA SER TRANSFERIDA NO MEIO DO ANO LETIVO? Bem que eu queria ir para outra faculdade, mas infelizmente NO MEIO DO ANO LETIVO NÃO DÁ.....

      Excluir
  4. No dia que "não receber salários" for pior que "pagar mensalidades pra nada", eu vou entender realmente a intenção desta greve. Eu sou aluno da UGF. Ai, o pagamento da UNIVERCIDADE não saiu... por mais que exista professores que ministrem aulas em ambas universidades, eu tenho que aceitar e enxergar sentido nessa greve? Com certeza, num primeiro momento, vão dizer que estou sendo egoísta, mas pros alunos da UGF, essa greve já perdeu o sentido. Se isso foi estratégia ou não do grupo Galileu, não me interessa mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou aluna mas é óbvio e claro como água que "não receber salários" É SIM PIOR do que "pagar mensalidades para nada". Meu Deus, que egoísmo é esse? Se você paga as mensalidades e não recebe aulas, é claro, você está sendo gravemente lesado. Mas se você não recebe o seu salário, você está sem seu sustento! Se tem filhos, eles não terão O QUE COMER! É tão difícil entender isso e se solidarizar pela causa dos professores? Guarde sua revolta para a Galileo, ela é real culpada, e não trabalhadores que estão no direito deles! Não fale em nome dos alunos da UGF não senhor: a greve NÃO PERDEU o sentido de forma alguma para a maioria dos alunos, e você tem que aceitá-la e enxergar sentido nela SIM porque é um direito conferido por LEI aos trabalhadores.

      Excluir
    2. Parabéns, Roberta!
      Pelo sua postura cívica, esclarecimento e postura solidária.
      É difícil, hoje em dia, encontrar aqueles que enxergam além do próprio umbigo.
      Parabéns também pela forma de se expressar e pela compreensão ampla dos fatos, que repercutem, inclusive, no bom aproveitamento dos alunos, a partir das condições propiciadas pela Instituição.

      Excluir
    3. E você professora esta sendo tão solidária e cívica assim ?

      Excluir
    4. Sim estou, tanto que estou em greve pelo direito de ressarcimento pelo meu trabalho. Afinal de contas pago a faculdade do meu filho e este teve que trancar matrícula por falta de pagamento.

      Excluir
  5. Se não cumpriram o acordo totalmente, então o acordo não foi cumprido. Em nenhum momento foi decidido que o pagamento seria feito pra apenas uma parcela dos docentes.
    A greve tem o meu total apoio.
    Não podemos nos dar ao luxo de dividirmos as forças, pois é o que a Galileo quer.
    Se dermos pra trás e começarmos as aulas no dia 8, sem os professores terem recebido o que são de direito deles, estamos dando um tiro no pé.
    O não cumprimento dos prazos de pagamentos prejudica todo um acordo e nos faz acreditar que nos meses seguintes, os pagamentos dos salários não serão pagos em dia.

    Essa palhaçada dessa administração da Galileo TEM QUE ACABAR.

    ResponderExcluir
  6. Quer dizer que nós alunos vamos passar um ano inteiro sofrendo ameaças de para não para de vocês professores? É isto que me parece.Já me sensibilizei demais por vocês,até porque a minha formação pessoal,profissional e espiritual me permite isso,mas também tenho que pensar nos prejuízos e preocupações da minha família que está pagando e não está tendo nenhum retorno e vocês ficam aí só colocando estes argumentos na nossa cabeça e ficamos como platéia. Problemas são inúmeros e devemos agir por etapas cumprindo também os nossos compromissos. Quero aula sim dia 8 conforme combinado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você pode pagar! Nem isso eu posso pois não recebo!

      Excluir
    2. Se você acha que as aulas começando dia 8 os problemas vão acabar, muda de faculdade. É uma atitude simples. Tenho certeza que os professores não precisam do apoio de uma pessoa com a sua mentalidade imatura e que só pensa no próprio umbigo.

      Ano passado houve paralisações e elas não foram o suficiente pra Galileo continuar sem pagar os funcionários. A administação da faculdade é a culpada nisso.

      Se fosse teus pais sem receber durante 3 meses, eu DUVIDO que a sua atitude seria a mesma.

      Excluir