segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ASSEMBLEIA DOS DOCENTES COM PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES DOS DISCENTES: INSATISFAÇÃO E DESCONFIANÇA


ATA DA ASSEMBLÉIA DPOS PROFESSORES DA ADGF

DATA: 26 DE NOVEMBRO DE 2012
LOCAL: AUDITÓRIO “D”, PRÉDIO MR, CAMPUS PIEDADE
TOTAL DE PARTICIPANTES: 20 professoras e professores da UGF e representantes dos discentes.

A Assembleia foi iniciada às 18h00. Estava presente a direção da ADGF, do Sinpro-RJ e 20 professores participaram, além da representação dos discentes. É necessário registrar que houve falta de energia boa parte da tarde no campus Piedade, o que reduziu a participação dos docentes na assembleia. Deu‑se início aos assuntos da pauta avaliando a paralisação de três dias e informando a continuidade do ciclo de negociações com a Diretoria Executiva da Galileo. Em relação à paralisação, a avaliação é que ela foi necessária, dado o fato das negociações com a Galileo não terem revertido o calendário proposto, nem avançado efetivamente, ao menos com o compromisso em cumprir todos os direitos devidos aos docentes em 2012. Houve por parte da direção da Galileo, assinada por seu presidente, Dr. Alex Porto, mensagem eletrônica enviada à comunidade docente da UC e da UGF, mantendo as informações sobre as datas para os pagamentos futuros das parcelas dos salários de outubro e novembro, bem como 13º e informação da intenção de pagamento de 1/3 de férias de 2012, além da indicação de diversos procedimentos administrativos e acadêmicos. A Assembleia dos docentes compreendeu que esta dinâmica de informação direta aos docentes, por correio eletrônico não é a melhor prática, uma vez que há interlocução com a ADGF. Também indicou que as atuais informações não permitiam haver nenhuma segurança com relação à realização dos mesmos pagamentos. Bem como considerou existir nenhuma evidência com relação às promessas futuras. Expressou, assim, a Assembleia sua profunda desconfiança nos processos indicados pela direção da ADGF. Resolveu, em função dessa desconfiança, para superar a mesma, primeiramente expressá-la por  meio de documento a ser entregue à direção da Galileo e, em segundo lugar, que é necessário convidar ao Dr. Adenor Gonçalves dos Santos, acionista majoritário da Galileo, bem como à direção da Galileo, para que compareçam à assembleia dos docentes da UGF, aos 3 de dezembro de 2012, para que possam dialogar vivamente com a comunidade acadêmica sobre as resoluções que a Direção da Galileo entende serem as melhores para assegurar a excelência acadêmica, a dignidade da condição dos docentes e o bom atendimento educacional à comunidade discente. Entendeu, também, a Assembleia que a comunidade docente, bem como a direção da ADGF, está totalmente de acordo com o Manifesto do Corpo Discente, produzido em Assembleia dos Discentes, aos 23/11/12, no Teatro Dina Sfat, no campus Piedade. Finalmente, a Assembleia deliberou pela continuidade das atividades docentes, com aplicação de prova A2, sem, no entanto, lançar as notas antes da efetivação do pagamento da parcela de 50% do salário de novembro, aos 10 de dezembro de 2012. Sintetizando as deliberações:
- apoio ao manifesto dos discentes;
- continuidade das atividades acadêmicas, mantendo o respeito à comunidade discente, com aplicação da A2, sem lançamento das notas até efetivação do pagamento da 1ª parcela de novembro aos 10/12/2012;
- entrega de documento sobre a desconfiança dos docentes;
- assembleia dos docentes aos 3/12/2012 com convite ao Dr. Adenor Gonçalves dos Santos, acionista majoritário da Galileo, bem como da direção executiva da Galileo, para que dialoguem vivamente sobre procedimentos e projetos futuros com a comunidade acadêmica.

Diretoria da ADGF

Um comentário:

  1. Ótimas, as resoluções. A ADGF e os participantes das últimas Assembleias estão de parabéns. Espero que a Direção da Galileo se sensibilize e responda, de forma positiva, aos nossos questionamentos. Apenas peço que revejam as datas das próximas Assembleias, pois estão sendo sempre às 2as. Para dar oportunidade a outros professores de participarem das mesmas, proponho um revezamento dessas datas, de forma que as Assembleias sejam realizadas em diferentes dias da semana. Abraços, Prof. Marcelo Duarte (Eng. Elétrica).

    ResponderExcluir