quarta-feira, 12 de junho de 2013

PRIMEIRAS REUNIÕES DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS APÓS AS ELEIÇÕES

Convocados pela Reitoria, os órgãos colegiados realizaram aos 12 de junho as primeiras reuniões após as eleições. As representações dos docentes e os demais participantes dos Conselhos discutiram questões fundamentais para a normatização dos procedimentos acadêmicos em curso na Universidade Gama Filho. Tanto o Conselho Universitário, como o Conselho de Ensino e Pesquisa, apreciaram procedimentos que precisavam de aprofundamento e reflexão. 

No Conselho Universitário (Consun) cabe destacar a questão referente ao cumprimento do Termo de Compromisso. Esse tema necessitará, até mesmo em função da intervenção do MEC, o acompanhamento do Consun. No Conselho de Ensino e Pesquisa, o destaque é referente às medidas que o Curso de Medicina tomou em resposta ao Seminário sobre o Curso, demonstrando o empenho em favorecer um processo participativo e construtivo do cenário de docência, pesquisa e extensão da Universidade Gama Filho. 

Os órgãos colegiados são os principais instrumentos da administração da vida acadêmica. São eles que definirão quão excelente desejamos ser como Universidade. Por isso, a comunidade acadêmica deve estar atenta aos procedimentos que nele ocorrem, bem como em oferecer insumos a todas as pessoas que são participantes dos conselhos, em especial ao conjunto de docentes que foi eleito. Como se sabe, os discentes mantêm suas representações como proto-DCE, enquanto o processo de constituição do DCE está em curso aguardando a eleição de novos membros dos conselhos. 

Os conselhos se reunirão regularmente. O Consun se reunirá mensalmente e o CEP se reunirá quinzenalmente. Fica demonstrado que há um esforço concentrado por fazer com que o funcionamento regular de uma IES privada pode promover a excelência acadêmica desejada por todo estudante que busca o ensino superior. Fica, também, demonstrado que é possível haver IES privada com respeito da Mantenedora à autonomia universitária, ou, ao menos, está demonstrado que é isto aquilo que estamos a construir coletivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário