terça-feira, 11 de junho de 2013

ATA DA ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES DA UGF

ATA DA ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES DA UGF

DATA: 10  DE JUNHO DE 2013
LOCAL: AUDITÓRIO C, 8º ANDAR, MR

              A Assembleia foi iniciada às 17h30. Esta é a terceira assembleia após o final da greve, aos 10 de abril de 2013. Estavam presentes a direção da ADGF, do Sinpro-RJ e 21 professores, de todas as três grandes áreas, a saber, Exatas, Biomédicas e Humanas, num total de 28 docentes. 
            Dentre os informes, os dois mais relevantes foram sobre a posse da associação de docentes da Univercidade, a ADOCI, e o fato de formação de associações de docentes das IES no Rio e a greve na Ucam.         
           Foi observado que a produção da revista Ensaios da Greve, que contará com os artigos provenientes das aulas públicas e outros artigos, deva se concluir dentro do primeiro semestre.
           Outro comentário foi sobre os procedimentos confusos na semana antepassada, referentes a processos demissionários. A assembleia expressou intensa satisfação com a reversão dos procedimentos relativos a docentes. A assembleia indicou que, a estabilidade no período estabelecido no Termo de Compromisso e na reunião da Mesa Paritária em Brasília, com a SERES, no MEC, tal como a formulou a Galileo deve ser cumprido.
              Sobre a pauta, em relação ao acompanhamento do cumprimento do Termo de Compromisso houve as seguintes observações:
1. A regularidade do pagamento de salários de docentes têm ocorrido, dentro das datas previstas e com os valores anunciados;
2. Ainda não foi instalada a Comissão Paritária para o Acompanhamento de Salários. Por parte da Galileo, foi indicado que ainda está sob a avaliação da Diretoria Jurídica;
3. Houve eleições dos órgãos colegiados, os quais, ao final, tomarão posse aos 12 de junho de 2013.
        A assembleia notou que a vida acadêmica pode ganhar regularidade. Após as eleições, os Conselhos tomarão posse. Os estudantes estão constituindo os Centros Acadêmicos e os procedimentos de regularização do DCE estão encaminhados. Ou seja, há condições para que docência, ensino e pesquisa fluam normalmente.
           A intervenção do MEC está tendo continuidade. Houve reunião entre os interventores e a direção da ADGF, representada pelo Prof. Brossard, que obteve informações sobre o reconhecimento que o MEC faz tanto dos avanços, quanto dos problemas que a UGF têm enfrentado, como foi o caso dos processos demissionários, revertidos, felizmente. 
            Sobre o acompanhamento do pagamento de salários, foi informado que não houve a formação da Comissão. Que uma vez mais o diretor da ADGF, indicado para a Comissão, Prof. Brossard buscou contato com o Prof. Samuel, diretor financeiro da Galileo. Não houve esse contato. Então, o Presidente da ADGF, Prof. Peixoto, estabeleceu contato com o Dr. Alex Porto, Presidente da Galileo, que informou que os procedimentos para o pagamento do salário dos docentes transcorreriam regularmente. O pagamento, efetivamente, transcorreu ao longo do dia 6 de junho e a visualização já era possível após meia-noite daquele dia.
               Por outro lado, a assembleia observou que, no mês de junho, está a ocorrer atraso no pagamento dos salários dos funcionários. Até mesmo, os vales-transporte não foram pagos, o que impede que muitos funcionários possam vir trabalhar. Também não há certeza, dada a precarização dos serviços de limpeza e segurança, que estejam sendo pagos regularmente estes serviços terceirizados.A assembleia expressou grande preocupação com a continuidade da regularidade da vida acadêmica dada esta situação
                A assembleia resolveu:
1. Que a Direção da ADGF busque informações junto à Galileo sobre a regularização dos pagamentos dos salários dos funcionários;
2. Que seja tema da próxima assembleia o funcionamento regular dos Conselhos Universitários
  
A próxima assembleia está agendada para o dia 8 de julho de 2013, segunda-feira, 17h.

Direção da ADGF

2 comentários:

  1. Há alguma correlação entre essa situação de não pagamento dos funcionários e o fato de a central de relacionamento funcionar somente até as 17 horas hoje, dia 12/06?

    ResponderExcluir