sexta-feira, 5 de abril de 2013

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS: ESCLARECIMENTO BÁSICO

A dívida da Galileo com os docentes da UGF não é apenas as dos salários de janeiro, fevereiro e março de 2013. Ela inclui o não pagamento de 1/3 férias de 2011 e 2012, atrasos nos pagamentos do FGTS, do INSS, parcela do 13º de 2008 (arbitrado pela Justiça do Trabalho com multa de dano moral), não pagamento dos demitidos de 2011 e 2012, dentre outras.

Os docentes, em absoluta atitude de generosidade e bom-senso, pensando no benefício aos estudantes e no esforço para a elevação da qualidade e da excelência do ensino superior na UGF, aceitaram o Termo de Compromisso apresentado pela Galileo sob condições.

Ocorre que, por quaisquer que sejam as causas, os dois primeiros itens do Termo de Compromisso não foram devidamente cumpridos. E pior, aos 5 de abril de 2013, até 20h, ao menos 50 docentes presentes na Assembleia não haviam recebido todos os proventos parciais que estavam definidos naqueles itens.

Os docentes compreenderam que devem aguardar até segunda-feira, 8 de abril, para VERIFICAR SE, AO MENOS, OS DOIS PRIMEIROS ITENS DO TERMO DE COMPROMISSO ESTARÃO COMPLETADOS AINDA QUE NÃO SEJA NA FORMA ADEQUADA. 

Esta é uma condição necessária para que possa haver avaliação sobre o retorno às atividades acadêmicas, AINDA QUE COM GRITANTES PROBLEMAS!!!

Caso deliberem pelo retorno às aulas aos 9 de abril, cabe manter o aviso à comunidade acadêmica que OS DOCENTES DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO ESTARÃO EM ESTADO DE GREVE! Se novamente houver descumprimento do Termo de Compromisso da Galileo, haverá GREVE!!!

33 comentários:

  1. A única coisa a sé fazer é pedir transferência pq com essa instituição estamos perdendo tempo é dinheiro...lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ainda pode, eu estou no meu último período, com meu emprego em jogo por conta disso... se as aulas não forem retomadas na terça feira, estou entrando com um processo de perdas e danos contra todos os envolvidos, sejam quem for... acredito que antes de aluno, sou cliente, e o contrato de prestação de serviços educacionais não esta sendo cumprido... fui funcionário da UC e sempre foi um "parto" para se receber os pagamentos, e por isso saí fora de lá, mas me parece que os professores gostam de passar pelo que estão passando... porque passa ano e entra ano, esses problemas sempre acontecem e nenhum deles saem fora e vão lecionar em outra instituição. Entendo o monimento de greve, mas isso já mudou de perfil e virou chantagem com o lema só volto, se cumprir um item, dois itens, e a ética profissional, como fica? pra os problemas deles é que existe justiça trabalhista pra isso...Porque meu empregador falha comigo, não me dá o direito de ser omisso com meus compromissos, os aciono já justiça e procurou outro... simples assim.

      Excluir
  2. Eu estou no meu último período, com meu emprego em jogo por conta disso... se as aulas não forem retomadas na terça feira, estou entrando com um processo de perdas e danos contra todos os envolvidos, sejam quem for... acredito que antes de aluno, sou cliente, e o contrato de prestação de serviços educacionais não esta sendo cumprido... fui funcionário da UC e sempre foi um "parto" para se receber os pagamentos, e por isso saí fora de lá, mas me parece que os professores gostam de passar pelo que estão passando... porque passa ano e entra ano, esses problemas sempre acontecem e nenhum deles saem fora e vão lecionar em outra instituição. Entendo o monimento de greve, mas isso já mudou de perfil e virou chantagem com o lema só volto, se cumprir um item, dois itens, e a ética profissional, como fica? pra os problemas deles é que existe justiça trabalhista pra isso...Porque meu empregador falha comigo, não me dá o direito de ser omisso com meus compromissos, os aciono já justiça e procurou outro... simples assim.

    ResponderExcluir
  3. Fiz minha parte como aluno e contribuinte de um governo, acionei diretamente o gabinete do Ministro da Educação, Presidência da República (porque alguns pontos constitucionais estão sendo descumpridos) e o ao Procurador Geral de Justiça do RJ.

    ResponderExcluir
  4. Eu era aluno do Downtown fui transferido para piedade ( sem ter escolha , poi o campus acabou) depois de realizar a rematricula, pago minhas mensalidades em dia , ai a faculdade entra em greve e continuo pagando, porem nao venho aqui ninguem brigar pelos direitos dos alunos , apenas pelo nao pagamento dos professores ( que concordam que se trabalham tem que receber), mas poucos professores reconhem que os alunos estao passando por dificuldade parecida, pois dinheiro nao nasce em arvore para voce pagar a faculdade o semestre e nao sair do mesmo periodo, é preferivel rasgar o dinheiro. Gostaria que os alunos me informassem se realizaram o pagamento de abril e gostaria de realizar aqui essa corrente para nao pagamento das demais mensalidades, se os professores lutam pelos deles, vamos lutar pelo nosso , se eles só daram aula quando receberem , vamos pagar só quando tivermos aula . Se possivel os alunos que nao efetivaram o pagamento pudessem informar abaixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo!!!
      Temos o mesmo nome e os mesmos problemas. Bom eu paguei todas as mensalidades em dia até Abril e através de um amigo meu eu fiquei sabendo que não é preciso pagar!Isso os Docentes da GAMA FILHO não informam.Esse forum foi criado para que? Só para eles? E os alunos? Já que os Docentes dizem que gostam da UGF e gostam de lecionar para os alunos e tal, por que não colocaram que não é preciso pagar as mensalidades, isso que é bom ninguém coloca. Um amigo meu foi na UGF em piedade e falou que não iria pagar a mensalidade e deram isenção para ele no mês de março e abril. Agora vemos que os Docentes só querem resolver os problemas deles e é claro sem dúvida nenhuma os alunos são os mas prejudicados. Não quero continuar a falar mas nada pois irei perder a minha razão!!! Sinto muito pelos alunos que não podem sair, pois está mas do que certo a falência dessa Instituição de Ensino. LAMENTÁVEL TUDO ISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO INCLUSIVE COM ESSE FORUM HIPÓCRITA.

      Excluir
    2. Simples, uma entidade de docentes não pode dizer o que um discente deve fazer. A questão do pagamento é de âmbito exclusivo dos discentes.

      Deixe o seu egoismo de lado. Como você pode comparar o pagamento de uma conta com o pagamento de TODAS as contas?
      Professores que receberam PARTE do salário está semana já o perderam por dívidas bancárias!
      Tem professor que parou de pagar a faculdade do filho pois não tinha dinheiro para isso e este perdeu o semestre!

      Você já perdeu o seu? O seu nome está no SERASA? Você está devendo aluguel de imóvel? A sua conta de celular foi bloqueada?

      Excluir
    3. Que coisa ridícula professora essas comparações.No mundo que a gente vive,digo, de pessoas honestas e trabalhadoras o qual me incluo,quais são as famílias hoje que estão em situação confortável.Grande parte das famílias dos alunos estão com dívidas inúmeras mas sempre priorizando a educação dos seus filhos, e a srª se desesperando colocando o seu problema como se fosse a única vítima.Reflita mais! A egoísta aqui é você.Abraços

      Excluir
    4. Garota faz o seguinte então paga as contas dela que ela para de reclamar.

      Como aluno estou de saco cheio deste monte de retardado que vai contra os professores a favor de gangsters bandidos que são a Galileo

      Este tipo de gente como vc que acha certo governante dar porrada em cidadão porque esta atrapalhando a sua passagem cresce e vem pro mundo real

      Excluir
  5. Putz grila, paguei a mensalidade do mês 4 e pelo visto não vou ter aulas que falta de respeito, agora como vou reaver essas 4 mensalidades pagas ? e o problema e que estou no 6° período para me transferir vou perder um monte de matéria vai ser um problema isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é amigo to enfrentando a mesma coisa...nesse circo que esta sendo palhaço é nós alunos...

      Excluir
  6. Estou me sentindo uma palhaço num circo de manobras. A ADGF é a primeira vez que conduz uma greve e quer deixar marcado esse movimento.Vocês estão sendo co-responsáveis neste processo de manobras que recai sobre os alunos,pessoas corretas que vem pagando pelo seu serviço que não vem sendo prestado por vocês e que acreditaram durante anos dito por vocês em sala de aula que esta IES forma alunos de excelência ,é referência no ensino etc.Acredito que até aqui os alunos estiveram levantando bandeiras em prol dos professores ,mas a partir desde momento quem tiver vergonha na cara deixem eles caminharem com as próprias pernas,defendendo seus interesses e ideais.,Vejam de forma rápida os prejuizoz disso.Ex.alunos que precisam concluir seu curso este semestre ou já iniciar pós e necessita do certificado de conclusão para promoção em empregos,a calourada que está aí fora onde priorizou a UGF perdendo sua vaga para outras IES,inúmeras famílias que tem seus filhos estudando aqui no Rio longe do dos olhos dos pais,alunos que priorizaram junto aos seus familiares abrir mão de outros pagamento e até necessidades básicas para cumprirem suas obrigações com a UGF e outras tantas questões.Não adianta mais mandar lamentar junto a mantenedora porque entendo que vocês professores são parte integrantes desta IES,,por isso que são responsáveis também por as consequências de tudo. Este é o meu sentimento de aluna,mãe de aluno que acreditou em vocês,profissional, professora,trabalhadora ,arrimo de família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que concordar com seu comentário, pois a situação realmente esta fora de controle. "na briga do rochedo com o mar quem se aperta é o marisco", então os alunos são os mariscos. Mesmo assim outra solução deve ser vista e colocada em prática. Quem sabe a Justiça.

      Excluir
    2. Tem professor que parou de pagar a faculdade do filho pois não tinha dinheiro para isso e este perdeu o semestre!

      Você já perdeu o seu? O seu nome está no SERASA? Você está devendo aluguel de imóvel? A sua conta de celular foi bloqueada?

      Excluir
    3. Lamentável professora... A quanto tempo vocês estão sem receber? Quando entrei na Gama Filho em 2010 já existia esse problema e mesmo assim muito professores continuaram na instituição, vocês tem diploma e experiência podem muito bem dar aula em outras instituições melhores do que essa!!
      Nessa história eu fico do lado dos professores, pois imagino muito bem o que é ficar sem receber seu pagamento. E é por isso que questionei o motivo do não pronunciamento sobre a isenção das mensalidades, se estamos do mesmo lado eu pergunto: Pq não colocaram um anúncio reverente a isenção das mensalidades? Mas como a senhora mesmo falou, vcs não podem dizer o que os discentes devem fazer. É a senhora está certo eu estou errado e ainda sou egoísta. E fique a senhora sabendo que realmente meu nome não consta no SERASA sabe pq? cara professor! Pq não tenho contas a pagar, e a senhora sabe pq? Pois vou dizer, meu salário é todo para a mensalidade, meus pais me ajudam a pagar a passagem.Eu ando mas de 2KM para pagar apenas uma passagem por viagem.Sei que vcs tem contas a pagar, mas se os discentes estão dispostos a entrar na briga com os professores. Pq vcs DOCENTES não poderiam avisar sobre a isenção,já que entramos na briga com vcs? A nossa briga é com a mantenedora e não com os professores. Mas da mesma forma que a senhora esta indignada com o não pagamento dos seus salários eu também estou indignado com a FALTA de bom senso dos DOCENTES que se omitiram sobre o caso da isenção das mensalidades. Meu salário de 4 meses foi todo para a mão da mantenedora.Ou seja trabalhei 4 meses para a GALILEU PEGAR MEU SALÁRIO da mesma forma que vcs não receberam os de vcs!! Tah vendo cara professor estamos no mesmo barco...Então não precisa repetir que:

      Tem professor que parou de pagar a faculdade do filho pois não tinha dinheiro para isso e este perdeu o semestre!

      Você já perdeu o seu? O seu nome está no SERASA? Você está devendo aluguel de imóvel? A sua conta de celular foi bloqueada?

      OS DISCENTES TAMBÉM TEM SEUS PROBLEMAS FINANCEIROS, NÃO CADÊ AQUI QUERER COMPRAR UM PROBLEMA COM O OUTROS.
      E antes mesmo de alguém vier dizer que eu comparei eu não comparei nenhuma problema, só me referi sobre o assunto da ISENÇÃO DAS MENSALIDADES!!! QUE POR NÃO SABER MUITOS ALUNOS AINDA ESTÃO PAGANDO E EM DIA!!!

      Excluir
  7. A greve só prejudica os alunos, que estão sem aulas e próximo de perder o semestre.
    A Galileo não está perdendo em nada. Recebem as mensalidades, não pagam os salários de professores e funcionários e nós alunos ficamos sem aulas.
    Os professores tem que arrumar outro jeito de protesto que atinja a Galileo.
    A greve está levando a debandada de alunos e a situação financeira só tende a piorar.
    Se a Galileo falir, ninguém vai receber nada.
    ESTÁ NA HORA DOS PROFESSORES PARAREM PARA PENSAR EM OUTRA SOLUÇÃO QUE NÃO SEJA A GREVE.
    DESSE JEITO TODOS VÃO PERDER, MENOS A GALILEO, QUE É A PRINCIPAL CULPADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que concordar com seu comentário, pois a situação realmente esta fora de controle.Quem sabe a Justiça poderá ajudar no processo..

      Excluir
  8. Acho que esta situação e complicada, pois os professores estão querendo o que é de direito, pois quem trabalha tem que ter SALARIO PAGO, mais também acho que devemos entrar na justiça com um processo contra a GALILEO por quebra de contrato.

    ResponderExcluir
  9. Sou aluno Gama Filho e acho um DESRESPEITO COM OS ALUNOS. Os professores podiam ser mais MALEÁVEIS, FLEXÍVEIS. Eles precisam dar um voto de confiança Para a Galileu, caso contrário é melhor pedir as contas. Não aguento mais esta situação, CHEGA! QUERO AULA...VAMOS PENSAR UM POUCO NOS ALUNOS !!!! São apenas 50 PROFESSORES QUE AINDA NÃO RECEBERAM....VCS PROFESSORES REALMENTE ACHAM QUE A GALILEU NÃO IRÁ PAGAR???? PARE E PENSE, É A VIDA DE MUITAS PESSOAS EM JOGO...CHEGA DE FAZER JOGO DURO!!!

    ENTENDO QUANDO FALAM QUE OS PROFESSORES PRECISAM DO SALÁRIO PARA PAGAR A CONTAS, MAS E NÓS ALUNOS ????? PRECISAMOS DO DIPLOMA PARA TRABALHAR CASO CONTRÁRIO NÃO IREMOS MAIS CONSEGUIR PAGAR AS MENSALIDADES. BASTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior, flexível, maleável?

      3 meses sem salários (se você não sabe foi pago esta semana somente 50% de JANEIRO e 70% de FEVEREIRO), Sem FGTS desde 2003, sem férias, salários sempre atrasados.

      Quer mais o que? Que eu pague para trabalhar? Então mudemos o nome de emprego para voluntariado!

      Excluir
    2. ME RESPONDA UMA PERGUNTA:

      PQ VC QUE Ñ RECEBE DESDE 2008, Ñ PROCUROU OUTRO EMPREGO???? OU ENTÃO PROCURASSE SEUS DIREITOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO ???

      AGORA O IMPORTANTE É QUE COMO VC MSM DISSSE, RECEBERAM O SALÁRIO MSM QUE ATRASADO, MAS RECEBERAM....
      AGORA SÓ PQ Ñ CAIU NA CONTA DE 50 PROFESSORES, VCS ESTÃO FAZENDO ESSE CARNAVAL

      AGORA ME DIGA: E A OPORTUNIDADE DE EMPREGO DA MINHA VIDA QUE EU PERDI, VCS QUANDO RECEBEREM A TOTALIDADE DOS SALÁRIOS, IRÃO ME EMPREGAR?????IRÃO TRAZER DEVOLTA A OPORTUNIDADE QUE TIVE????? HEIN???????
      se É FACULDADE PÚBLICA É ACEITÁVEL O, MAS ESSA PORRA É PARTICULAR, EU ESTOU PAGANDO !!!!

      ESTÃO FAZENDO JOGO DURO, Ñ VÃO RECEBER MAIS NADA !!!!

      EU ESTAVA NA LUTA COM OS PROFESSORES, MAS AGORA ME DIGA QNTS PROFESSORES COLOCARAM A CARA NOS JORNAIS, QNTS FORAM A BRASÍLIA???????

      CHEGA!!!!!!!!!!!!! OCUPAÇÃO DA REITORIA JÁ!!!!!

      Excluir
  10. GREVE NÃO É SOLUÇÃO, É PROBLEMA!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. To vendo que os alunos estão se revoltando contra os professores....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato, sou um deles. Eles deve procurar a Justiça do Trabalho e não um ir na onda de um sindicato fuleiro como tantos em nosso país.

      Excluir
  12. as aulas então não voltam segunda??

    ResponderExcluir
  13. Mentira!!! Vocês estão nos usando nesse momento caótico!! Tenham a coragem de dizer:

    1)Alunos não paguem suas mensalidades enquanto a situação estiver indefinida.

    2)Vamos juntos discutir um calendário de reposição do semestre, de modo que algum conteúdo ainda seja dado.

    3)Vamos deixar de corporativismo sindical estúpido e cuidar dos interesses comuns que temos na UGF. (Apesar de vocês quererem incluir na agenda política de vocês os professores da Univercidade)

    4)Vamos lembrar que os alunos estão sendo punidos (com trajetórias de vida interrompidas) tanto pela UGF quanto pela ADGF.

    5) Vamos ser realistas: a mantenedora não sairá de sua debacle financeira em pouco tempo (se algum dia sair). Então vamos tentar viabilizar um sistema - chancelado pelo MEC - de cogestão entre professores e alunos. É lógico que isso seria bem mais complicado e árduo, mas com certez seria mais honesto do que manter greve com os alunos pagando e sem receber aulas.

    6) Vamos "desideologizar" o movimento, deixar de usar os discentes como massa de manobra, e cuidar de nossos interesses comuns.

    7) Sei que é difícil, mas vamos esquecer Marx e em vez de luta de classes vamos fazer luta NAS CLASSES (de aula)!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. acho que já é sacanagem dos professores, com certeza esse não é o único emprego deles, então não devem estar tão endividados como estão falando, minha mãe sim só tem um emprego e tem que ficar pagando faculdade sem ter tido uma aulinha se quer, nisso os professores não pensam, só estão olhando pro próprio umbigo e tentando botar os alunos do lado deles, mas até os alunos já estão de saco cheio disso.

    ResponderExcluir
  17. Estou super triste, desanimado e completamente desestimulado com a Gama Filho. Era aluno da Univercidade, e sempre ouvi dizer: "os professores da Gama são melhores, são mais gabaritados e blá, blá, blá" mas o que isso adianta se eles pensam unicamente neles. Na antiga Univercidade tudo funcionava, os acordos eram feitos, e eles continuavam as aulas.Antes dessa porcaria da Galileu assumir. Saudades da Univercidade. Agora me encontro nesse desespero, correndo risco de perder o período e jogando dinheiro fora, sem poder.

    ResponderExcluir
  18. Ai pessoal que está reclamando dos professores, para eles trabalharem de graça. Pow, porque vocês não mudam de Universidade ou fazem enen ou sei lá. Agora ficar aqui humilhando eles é covardia. É só ir lá trancar a faculdade ou esperar a Galileo ou o MEC que na minha opinião é o mais errado nessa história resolver o problema. Na UGF não tem nem uma empresa de limpeza hoje. Poxa vai para Estácio, UVA, Sousa Marques. Já fiquei 3 meses sem receber porque a empresa na qual trabalhava estava passando por dificuldades, por essa razão entendo o que esta acontecendo. Mas aqui o negocio é desde de 2003. Espero que os bons professores que restaram não escutem os alunos e continuem na UGF.

    ResponderExcluir