quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Encaminhamento de solicitação de audiência com a presidenta Dilma

O diretor do Cefet-RJ, e parlamentares da bancada federal de deputadas e deputados do Rio de Janeiro, encaminharam o seguinte ofício à presidenta:

Of. nº 016/2014 – Bloco
Brasília, 12 de fevereiro de 2014.

À Vossa Excelentíssima Senhora
Presidenta da República Dilma Rousseff
Palácio do Planalto, 3º Andar
Praça dos Três Poderes
70150-900 - Brasília - DF

Assunto: Solicitação de Audiência para tratar sobre a Universidade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade.

Excelentíssima senhora Presidenta,

A Bancada do Estado do Rio de Janeiro, extremamente preocupada com a situação dramática que atinge alunos, professores e funcionários da Universidade Gama Filho e Centro Universitário da Cidade, vem por meio desta, solicitar a Vossa Excelência o agendamento de uma audiência com a presença de parlamentares da Bancada e de representantes da União Nacional de Estudantes, do Diretório Central de Estudantes, da UniverCidade e do Diretório Central de Estudantes da Gama Filho.
Dentre os temas a serem abordados, enumeramos os seguintes:
1. A possível edição de uma Medida Provisória com a mesma finalidade do Projeto de Lei nº 4.372, de 2012, de autoria do Poder Executivo, que “cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior - INSAES, e dá outras providências”;
2. a decretação, o mais breve possível, da intervenção federal na Universidade Gama Filho e no Centro Universitário da Cidade e o consequente início da federalização das mesmas instituições por intermédio de edição de Medida Provisória que transforme o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca em Universidade Federal de Ciências Aplicadas do Rio de Janeiro, encampando os estudantes de ambos as IES anteriormente citadas e autorizando a contratação temporária de seus professores e funcionários.

Respeitosamente,

Deputado Hugo Leal
Coordenador da Bancada do Rio de Janeiro Câmara dos Deputados

Deputado Anthony Garotinho Líder do Bloco PR/PTdoB/PRP Câmara dos Deputados

Deputada Jandira Feghali Líder do PCdoB

26 comentários:

  1. Srs. representantes da adgf,vi hoje uma noticia que os funcionários ganharam na justiça e com prazo de 48h para ser pago.Gostaria de saber como anda o processo dos professores?Ou mais ainda existe esse processo?
    Desde ja agradeço e fico no aguardo de uma resposta.

    Acho que ao invés de noticiar sobre o documento da bancada dos deputados do rio para dar encaminhamento junto a Presidenta,seria de grande valia essa posição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hilbert,
      Parece que se trata dos administrativos cujo sindicato tinha audiência já marcada.
      Quanto a "preocupação" dos senhores parlamentares, vale lembrar que houve uma CPI das IES do RJ na ALERJ, com relatorio votado e aprovado, acusando muitas irregularidades, sugerindo providências e nenhum desses políticos fez pressão alguma para salvar a UGF e UC quando ainda tinha tempo. Mas em ano de eleição dá para desconfiar de tamanha solidariedade depois.

      Excluir
  2. Exatamente.

    Informação verídica: a Galileo manda os funcionários de RH "rodarem" a folha de pagamento todos os dias! Isso mesmo: TODOS OS DIAS.

    Atualmente, eles estão devendo 7 salarios de 2013 e, como não houveram demissões, já há o débito do salario de Janeiro e em breve, Fevereiro.

    ELES TÊM O DINHEIRO e estão prontos para liberar o pagamento. Só que, como são pilantras, estão esperando uma ordem judicial para pagar.

    Se não houver uma ação judicial EMERGENCIAL, para o pagamento de TODOS os salários (por enquanto, 8 ao total). os professores jamais verão o dinheiro.

    e se esperar mais, terão que entrar na justiça comum e, ai.....pode colocar uns 15 anos pra receber.

    ADGF, VOCÊS PRECISAM AGIR AGORA!!!!!!

    JÁ!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Esperança para alguns!
    http://www.saaerj.org.br/pdf/FimGreveUGFeUC.pdf

    "PODER JUDICIÁRIO FEDERAL
    JUSTIÇA DO TRABALHO
    TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 1ª REGIÃO
    41ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro
    RUA DO LAVRADIO, 132, 6º andar, CENTRO, RIO DE JANEIRO - RJ - CEP: 20230-070
    tel: - e.mail: vt41.rj@trt1.jus.br
    PROCESSO: 0010018-17.2014.5.01.0041
    CLASSE: AÇÃO CIVIL PÚBLICA (65)
    RECLAMANTE: SINDICATO AUX ADM ESCOLAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
    RECLAMADO: GALILEO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSO EDUCACIONAL S/A e outros (2)"

    E a Categoria decidiu acabar com a greve na UGF e UniverCidade
    Leia tudo no site do sindicato, o comunicado da categoria infortmando à Galileo o fim da greve dos administrativos: http://www.saaerj.org.br/

    É um começo... e que todos possam ter suas pendêndias resolvidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas acabou a greve porque?
      Eles receberem TODOS os atrasados? Incluindo Janeiro?

      Excluir
  4. Bom, eu queria saber se a ADGF sabe sobre a entrega dos documentos..
    Eu que receber algo que é meu, e não fica mendigando coisa que me pertence por direito =s
    Graças a Deus eu consegui entrar p/ uma outra faculdade, o que está pendente é a documentação. Quero me desligar o quanto antes da Gama, me livrar das garras da Galileo!

    Se souberem de algo, me diga por favor! :)

    ResponderExcluir
  5. eu vou esperar até o último momento para me transferir. Mas fico muito chateado com diversos professores que sequer colocaram as notas de A1 no site. Fiz as provas e é direito meu saber quanto tirei. Agora o site saiu do ar, não temos mais informações de nada. Ninguém posta qualquer informação de relevância imediata,... Sou favorável a federalização, mas admito que o tempo urge e a decisão é demorada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael, a Justiça deu à Galileo prazo até o fim desse mês para que a documentação de todos os alunos seja entregue.
      Com o acordo no Mim. Trabalho os administrativos das duas IES encerraram a greve e com isso deverá haver mais agilidade no processo de entrega, independentemente do site estar no ar ou não.
      É aguardar para ver se dão conta.

      Excluir
  6. Saiu na mídia:

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2014-02/mec-analisa-propostas-de-cinco-instituicoes-para-receber-estudantes

    “MEC analisa propostas para estudantes da Gama Filho e UniverCidade

    14/02/2014 11h36publicação
    Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo
    Cinco instituições de educação superior do Rio de Janeiro apresentaram propostas, nos termos dos editais do Ministério da Educação, para receber alunos da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), que foram descredenciadas. O prazo para que as instituições interessadas na transferência assistida dos estudantes apresentassem propostas encerrou-se ontem (13).
    As instituições são: Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Faculdade de Tecnologia Senac Rio (Fatec), Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (Unigranri), Universidade Estácio de Sá (Unesa) e Universidade Veiga de Almeida (UVA).
    De acordo com o Ministério da Educação, a Secretaria de Educação Superior já iniciou o processamento das propostas para verificar o cumprimento dos itens relativos à habilitação das instituições. Os resultados deverão ser publicados no Diário Oficial da União até o dia 10 de março e, para o curso de medicina da Gama Filho, no dia 14 de março. ....”

    No entanto os alunos devem saber que não são obrigados a migrarem pela transferência assistida e ficarem restritos às instituições inscritas.

    ResponderExcluir
  7. CAROS COLEGAS DA GAMA
    Não acredito mais em nenhuma solução favorável em relação a Gama e a Universidade. O que quero agora são meus documentos. Peço, que o primeiro que tiver alguma informação noticie aqui para todos. Obrigado.
    Theo Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Theo,
      Tenho acompanhado que muitas universidades estão aceitando alunos e proveitando as grades cursadas, recebendo provisoriamente o historico que foi impresso na área do aluno bem como a grade do curso para comparação do que foi de fato cursado. Várias IEs não querem participar da trsnsferência assistida por causa dos problemas mas estão negociando com os alunos.
      Se você foi dos muitissimos precavidos que imprimiram esses comprovantes, pode procurar uma IE, negociar sua grade e se matricular enquanto aguarda o desenrolar dessa situação toda.
      Saiba que quando os documentos originais forem entregues poderá ao final optar por outra Universidade se for o caso.
      O DCE- Diretorio Central dos Estudantes da UC em sua home page orientou todos os alunos daquela IE a imprimir o que fosse possivel no site daquela universidade (enquanto esteve no ar) para que alunos pudessem ir fazendo comparações e escolhas.
      Muitos da Gama também assim fizeram e continuam acompanhando os acontecimentos.
      Espero tê-lo ajudado.

      Excluir
    2. Celia, tudo bem?
      Agradeço pela atenção. Eu tenho um histórico inclusive assinado pela Gama Filho. Fiz a colação de grau e fui Licenciado em História. Só não tenho ainda os documentos. Nem diploma. Só esse histórico onde está escrito que estou licenciado. O meu problema é que eu estava cursando o Bacharelado e ficou faltando só a entrega da monografia. As únicas fasculdades que têm Bacharelado fora as públicas, são a PUC e a Cândico Mendes. PUC, fora de cogitação pelo preço, e quanto a Cândido, mesmo o preço sendo um pouco menor ainda é meio cara e eles não estão interessados em negociações. O que eu poderia fazer para acabar esse Bacharelado? Devo desistir dele por falta de faculdades? Sem o Bacharelado posso fazer Mestrado? Enfim, todas as informações são bem-vindas. Abraços,
      Theo Lima

      Excluir
    3. Theo,
      Pelo que entendi, você tem fez uma licenciatura em Historia, colou grau, possui o correspondente Histórico e aguarda o Diploma. Bem o diploma, após ser requerido, demora um pouco pois vai ao Fundão para as assinaturas. A licenciatura forma o professor. Permite a você dar aulas. Se colou grau, está tudo concluido, é esperar o diploma que fois solicitado por Requerimento à IE
      Não entendi bem o problema do bacharelado. Recomendo que entre no link http://emec.mec.gov.br e acesse o RJ, marque o curso que vc estaria fazendo, a forma presencial, o municipio Rio de Janeiro, Aparecerão as universidades que oferecem o curso do seu bacharelado.
      (o curso de História por exemplo, tinha 15, agora 14 sem a UGF). Então você poderá escolher as que mais interessam para entrar em contado.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Boa Tarde, Celia!
      Eu terminaria o Bacharelado em dezembro de 2013 quando a Gama entrou em greve e depois foi descredenciada. De todas as faculdades que o MEC oferece só a PUC e a Cândido Mendes têm BACHARELADO, só que são muito caras para mim. Sinceramente não sei o que fazer, ou se há algo que possa ser feito. Mas, será justo eu ser tão prejudicado? Nem MEC nem ninguém para fazer algo por mim e tantos que devem estar nessa condição? Pelo que eu li no edital do MEC que a Gama entregou a ele são mais de 160 alunos no Bacharelado de História. E agora? Que faremos todos nós? Eu paguei um semestre inteiro para nada. Esse dinheiro me será devolvido? Alguma ação está sendo levada contra essa ladroagem escancarada? Quero participar de tudo que possa trazer alguma ajuda para nós alunos: OS VERDAIROS PREJUDICADOS DE TODA ESSA CANALHICE. É MUITO, MUITO TRISTE TUDO ISSO.
      THEO LIMA

      Excluir
    6. Theo,
      Vamos por partes:
      - Se você está acompanhando na midia toda essa situação, deve ter lido que a Galileo foi intimada a concluir o semestre letivo de 2013 e o prazo para lançamento das notas termina em 28 de fevereiro. (Isso vamos ver). Também os alunos que concluiriam o curso e entregaram o TCC serão diplomados e receberão o Histórico completo. (é o que foi dito)
      - Bacharelado é a primeira graduação de qualquer curso de nível superior, e voce disse que fazia o bacharelado em História na UGF e deveria ter concluido em 2013 (com a entrega do TCC). Mas parece que não entregou. Essa pendência deverá ser resolvida.
      - Voce diz que so PUC e UCAM oferecem a graduaçao em Historia mas no site do MEC consta que 14 universidades oferecem esse curso no Rio de Janeiro (link http://emec.mec.gov.br).
      - Quando seu Historico for entregue, se houver pendência poderá procurar uma das 14 universidades (conforme informa o MEC) que oferecem o bacharelado em Historia e negociar pela grade curricular comparada, a finalização do seu curso de graduação.. As IEs estão bem abertas ao problema dos alunos, so não querem participar da transferência assistida, (que não é obrigatoria para o aluno).
      - Todos os formandos de 2013, foi dito na mídia, terão garantida a graduação, No seu caso me parece que voce deve aguardar a entrega dos seus documentos, como determinado por instancia superior, para verificar como ficou seu Historico oficial.
      - Tenha esperança pois não está tudo perdido.

      Excluir
    7. Celia, lê com atenção que vc vai me entender. A LICENCIATURA não tem nada a ver com o bacharelado. Já estou licenciado, Fiz até colação de grau.Só falta receber o diploma. Só tenho um Histórico que comprova que terminei a Licenciatura. OK?
      O Bacharelado foi no 2º semestre de 2013. Quando eu ia em outubro, após a greve, começar o trabalho com o orientador da monografia para realizá-lo, aconteceu a greve final que acabou em descredenciamento. Entendeu? Não acabei a monografia do bacharelado que é TOTALMENTE DESLIGADO da licenciatura. São dois cursos separados, pelo menos para a minha matrícula de 2008.
      Quanto às faculdades que o MEC oferece, há um imenso ERRO. Com excessão da PUC E DA CÂNDIDO MENDES, todas as outras faculdades que estão no site do MEC só tem o curso de HISTÓRIA como LICENCIATURA, NÃO TEM o curso de história como BACHARELADO. Entendeu? Se ainda ficou alguma dúvida, não tem problema, volto a explicar.
      Obrigado,
      Theo Lima

      Excluir
    8. Theo,
      Sua licenciatura certamente seria computada na grade curricular, na hipotese de uma transferência para conclusão de sua graduação(bacharelado) em outra IE.
      Desejo-lhe tudo de bom. Boa sorte.

      Excluir
  8. Esses descredenciamentos parecem movimentos orquestrados. Não existe almoço grátis. Com a palavra os Ministros da Educação (ex Mercadante e atual Paim), chancelados pela Presidência (Dilma). Vamos pegar todos na curva. Vêm aí as eleições. Diga não ao PT.

    ResponderExcluir
  9. Olá alguém sabe me dizer como pego o diploma, pois a justiça já mandou ele entregarem e não consigo entrar em contato com a Gama filho para requerer o meu... alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
  10. Fico indignado com a indiferença da Presidente Dilma, que em momento algum tocou no assunto dos problemas da UGF. Olha que a UGF era uma Universidade tradicional com 75 anos de existência. Será que ela nunca ouviu falar na Universidade Gama Filho ? Ou será que o fundador da Gama Filho sacaneou a Esquerda quando ele era situação no passado, nos Governos Militares ? E agora foi a caça as bruxas. É o que me parece. O descredenciamento foi muito sumário . FORA PT.

    ResponderExcluir
  11. Theo
    No link abaixo voce encontra a distribuição dos cursos pelas IEs para os alunos que optarem pela transferencia assistida (que não é obrigatoria): http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20256

    o curso de Historia Bacharelado da UGF será transferido para a UNESA - Universidade Estacio de Sá, conforme o Edital 02/2014.

    ResponderExcluir
  12. saiu na midia
    http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/02/25/transferencia-de-alunos-de-descredenciadas-comeca-na-quarta-feira.htm

    Transferência de alunos de descredenciadas começa na quarta-feira
    Do UOL, em São Paulo -25/02/201416h51

    Os alunos da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) podem realizar a partir de quarta-feira (25) a transferência para as instituições escolhidas pelo MEC (Ministério da Educação). A Universidade Estácio de Sá, a Veiga de Almeida e o Senac RJ montaram uma operação para receber os alunos de todos os cursos, com exceção de medicina.
    A matrícula deve ser feita até o dia 14 de março. Quem fizer a transferência após esta data só poderá começar as aulas no segundo semestre deste ano.
    As instituições se comprometeram a não cobrar qualquer taxa de transferência. Além disso, serão mantidos os benefícios de alunos de programas federais de acesso ao ensino superior (como Prouni e FIES) e também daqueles que possuem bolsas ou algum tipo de desconto.
    Confira abaixo as informações disponibilizadas por cada uma das instituições aptas a realizar a transferência assistida:
    • Estácio: Mais informações pelo telefone (21) 3231-0000 ou pelo hotsite, que entrará no ar na quarta-feira, www.estacio.br/transferenciaassistida.
    • Veiga de Almeida: Os alunos devem se dirigir à Célula de Acolhimento, no campus Centro (rua Teófilo Otoni, 123). Mais informações pelo telefone (21) 3924-6000 ou pelo site www.uva.br.
    • Senac RJ: Para mais informações, os alunos poderão consultar o site www.rj.senac.br ou entrar em contato pelo telefone (21) 2517-9201 ou pelo e-mail graduacao@rj.senac.br.
    Documentos necessários
    Para efetuar a matrícula, os alunos devem levar documentos como RG, CPF e comprovante de residência, além dos documentos do curso que já dispõem. Mesmo aqueles que tiverem alguma pendência de documentos, devem se dirigir o mais rápido possível ao campus informado pela instituição de ensino para fazer a matrícula.
    Início das aulas
    Parte dos estudantes será integrada a turmas já existentes e começam as aulas assim que a matrícula for efetuada. No caso das novas turmas, as aulas começam no dia 10 de março.
    Para repor as aulas perdidas, as instituições podem adotar programação aos finais de semana ou em outros turnos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para os alunos que optarem pela transferencia assistida (que não é obrigatoria) entrem no link abaixo e consultem a distribuição dos cursos pelas instituições participantes:

      http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20256

      Os cursos encontram-se distribuídos da seguinte forma:
      Edital nº 01/2014 - Centro Universitário da Cidade
      Edital nº 02/2014 - Universidade Gama Filho

      Excluir
  13. saiu na midia, para os alunos de medicina

    http://www.opinologo.com.br/2014/02/estacio-herda-mais-de-dois-mil.html
    Estácio herda mais de dois mil estudantes de Medicina da UGF
    terça-feira, 25 de fevereiro de 2014 às 23:5 - DIego Francisco
    Informação atualizada em 26/02/2014, à 7h32

    A Universidade Estácio de Sá (Unesa) venceu o Edital nº 3/2014 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) – vinculada ao Ministério da Educação (MEC) –, e herdará os mais de dois mil alunos do curso de Medicina da Universidade Gama Filho (UGF), no Rio de Janeiro. O resultado foi divulgado pela Secretaria, segunda-feira (24/2).

    ResponderExcluir