quarta-feira, 3 de abril de 2013

COMUNICADO DA ADGF ENVIADO À GALILEO PARA QUE ABRA NEGOCIAÇÃO COM OS PROFESSORES DA UC

Prezado Dr. Alex;

Há uma Comissão de Representantes dos Docentes da UC que também requer abrir diálogo para negociação com a diretoria executiva da Galileo. A ADGF considera que é de extrema relevância que essa mesa de diálogo se estabeleça com a maior presteza possível, assim como o tratamento dado aos docentes de ambas instituições da mesma Mantenedora possa ser isonômico. Neste sentido, reforçamos a solicitação por abertura de negociação com a comissão de docentes da UC.

Atenciosamente;

Direção ADGF

10 comentários:

  1. Prezados Professores e Alunos, Boa noite!!!
    Muitos estão falando de diversas coisas ao mesmo tempo e no final ninguém consegue entender o que de fato está ocorrendo!! Para que possamos deixar tudo claro para os alunos e tb os professores, vejamos abaixo:
    1) Foi oferecido pela Galileo o acordo em que no dia 02/04/13 seriam pagos 50% do salário de Jan-2013 e 70% do salário de Fev-2013, e no dia 05/04/13 o pagamento de 70% de Mar-2013. Os professores que ganham menos de R$4.500,00, receberiam um complemento de 20% de FEV-2013, uma vez que já receberam 50% de Jan e 50% de FEV-2013;
    2) Temos hoje duas instituições dirigidas pelo GRUPO GALILEO, a saber Universidade Gama Filho e UNIVERCIDADE. Dentro deste conjunto de instituições existem professores que só ministram aulas nas unidades da Gama Filho, professores que só ministram aulas nas unidades da UNIVERCIDADE, e professores que ministram aulas em unidades mistas (da UGF e UC), por conta de áreas de conhecimento afins (cursos da área de exatas, direito e saúde são os mais conhecidos);
    3) Como destacado no tópico acima, existem professores da UGF que ministram aulas para alunos da UC, e professores da UC que ministram aulas para alunos da UGF.
    Agora, vamos ao que interessa... O que foi recebido hj(03/04/2013)? Quem deixou de receber no dia de hj (03/04/2013)? Vamos aos pontos:
    a) Professores da UGF: um grupo recebeu 70% do salário de FEV-2013, mas não recebeu os 50% de Jan-2013. Outro grupo recebeu os 50% de Jan-2013, e não recebeu os 70% de Fev-2013. Vale ressaltar que o pagamento se deu fora da data combinada;
    b) Professores da UNIVERCIDADE: NÃO RECEBERAM NENHUM SALÁRIO!!! Temos que destacar que MUITOS PROFESSORES da UNIVERCIDADE MINISTRAM AULAS NAS UNIDADES DA UGF. Desta forma, se estes não receberem de forma correta, também não irão ministrar aulas para os alunos tanto da UC quanto para os da UGF.
    c) Professores que ganham menos de R$4.500,00: não receberam a complementação de 20% de salário de FEV-2013.
    Desta forma, não foram CUMPRIDOS TODOS OS ACORDOS QUE FORAM FIRMADOS (e que inclusive foram publicados nos sites da UGF e da UC, E NA MÍDIA). NÃO PAGARAM a TOTALIDADE DE PROFESSORES DA UGF e não PAGARAM TODOS OS PROFESSORES DA UNIVERCIDADE.
    Acredito que agora TODOS PODERÃO ENTENDER O QUE ESTÁ ACONTECENDO e que a SITUAÇÃO É MAIS COMPLICADA DO QUE SE IMAGINA!!! DEVEMOS ESTAR UNIDOS, POIS A TENDÊNCIA É A DE QUE A GALILEO TENTE LUDIBRIAR TODOS OS PARTICIPANTES DO MOVIMENTO, PROFESSORES E ALUNOS!!
    SAUDAÇÕES!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhora,

      Quem tem todo o poder para fazer a greve acabar é a empresa que deve aos professores cerca de três salários. Havendo pelo menos uma parte significativa desse pagamento, os professores voltam a dar aulas. Os professores QUEREM dar aula. Trata-se do nosso emprego e, como profissional, a senhora deve saber o que isso significa.

      Quento a não se importar com a UC, vou repetir uma informação que foi muito bem explicada pelo colega acima: 129 professores da UC lecionam na UGF. Se estes professores não forem também atendidos em suas justas reivindicações, eles não voltam a lecionar na UGF. Seu filho pode ser aluno de um professor deste... O ideal seria compreender este fato através da solidariedade, mas se não é possível, usemos uma linguagem mais individualista... As duas IES têm a mesma mantenedora há muitos professores da UC lecionando na UGF. Mas do que o contrário.

      Parabenizo a ADGF pela iniciativa, até porque o que está em jogo é muito mais amplo: é a dignidade do profissional de educação. Somos profissionais, não sacerdotes. Se os alunos estão sem aula (o que lamento muitíssimo), isso se deve ao descumprimento do que há de mais básico na lei trabalhista: o pagamento do salário do trabalhador!

      Excluir
    2. Sra. Rita Ritonha, o seu recado de profissional é um desrespeito com a profissão de professor. Estes estão sem receber a três meses. OS alunos da UGC talvez não saibam mas existem professores que estão tendo que trancar a faculdade dos filhos pois não tem dinheiro para pagar a mensalidade. Tem professor que estão mudando de apartamento pois não podem pagar o aluguel. Que o celular foi cancelado. Que teve que vender o carro. E claro, lembre-se o desrespeito não é somente com os professores. E os funcionários da instituição? estão esquecendo deles? Como estes fazem?

      Excluir
    3. Prezada Sr Rita Ritonha,
      Sou professor com matrícula UC que dou 90% de minha carga em unidades da UGF!!! Sem receber, a Sra. pode ter a certeza de que não volto a ministrar aulas em NENHUMA unidade!!!!
      O mesmo pode acontecer com seu filho, pois o mesmo pode ter parte dos professores da UC, e quem sabe uma GRANDE parte!!!
      A ADGF com isto está se preocupando com a qualidade de ensino e com questões relevantes relacionadas a instituição UGF, como tb está claro no estatuto!!!
      SAUDAÇÕES!!!

      Excluir
  3. O que me refiro senhores é que o estatuto da ADGF refere-se as questões da UGF e não da UC.Portanto temos de trabalhar neste sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi possível entender que, ao se preocupar com a UC, a ADGF está também pensando em problemas que vão repercutir na Gama Filho???????
      Se grande parte dos professores que hoje lecionam na UGF são contratados pela UC, a greve não acabará totalmente se as duas instituições não receberem o que foi "prometido".
      Se não é possível entender pelo caminho da solidariedade, pense que seu filho pode ser aluno de um dos professores da UC...
      Nesse sentido, interessa, sim, à ADGF que ambas as Instituições sejam contempladas pelo acordo proposto. Tanto que houve este pronunciamento por parte da Associação, a quem parabenizo, mais uma vez!

      Excluir
  4. Professores,
    Acabo de olhar a minha conta e o valor depositado pela Galileo está correto.
    Foram dois depósitos, com data de 03/04, totalizando 1,2 salários.
    Como recebo pelo Itau (portabilidade) no extrato consta TED Galileo.
    Espero que os demais professores que ainda não tinha visualizado o depósito tenham finalmente recebido o que é devido!
    Como a luta DEVE continuar, espero encontrar todos hoje na Alerj.

    ResponderExcluir
  5. SOMENTE PROFESSORES DA UGF IRÃO RECEBER, PORTANTO SOLICITO URGENTEMENTE E ENCARECIDAMENTE UMA POSIÇÃO FIRME DA ADGF FRENTE A GALILEU DEIVO AO NÃO PAGAMENTO DE SALARIOS DOS PROFESSORES REGISTRADOS NA UC.

    É UM CUMULO TRATAR OS PROFESSORES DA UC DE MANEIRA DIFERENCIADA, E PRINCIPALMENTE POR EXISTIREM PROFESSORES DA UC QUE LECIONAM DE 80 A 100% DE SUA CARGA HORARIA NA UGF.

    ResponderExcluir