sábado, 30 de novembro de 2013

ATA DA ASSEMBLEIA DE PROFESSORES DA UGF, EM 29/11/2013. Iniciada às 17h45m, na sala MR 107, a assembleia dirigida pela ADGF, contou com a presença de 37 professores (cfe. lista de presença), representações dos alunos e dos funcionários. Tendo sido constatado até a ocasião da assembleia a inexistência de qualquer pagamento aos professores,  nem qualquer informação da Mantenedora e tendo sido constatado o descumprimento do TSD em inúmeros aspectos por parte da mantenedora, a GREVE a partir de 02/12/2013 foi posta em votação e aprovada por unanimidade, com três abstenções. Foi enfatizado que a deliberação da assembleia anterior, na qual foi votada e aprovada a paralisação com a aplicação de provas, foi uma decisão tomada pelo corpo docente unicamente em consideração aos alunos, mas que também se constituiu uma derradeira oportunidade dada à GALILEO para cumprir suas inúmeras promessas antes de levar os professoras à decretação de GREVE e à consequente interrupção do Calendário Acadêmico com prejuízo dos alunos, pais, professores e funcionários.  Já no final da assembleia chegou por SMS à Direção da ADGF uma mensagem pelo e-mail institucional na qual a Direção da GALILEO  afirma que os pagamentos relativos a outubro e novembro ocorrerão no dia 03/12/2013. Como o anúncio de pagamento não garante sua efetividade, como já ocorreu inúmeras vezes, decidiu-se, caso o pagamento saia na terça, a assembléia fica marcada para quarta-feira, às 17:30h. Se não, a assembléia será na quinta-feira, dia 05/12, às 17:30h. Os professores exigem que sejam efetuados os pagamentos devidos aos professores conforme Proposta de Pagamento e Programação Anual, divulgada pela Galileo em 29/08/2013, ou seja: salário de outubro mais 30% do salário de fevereiro e mais 30% do salário de março e ainda o salário de novembro mais 20% do salário de abril; aos professores que tiveram sua demissão anulada (cerca de 100 professores), deverão ser pagos também o mês de setembro mais 50% do salário de janeiro e um terço de férias referente a 2012, valores esses ainda devidos. Destaca-se também a preocupação com o estabelecimento das condições mínimas para funcionamento do campus no que se refere à limpeza, segurança e material para funcionamento das aulas.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA DE DOCENTES 17H30, 29/11/2013

Conforme nossa deliberação na assembleia passada, fica convocada a assembleia de docentes para as 17h30, do dia 29 de novembro de 2013.
Pauta:
- Decidir sobre a decretação ou não de greve a partir de 02/12.
- Outros encaminhamentos.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SEM PAGAMENTO EFETUADO PELA GALILEO...

SEM SALÁRIOS...

Entre o quinto dia útil e a promessa do pagamento para os 27 de novembro, houve cinco afirmações de datas de pagamento. Desafortunadamente, desta feita é ainda mais grave devido a proximidade do pagamento do mês de novembro daqui há 6 dias, pois o quinto dia útil é 6/12. O acúmulo da dívida com todos os docentes e funcionários é muito grande. Todo esforço para contribuir com a instituição tem sido feito por funcionários e docentes. As situações de penúria começam, novamente, a estourar entre todos. O ambiente de angústia gerado pelos informes de datas não cumpridas para o pagamento é enorme. É fundamental que haja a efetuação dos pagamentos o mais rápido possível e se crie condições para alguma regularidade da vida acadêmica.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ATA DA ASSEMBLEIA DE PROFESSORES DA UGF, EM 22/11/2013. Iniciada às 17:45h, na sala MR 107, a assembleia dirigida pela ADGF, contou com a presença de 20 professores (cfe. lista de presença), representações dos alunos e dos funcionários. Dados os informes que se resumem ao conteúdo do documento da Galileo, referindo a data de 27/11 para o pagamento dos salários (já postado no blog), os professores deliberaram por dar continuidade à paralisação com a aplicação das provas e marcar nova assembleia para o dia 29/11, às 17:30h, com indicativo de greve a partir de 02/12/2013, caso não seja efetuado o pagamento do estabelecido no Termo de Compromisso e o que é devido aos professores que tiveram sua demissão anulada. Decidiu-se ainda dar nota de apoio aos funcionários administrativos que estão em greve por falta de salário. E ainda, encaminhar comunicado ao MEC e à Galileo sobre a situação dos atrasos e a posição compreensiva dos professores em manter o calendário de provas, em benefício dos alunos.

NOVO COMUNICADO DA GALILEO EDUCACIONAL

Esta mensagem foi encaminhada por e-mail institucional da UGF e houve conversa telefônica sobre o mesmo teor entre o diretor presidente da Galileo e a direção da ADGF:


quinta-feira, 21 de novembro de 2013

ATA DA ASSEMBLEIA DE DOCENTES 21/11/2013

Ata da Assembleia de Docentes da UGF

Data: 21/11/2013
Local: Auditório A, MR, 8º andar
Horário: 17h30


A Assembleia contou com a participação de mais que 50 docentes, de todas as principais áreas de educação, e mais de 120 estudantes. Diante dos fatos da continuidade de demissões, inclusive com demissões ocorridas na semana passada, dos não-pagamentos efetuados, conforme a indicação da direção da Galileo, aos 19/11; a continuidade da ausência de condições de trabalho docente, com falta de cenários de ensino em vários cursos, inclusive os da área de saúde, e com a continuidade do problema do asseio nos banheiros, além da continuidade das dificuldades no campus Quitanda, a indignação dos docentes apenas aumenta. Foi avaliado que durante o dia de hoje houve contatos com a direção da Galileo Educacional que informou ainda haver bloqueio judicial às contas, e que o diretor presidente está em Belo Horizonte, empreendendo esforços para aviar os pagamentos compromissados. Considerando a necessidade do esforço para o cumprimento do TSD, assim como as necessidades imediatas dos discentes, os docentes tiveram muita prudência em emitir suas deliberações. Deliberaram que:

- Permanece o Estado de Greve;
- Fica decretada paralisação aos 22 de novembro, com mobilizações de docentes; a paralisação deste dia será realizada com aplicação das provas de A1, cada dia de paralisação que se fizr necessário avaliará os procedimentos consequentes;
- Fica decidido que se os pagamentos compromissados forem efetuados pode ser deliberada interrupção de paralisação;
- Fica marcada reunião entre docentes e discentes para amanhã, 22 de novembro, em horário e local a ser confirmados;
- Permanece o repúdio à continuidade de demissões e do não pagamento dos direitos dos docentes e funcionários demitidos;
-Fica convocada assembleia para os docentes aos 22 de novembro, 17h30;

SOBRE O USO DO BLOG

O Blog é de uso da ADGF e dos docentes. Comentários que aprofundem a reflexão coletiva, elaborado por docentes e discentes, são bem-vindos. Como está estipulado na política de comentários, palavrões, expressões de baixo calão, não são adequados nem devem ser tolerados.

O objetivo deste Blog é ser um instrumento da comunidade acadêmica para sua informação coletiva sobre temas de interesse. 

Infelizmente, temos ficado restritos às relações Capital-Trabalho que tem criado dificuldades para uma vida acadêmica tranquila e sadia, não por nossa opção.

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA DE DOCENTES 17H30, 21/11/2013

Conforme nossa deliberação na assembleia passada, fica convocada a assembleia de docentes para as 17h30, do dia 21 de novembro de 2013.

Pauta:

Avaliação dos compromissos assumidos pela Galileo na assembleia anterior e deliberações pertinentes;

PARA NOSSA REFLEXÃO COLETIVA

Estamos cientes que os pagamentos anunciados ainda não ocorreram. Houve informação no Blog, postada na forma de comentário, para a qual não tivemos confirmação ainda, de demissões efetuadas na semana passada. A GALILEO EDUCACIONAL precisa informar o que está acontecendo e quais procedimentos para correção desses fatos estão sendo adotados. Não pagar e permanecer com fluxos de demissões, sem contatos ou informações relevantes de correções de processos não constitui-se em boa prática de gestão

Por maior boa vontade que tenham os docentes tais práticas dificultam a condução tranquila da vida acadêmica.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

DIA 19 DE NOVEMBRO: VAMOS ACOMPANHAR O DEPÓSITO ANUNCIADO

Conforme foi anunciado pela direção da Galileo, hoje seria o dia dos pagamentos devidos anunciados. Seja anotado nos comentários a visualização dos depósitos nas contas.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Plano de pagamentos emitido pela direção da Galileo



ATA DA ASSEMBLEIA DE DOCENTES DAS UGF, 14/11/2013

ATA DA ASSEMBLEIA DE PROFESSORES DA UGF

DATA:  14/11/2013
LOCAL:  Teatro A, MR, 8º ANDAR

Assembleia iniciada às 17:30h, sob a condução da diretoria da ADGF,  contou com a presença de 130 pessoas, 42 docentes de todas as áreas (conforme lista de presença). Verificou-se também a presença de representação estudantil  e também de pais membros da Associação dos Pais de Alunos. A Assembleia ocorreu em Estado de Greve, devido as condições de trabalho docente, demissões continuadas e atraso dos pagamentos de salários.
Foi informado que as reuniões solicitadas não ocorreram, a primeira por não haver resposta da direção da Galileo e a segunda por ser desmarcada pela Reitoria e Pró-Reitorias. Ao que consta, inexiste cobrança de estacionamento aos docentes na UGF, fato reclamado na assembleia anterior. Também não houve resposta à moção interposta referente à demissão da Profa. Luci Ruas. Houve contato da direção da Galileo aos 13/11, mesmo dia em que houve a reunião com a Comissão de Avaliação Permanente do MEC. Naquela ocasião foi confirmado que houvera o bloqueio de contas e que no dia seguinte as ações de desbloqueio estariam em curso, podendo haver os pagamentos anunciados aos 14/11. Para tanto, a diretoria da Galileo e seu corpo jurídico iria a Belo Horizonte aos 14/11. Durante o dia 14/11, a diretoria da ADGF certificou-se das ações de desbloqueio de conta em curso, e com vários setores da gestão da UGF identificou que os procedimentos para os pagamentos estavam em andamento. Finalmente, ao redor de 15h houve contato do Dr. Alex Porto (o qual foi postado no Blog), com novas informações sobre o pagamento, que dadas as circunstâncias e os procedimentos ocorridos ele seria efetuado apenas aos 19/11, porém, com antecipação do montante previsto para o dia 25/11, incluído (para melhor observação postaremos novamente o plano de pagamentos).  Os demais fatos persistem, e continuam a preocupar à comunidade acadêmica, referentes aos cenários de ensino, a continuidade de demissões até sexta-feira última passada, o não-pagamento dos direitos dos demitidos, sequer o salário do mês trabalhado.
Diante de tais fatos e reflexões a assembleia delibera que:
    • PARA LEMBRANÇA E ESTÍMULO DE DEPÓSITOS, SE REAFIRMA A EXISTÊNCIA DO FUNDO DE SOLIDARIEDADE AOS DOCENTES DESEMPREGADOS, PARA OS QUAIS 30% DE TODA RENDA ARRECADADA DA ADGF SERÁ DIRIGIDA. O FUNDO SERVIRÁ PARA PEQUENOS EMPRÉSTIMOS AOS DOCENTES, SEM JUROS E COM PRAZO DE CARÊNCIA DE 120 DIAS. AS FORMAS DE USO DO FUNDO SERÃO DIVULGADAS NO BLOG;
    • PERMANECE DECRETADO ESTADO DE GREVE;
    • A ASSEMBLEIA CONTINUA A REPUDIAR TODO ATO DEMISSIONÁRIO TOMADO DE FORMA ARBITRÁRIA, SEM CONSULTA ÀS COORDENAÇÕES DE CURSO, SEM ESTUDO DE IMPACTOS ACADÊMICOS, SEM NENHUM CRITÉRIO EM FAVOR DA VIDA ACADÊMICA. QUE NÃO HAJA MAIS NENHUMA DEMISSÃO!
    • FICA MARCADA ASSEMBLEIA, PARA REVISÃO DOS PROCEDIMENTOS ANUNCIADOS PELA GALILEO AOS 21 DE NOVEMBRO DE 2013.


      ESTE É MAIS UM ATO SÓBRIO DOS DOCENTES, QUE JÁ ACEITARAM REVISÃO DE REGIMES CONTRATUAIS DE TRABALHO, REVISÕES DE CARGA HORÁRIA, E ESTÃO SOLIDÁRIOS À SOBREVIVÊNCIA INSTITUCIONAL DA UGF, COM MANUTENÇÃO DE QUALIDADE ACADÊMICA E DE POSTOS DE TRABALHO DE FUNCIONÁRIOS E DE DOCENTES! 

      OS DOCENTES ESTÃO FAZENDO EXERCÍCIO DE PACIÊNCIA HISTÓRICA EM SOLIDARIEDADE AOS DISCENTES E AO CUMPRIMENTO DO TSD PELA MANTENEDORA. É MAIS UMA ATITUDE SOLIDÁRIA AOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA MANTENEDORA PARA ASSEGURAR A SOBREVIVÊNCIA INSTITUCIONAL DA UGF. SOLIDARIEDADE QUE TEM CUSTADO CARO À COMUNIDADE ACADÊMICA. QUE SEJA NOTADA, VALORIZADA E LEVADA EM CONSIDERAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE FUTURO A ATITUDE DOCENTE EM FAVOR DA INSTITUIÇÃO!

Nota sobre a reunião entre ADGF e Comissão Permanente de Avaliação

A direção da ADGF se reuniu com os profs. Joabson e Jairo, da Comissão de Avaliação Permanente do MEC. A pauta foi em torno do cumprimento do TSD. Vários elementos avaliativos foram destacados. Os avaliadores consideram o TSD um instrumento relevante para que a regularização da UGF seja atingida. Conquanto todos os setores da comunidade acadêmica necessitem de empenho para seu cumprimento, o esforço maior, segundo eles, é o da regularização administrativo-financeira. Todos estamos empenhados em favor da sobrevivência institucional da UGF.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Dr. Alex Porto telefonou para a ADGF com informações sobre o pagamento

Conforme as declarações do Diretor Presidente da Galileo Educacional, houve desbloqueio das contas, que haviam impedido o pagamento aos 8/11. Todos os procedimentos para que os pagamentos fossem efetuados aos 14/11 foram efetuados. Entretanto, houve ações de penhora que impediram a efetuação do mesmo. Segundo ele, as gestões com o Banco Mercantil foram encaminhadas para que sejam efetuados os pagamentos na terça-feira, dia 19/11, para funcionários administrativos e docentes. Aos docentes será pago:

A) Para todos (incluindo os que tiveram demissões anuladas):
- salário de outubro; (todos os docentes)
- 60% referente a 30% do salário de fevereiro e 30% do salário de março de 2013; (todos os docentes)

B) Exclusivamente para os que tiveram demissões anuladas
- salário de setembro;
- 83,333%, referentes aos 50% de janeiro e a 1/3 de férias de 2012.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

NOTA SOBRE PAGAMENTO EM ATRASO

A ADGF teria prazer em iniciar o dia com notícia positiva sobre a efetuação do pagamento prometido pela direção da Galileo, por meio de mensagem eletrônica institucional, para o dia de hoje, 13 de novembro de 2013.

A ADGF nota que a interrupção das comunicações institucionais não é o melhor caminho para comprometer a todos coletivamente para a sobrevivência institucional. É do interesse da ADGF e da comunidade acadêmica que haja interlocução entre todos os envolvidos, até mesmo o MEC/SERES, que tem deixado de se pronunciar.

Infelizmente, 10h21, ainda não houve nenhum depósito do pagamento em atraso compromissado para o dia de hoje. Mantenhamos o monitoramento dos pagamentos anotando sob os comentários.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

SOBRE MESA PARITÁRIA, ACOMPANHAMENTO IN LOCO E SUPERVISÃO DE CURSOS

Atualmente estamos sob um Termo de Saneamento de Deficiência firmado entre o MEC/SERES e a Galileo Educacional. Este termo em seus diferentes itens pressupõe cumprimento de compromissos elencados antes dos itens de saneamento.

Dentre os itens de saneamento foi solicitada uma nominata de docentes e funcionários, que deveria ser apresentada ao MEC até 8/11. Terá sido? O MEC/Seres deve esta informação à comunidade acadêmica da UGF.

O Prof. Quêdo, do Sinpro-Rio, já fez vários encaminhamentos ao MEC/Seres arguindo sobre os procedimentos em curso durante a vigência do TSD.

Cabe aqui nos perguntar porque, após um mês de vigência do TSD, não estabeleceu ainda a Seres nova reunião da Mesa Paritária, haja vista a necessidade de acompanhamento dos prazos determinados no TSD e a construção de ações solidárias de todos os envolvidos na IES para o cumprimento dos mesmos itens.

Vale repetir, interessa à comunidade acadêmica da UGF a sobrevivência institucional. Nossa IES tem contribuído de forma relevante com a formação de profissionais qualificados, com processos de maior mobilidade social, com interações com a comunidade do entorno... ou seja, nossas tarefas de docência, pesquisa e extensão. É de se notar que nesta gestão da Galileo tivemos as eleições para os órgãos colegiados, as eleições para o DCE e o processo de escolha dos respresentantes discentes nos órgãos colegiados.

É bem verdade, que tais conquistas estão periclitantes e precarizadas dada a estreiteza de construção de resposta ao desafio financeiro da UGF, que precisa mais que cortes, de novas inversões e melhor utilização de seu capital intelectual criativo - para o que a comunidade docente estaria plenamente disposta a colaborar, se fosse apresentado algum plano de projeto para a IES.

Concluindo, é momento do MEC/Seres agir mais uma vez insistindo na necessidade cooperativa de todos os envolvidos, e não apenas exigir dos docentes que apaziguem aos discentes na construção de sólidas relações com a Mantenedora.

Porque o silêncio da direção da Galileo?

O fato de deixar de responder às direções da ADGF e aos eleitos do DCE é um indicativo que a gestão da Galileo deve estar buscando mostrar por atos que deseja cumprir o TSD? efetuará os pagamentos que anunciou aos docentes por meio da mensagem eletrônica institucional? Esperamos que sim.

No entanto, ressaltamos, é também um ato de congelamento do canal de comunicação legítimo com os atores institucionais.


Como indicou a SERES/MEC, é do interesse coletivo que TODOS COOPEREM PARA A SUPERAÇÃO DA CRISE INSTITUCIONAL EXISTENTE, foi esse o espírito das palavras da Profa. Clotilde, reforçado pelo empenho do Secretário Jorge Messias.

A ADGF permanece no esforço de construção da maior solidariedade possível para a superação da crise institucional que se mantem.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Houve resposta da Reitoria e Pró-Reitorias

A Reitoria e os Pró-Reitores indicam impossibilidade de reunião amanhã, terça-feira, e solicitam que a reunião seja agendada para quinta-feira, 14/11, 10h. A direção da ADGF e a direção eleita do DCE estão analisando a oportunidade e responderão prontamente.

Até o momento, a direção da Galileo não ofereceu nenhuma resposta à solicitação de reunião.

A ADGF E O DCE ELEITO DA UGF AGUARDAM AS RESPOSTAS ÀS SOLICITAÇÕES DE REUNIÃO

A solicitação para reunião com a Galielo segunda-feira, encaminhada por determinação da Assembleia, também com a participação da direção eleita do DCE, foi expedida duas vezes, a saber, sexta-feira, 22h e hoje, 11 de novembro, 8h. Até o momento a direção da Galileu não responder à solicitação.

A Reitoria e Pró-Reitorias ainda não responderam, também, à solicitação encaminhada sexta-feira, para reunião amanhã, terça-feira.

A ADGF expressa que é do interesse da comunidade acadêmica a manutenção de interlocução, com informações relevantes, que permitam sustentar tranquilidade na condução da vida acadêmica. Aguardamos as respostas de nossos gestores administrativos e acadêmicos. 

sábado, 9 de novembro de 2013

EM DEFESA DA DIGNIDADE DOCENTE: PROFESSORES ESTÃO TRABALHANDO

A decisão da assembleia de docentes foi de ingresso em estado de greve, não há, pois, interrupção de atividades acadêmicas de nenhum tipo autorizado pela assembleia.

Os docentes, em respeito aos discentes, e com vistas a contribuir para que o TSD seja cumprido, já encaminharam à Mantenedora e à Reitoria solicitação para reuniões, respectivamente, segunda e terça-feira, as quais se darão em conjunto com a direção eleita do DCE, para saber as ações da Mantenedora e da Reitoria em reparação ao conjunto de arbitrariedades da Mantenedora contra a comunidade acadêmica. O que estamos a viver agora se trata da ausência de cenários de ensino, da criação de condições de trabalho docente e da regularização dos pagamentos.

Efetivamente, os docentes também declararam ser absurda a continuidade do ciclo de demissões e esperam que a nominata de funcionários e docentes que deveria ser encaminhada ao MEC, segundo o TSD, aos 8/11, tenha eliminado a continuidade perversa deste ciclo. Também, em respeito à comnidade acadêmica os docentes não interromperam a regularidade do semestre.

Os docentes entendem que a Mantenedora deve regularizar os salários e todos os pagamentos devidos, bem como as condições de trabalho docente e os cenários de ensino para que toda a comunidade acadêmica possa ter atendida as suas necessidades efetivas.

Vale recordar que, os docentes entraram em greve no início do ano após 3 meses de atraso de pagamento, apenas exigindo os salários. Durante o semestre, os docentes, mesmo sem receber dois meses, mantiveram a conclusão do mesmo. No segundo semestre, quando retornaram, não receberam o salário devido, tiveram 247 demissões para as quais precisaram lutar para a reversão de algumas, sem que os colegas recebessem quaisquer direitos. E os que tiveram demissões anuladas nada receberam até hoje. Por conseguinte, os docentes ainda se esforçam para garantir a sobrevvência insitucional da IES e lutam para que se regularize a vida administrativa e acadêmica da UGF, em favor da excelência da formação acadêmica dos estudantes.

Além disso, os docentes entendem que é arbitrário o não-pagamento dos direitos das pessoas demitidas, em especial os salários devidos de meses trabalhados quando da demissão!

Isto posto, depende da Mantenedora e da Reitoria o encaminhamento de resposta, com os horários, para as reuniões solicitadas. Este é mais um esforço da ADGF para distensionar a crise gerada pelas ações arbitrárias da Mantenedora.


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

EXIGIMOS RESPEITO À DIGNIDADE HUMANA: ATA DA ASSEMBLEIA DE 8 DE NOVEMBRO

ATA DA ASSEMBLEIA DE PROFESSORES DA UGF

DATA:  08/11/2013
LOCAL:  Teatro A, MR, 8º ANDAR

Assembleia iniciada às 17:30h, sob a condução da diretoria da ADGF,  contou com a presença de 70 pessoas, 28 docentes de todas as áreas (conforme lista de presença). Verificou-se também a presença de representação estudantil  e também de pais membros da Associação dos Pais de Alunos. Os informes apresentados noticiam a falta de contato da mantenedora com a ADGF, mesmo após diversas tentativas - eles não responderam às mensagens. Neste período a SERES/MEC não fez contatos com a ADGF.
Foi apreciada pela assembleia a situação que tem vivido a comunidade acadêmica da UGF. Primeiramente foi reconhecido que o TSD é um instrumento em favor da sobrevivência institucional da UGF e que seu cumprimento é uma necessidade para tanto. Em segundo lugar, as condições de trabalho docente estão absolutamente conspurcadas, os laboratórios dependem do esforço pessoal de coordenadores e docentes para funcionar, os cenários de ensino que já deveriam estar funcionando ainda não estão, o que é um absurdo. Em terceiro lugar, se afirmou que é uma ilegalidade a não homologação das demissões e o não pgamento dos direitos dos docentes e funcionários demitidos. Isto é agravado pela repetição das demissões, agregada à data do pagamento dos salários, sem que, sequer o mês trabalhado seja devidamente pago aos trabalhadores. Em quarto lugar, em que pese a compra de materiais de limpeza, os ambientes dos dois campi da UGF, em especial os sanitários, não tem sido devidamente asseados – talvez reflexo da diminuição da equipe do serviço de limpeza (?). Em quinto lugar, a continuidade de demissões de docentes deixa profunda preocupação com relação à estabilidade das disciplinas oferecidas – ressalte-se que as demissões (a) não estão regularizadas devidamente pelo Consun, o qual tem irregularizada a participação docente e discente; (b) este é um problema dos órgãos colegiados, até porque docentes conselheiros, como a Profa. Luci Ruas, do CEP, que foi demitida – e a profa. Luci Ruas teve a demissão anunciada ontem, sem que nenhuma reunião do Consun aprovasse tal ato arbitrário.
Finalmente, a assembleia apreciou o fato do atual atraso salarial, agravado com o não-pagamento do salário de setembro a todos os docentes que tiveram a demissão anulada e com a não-correção do erro do pagamento a menor do salário de setembro (pago com base em 2013.2 e não, como devido, em 2013.1) para os demais docentes. Além disso, como se sabe, os 83,33% devidos não foi pago aos docentes que tiveram as demissões anuladas. Ora, segundo o TSD, aos 8/11 cabe a Mantenedora informar as nominata de docentes e funcionários. Isto, por força do contrato com o MEC, deveria ser suficiente para que nenhuma nova demissão se realizasse, ao menos, até a conclusão do semestre.
A assembleia observou que a capacidade agregadora da UGF, apesar de toda a incapacidade das diferentes gestões da Mantenedora em assegurar estabilidade e tranquilidade à vida acadêmica, está em seu diferencial, a saber, a qualidade de seus docentes. A UGF é um patrimônio da sociedade brasileira. É uma universidade formadora de pesquisadores e profissionais qualificados. Exerce com denodo suas missões de docência, pesquisa e extensão. A comunidade acadêmica tem todo interesse em cooperar para que haja condições de sobrevivência institucional, sem que isso implique na destruição do capital humano da UGF.
Diante de tais fatos e reflexões a assembleia delibera que:
    • FICA CRIADO O FUNDO DE SOLIDARIEDADE AOS DOCENTES DESEMPREGADOS, PARA OS QUAIS 30% DE TODA RENDA ARRECADADA DA ADGF SERÁ DIRIGIDA. O FUNDO SERVIRÁ PARA PEQUENOS EMPRÉSTIMOS AOS DOCENTES, SEM JUROS E COM PRAZO DE CARÊNCIA DE 120 DIAS. AS FORMAS DE USO DO FUNDO SERÃO DIVULGADAS NO BLOG;
    • FICA DECRETADO A PARTIR DE HOJE ESTADO DE GREVE;
    • A DIREÇÃO DA ADGF COM A DIREÇÃO ELEITA DO DCE PROPORÁ À DIREÇÃO DA GALILEO REUNIÃO SEGUNDA-FEIRA À TARDE PARA QUE POSSAM SER OFERECIDAS AS DEVIDAS EXPLICAÇÕES E INFORMADA ÀS REPRESENTAÇÕES DA COMUNIDADE ACADÊMICA OS PROJETOS DE CUMPRIMENTO DO TSD E OS PROCEDIMENTOS PARA SUA EFETIVAÇÃO;
    • A DIREÇÃO DA ADGF COM A DIREÇÃO ELEITA DO DCE PROPORÁ REUNIÃO COM O REITOR E OS PRÓ-REITORES PARA QUE ELES POSSAM INICIAR PROCESSO DE CONSULTA PARA AS ALTERAÇÕES CURRICULARES QUE ESTÃO A PLANEJAR, E QUE NÃO FORAM DISCUTIDAS NO CEP, NEM TRATADAS POR GRUPOS DE TRABALHO PRÓPRIOS, ALÉM DE DISCUTIR AS MEDIDAS TOMADAS ADMINISTRATIVAMENTE;
    • A ASSEMBLEIA REJEITA QUALQUER COBRANÇA DE ESTACIONAMENTO AOS DOCENTES E INDICA O NÃO-PAGAMENTO DE QUALQUER COBRANÇA COMO ATO DELIBERADO PELA ASSEMBLEIA ASSEGURANDO DIREITO EXERCIDO PELOS DOCENTES AO LONGO DA EXISTÊNCIA DA UGF. A ASSEMBLEIA CONSIDERA UM ASSINTE QUE SE COBRE AOS FUNCIONÁRIOS ESTACIONAMENTO SEM QUE SE HONRE AS DATAS DE PAGAMENTO;
    • A ASSEMBLEIA APRESENTA MOÇÃO À PRO-REITORIA DE HUMANIDADES E À GALILEO PARA A REINTEGRAÇÃO IMEDIATA DA PROFESSORA LUCI RUAS, POR ENTENDER QUE NÃO É DEVIDA A DEMISSÃO DE RELEVANTE MEMBRO DO CEP E DA COMUNIDADE ACADÊMICA;
    • A ASSEMBLEIA REPUDIA TODO ATO DEMISSIONÁRIO TOMADO DE FORA ARBITRÁRIA, SEM CONSULTA ÀS COORDENAÇÕES DE CURSO, SEM ESTUDO DE IMPACTOS ACADÊMICOS, SEM NENHUM CRITÉRIO EM FAVOR DA VIDA ACADÊMICA. SE CORTE DE PESSOAL É NECESSÁRIO QUE SE PONDERE ANTES, PARA EVITAR DEMISSÕES QUE TEM QUE SER ANULADAS PARA ASSEGURAR O BOM FUNCIONAMENTO ACADÊMICO;
    • SEGUNDA E TERÇA-FEIRA, DIAS 11 E 12 DE NOVEMBRO SERÁ DISTRIBUÍDO FOLHETO INFORMATIVO NOS DOIS CAMPI DA UGF, À COMUNIDADE ACADÊMICA, INDICANDO O ESFORÇO QUE ESTAMOS FAZENDO PARA MANTER A REGULARIDADE DO SEMESTRE LETIVO E O RESPEITO AO NOSSO MISTER, A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. E FAZENDO VER QUE PRECISAMOS QUE A MANTENEDORA CONTRIBUA EFETIVAMENTE PARA QUE TENHAMOS TRANQUILIDADE E POSSAMOS TER UM BOM EXERCÍCIO ACADEMICO, SEM O QUE, SOMOS IMPEDIDOS DE EXERCER DEVIDAMENTE NOSSO TRABALHO!
    • FICA MARCADA ASSEMBLEIA, COM EDITAL PRÉVIO PARA DECRETAÇÃO DE GREVE, AOS 14 DE NOVEMBRO DE 2013.


    UMA VEZ MAIS A COMUNIDADE ACADÊMICA FAZ ESFORÇO BRUTAL PARA TER CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE DECENTE, SEM TENSÕES, EXIGINDO APENAS RESPEITO AO QUE É ESSENCIAL, A DIREITOS FUNDAMENTAIS. A MAIORIA DAS IES DO RJ QUE OPERAM DEMISSÕES DE FUNCIONÁRIOS E DOCENTES ARCAM COM OS DIREITOS DESTES. É INADMISSÍVEL QUE CONTINUE A HAVER AMEAÇAS DE DEMISSÕES DURANTE O EXERCÍCIO DO SEMESTRE, É INADMISSÍVEL QUE NÃO SE CRIE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO ACADÊMICO ADEQUADAS, É INADMISSÍVEL QUE SE DESRESPEITE DOCENTES, FUNCIONÁRIOS E ESTUDANTES QUA SERES HUMANOS!



    PELO RESPEITO, HONRA, CUMPRIMENTO DE TSD E DE PLANOS DE PAGAMENTOS!

DOCENTES SÃO CONTRÁRIOS À COBRANÇA DE ESTACIONAMENTO AOS FUNCIONÁRIOS E DOCENTES

Nenhum docente pagará o estacionamento na UGF!

A Assembleia considera este anúncio um assinte, ainda mais diante de atrasos de pagamentos:


LEGISLATIVO DO RIO DE JANEIRO RECONHECE O PAPEL DA ADGF NA LUTA POR DIREITOS



Por inciativa do Dep. Estadual Robson Leite, a ALERJ fez Moção de Louvor à ADGF pela luta em favor dos direitos da comunidade acadêmica da UGF:

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CONFIRMAÇÃO DA ASSEMBLEIA 8/11 E INFORMAÇÃO RELEVANTE

A assembleia geral dos docentes ocorrerá 8/11, 17h30, no auditório MR, 8º andar, conforme anúncio anterior.

Não houve nenhuma informação da Direção da Galileo à ADGF sobre os pagamentos devidos! Por conseguinte, até o momento (23h17, de 7/11) a ADGF permanece sem emitir opiniões sobre o fato.

Em segundo lugar, a ADGF teve informações das demissões de funcionários e docentes ocorridas aos 7/11, dia do pagamento, sem saber se o direito do recebimento dos salários de setembro desses funcionários e docentes será devidamente respeitado, haja vista o fato da demissão ter ocorrido em meio ao não-pagamento de salários devidos.

A ADGF entende que o recebimento dos salários é devido e que cabe à Mantenedora efetuá-los devidamente, para que não se configure em tática de controle de caixa. Ou seja, para que os pagamentos de salários devidos não fiquem circulando em meio a demissões continuadas como mecanismo de fluxo de caixa.

Finalmente, a ADGF expressa que permanece em defesa dos direitos dos docentes. Este é o papel da ADGF e nunca fugimos disto. Devemos recordar aos companheiros que parte significativa de direção da ADGF havia sido demitida na primeira rodada de demissões. Foi durante a reunião no MEC, a última passada, que foi revertida a demissão daquela parcela da direção. Por isso, a ADGF permanece repudiando os atos demissionários e o não cumprimento dos direitos dos demitidos pela Mantenedora.

A ADGF está, como sempre esteve, comprometida com a defesa dos direitos da comunidade acadêmica, e da sobrevivência institucional da UGF. Para tanto, a ADGF apoiará todas as medidas realizadas com este escopo.

17h22 do dia 7 de novembro de 2013

Não houve nenhum pagamento efetuado até o momento, o que corresponde a mais um descumprimento deste item do TSD, nem informação da Galileo à direção da ADGF sobre as questões levantadas. Não temos informações sobre atitudes que o MEC tenha tomado ou esteja tomando.

ASSEMBLEIA DE DOCENTES 8/1, 17H30

Fica convocada para o dia 8 de novembro, 17h30, a assembleia de docentes da UGF, a ocorrer no 
auditório MR 8º andar.

Pauta:

- Indicações de acompanhamento do cumprimento do TSD
- Revisões de situações da vida da comunidade acadêmica
- Demais encaminhamentos

ADGF ENCAMINHOU SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÃO À GALILEO

Prezados Dr. Alex e Prof. Samuel;

Como afirmamos na reunião passada é nosso interesse cooperar estreitamente com a sobrevivência institucional da UGF. Para isso, precisamos oferecer informações à comunidade acadêmica sobre os procedimentos relativos a pagamentos, condução das condições de trabalho, cumprimento do TSD. Temos interesse em auxiliar no distensionamento das relações e precisamos saber efetivamente sobre esses assuntos. Por ora, ao menos, as informações básicas sobre os pagamentos seriam extremamente significativas para permitir aos docentes e funcionários terem condições de condução de seus compromissos. O pagamento previsto para hoje já está providenciado? Os pagamentos atrasados aos professores que tiveram demissão anulada, estão previstos e encaminhados? O acerto dos pagamentos dos professores, referente a setembro, está previsto e encaminhado?

Por gentileza, encaminhem essas informações para que possamos dar passos na direção de fortalecer a continuidade do semestre sem mais percalços.

Atenciosamente,

Diretoria da ADGF

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Dia 7/11: dia de pagamento do salário de outubro

Amanhã, 7 de novembro, 5º dia útil do mês, é dia do pagamento do salário de outubro, como sabemos e foi afirmado pela Galileo no Plano de Pagamentos, na firma do TSD e na reunião com a direção da ADGF.

Notamos, ainda, com preocupação que, os demais itens afirmados no TSD e confirmados na reunião entre a direção da Galileo e a direção da ADGF ainda não tenham sido cumpridos. O que esperamos seja corrigido brevemente.

Estamos, também, preocupados com as condições de trabalho ainda muito precárias. Repudiamos as atitudes com os funcionários e docentes demitidos, e a continuidade de demissões de docentes.

Toda a comunidade acadêmica da UGF deseja e está atuando em favor da sobrevivência institucional da UGF, queremos que a Mantenedora também participe ativamente deste esforço e nos ofereça condições para avançar rumo ao estabelecimento da universidade de qualidade reconhecida que a UGF merece ser, para o que temos toda energia para cooperar.

A direção da ADGF permanece aberta à interlocução da Mantenedora, em especial para que ofereça as informações sobre estes procedimentos.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

SINPRO-RIO COBRA AO MEC CUMPRIMENTO DO TSD

A ausência dos pagamentos dos salários e ressarcimentos aos docentes da UGF e da UC, que tiveram demissão anulada, e a diferença do salário de setembro dos demais, levou ao Sinpro-Rio exigir ao MEC atitude com relação ao cumprimento do Termo de Saneamento de Deficiência.

Leia íntegra do Ofício do Sinpro-Rio acessando o Link: OFÍCIO 086/SEC.SINPRORIO 13

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

TSD: FOI COMUNICADO PELA GALILEO EM REUNIÃO COM ADGF QUE HAVERIA DEPÓSITO HOJE

Até o momento, 13h55, não houve nenhum depósito de pagamento para os professores que tiveram a demissão anulada. Esperamos que a Galileo cumpra com a informação oferecida em reunião à direção da ADGF, sobre o depósito a ser efetuado hoje, 1º de novembro, para todos os professores que tiveram sua demissão anulada. Afinal, isso é parte dos pressupostos elencados pelo MEC em seu TSD com a Galileo.