quarta-feira, 31 de julho de 2013

SEM SALÁRIO, SEM INFORMAÇÃO...

No início do expediente bancário não há visualização de depósito algum dos pagamentos, que foram reiteradamente anunciados na reunião paritária, para o dia 31 de julho de 2013.

A Galileo Educacional não fez nenhum contato com novas informações.

Continuamos monitorando os pagamentos anunciados!

SEM SALÁRIOS...



26

dias de atraso do pagamento de funcionários e docentes da UGF

A informação da Galileo, repetida na Mesa Paritária do MEC, é que o pagamento deveria estar depositado hoje, 31 de julho de 2011. Acompanharemos o fato!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Reunião Mesa Paritária - NOTA 7

Fala final de Jorge Messias:

O INSAES é um projeto de lei que reconhece a deficiência da legislação. Foram propostas concretas, legais, para maior controle das IES. Elas eram antes, as IES, comunitárias, confessionais, filantrópicas. O Estado precisa ter novos instrumentos diante do novo cenário. No projeto de lei do INSAES existe uma Câmara de Conciliação para que quadros, como este da UGF, possam ser superados. Faço um apelo para chegarmos a um projeto de negociação que chegue a melhorias efetivas para as instituições. Os avanços que as instituições tiveram foram insuficientes. Espero que a Mantenedora apresente todas as garantias para que o processo vá adiante. Sem o pagamento dos professores não haverá avanço do processo de negociação. Será necessário ter clareza sobre o que ocorrerá como consequência de todas as partes envolvidas. O TAC é uma construção coletiva, todos devem indicar propostas. Agradeço a presença dos pais, porque eles engrandeceram a reunião.

Reunião Mesa Paritária - Nota 6

A ADGF solicitou à Galileo que exibisse, se possível, algum documento que ratificasse o pagamento dos salários de docentes e discentes no dia 31 de julho. Propôs ao MEC a realização de seminário sobre educação superior ainda neste semestre, em 2013, para avaliar as deficiências da legislação na regulação do ensino superior.

Haverá uma Audiência Pública no Congresso, sobre o caso Galileo-IES, convocada pelo Dep. Celso Jacob.

Rafael do Camed solicita que haja um representante do MEC para negociar a retirada dos estudantes da Reitoria.

Reunião Mesa Paritária - Nota 5

Dr. Alex Porto indicou que as medidas imediatas para os pagamentos do dia 31 de julho estão assegurados. Os pagamentos durante o mês de agosto estarão assegurados por aporte do sócio controlador. Há uma negociação de Private Aid para arrecadar R$ 400 milhões de reais, que terão como garantia um imóvel em valor maior que este. Este aporte assegurará o funcionamento aperfeiçoado das IES entre setembro 2013 e fevereiro 2014. O MEC entendeu necessário avançar o processo para a elaboração de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), para o qual sejam apresentadas garantias concretas para funcionamento acadêmico, regularização econômica e financeira. Este TAC precisa estar efetivado em 15 dias, para negociação entre a comunidade acadêmica e a Galileo Educacional, intermediada pelo MEC, com sanções previstas para descumprimentos das cláusulas.

Reunião Mesa Paritária - Nota 4

Pronunciamento do Sinpro-Rio durante a Mesa Paritária

Profa. Magna: Essa reunião é histórica. Nesse ano de 2013, essa é uma reunião histórica. O Sinpro-Rio se destaca nacionalmente porque está avançando com questões da comunidade de educadores do Brasil. Há o ressentimento de não haver contato mais direto com o MEC. Essa reunião tem um histórico de lutas do movimento docente do Rio de Janeiro. Em gestões anteriores o Sinpro-Rio protocolou graves questões que afetam o interesse da comunidade acadêmica. Compromisso com a pesquisa, o conhecimento, as atividades de extensão, o papel social das IES. Houve dificuldades Entre Mantenedoras e docentes com relação a formação de associações de docente. Desde 2010 foi denunciado ao MEC a formação da Univercidade Recebíveis. Em 2010, houve a formação do grupo Galileo, com a gestão de Márcio André. ABI, OAB, Sinmed eSinpro investigaram a criação da Galileo Recebíveis SPE, marcada pela criação de um negócio pela emissão de debêntures, que deu como garantia 12 semestres do curso de Medicina. Houve especulação de licenciaturas do curso de Humanas. Atualmente, a questão é avançada e têm sido oferecidas denúncias de forma vanguardista pelo Sinpro. Aliás, deveria ser vista a situação da UCB e da Candido Mendes, que está em situação semelhante.  Na UC enfrentamos uma situação de greve, não acompanhada pelos docentes e funcionários da UGF. O Sinpro-Rio tem adotado contato direto com o secretário Jorge Messias, Pedro Leitão e dos interventores, que têm apresentado uma atividade de regularização da educação superior. O Estado precisa exercer o poder regulador, por meio do MEC, das IES. Há situações graves, porque é necessário recordar a relevância do Sinpro-Rio, porque tem levado a discussão para além das questões corporativas. Buscamos a eficácia das medidas levadas pelo MEC, todos temos interesse na manutenção de ambas as instituições acadêmicas, a UGF e o Centro Universitário da Cidade, criada na década de 1980.

Reunião Mesa Paritária - Nota 3

Os alunos da UGF, representado por Lúcio, da Geografia, falando em nome dos estudantes de Humanas e Exatas, e por Rafael, do Camed, representando os alunos da Saúde, indicaram que as dificuldades permanecem e se agravam. Questionaram incisivamente a Galileo Educacional como Mantenedora. Também, os pais de aluno da Medicina indicaram a necessidade de que exista uma posição em favor da continuidade da educação na UGF. 

Reunião Mesa Paritária - Nota 2

                                           Elementos da intervenção do representante da ADGF durante a Mesa Paritária

 OS DOCENTES DA UGF ESTÃO EM DEFESA DA INSTITUIÇÃO:


  MANTIVEMOS O CURSO DO FINAL DO SEMESTRE LETIVO EM APOIO E RESPEITO AOS ESTUDANTES E COMO ATO DE APOIO AO INGRESSO DE NOVOS ESTUDANTES, APESAR DO DESCUMPRIMENTO DO TERMO DE COMPROMISSO PELA GALILEO.

 MANTEMOS A EXIGÊNCIA DO CUMPRIMENTO DO TERMO DE COMPROMISSO, NÃO SE PODE TERGIVERSAR MAIS NO CUMPRIMENTO DELE. ISTO DEIXA COMPROMETIDA A REGULARIDADE DA VIDA ACADÊMICA

    EXIGIMOS QUE SEJA INTERROMPIDA A FUSÃO FORÇADA


  EXIGIMOS QUE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE, QUE INCLUEM SEGURANÇA, LIMPEZA NOS CAMPI, SEJAM ASSEGURADAS

  EXIGIMOS QUE EXISTAM DEMONSTRAÇÕES DE GARANTIA DE SOLVÊNCIA E CAPACIDADE DE GESTÃO POR PARTE DA GALILEO

   MANTEMOS O APOIO AOS ESTUDANTES

     Pela  Manutenção das IES, dos postos de trabalho, e pela qualidade acadêmica com condições de trabalho docente decente!





REUNIÃO DA MESA PARITÁRIA - INFORME 1

O Secretário Jorge Messias ouviu o resultado das visitas, que notam grande compromisso das comunidades acadêmicas, das duas IES, UGF e UC, reconhecem a qualidade do corpo docente de ambas instituições. Reconhecem os esforços estruturantes da comunidade acadêmica. Dado os 90 dias de acompanhamento, verifica-se que a  infra-estrutura não está resolvida. A única medida que ameniza a situação é a indicação desse prédio novo. Não há melhoras nestes primeiros 90 dias, os orçamentos dos campi. Em relação ao corpo docente, trata-se de um bom corpo docente, porém os processos de ensino-aprendizagem não ocorrem ou ocorrem precariamente no que tange aquelas práticas que exigem custo. Há ausência de práticas médicas de emergência. Esse é um dos dados de sinal grave da situação. Parece que não ocorre por inércia da Mantenedora no aporte dos recursos. Nisso, o corpo docente fica debilitado pela ausência de aporte. É nossa visão que todo empreendimento necessita de indicação de aporte financeiro real.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Adiada a reunião com o MEC devido a situações meteorológicas no Rio de Janeiro

O Sinpro-Rio esforçou-se em assegurar a presença das associações de docentes da UGF e da Univercidade, ADGF e ADOCI, respectivamente, para a reunião da Mesa Paritária, organizada pela SERES. Houve a presença de diretores da Associação de Pais de Alunos da UGF, da representação dos estudantes do DCE da Univercidade e da assessoria do Dep. Fed. Pedro Jacob, da Comissão de Educação. Esses representantes permaneceram na SERES aguardando as definições, da reunião que se iniciaria 15h30, até 16h45, quando o subsecretário Pedro Leitão fez uma reunião com as representações para explicar a necessidade de alterar a reunião para amanhã, em função da situação meteorológica no Rio de Janeiro. Todos indicamos que ressentimos a ausência do secretário da SERES, Sr. Jorge Messias, na relação direta conosco. Os diretores da associação de pais de alunos, em especial, da Medicina, destacaram a necessidade do controle e da regulação do MEC, devido a ausência de comunicação entre associação de pais e a Mantenedora. A reunião da MESA PARITÁRIA está adiada para dia 26 de julho, 9h, na SERES/MEC.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Repassamos aos professores o comunicado da Galileu que acabamos de receber:  

"Estimados professores,

Lamentavelmente, por conta de diversos fatores ligados as atividades das IES não reunimos condições de liquidar a parcela programada, para pagamento em 05.07.2013, pelo que registramos nossas mais sinceras desculpas.
Diante do exposto, precisaremos contar mais uma vez com a paciência dos nossos professores, pois passaremos uma reprogramação para esse pagamento, como também o pagamentos relativo ao salário de julho de 2013.

31.07.2013 – Pagaremos o salário de junho, acrescido de 1/3 de férias relativo ao exercício de 2011;

15.08.2013 -  Pagaremos o salário relativo ao mês de julho;

23.08.2103 -  Pagaremos os 50% relativos ao salário de janeiro de 2013;

30.08.2013 -  Pagaremos 1/3 de férias relativas ao exercício de 2012;

06.09.2013 – Retomaremos a programação original do termo de compromisso.

Cordialmente,


GALILEO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS S.A
                 DIRETORIA EXECUTIVA"

segunda-feira, 22 de julho de 2013

ATA DA ASSEMBLEIA DE PROFESSORES DA UGF

DATA:  22/07/2013
LOCAL:  AUDITÓRIO A, PRÉDIO MR – 8º ANDAR

Assembleia iniciada às 12:15h, sob a condução da diretoria da ADGF,  contou com a presença de 40 professores de todas as áreas (assinantes da lista de presença). Verificou-se também a presença estudantes que acompanharam a reunião.
Os informes apresentados reforçaram a falta de credibilidade que as comunicações da Mantenedora angariaram junto aos professores, pois nenhuma das datas e previsões de pagamento apresentadas desde a última assembléia se cumpriu e o salário do mês de junho mais um terço de férias referente a 2011, conforme o termo de compromisso, não foi pago. Após ouvir a palavra de diversos professores, a assembleia decidiu por unanimidade:
# concluir o semestre letivo, pois não há mais condições de mobilização nesse momento;
# convocar nova assembleia para 06/08/2013, às 17 h, precedida de edital para decretação de greve a partir do início do período letivo 2013.2. A intenção é de não começarmos o semestre, enquanto a situação salarial não for regularizada;
# deixar marcada outra assembleia de organização para o dia 14/08/2013 (horário a ser decidido);
# buscar assessoria jurídica para decisões futuras, inclusive contar com a presença de advogado especializado na área trabalhista do ensino superior privado na assembléia do dia 06/08;
# manter apoio à mobilização dos alunos, com a nomeação das professoras Cristina Ferreira e Gabriela Aragão para coordenar o revezamento de professores em solidariedade aos estudantes que estão ocupando a reitoria.  Nesse sentido também, buscar apoio dos Conselhos Regionais. O Prof. Marcelo Almeida ofereceu-se em contatar o C.R. de Educação Física e o Prof. Fábio, o  C.R. de Enfermagem. Outras indicações são bem-vindas.

Encerrou-se a assembleia às 14 horas.    

sábado, 20 de julho de 2013

ADGF QUESTIONA A FUSÃO FORÇADA

A ADGF e os docentes da UGF estão em plena sintonia e apóiam à greve e às ações de luta por direitos dos docentes e funcionários da Univercidade.

Assim como a ADOCI, a ADGF questiona os procedimentos indevidos de fusão que tem sido adotados pela Galileo Educacional.

Consideramos fundamental que o MEC assegure a sobrevivência das duas IES, pelos postos de trabalho que representam, pelo serviço que prestam à educação superior à cidade do Rio de Janeiro e ao País.

Direção ADGF

sexta-feira, 19 de julho de 2013

SEM SALÁRIO, COM MUITA INDIGNAÇÃO!

Os atuais procedimentos da Galileo Educacional aniquilaram sua já quase nula credibilidade. 

 COMISSÃO PARITÁRIA PARA ACOMPANHAMENTO DOS RECEBIMENTOS COM DIRECIONAMENTO AO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS, JÁ!

Somente a efetividade dos pagamentos em conformidade ao Termo de Compromisso, COM INVESTIMENTOS SIMULTÂNEOS NA INFRA E NA LOGÍSTICA DOS CAMPI poderá trazer alguma possibilidade para que a comunidade acadêmica possa acreditar um pouco na Galileo Educacional.

SEM SALÁRIOS, SEM INFORMAÇÃO

ATÉ O MOMENTO (17h56) NÃO HOUVE NENHUM DEPÓSITO DOS SALÁRIOS DE JUNHO E DO 1/3 DE FÉRIAS DE 2011 PARA FUNCIONÁRIOS E DOCENTES DA UGF.


14 DIAS DE ATRASO

ATENÇÃO DOCENTES

O responsável pela autorização da homologação da Galileo Educacional é o MEC. Exijamos do MEC a responsabilidade de cuidar para que não haja prejuízo para a educação superior brasileira!

QUE O MEC INTERFIRA DE FORMA CONTUNDENTE NO CONTROLE SOCIAL DAS MANTENEDORAS!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS - PARTE 1

PROFESSORES TERÃO DIFICULDADE DE TRABALHAR A PARTIR DE SEXTA-FEIRA

Os funcionários da UGF deliberaram que sem salários até quinta-feira haverá 
GREVE DOS FUNCIONÁRIOS!

SEM SALÁRIO, MANTENDO A PALAVRA

Os docentes da UGF continuam mantendo as provas, aulas e encerramento do semestre!

DOCENTES TÊM PALAVRA!

Nova mensagem da Galileo Educacional

Alex Porto enviou sms, 17h22:

Estamos finalizando algumas exigencias. Temos 99,98% de possibilidades de sair amanhã. Hoje ainda lhe dou a posição definitiva.

SEM SALÁRIO

Uma vez mais, a Galileo Educacional constrói uma situação que a deixa sem credibilidade. 

Depois de muitas datas do pagamento do salário de junho e do 1/3 de férias de 2011, ainda não cumpridas nenhuma delas...

Depois de deixar docentes e funcionários sem salários...

Depois de nossos estudantes terem ocupado a Reitoria, reivindicando nossos pagamentos, e planilhas do fluxo financeiro...

Estamos sem o salário em nossas contas!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

SEM SALÁRIO, SEM INFORMAÇÃO

Não há nenhuma informação da Galileo sobre os pagamentos devidos, que já cumprem 12 dias em atraso.

Houve informações sobre a reunião entre o MEC e a Galileo Educacional, ocorrida ontem. O MEC exigiu da Galileo, uma vez mais, o cumprimento do Termo de Compromisso e convocou Alex Porto para reunião em Brasília na próxima terça-feira.

Os nossos estudantes permanecem na Reitoria, que está por eles ocupada. Dentre outras questões exigem transparência do fluxo financeiro da Galileo, com apresentação das planilhas desse fluxo, e reivindicam o pagamento imediato dos salários de funcionários e docentes da UGF.



terça-feira, 16 de julho de 2013

SEM SALÁRIO, SEM INFORMAÇÃO

A saga da apuração de (não) informações

Como indicado na assembleia de 15 de junho, o diretor-presidente da Galileo ficou de se comunicar com a direção da ADGF às 13h. Não houve contato naquele horário.

Estavam juntos o Reitor e o Prof. Jorge Atilio, que comentou o fato ao Reitor, naquela hora. O diretor da ADGF ligou para o celular do diretor-presidente, não foi atendido. O Reitor ligou e foi atendido. Imediatamente foi enviada mensagem por sms: "Dr. Alex, há alguma informação?". A resposta enviada por sms, 13h25, foi? "Talvez daqui 1 hora".

Não houve contato na hora seguinte. Prof. Peixoto ligou ao diretor-presidente. Conseguiu o contato. A informação foi que o diretor-presidente estava no banco e que ligaria dentro de uma hora. Não houve novo contato.

Foi enviada às 16h07 o seguinte sms ao diretor-presidente: Dr. Alex, conforme combinamos foi dito aos docentes que hj haveria uma informação sobre o salário. Qual a informação?". Não houve nenhuma resposta.

Sabíamos que a Galileo estava em reunião com o Prof. Leitão, do MEC, e, pelo menos, com a presença do Reitor da UGF, a partir das 16h. Também foi solicitado ao Reitor que interviesse no sentido de apurar a informação sobre o pagamento do salário de maio e do 1/3 de férias de 2011 com o diretor-presidente da Galileo.

O Prof. Peixoto durante o período final da tarde, até 20h, tentou contato com diretor-presidente da Galileo, sem sucesso. O Prof. Jorge Atilio, então, fez novo contato, às 20h05, e deixou a seguinte mensagem: "Dr. Alex, eu e o Prof. Peixoto procuramos saber da informação que o senhor nos disse que haveria hoje a partir de 13h, não obtivemos nenhum sucesso, a comunidade acadêmica, em especial os docentes, querem uma satisfação. Diremos a eles que o senhor não nos transmitiu informação alguma".

A última comunicação do diretor-presidente foi por sms, 20h11: "Estou atendendo o MEC, reunião com o banco foi transferida para amanhã 12h00".

Estes são os fatos!

APOIO E SOLIDARIEDADE À GREVE DA UNIVERCIDADE

A ADGF está solidária com os companheiros docentes do Centro Universitário da Cidade, a luta é legítima e legal! Cada processo político se dá conforme os atores e o sentimento do momento, nesta ocasião as formas de luta são diferenciadas, o propósito é o mesmo: 
- QUEREMOS QUE A GALILEO EDUCACIONAL CUMPRA O TERMO DE COMPROMISSO!
-EXIGIMOS QUE O MEC DESCUBRA MEIOS DE INTERVENÇÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO QUE REFORCE AS IES E NÃO NOS DEIXE, COMUNIDADE ACADÊMICA, ANIQUILADOS DIANTE DE QUAISQUER DECISÕES DAS MANTENEDORAS;
- LUTAMOS POR EXCELÊNCIA ACADÊMICA E QUALIDADE DE ENSINO SUPERIOR CIDADÃ;

TODO APOIO AOS DOCENTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE!

#VEMPRAREITORIA

Solicitamos a todos os docentes que leiam esta mensagem, que tenham ALGUM GESTO, QUALQUER GESTO, de solidariedade aos nossos estudantes que estão ocupando a Reitoria, também na busca de fazer valer OS NOSSOS DIREITOS!

UGF: Uma Universidade de verdade

O que estamos vivendo neste semestre é a continuidade de um processo em que a formação acadêmica afirma seu valor mais fundamental: a perspectiva crítica da cidadania!

Reafirmamos uma vez mais, o controle social das Mantenedoras, ensejado pelo INSAES, NECESSITA SER COMPLEMENTADO DA PERSPECTIVA DO CONTROLE SOCIAL ADMINISTRATIVO-FINANCEIRO DAS MESMAS. ESTA É A LUTA MAIOR!

Consideramos que a atual intervenção do MEC sobre a Galileo Educacional e suas mantidas, UGF e Centro Universitário da Cidade, é bem vinda, porém, NECESSITA DE MAIOR ACURÁCIA NO QUE TANGE AOS PROCESSOS ADMINISTRATIVO-FINANCEIROS!

PRIMEIRA CONQUISTA DOS ESTUDANTES

#VEMPRAREITORIA

Diretor financeiro da Galileo Educacional vem dialogar e prestar esclarecimentos aos estudantes e à comunidade acadêmica, na noite de 15 de julho, em conversa que durou até quase meia-noite


NOSSOS ESTUDANTES OCUPARAM A REITORIA

#VEMPRAREITORIA

Ocupação da Reitoria, em defesa da UGF, de forma pacífica, pelos estudantes de diferentes cursos, em especial, pelos alunos da Medicina. O Manifesto pode ser lido no nosso Blog e no Camed.







SUSPENSÃO SOLIDÁRIA DA GREVE

Greve é uma ação coletiva e solidária. Ela se dá em defesa dos interesses de classe e dos interesses cidadãos coletivos. A UGF entrou em greve em março de 2013, coletivamente, como comunidade acadêmica. Era defesa dos salários e defesa da qualidade e excelência acadêmica. Neste momento, escolhemos por manter a conclusão do semestre acadêmico, apoiar a ocupação da reitoria pelos estudantes, e continuar as lutas por meio do diálogo com o MEC e a interpelação à Mantenedora para o cumprimento do Termo de Compromisso.

Optamos por outra forma de luta, mantemos o exercício de busca por nossos direitos!

SEM GREVE, COM REIVINDICAÇÃO DE DIREITOS!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

SOBRE COMENTÁRIOS

Foram excluídos, conforme as regras de moderação:

O Blog da ADGF é absolutamente democrático, todos os comentários são aceitos exceto os que contiverem ofensas pessoais ou uso de palavrões, os quais serão sumariamente excluídos pela administração do Blog. A possibilidade de comentários é uma oportunidade para adensar nossas cogitações sobre os fatos ou reflexões propostas pela própria ADGF e permitir acumular impressões, opiniões e avaliações críticas sobre os mesmos.

MANIFESTO DE APOIO AOS ESTUDANTES QUE OCUPARAM A REITORIA

Queridos estudantes;

Nós, docentes da UGF, irmanados a vocês na luta em defesa da qualidade do ensino e da excelência acadêmica da nossa universidade, expressamos nosso orgulho em ter estudantes como vocês, capazes de fazer sentir o desejo de tornar, cada dia mais, a educação um processo de ensino-aprendizagem significativo.

Como vocês, percebemos que falta, em nosso País, legislação que torne eficiente o controle social das Mantenedoras, que incida sobre os procedimentos administrativos, de forma regulatória, assim como há elementos de controle da qualidade do ensino. Apoiamos a moção de vocês pela aprovação do INSAES e notamos a necessidade de emendas que incluam o controle administrativo como pauta regulativa.

Entendemos que é legítima e justa a ocupação que realizam, e que a pauta de vocês é, também, nossa pauta. Por isso, reproduzimos aqui as demandas que vocês fazem porque consideramos que cabe solicitar tais esclarecimentos à Mantenedora:


1 – Pagamento imediato do acordo dos professores.2 – Relatório financeiro de receitas do ano de 2012 e 2013 (até o último mês do fechamento contábil); Aging list (listagem por identificação, título, data) do contas a RECEBER de 2012 e 2013 (até o último mês do fechamento contábil); Aging list (listagem por identificação, título, data) do contas a PAGAR de 2012 e 2013 (até o último mês do fechamento contábil); Planilha de Fluxo de Caixa de 2012 e 2013 (até o último mês do fechamento contábil); Planilha de orçamento de 2012 e 2013; Balancetes mensais de 2012 e 2013 (até o último mês do fechamento contábil); Relatório de financiamento vigentes até último fechamento contábil3 – Consolidação de um compromisso oficial com os docentes e funcionários administrativos, registrado.4 – Canal direto e permanente de diálogo com a Galileo Educacional, com reuniões periódicas .5 – Garantia do aumento da segurança no campus e arredores.6 – Confirmação da manutenção dos convênios para cenários práticos.7 - Garantia de que nenhum dos alunos envolvidos na ocupação sofrerá qualquer tipo de retaliação.
Finalmente, aceitem nosso cumprimento solidário pela ocupação que vocês estão realizando na Reitoria. Estamos felizes por estarmos construindo coletivamente uma educação cidadã, libertadora e capaz de gerar um processo acadêmico que favoreça a formação de profissionais bem habilitados, tanto quanto de cidadãos comprometidos com a radicalidade da democracia!

Direção ADGF

MANIFESTO DA OCUPAÇÃO DA REITORIA PELOS ESTUDANTES DA UGF

Nós, estudantes de medicina da Universidade Gama Filho, ocupamos hoje de forma pacífica, o prédio ON, reitoria dessa Universidade. Entendemos que essa ocupação é uma forma de chamar a atenção das autoridades competentes, da sociedade acadêmica e da sociedade em geral para o problema crônico em que essa renomada instituição foi submetida pela Galileo Educacional.

Estamos passando pela pior crise dos ricos 74 anos de história dessa IES, fundada em 1939. Tentamos, fracassadamente, por diversas vezes o diálogo com a Galileo, porém os diretores dessa empresa se esquivam de tal debate, chegando ao cúmulo de falar que a empresa não tem compromisso com os alunos, fato que discordamos, já que assumimos um compromisso quando nos matriculamos na Universidade Gama Filho e o renovamos todo o semestre, quando fazemos a rematrícula. Tais palavras soam como uma cuspida no rosto dos alunos e familiares, razão pela qual a universidade existe.
Essa ocupação não é um ato contra a reitoria e/ou pró-reitorias instalados nesse prédio e sim contra essa mantenedora que insiste em acabar com uma das mais tradicionais instituições do Brasil. 

Por outro lado, o MEC não cumpre o seu papel, deixando os alunos a mercê da própria sorte e utilizando medidas totalmente paliativas para amenizar a situação. Exaltamos aqui a importância da INTERVENÇÃO IMEDIATA DO MEC na nossa universidade, antes que seja tarde demais, como é de costume acontecer pelo país.

Os alunos já não aguentam mais sofrer os absurdos que são submetidos, devido à má gestão dos recursos oriundos das mensalidades. Já é a segunda greve dos professores, por falta de pagamento, em apenas um período.

Exposta a situação segue elencados as reivindicações para que possamos desocupar o prédio:

1 – Pagamento imediato do acordo dos professores.
2 – Relatório financeiro de receitas do ano de 2012 e 2013 (até o último mês do fechamento contábil); Aging list (listagem por identificação, título, data) do contas a RECEBER de 2012 e 2013 (até o último mês do fechamento contábil); Aging list (listagem por identificação, título, data) do contas a PAGAR de 2012 e 2013 (até o último mês do fechamento contábil); Planilha de Fluxo de Caixa de 2012 e 2013 (até o último mês do fechamento contábil); Planilha de orçamento de 2012 e 2013; Balancetes mensais de 2012 e 2013 (até o último mês do fechamento contábil); Relatório de financiamento vigentes até último fechamento contábil
3 – Consolidação de um compromisso oficial com os docentes e funcionários administrativos, registrado.
4 – Canal direto e permanente de diálogo com a Galileo Educacional, com reuniões periódicas .
5 – Garantia do aumento da segurança no campus e arredores.
6 – Confirmação da manutenção dos convênios para cenários práticos.
7 - Garantia de que nenhum dos alunos envolvidos na ocupação sofrerá qualquer tipo de retaliação.

Estamos totalmente dispostos e abertos à negociações.

ATA DA ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES DA UGF

ATA DA ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES DA UGF

DATA: 15 DE JUNHO DE 2013
LOCAL: AUDITÓRIO A, Prédio MR, 8º Andar

A Assembleia foi iniciada às 17h45. A assembleia se deu em meio a uma greve deflagradaEstiveram presentes 68 docentes, representantes da direção da ADGF, do Sinpro-RJ,, representantes da comissão de pais de alunos da Medicina e discentes da UGF, totalizando mais que 100 pessoas. A Assembleia tinha como pauta a avaliação dos procedimentos diante da falta de credibilidade da Galileo, devido aos atrasos de pagamento, por um lado, e às demandas dos estudantes com referência à conclusão do semestre, em especial para os alunos da Saúde, que tem as provas do Enade e os da Medicina, do 8º período, que tem o ingresso no internato. Esteve, também, presente à assembleia da ADGF, em apoio à comunidade acadêmica, o deputado estadual Robson Leite, relator da CPI sobre as IES privadas, da ALERJ. Ele mencionou que parte das 76 recomendações do relatório versam sobre a UGF, e necessita do apoio e pressão da sociedade para a sua aprovação na ALERJ

Ao que tange os fatos recentes, a assembleia observa que a Mantenedora Galileo ainda não nos presta informações adequadas sobre o processo de financiamento das atividades acadêmicas, bem como, sobre a manutenção dos campi (sua infra-estrutura, limpeza e segurança) e, especialmente, o custeio dos salários de funcionários e professores. Apesar das novas informações, prestadas pela Direção da Galileo, sexta-feira, e das novas informações de hoje, que indicam que a partir de amanhã, 13h, haverá informação precisa sobre o pagamento a ser efetuado até quinta-feira, a assembleia não confia nas informações prestadas pela Mantenedora. Diante desses fatos, considerando o cenário de ensino, o compromisso com os estudantes, a assembleia deliberou que:

1. A próxima assembleia após o 5º dia útil, na segunda semana de agosto, ocorrerá com o edital de greve e deflagração de greve, em caso de aquele prazo não ser cumprido!
2. A atual greve, que estava deflagrada, fica suspensa. O calendário acadêmico permanece a ser cumprido, com aplicação de provas e lançamento das notas;
3. Fica aprovada pela assembleia realização de MANIFESTAÇÃO PÚBLICA PARA ESCLARECER À SOCIEDADE CARIOCA E BRASILEIRA A NECESSIDADE DE CONTROLE SOCIAL SOBRE AS MANTENEDORAS;
4. Fica decidido APOIO À OCUPAÇÃO DA REITORIA FEITO PELOS ESTUDANTES, COM DIVULGAÇÃO DO MANIFESTO DOS ESTUDANTES PELO BLOG;

Fique registrado que a suspensão da greve e o lançamento das notas foi aprovado por maioria, em ambos os casos maior que 2/3,  e que o apoio aos estudantes e a deliberação da próxima assembleia, segunda-feira, 22 de julho, 12h, foram aprovados por unanimidade.

Próxima assembleia, 22 de julho, 12h.



Convocação para Assembleia Geral de Docentes

Conforme decidido na assembleia última passada, fica convocada para as 17h30, com edital de greve previamente publicado, a assembleia geral dos docentes da UGF para avaliar as medidas procedentes, conforme a pauta.

ASSEMBLEIA GERAL DE DOCENTES DA UGF
LOCAL: AUDITÓRIO, MR, 8º ANDAR
HORÁRIO: 17H30

PAUTA:

- Avaliação da efetivação dos pagamentos conforme o Termo de Compromisso
- Avaliação do cenário acadêmico
- Informes sobre o processo de intervenção do MEC
- Deliberações e encaminhamentos

sábado, 13 de julho de 2013

SOBRE OS COMENTÁRIOS

Infelizmente as conversações por meio dos comentários tomaram uma medida agressiva e desrespeitosa. Por este motivo, a lista de comentários permanecerá oculta por um período.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Explicações da Galileo sobre o não-pagamento do salário e proposta para o equacionamento

Hoje, sexta-feira, 12 de julho, a direção executiva da Galileo Educacional convocou às associações de docentes e as de funcionários da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade para explicar as razões do atraso do pagamento previsto no Termo de Compromisso.

Estiveram presentes, pela Galileo Educacional, Dr. Alex Porto, Prof. Samuel Dionizio e Dra. Jocelane Aguiar; pela ADGF estavam os professores Peixoto, Brossard e Atilio; pelos funcionários da UGF Marcelo Guimarães, pela ADOCI a profa. Magna Correa e pelos funcionários da Unicidade Welington.


  • Considerando que há assembleia de docentes na segunda-feira, 17h30, conforme deliberado na última assembleia próxima passada;



  • Considerando as decisões que aquela assembleia precisará tomar diante dos fatos acadêmicos e funcionais que temos;



  • Considerando a necessidade de informações para justa deliberação;


Relatamos aqui exclusivamente as declarações oferecidas pela Diretoria da Galileo sobre as dificuldades para o pagamento do salário de junho e 1/3 de férias e sua proposição para a efetuação do mesmo.


  1. Dos problemas geradores da atual situação


Segundo o diretor-presidente da Galileo Educacional, Dr. Alex Porto, havia o comprometimento com o pagamento no 5º dia útil, conforme consta do Termo de Compromisso. Porém, houve problemas de diferentes ordens.

Em primeiro lugar, segundo ele, há uma diferença muito intensa entre as receitas e a folha de docentes e funcionários das duas instituições. A receita no mês de junho foi de 7,3 milhões de reais e a folha de pessoal equivale a 10,87 milhões de reais. Além disso, o custeio da operação e logística de ambas as instituições está debilitado. 

Houve várias iniciativas, segundo ele, para minimizar esta situação. Estas incluíram o cancelamento das operações em unidades que receberam ordem de despejo; a repactuação do passivo bancário - que gerara novo ciclo de fundo de caixa; e houve equacionamento do passivo com o Banco Mercantil, que gerou a possibilidade do pagamento dos salários de junho.

Em segundo lugar, conforme o diretor-presidente da Galileo, há a questão da inadimplência dos estudantes. Esta alcançou no mês de junho a cifra de 40%. A média de inadimplência no período era de 12%. Apenas a UGF teve uma inadimplência de 28%, somente o curso de Medicina teve uma inadimplência de 16%.

Dadas essas circunstâncias, para tornar a operação viável, em relação ao pagamento da folha de junho, que inclui 1/3 de férias de 2011, a Galileo está realizando novo passivo, com o Banco Cédula, para a qual se oferece uma garantia real, de forma que possa saldar dívida com o Banco Mercantil, facultando, assim, o pagamento desta folha de pagamento.

Havia indicação que o Banco Mercantil pagaria aos 5 de julho. Porém, dado o passivo tal pagamento foi negado. Buscou-se negociar para o pagamento nas datas que foram anteriormente indicadas, porém sem sucesso.

                 2. O que se prevê para os próximos meses?

Segundo o Dr. Alex Porto, será necessário aumentar a receita. Isto é previsto com o ingresso de novos alunos em 2013.2 [para tanto, apesar das dificuldades, estão sendo realizadas algumas ações de marketing, tais como bus door, listing-mail marketing, promoções para reingresso, etc]. 

Para alcançar realizar os pagamentos previstos no Termo de Compromisso e tornar a operação viável nos próximos meses, está sendo realizada a negociação de alienação patrimonial, de bem do acionista majoritário. Este bem será renegociado para uso das instituições em sistema de aluguel por 40 anos. Esta negociação deve se concluir em até 15 dias. 

São operações que estão sendo feitas com interveniência do acionista majoritário, que oferece o aval e garantia real para as operações.

                3. Quando será o pagamento referente o mês de junho e 1/3 de férias de 2011?

Conforme o Dr. Alex Porto, as operações em curso, mencionadas acima, são para assegurar este pagamento. E ele disse: eu acho que o pagamento será feito até quinta-feira, pode ser que saia segunda, pode ser que saia terça, pode ser que saia quarta. Para que, o pagamento seja efetuado, é necessário que o Banco Cédula faça a liberação do recurso para o pagamento da dívida com o Banco Mercantil. Foi oferecido um bem como garantia ao Banco Cédula, que precisa de algumas certidões, e estas precisam ser avaliadas pelo comitê do banco, há esse trâmite. Estes procedimentos podem estar concluídos até quinta-feira, conforme a opinião do Dr. Alex Porto.


SEM SALÁRIOS, SEM INFORMAÇÕES

Até o momento (12h00) não há nenhum depósito. Não houve nenhuma nova informação da Galileo Educacional. A última informação recebida afirmava que o pagamento seria efetuado hoje, correspondente à integralidade do salário de junho e os 1/3 de férias de 2011. A Direção da ADGF continua monitorando este provimento.

A Direção da ADGF validará a decisão da assembleia de docentes a ocorrer segunda-feira, 17h30.

Mantemos a convocação para a assembleia geral dos docentes, segunda-feira, 15 de julho de 2013, 17h30, 8º andar, prédio MR, auditório.

DOCENTES DA UGF: NADA VISUALIZADO AINDA NAS CONTAS

Hoje, 12 de julho de 2013, estamos a aguardar a efetivação do depósito, em atraso, do salário de junho e dos 1/3 de férias. Até o momento (10h19) não há visualização do mesmo.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

ESCLARECIMENTO FUNDAMENTAL SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL

Como todos sabem, a comunidade de docentes e a ADGF têm agido em favor da normalidade da vida acadêmica, na sua tríplice dimensão: docência, pesquisa e extensão. Esta ação inclui a luta por direitos dos docentes, mas se amplia na conquista da efetividade da autonomia acadêmica, da participação dos órgãos colegiados e no apoio às atividades acadêmicas. Considerando o exposto, cabe esclarecer:

1. O cumprimento do Termo de Compromisso, como sabe a comunidade acadêmica que participou da reunião da Mesa Paritária, no MEC, em Brasília, é condição sem a qual a vida acadêmica regular fica comprometida;
2. Estava anunciado desde abril, quando retomada as aulas que os docentes estarão em 2013 em permanente estado de greve e que o descumprimento do Termo de Compromisso pode levar a deflagração da greve;
3. Considerando o bem-estar da comunidade acadêmica, a conclusão do semestre, o vestibular 2013.2 em curso, os docentes em Assembleia, por bom senso e compreensão, entenderam que deveriam conceder ainda mais um período solicitado pela direção da Galileo para o cumprimento do atual item do Termo de Compromisso;
4. O próprio MEC, que mantém a intervenção sob a Galileo e as IES Centro Universitário da Cidade e Universidade Gama Filho, exigiu a manifestação da Galileo sobre o atual distúrbio;

Por conseguinte, cabe expressar à comunidade acadêmica que caso seja necessária a greve ela é instrumento legítimo de negociação dos docentes, que estava previsto desde a assembleia de abril. ESPERAMOS TODOS QUE A SOLUÇÃO QUE A GALILEO OFERECERÁ PARA A SOLUÇÃO DO ATUAL IMPASSE NOS PERMITA MANTER DILIGENTEMENTE A CONCLUSÃO DO SEMESTRE EM CURSO E OS PROCESSOS PARA 2013.2.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

ATA DA ASSEMBLEIA DE PROFESSORES DA UGF

DATA:  08/07/2013
LOCAL:  AUDITÓRIO A, PRÉDIO MR – 8º ANDAR

Assembleia iniciada às 17:30h, sob a condução da diretoria da ADGF,  contou com a presença de 64 professores de todas as áreas (assinantes da lista de presença). Verificou-se também a presença de cerca de trinta estudantes que acompanharam a reunião.
Dentre os informes apresentados destacam-se os contatos feitos pela direção da ADGF com a Mantenedora sobre os pagamentos de junho. Desde terça-feira, 02/07, havia a confirmação de que os salários seriam pagos normalmente no quinto dia útil. Já no dia 05/07, verificada a ausência dos depósitos, após insistência da ADGF, recebeu-se da Galileu a informação que teria havido problemas com o Banco Mercantil, o que demandaria viagem à Belo Horizonte para reunião entre a direção da Mantenedora e a diretoria do banco. Finalmente, na última comunicação que se recebeu, nesta data, cerca de uma hora antes da assembleia, a Mantenedora afirma que o pagamento será efetuado sexta-feira, dia 12/07. Outro informe referiu-se à assembleia dos professores da Univercidade, verificada nesta manhã, que decidiu marcar nova assembleia para a próxima quinta-feira, dia 10, com paralisação daí em diante, caso não tenha saído o pagamento dos salários.
Após debater bastante as questões, a assembleia, de forma quase unânime, decidiu por   decretar greve a partir de segunda-feira, dia 15/07, caso o pagamento não seja cumprido até sexta-feira, dia 12/07. Até lá estará sendo expedido o edital e o ofício de comunicação da greve.  A assembleia firmou orientação aos professores que no período de terça até sexta, dessa semana, compareçam à sala apenas para informar aos alunos a situação da falta de pagamento dos salários, sem dar aula.

Ficou marcada nova assembleia para a próxima segunda-feira, dia 15/07, às 17:30h, para avaliação, mobilização e organização do movimento. Essa assembleia se fará realizar mesmo que haja o pagamento na sexta-feira anterior.    

sexta-feira, 5 de julho de 2013

INFORME AOS DOCENTES: PAGAMENTO NÃO EFETUADO

Senhores docentes;

Muitos nos procuraram a buscar informações sobre o pagamento do salário referente ao mês de junho e o 1/3 de férias de 2011, conforme indicado pela Galileo Educacional no Termo de Compromisso. Cabe, portanto, alguns esclarecimentos sobre os contatos dos diretores da ADGF com a direção da Galileo Educacional:

1. Conforme notificamos, o Prof. Brossard esteve reunido com o Prof. Samuel Dionizio, diretor financeiro da Galileo Educacional, que indicou tudo estar em ordem e que o pagamento seria efetuado para visualização aos 5 do corrente, conforme o Termo de Compromisso;

2. O Prof. Jorge Atilio telefonou ontem para o Dr. Alex Porto que, também,dentre outras informações relevantes, confirmou que o pagamento seria efetuado hoje, aos 5 de julho, conforme o Termo de Compromisso;

3. O Dr. Alex Porto telefonou hoje pela manhã para o Prof. Peixoto, informou que o pagamento estaria efetuado devidamente, conforme o Termo de Compromisso.

Infelizmente, até o momento (19h), não há nenhum registro de recebimento do pagamento devido.

Os diretores da ADGF efetuaram contatos com a direção da Galileo, desde as 15h, sem sucesso até há pouco. Há alguns momentos o Dr. Alex Porto informou que houve algum problema na transferência bancária. O problema não foi esclarecido e há uma reunião marcada com a Matriz do Banco, em Belo Horizonte, segunda-feira, 8h. Teremos novas informações segunda-feira, 8 de julho, após 11h.

AINDA NÃO HÁ SINAL DO PAGAMENTO REFERENTE A JUNHO

Vários professores procuraram a direção da ADGF e informaram que o pagamento ainda não foi visualizado, nem nas contas de quem recebe diretamente pelo Mercantil, nem quem recebe por meio da portabilidade.

CONFORME O TERMO DE COMPROMISSO

Conforme o Termo de Compromisso hoje é dia do pagamento de 100% do salário de junho e do 1/3 de férias de 2011. As informações da Galileo são que o pagamento está efetuado e será ainda visualizado hoje.

Até o momento não há visualização deste pagamento (14h27)

quinta-feira, 4 de julho de 2013

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA DE DOCENTES

Conforme deliberação da assembleia de docentes do dia 10 de junho, que reitera decisão da última assembleia do período de greve, fica convocada assembleia de docentes:

Data: 8 de julho
Local: Auditório, prédio MR
Horário: 17h30

Pauta:

- Acompanhamento do pagamento de salários
- Convocação para atividades acadêmicas propostas pela Adgf

ACOMPANHAMENTO DE PAGAMENTO DE SALÁRIOS

A ADGF, por meio de seu diretor, Prof. Francisco Brossard, reuniu-se com a Galileo, representada por seu diretor financeiro, Prof. Samuel Dionisio, aos 2 de julho de 2013. Foi apresentado pelo Prof. Samuel indicações de regularidade nos pagamentos do salário referente ao mês de junho, conjuntamente com o pagamento referente ao 1/3 de férias referente ao ano de 2011. Tal pagamento ocorrerá, segundo o Prof. Samuel, conforme o Termo de Compromisso, no quinto dia últil do mês de julho.

Ressalte-se que, até o momento, a Galileo Educacional não encaminhou a efetivação da Comissão Paritária de Acompanhamento de Salários, prevista no Termo de Compromisso.

Problemas de funcionamento cotidiano

Muitos docentes têm reclamado que os estacionamentos não tem regularmente controlado o acesso. Isso cria diversos problemas, dos quais o mais desagradável é a ocupação de vagas de docentes por veículos dos estudantes. Como se sabe, o estacionamento para os docentes, funcionários e reitoria, no campus Piedade é de exclusivo uso destes. Porém, sem controle...

Outra reclamação, docentes e discentes ressentem o não funcionamento de vários elevadores em diferentes prédios do campus Piedade. Como e sabe, essa disfunção cria graves problemas de mobilidade.

Reclamação reiterada tem sido a questão da limpeza das áreas comuns, em especial dos banheiros. Esse problema retorna vez por outra...

Uma última reclamação, essa específica, há cursos da área de saúde que têm sido prejudicados por falta de compra de materiais para as aulas práticas, há até mesmo o descalabro de equipamento adquirido em 2010, ainda não ter sido instalado porque equipamentos subsidiários, como No Break, não terem sido adquiridos ainda...

A melhoria e o aperfeiçoamento da instituição depende da solução de problemas que favoreçam o bom serviço pedagógico aos estudantes, isso inclui a construção de ações normatizadoras e disciplinares, como a educação em assegurar o direito às vagas veiculares a quem devido, e, também, o asseio das instalações, o bom funcionamento dos equipamentos que asseguram mobilidade e, sem dúvida alguma, os materiais que permitem a boa execução de aulas práticas.

Todos temos interesse em ter a Universidade Gama Filho, nossos docentes e discentes entre os melhores do País.

Regularidade do funcionamento dos órgãos colegiados

Neste período, a partir de 12 de junho, houve duas reuniões de cada um dos órgãos colegiados, cumprindo sua regularização. O processo eleitoral tornou efetiva a participação de docentes escolhidos pela comunidade acadêmica. A participação dos docentes ainda permanece, por decisão própria dos docentes, com os conselheiros do mandato anterior, enquanto o DCE organiza suas eleições. A relevância do funcionamento regular dos órgãos colegiados tem que ver com a normatização dos atos administrativos, o acompanhamento diligente da vida acadêmica e a construção de processos internos que aprimorem permanentemente a docência, a pesquisa e a extensão na Universidade Gama Filho.

A primeira reunião do Conselho Universitário, como relatado anteriormente, teve o impacto da discussão sobre o termo de compromisso; no conselho de ensino e pesquisa, àquela ocasião, o tema principal foi o das mudanças do curso de Medicina. O CEP reuniu-se novamente aos 19 de junho e aos 3 de julho. Na primeira ocasião, a questão principal foi a conclusão da elaboração do modelo de ensino, que se estendeu até esta última reunião. O Conselho Universitário reuniu-se aos 26 de junho e o tema principal foi a continuidade de uma unidade no Centro, agora em novo endereço.

Algumas decisões acordadas nos conselhos:

- Todos cursos de pós-graduação e extensão devem ser aprovados pelo CEP;
- Deve-se evitar questões de urgência relativas a alterações curriculares nos cursos, haja vista que os conselhos estão agora funcionando regularmente;
- Aprova-se no Consun a continuidade de campus no Centro, em novo endereço, Rua da Quitanda 80;
- Cria-se comissão formada pelos profs. Marcos Sanchez, Guilherme, Luci Ruas e Sandra Góes para redação final do Modelo de Ensino;
- Cria-se comissão formada pelos profs. Anette Trajman, Abreu e Jorge Atilio, para revisão das resoluções constituidoras da Comissão Própria de Avaliação e apresentação de propostas de alterações para bom funcionamento da CPA;
- Fica estendido o mandado da atual CPA por três meses, prazo no qual se prepararão os procedimentos eleitorais para a mesma;

Os conselhos expressam a vitalidade da instituição. Devem ser eles o espaço no qual as representações dos docentes tenham condições de encaminhar as perspectivas pedagógicas e sociopolíticas que orientam os cursos oferecidos pela Universidade Gama Filho. É salutar que todos os docentes conheçam e estudem o Estatuto e o Regimento Interno de funcionamento da Universidade Gama Filho, para se assenhorarem da condução institucional.