sexta-feira, 12 de julho de 2013

Explicações da Galileo sobre o não-pagamento do salário e proposta para o equacionamento

Hoje, sexta-feira, 12 de julho, a direção executiva da Galileo Educacional convocou às associações de docentes e as de funcionários da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade para explicar as razões do atraso do pagamento previsto no Termo de Compromisso.

Estiveram presentes, pela Galileo Educacional, Dr. Alex Porto, Prof. Samuel Dionizio e Dra. Jocelane Aguiar; pela ADGF estavam os professores Peixoto, Brossard e Atilio; pelos funcionários da UGF Marcelo Guimarães, pela ADOCI a profa. Magna Correa e pelos funcionários da Unicidade Welington.


  • Considerando que há assembleia de docentes na segunda-feira, 17h30, conforme deliberado na última assembleia próxima passada;



  • Considerando as decisões que aquela assembleia precisará tomar diante dos fatos acadêmicos e funcionais que temos;



  • Considerando a necessidade de informações para justa deliberação;


Relatamos aqui exclusivamente as declarações oferecidas pela Diretoria da Galileo sobre as dificuldades para o pagamento do salário de junho e 1/3 de férias e sua proposição para a efetuação do mesmo.


  1. Dos problemas geradores da atual situação


Segundo o diretor-presidente da Galileo Educacional, Dr. Alex Porto, havia o comprometimento com o pagamento no 5º dia útil, conforme consta do Termo de Compromisso. Porém, houve problemas de diferentes ordens.

Em primeiro lugar, segundo ele, há uma diferença muito intensa entre as receitas e a folha de docentes e funcionários das duas instituições. A receita no mês de junho foi de 7,3 milhões de reais e a folha de pessoal equivale a 10,87 milhões de reais. Além disso, o custeio da operação e logística de ambas as instituições está debilitado. 

Houve várias iniciativas, segundo ele, para minimizar esta situação. Estas incluíram o cancelamento das operações em unidades que receberam ordem de despejo; a repactuação do passivo bancário - que gerara novo ciclo de fundo de caixa; e houve equacionamento do passivo com o Banco Mercantil, que gerou a possibilidade do pagamento dos salários de junho.

Em segundo lugar, conforme o diretor-presidente da Galileo, há a questão da inadimplência dos estudantes. Esta alcançou no mês de junho a cifra de 40%. A média de inadimplência no período era de 12%. Apenas a UGF teve uma inadimplência de 28%, somente o curso de Medicina teve uma inadimplência de 16%.

Dadas essas circunstâncias, para tornar a operação viável, em relação ao pagamento da folha de junho, que inclui 1/3 de férias de 2011, a Galileo está realizando novo passivo, com o Banco Cédula, para a qual se oferece uma garantia real, de forma que possa saldar dívida com o Banco Mercantil, facultando, assim, o pagamento desta folha de pagamento.

Havia indicação que o Banco Mercantil pagaria aos 5 de julho. Porém, dado o passivo tal pagamento foi negado. Buscou-se negociar para o pagamento nas datas que foram anteriormente indicadas, porém sem sucesso.

                 2. O que se prevê para os próximos meses?

Segundo o Dr. Alex Porto, será necessário aumentar a receita. Isto é previsto com o ingresso de novos alunos em 2013.2 [para tanto, apesar das dificuldades, estão sendo realizadas algumas ações de marketing, tais como bus door, listing-mail marketing, promoções para reingresso, etc]. 

Para alcançar realizar os pagamentos previstos no Termo de Compromisso e tornar a operação viável nos próximos meses, está sendo realizada a negociação de alienação patrimonial, de bem do acionista majoritário. Este bem será renegociado para uso das instituições em sistema de aluguel por 40 anos. Esta negociação deve se concluir em até 15 dias. 

São operações que estão sendo feitas com interveniência do acionista majoritário, que oferece o aval e garantia real para as operações.

                3. Quando será o pagamento referente o mês de junho e 1/3 de férias de 2011?

Conforme o Dr. Alex Porto, as operações em curso, mencionadas acima, são para assegurar este pagamento. E ele disse: eu acho que o pagamento será feito até quinta-feira, pode ser que saia segunda, pode ser que saia terça, pode ser que saia quarta. Para que, o pagamento seja efetuado, é necessário que o Banco Cédula faça a liberação do recurso para o pagamento da dívida com o Banco Mercantil. Foi oferecido um bem como garantia ao Banco Cédula, que precisa de algumas certidões, e estas precisam ser avaliadas pelo comitê do banco, há esse trâmite. Estes procedimentos podem estar concluídos até quinta-feira, conforme a opinião do Dr. Alex Porto.


54 comentários:

  1. Prezados,

    A desculpa é a mesma dos meses em que ficamos sem pagamentos!!!

    Com esta Pilantragem e lavagem de dinheiro ganha-se mais uma semana até que o mês acabe!!!!

    Sabiam que não conseguiriam pagar e com má fé o fizeram!!!

    Quando pagarem, poderemos retornas às atividades!!

    GREVE, sem conversar!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou formado pela UGF e professor. INSISTO: embora a greve seja nosso direito, pela recorrência da situação, A GREVE NÃO É O CAMINHO MAIS INTELIGENTE, pois a cada paralisação menos alunos ingressarão na UGF e mais alunos a deixarão, o que obviamente já está levando a IES a INSOLVÊNCIA POR FALTA DE CAIXA (DINHEIRO). A 1ª GREVE NÃO RESOLVEU (PALIATIVA), OUTRA SERÁ O TIRO DE MISERICÓRDIA NA IES. SUGESTÃO: CUMPRA-SE O CALENDÁRIO DESTE SEMESTRE, CASO PERSISTA A SITUAÇÃO, POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, MAIS EFICAZ SERIA UMA AÇÃO COLETIVA PELO BLOQUEIO E PENHORA DOS BENS DA GALILEO E SEUS SÓCIOS PARA PAGAMENTO DAS DÍVIDAS TRABALHISTAS. DEMORA UM POUCO MAS RESOLVE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ponderação muito coerente, Arnaldo! Concordo com tudo o que você disse.

      Excluir
    2. Arnaldo,

      Uma importante ressalva: a primeira greve RESOLVEU SIM! Os crápulas da Galileo queriam pagar 30% do salário até DEZEMBRO de 2013 para só depois, negociar algo.
      Foi através da greve que tivemos o termo de compromisso, que minimizou nossos estragos/prejuízos.

      Por outro lado, eu também concordo que devemos, infelizmente, dar credito a Galileo MAIS UMA VEZ, pois nós professores temos boa fé, e acredito que devemos esperar até mais esta semana, NOVAMENTE, antes de paralisar.


      Excluir
    3. NÂO CONCORDO ,SE NÂO HOUVER GREVE NÂO IRÂO PAGAR OS SALARIOS,ESSES ALUNOS ESTÂO POUCO SE IMPORTANDO COM OS PROFESSORES QUEREM MAIS È FAZER PROVA E IR EMBORA PRA SUAS CASAS E O RESTO(PROFESSORES) QUE SE DANEM NAO CAIAM NESSA GREVE JÁ!!!

      Excluir
  3. Caros docentes e discentes, peço a palavra nesse momento desagradável pelo qual passamos. Sou calouro do curso de medicina e falo em nome de muitos alunos que compartilham a minha opinião mas ainda não a expressaram no blog.

    Entendemos que a greve é, como todos já sabem, uma ferramenta fundamental para a negociação entre empregadores e empregados. Trata-se de um instrumento indispensável pois, por meio dele, promove-se a pressão necessária para que os salários, as condições de trabalho e as exigências laborais sejam regularizados e reavaliados. Os professores da Gama Filho, assim como os funcionários da instituição, apresentam, nesse momento, caso os salários não sejam pagos até hoje, todos os requisitos necessários para decretarem a greve geral na segunda-feira.

    Acontece, no entanto, que há três meses já houve uma greve que, embora tenha sido legítima e tenha rendido um Termo de Compromisso por parte da Galileo Educacional, desgastou a faculdade. Muitos foram os calouros que abandonaram a matrícula recém estabelecida e voltaram para o vestibular. Muitos foram os veteranos que pediram transferência para outras faculdades. Muitas foram as aulas lecionadas às pressas pelos professores que deviam cumprir a carga de matérias do período. Por fim, todos foram os que se indignaram por viverem uma greve em uma instituição particular de ensino. Mesmo sabendo que essas graves consequências poderiam acontecer, os alunos se uniram em março, muito bem organizados pelo CAMED, para apoiar os professores na greve geral que era vigente.

    Pois bem. Meses se passaram e novamente o fantasma da greve vem a assombrar os discentes da Gama Filho. Dessa vez, porém, a grande maioria de nós reprova tal paralisação, assim como o CAMED. Entendemos que a origem dos problemas não está nos professores, e sim na Galileo. No entanto, na atual conjuntura, tendo os alunos passado há pouco tempo por desgastes emocionais e acadêmicos graves e estando a poucos dias do encerramento do período, é inaceitável a instauração de uma greve.

    O que pedimos -e suplicamos!- aos docentes da Gama Filho, é que ajam acima de tudo com BOM SENSO. A realização de duas greves gerais em um mesmo período letivo é um absurdo imensurável. Os salários são essenciais pois precisamos pôr comida na mesa e pagar a escola dos nossos filhos, mas eles podem ser reivindicados por uma greve após o término desse período. Desse modo, ao menos se encerraria o ciclo 2013.1 sem cortá-lo ao meio -o que prejudicaria ainda mais os milhares de alunos que são os pilares de sustentação dessa faculdade.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O direito de greve é válido e eu nunca irei contra isso. Porém, na atual conjuntura, não é a melhor opção. É um tiro no próprio pé. Uma greve agora só afastaria os novos ingressantes de 2013.2 e dificultaria mais ainda a situação. A ADGF perde muito de sua força sem o apoio dos alunos. Ficando do lado dos alunos agora, podem crer que não será esquecido e iremos apoiar vocês, assim como apoiamos no início do ano.

      Excluir
    2. OS ALUNOS SÓ QUEREM IR PARA SUAS CASAS E ENCHER A CARA <QUANDO ESTIVEREM EMBRIAGADOS NEM ESTARÂO PENSANDO NOS PROFESSORES AQUI QUE ESTARÂO PASSANDO NECESSIDADE GREVE JA PROFESSORES
      GREVE JÁ!!!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Concordo que os professores devam receber o mais rápidamente possível e devam fazer greve. Só acho que a greve deva ser feita após o fim do período letivo

    Nós alunos estamos agora (sexta-feira) sem saber se estudamos para as provas ou nao, alem do que, cada vez que mais alunos se prejudicarem com a greve, maior será a evasão.

    Evasão gera queda na receita, consequentemente as chances de pagamento de salários diminui. Ou seja, zelem pela qualidade do ensino, fator que mantem os alunos na UGF.

    Professores, lembrem que os alunos são tao vítimas quanto vcs, pois pagamos valores muito altos de mensalidade e nao conseguimos nem encerrar o periodo de forma normal. Boa sorte para todos nos! UGF, escolha com certeza.

    ResponderExcluir
  6. O caminho da UGF com certeza é a falência, recebe menos de receita, do que tem pra pagar de divida, e a cada greve, menos alunos ingressam na faculdade... quem ainda puder trocar de faculdade, sugiro que o faça agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu mané,

      a UGF recebe muito mais dinheiro do que eles falam. Eles querem decretar falência, não porque a UGF não possui dinheiro, mas sim porque é vantajoso para os crápulas da Galileo, pois com isso eles não precisariam pagar aos fornecedores, docentes, FGTS e tantas outras coisas que eles deixaram de pagar, para roubar e enfiar no rabo deles os milhões desviados.

      Estude menino!!!! não seja massa de manobra destes crápulas!

      Excluir
  7. E o interessante é que Agora a culpa é dos alunos, segundo a Galileo !!!

    A desculpa é a inadimplencia que chega a um total de 40%, com a Medicina com um total de 16% de falta de pagamentos!!!

    Leiam o texto acima e vejam como é a desculpa !!! Viram o jogo?? Viram a brincadeira ???

    A greve é a saída !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greve agora não é a saida mais inteligente Jorge.

      pense....

      Excluir
  8. Professores, valorizem seu trabalho! Ele "acha"! Não houve garantia alguma! Paralização é a saída. Se o sr. Alex está falando a verdade, será uma paralização curta, não afetará o decorrer do período.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!!

      E para falar a verdade, com o não pagamento nesta 6a feira, fica desgraça a Greve!!! Isto está em edital do movimento!!!

      A assembléia de docentes da 2a feira servirá para estudar o movimento e a mobilização que teoricamente já começaram!!

      Excluir
  9. Professores, valorizem o trabalho do meu pai! Por Deus, não caiam no erro GRAVÍSSIMO de instaurar essa greve geral a poucos dias do encerramento do período. Dessa vez vocês não têm o apoio dos alunos porque promover essa greve nas últimas semanas de provas é um verdadeiro absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VALORIZE O TRABALHO DOS PROFESSORES QUE ESTÂO PASSANDO NECESSIDADE <VC TEM DINHEIRO PRA COMPRAR ROUPINHA DE MARCA E IPHONE E ELES ?

      Excluir
  10. Os alunos é que movem a faculdade. Ao realizarem mais essa greve na véspera de terminar o período, os docentes terão de lidar com a insatisfação de milhares de alunos e perderão o apoio dos discentes em futuras negociações com a mantenedora. Esse cenário, obviamente, não é favorável para ninguém. Só queremos que o semestre termine e falta muito pouco para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO SE APLICAR PROVA AGORA OS PROFESSORES NUNCA RECEBERÂO GREVE JÁ!!!

      Excluir
  11. CHEGA DE MENTIRAS OCUPAÇÃO JÁ A GAMA É NOSSA!!!!!!!!!



    EU APOIO AGAMA É NOSSA 111111111111111

    ResponderExcluir
  12. A ADGF JÁ TEVE TEMPO SUFICIENTE PARA RESOLVER ESTA SITUAÇÃO, AGORA É A NOSSA VEZ.


    OCUPAÇÃO DA REITORIA JÁ A GAMA É NOSSA!!!!

    POSTEM SEU APOIO, O MOVIMENTO SÓ DEPENDE DOS ALUNOS, VAMOS MOSTRAR QUE NÃO SE BRINCA MAIS COM OS ALUNOS DA GAMA, VAMOS SER MOTIVO DE ORGULHO PARA UM PAIS COM TANTA FALTA DE RESPEITO.

    ResponderExcluir
  13. Nós já havíamos dito que aquele não era o momento de sair da greve. Mas os docentes se contentaram com as migalhas falsas oferecidas pela Galileo. Naquele momento eu falei, isso não demorará 6 meses para acontecer novamente, mas preferiram ouvir as mentiras do Alex Porto, pois bem, agora tem que aturar.

    ResponderExcluir
  14. Entrar em greve, sem o apoio dos alunos, será um tiro no pé!
    Veja manifesto do CAMED em:
    http://www.camedugf.com/url-1356270727/manifesto-contra-a-greve.html

    ResponderExcluir
  15. A melhor parte foi que os professores não recebem por inadimplência de alunos. Pelo amor de Deus!

    ResponderExcluir
  16. Acho que o melhor seria aplicar as provas e não lançar os graus, como sugerido por alguns, anteriormente.

    ResponderExcluir
  17. GREVE JÁ! Isso tudo é história, esses safados estão acabando com as duas IES. Eles estão pegando captando recursos para uso próprio. GREVE!

    ResponderExcluir
  18. O melhor é, metaforicamente falando, colocar a mão no peito dos caras, encostá-los na parede e dizer: "Tu tá me devendo 10M, se tu já tem 7M, então me dá 5M e tu tem até quinta pra me dar o resto. Do contrário eu vou com a polícia na tua casa buscar o resto." Resolver que nem homem essa bagaça. Como assim, "eu tenho 7M, mas talvez eu te pague na quinta."

    ResponderExcluir
  19. Caríssimos.... venho lendo todas as manifestações, umas sensatas,outras apixonadas e outras sem noção. No entanto resolvi me posicionar, ou melhor opinar.
    1 - Porquê essa demora para apresentar a real situação?
    2 - Onde está a Comissão que deveria acompanhar o fluxo financeiro,até para podermos acreditar na real situação da IE, pois se realmente for verdade o que se fala, realmente a paralização neste momento será um equívoco.
    Caros colegas docentes e caros amigos discente, neste momento a pergunta e quem vai pagar esta conta, pois estamos sem salários e com as contas vencidas e os alunos pagaram as mensalidades e com possibilidade de não receberem pelos serviços pagos....
    ACHO QUE SÓ SERÁ POSSÍVEL NÃO ENTRAR EM GREVE SE A COMISSÃO FOR EFETIVAMENTE CONSTITUIDA E CONFIRMAR ESTA SITUAÇÃO..
    Aproveito para me colocar a disposição pois sou Auditor Fiscal...

    ResponderExcluir
  20. De boa, dadas as circunstâncias, e guardadas as devidas proporções, a situação é análoga àquela na qual um casal litigante usa os filhos para chantagearem um ao outro, tipo: "se ele (a) quer ver o garoto, vai ter que pagar um preço. Vou infernizar a vida dele (a)". E aquela criança melequenta, mimada, pirracenta, egocêntrica, irritante, mas adorável é que se fode. De um lado alguns professores se arvoram para entrarem em greve, legal e legítima, antes do período se encerrar, pois se os alunos saírem de férias, não terão com o que barganhar. Do outro lado a mantenedora diz que os alunos não pagaram. Que porra é essa?! Se eu trabalhasse numa fábrica de automoveis entraria em greve dez vezes, mas não sem antes ir à sala do Diretor e perguntar por que saiu dez carros da fábrica e meu salário não chegou. Neste caso, se a produção parar, os carros que não foram concluídos não ficarão angustiados e se questionando se serão ou não finalizados.

    ResponderExcluir
  21. Mensagem do Sr. Alex Porto:

    Alunos de Medicina: paguem esta bosta de mensalidade e deixem de ficar indo pra choppadas.

    Mensagem do Sr. Antenor Poderoso Castiga:

    Quem não quitar seus débitos com a UGF irá para o inferno!

    ResponderExcluir
  22. Para utilizar outra analogia, parece ser ponto pacifico que a pena de morte não e capaz de dissuadir o individuo recalcitrante de delinquir. Ela apenas satisfaz a necessidade que a consciência coletiva tem por vingança contra a ofensa sofrida. O delinquente, por falta de ética ou por distúrbios neurológicos, sem o tratamento adequado continuará no crime. Mutatis mutandi, guardadas as devidas proporções, A greve parece ter destino semelhante. A anterior não dissuadiu a Galileo de delinquir. Parece faltar-lhes aquele tribunal da consciência que nos faz distinguir o certo do errado, ou seja, a nossa MORAL. Falta-lhes ÉTICA, pois, aparentemente representam aquela parcela do empresariado nacional que habituou-se com um Estado provedor e corrupto e com um operariado pelego e permissivo.

    ResponderExcluir
  23. GREVE JA SE APLICAREM PROVAS PROFESSORES VCS NÂO IRÂO RECEBER!!!VCS ALUNOS QUEREM FAZER PROVA E IREM EMBORA PARA SUAS CASAS E ESTA TUDO RESOLVIDO MAS E OS PROFESSORES? FICAM AQUI PASSANDO NECESSIDADE GREVE NELES PROFESSORES

    ResponderExcluir
  24. No final das contas, quem leva lá naquele lugar são sempre os alunos. A Gama Filho caminha para fechar as portas na mão desses vagabundos.

    A pior coisa que aconteceu foi entregarem a UGF na mão desse bando de vagabundos.

    ResponderExcluir
  25. PROFESSORES ,ESSES ALUNOS SÃO UM BANDO DE BADERNISTAS CRIADOS A LEITE COM PERA E FICAM TOMANDO CACHAÇA EM BUTECO DO TIPO AMARELINHO E SÓ PENSAM NELES ,NÃO CAIAM NESSA CILADA DE APLICAR PROVAS POIS VÃO FICAR SEM RECEBER GREVE NELES !!!

    ResponderExcluir
  26. NUNCA VI PASTOR SER EMPREENDEDOR....PODE SER EMPREENDEDOR DE CULTOS! ENGANANDO FIÉIS! AGORA, GERENCIAR UMA EMPRESA? NUNCA SERÃO! PEDE PRA SAIR!

    ResponderExcluir
  27. Caro Jeferson... todo exagero tanto de um lado como do outro devem ser desconsiderado...reflita o meu comentario anterior...sem emocao...
    Saudacoes Universitarias

    ResponderExcluir
  28. O mais viável é aplicar as provas e não lançar as notas no sistema. Isso por si só já atrasa o período que vem e pode ser usado para negociar!!

    ResponderExcluir
  29. ESSE BURRO DO ALEX, ESTÁ QUERENDO USAR ESTRATÉGIA DE MKT? SE ELE NÃO SABE! PRIMEIRAMENTE TEM QUE SOLUCIONAR OS VÁRIOS PROBLEMAS ADMINISTRATIVOS, PARA DEPOIS TENTAR "VENDER" UMA IMAGEM POSITIVA DAS IES. ELE ACHA QUE CONSEGUIRÁ UM NÚMERO POSITIVO DE ALUNOS COM TODA MÍDIA NEGATIVA? VAI INVESTIR RECURSOS QUE DIZ NÃO TER PELO RALO. MUITO BURRO! POSSO ESSAS IES ESTÃO INDO P O BURACO.

    ResponderExcluir
  30. O MAIS CORRETO PARA VCS PROFESSORES É NAO APLICAR AS PROVAS POIS NÂO TERÂO NENHUMA GARANTIA PARA REVINDICAR ,DEPOIS JA ERA <ESSES ALUNOS BADERNISTAS ESTARÂO EM SUAS CIDADES ENCHENDO A CARA DE CACHAÇA COMO FAZER AQUI NESSES BUTECOS DA VIDA E NEM ESTARÃO PREUCUPADOS SE VCS TEM COMIDA NA MESA GREVE JÁ!!!

    ResponderExcluir
  31. Jeferson...Nao fale em nome dos professores...Fale por voce.

    ResponderExcluir
  32. A greve neste momento será um tiro de misericórdia nas IES que já estão respirando por aparelhos, tem que haver uma intervenção do MEC,uma auditoria precisa ser feita nas contas da Galileo,e se for provado que houve fraude,os culpados deverão ser punidos na forma da lei e uma comissão instaurada pelo MEC assumir a administração das IES , mas a greve não trará o resultado que queremos, uma UGF forte com salários em dia e excelência de ensino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o caminho e por aí... Temos que tomar pé da situação.
      Abraços.

      Excluir
    2. o Direiro de receber é dos professores muitos estao passando necessidade a GREVE É INEVITAVEL!!!

      Excluir
  33. A situação é análoga a esta: Um agricultor perdeu toda a sua safra para uma praga de gafanhotos da espécie "galileus safadous famintus",a única coisa quê sobrou foi um único bocado de grãos, mediante esta situação um dilema se formou, se alimenta dos grãos ou usa os mesmos como sementes? Se comer resolve um problema momentaneamente, mas se plantar os grãos poderão reverter o quadro negativo em uma safra nova e produtiva. Optar pela greve é comer os grãos, pensem nisso. Em momentos de cri$e, crie. Vamos buscar juntos, docentes e discentes uma solução criativa para este problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stewart, apoio completamente vc.... greve agora não vai resolver o problema por completo

      Excluir
  34. OCUPAÇÃO DA REITORIA JÁ A GAMA É NOSSA

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir