sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Houve Bloqueio Judicial sobre as contas da Galileo e nosso salário não foi pago

ESCLARECIMENTO OFERECIDO PELA DIREÇÃO DA GALILEO E PONDERAÇÕES DA DIREÇÃO DA ADGF

Como informado anteriormente, a direção da ADGF reuniu-se com a direção executiva da Galileo, representada pelos Prof. Samuel Dionizio e Prof. Wanderley Cantieri, uma vez que o Dr. Alex Porto ainda encontra-se no exterior, atendendo determinações do acionista majoritário, Dr. Adenor Gonçalves dos Santos. Segundo a direção da Galileo, as contas da mantenedora foram bloqueadas em 5 milhões de reais, e, conforme disseram, o depósito de 1,3 milhão para o pagamento da parcela de 50% do salário dos docentes havia sido depositada na quarta-feira, 23 de janeiro, e naquele mesmo dia foi bloqueado. Este bloqueio judicial, segundo os diretores da Galileo, é devido a ações trabalhistas com sentença em execução. A medida que a Galileo pretende realizar para efetivar o pagamento dos salários é, conforme afirmaram, a abertura de conta vinculada com fim específico até terça-feira, 29 de janeiro de 2013. Informaram ainda que:

a) Neste momento não há recursos para o pagamento do salário de dezembro
b) Os recursos que deverão ser disponibilizados dependem de novas entradas, por meio de matrículas e mensalidades
c) Estão providenciando a alteração do ciclo contábil para o dia 25
d) Também informaram que é necessário que os professores ainda não cadastrados realizem o cadastramento para que possam receber os seus salários devidos;

Dada esta situação, a direção da Galileo se compromete a saldar o pagamento da integralidade do salário de dezembro/2012 até 1º de fevereiro de 2013.

Diante dessas informações prestada pela direção da Galileo, e deixando para momento posterior o conjunto da pauta de pendências, a qual, também, passa a incluir a atual indefinição do cronograma do pagamento dos 2/3 de férias devidos (referentes a 2011 e 2012), a direção da ADGF apresentou as seguintes ponderações:

a) Toda a comunidade docente está indignada com o sucessivo conjunto de descumprimentos de prazos;
b) Os docentes têm arcado com os prejuízos que as taxas e serviços bancários decorrentes dos atrasos e o parcelamento do pagamento dos salários têm gerado, sem que nenhum tipo de reposição seja feita pela Mantenedora a este prejuízo gerado;
c) Para a comunidade docente é preocupante que dois salários, o de dezembro/2012 e o de janeiro/2013 estejam colocados em tal proximidade, até porque a experiência histórica mostrava que os meses iniciais eram de cumprimento de prazos de pagamentos de salários na UGF, e a atual situação gera grande apreensão para os docentes;
d) Para a comunidade docente não apenas o atraso dos salários gera apreensão, senão também o fato de não termos informações sobre as medidas tomadas para sanar os problemas para acolhimento dos alunos no início do ano letivo. Uma vez que, agora em janeiro, nossos campi continuam sem ter empresa de segurança e de limpeza prestando serviços, nenhuma obra de adaptação e acessibilidade ter sido feita no campus Piedade, não sabermos como está o deslocamento da Biblioteca e dos Laboratórios para o novo campus na Barra... Enfim, não temos informações precisas sobre as condições de trabalho que nos aguardam.
e) É também preocupante para a comunidade docente que ações demissionárias possam continuar na órbita da noção de corte de custos como pseudo-solução para problemas de gestão administrativa.

A Direção da Galileo respondeu o seguinte a essas ponderações: Todos os esforços têm sido feitos para respeitar os direitos da comunidade acadêmica. É uma prioridade o pagamento de debêntures, salários e fornecedores. O esforço relativo ao pagamento dos salários de 2013, é efetivá-los no quinto dia útil, conforme preconiza a legislação trabalhista. Dr. Adenor, conforme os diretores da Galileo, solicita que se informe aos docentes que nos próximos cinco meses haverá um novo ambiente de trabalho. A entrega do PROIES implicou em uma auditoria de dois anos e meio; e a execução do plano estratégico apresentado ao governo federal está em curso. Há, entretanto, um conjunto de pagamento de passivos, não apenas trabalhistas, que é parte do ônus herdado pela atual administração, e muitos deles geram novidades que atrasam a regularidade almejada, conforme os diretores da Galileo. Em relação às condições de trabalho e recepção dos alunos, a direção da Galileo afirmou que tudo será realizado devidamente e dentro dos prazos, para o início do ano letivo aos 18 de fevereiro de 2013. Informou que a unidade Barra não é no condomínio O2, e sim em suas proximidades, e ainda declarou que a mesma unidade está sendo preparada, e que haverá ônibus circular para favorecer o acesso à unidade. Solicitou, ainda, a direção da Galileo, que os professores ainda não cadastrados realizem esse cadastramento, para que as folhas possam ser pagas em sua totalidade.

A ADGF considera que nós docentes precisamos manter o diálogo aberto com a Galileo, e esta é uma mesa de esclarecimentos e negociações necessária. Considera, também, que a construção da credibilidade da atual gestão da Galileo depende de maior empenho no cumprimento dos prazos declarados, bem como na construção das melhorias necessárias para a recepção de nossos alunos e das condições de trabalho fundamentais para o desempenho das atividades de docência, pesquisa e extensão, exigências de nossa atividade universitária. Estamos, todos os docentes, no aguardo das soluções aos problemas que temos vivido.

Direção ADGF

Nenhum comentário:

Postar um comentário