sábado, 27 de abril de 2013

DEMOCRACIA UNIVERSITÁRIA: ELEIÇÕES UNIVERSITÁRIAS

A Comunidade Acadêmica sustenta o processo de defesa da autonomia universitária. Neste momento, encerramos o processo eleitoral de docentes para os órgãos colegiados. Participaram das eleições 31% dos docentes da Universidade Gama Filho. O resultado das eleições é:

Conselho Universitário: Prof. Neury Nunes Cardoso; Prof. Adriano Rosa; Prof. Crisóstomo Peixoto;

Conselho de Ensino e Pesquisa: Profa. Luci Ruas, Prof. Cícero Abreu; Prof. Jorge Atilio Iulianelli; Prof. Antonio Mol.

A ADGF saúda à Comunidade Acadêmica e aos eleitos por este ato democrático em nossa Universidade Gama Filho.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA: ELEIÇÕES DOCENTES PARA OS ÓRGÃOS COLEGIADOS

As eleições docentes para os órgãos colegiados seguem até amanhã.

CONTROLE SOCIAL: REUNIÃO ADGF COMISSÃO PERMANENTE DO MEC

Aos 25 de abril de 2013, a direção da ADGF se reuniu com o Prof. Joabson Nogueira, da Comissão Permanente do MEC. O Prof. Joabson confirmou que o processo de intervenção prevê a duração de 10 meses. O objetivo desta primeira etapa é ter uma lista de ações de curto prazo que seja implementada pela Mantenedora, em ordem a consubstanciar  a qualidade acadêmica necessária à UGF. Por qualidade acadêmica entende-se tanto a gestão administrativo-financeira, quanto a condução adequada das condições de trabalho docente e os procedimentos de saneamento de falhas da infra-estrutura. O Prof. Joabson ouviu as informações da direção da ADGF com relação às demandas dos docentes. Foram elencadas as seguintes questões:

  1. Direitos Básicos imediatos: Regularização dos pagamentos salariais, conforme o Termo de Compromisso, aceito pela assembleia dos docentes, sob condições; Instalação da Comissão Paritária para Acompanhamento do Pagamento de Salários (preferencialmente antes do pagamento referente ao salário de abril, previsto para 7 de maio); 
  2. Condições de Trabalho: Iluminação nas instalações de ensino; regularização do abastecimento hídrico (água nos bebedouros e certificado de potabilidade); regularização do sistema de combate a incêndio;  regularização do funcionamento dos elevadores; material didático (pilots, serviço de acesso aos equipamentos multimídia, etc);
  3. Funcionamento acadêmico: Problemas com o custeio de atividades docentes (compra de materiais para os cursos);
  4. Respeito à Autonomia Universitária: Criação de mecanismos para custeio de questões de funcionamento por meio da Prefeitura do Campus; Decisões sobre o funcionamento acadêmico ficarem submetidas à Reitoria e aos Órgãos Colegiados;
  5. Pendências Trabalhistas a serem tratadas em médio prazo: regularização da parcela do 13º de 2009, regularização dos pagamentos do FGTS e INSS, regularização do pagamento da Contribuição Sindical.
Foi analisado que as medidas sobre a Mantenedora são mais relevantes que relativas à IES. A UGF possui uma comunidade acadêmica viva e que está em defesa da instituição. Não é interesse da comunidade acadêmica que a UGF sofra penalidades indevidas por problemas de gestão e funcionamento. Por conseguinte, a comunidade acadêmica insta ao MEC que centre esforços na correção destas questões, mais que em medidas que fragilizem a IES.

sábado, 20 de abril de 2013

INFORMAÇÃO SOBRE A COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DO MEC


Prezados Membros da Comissão Paritária para o enfrentamento dos problemas vividos pelas instituições de educação superior mantidas pela Galileo Administração de Recursos Educacionais,

Informamos que, no dia 18 de abril de 2013, foi publicada Portaria designando a Comissão Permanente de Acompanhamento da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade, Instituições de Educação Superior mantidas pela Galileo Administração de Recursos Educacionais S/A, anexa.
Em reunião havida nesta SERES/MEC, no dia 17 de abril de 2013, foi anunciado que a primeira verificação in loco aconteceria a partir do dia 22 de abril de 2013. Entretanto,  em virtude do feriado estadual – dia de São Jorge – no dia 23 de abril de 2013, a Comissão iniciará suas atividades a partir da quarta-feira, dia 24 de abril de 2013.”
Cordialmente,


Rayane Rejane
Secretária

Ministério da Educação
Esplanada dos Ministérios – Bloco L – 1°andar – Sala 110
Brasília/DF - 70047-900
SERES/DISUP

sexta-feira, 19 de abril de 2013


Reunidos em assembleia  no dia 17/04/2013, os professores,  sob a direção da ADGF, tomaram as seguintes resoluções:  1) elegeu por aclamação, em unanimidade, o representante à comissão paritária de acompanhamento das receitas para pagamento de salários: Prof. Francisco Brossard; 2) definiu o valor da mensalidade dos associados à ADGF: R$10,00 (dez reais); 3) nomeou a Prof. Mônica Deyllot para a coordenação da revista que reunirá ensaios sobre a greve.  Nova assembleia está marcada para o dia 09/05/2013, às 17 horas.

SOBRE AS ELEIÇÕES PARA OS ÓRGÃOS COLEGIADOS

TODOS DOCENTES VOTAM EM TODOS OS DOCENTES PARA OS CONSELHOS!

Conforme indica o Ato da Reitoria sobre as eleições e o Estatuto, as eleições para a representação dos docentes nos órgãos colegiados selecionarão 3 docentes para o Conselho Universitário (ConsUn) e 4 docentes para o Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP). Para o CEP será eleito 1 docente de cada categoria, conformando 4. Para os dois Conselhos os eleitores docentes votam nos candidatos de todas as categorias que considerarem adequadas, respeitando as especificidades, sendo restrita a escolha a quantidade de vagas por Conselho, ou seja, cada eleitor escolhe três docentes entre os candidatos para o ConsUn e quatro docentes, sendo um por categoria, para o CEP.

Informação do Presidente da Comissão Eleitoral, Prof. Francisco Borossard

quarta-feira, 17 de abril de 2013

BREVE INFORME DA REUNIÃO DA MESA PARITÁRIA: SERES/MEC 17 DE ABRIL


A reunião foi dirigida pelo secretário da Seres, Jorge Messias, participaram, também, a secretária de regulação, Marta Abramo, o dep. Celso Jacob (PMDB/Comissão de Educação do Congresso). Estavam presentes, convocados pelo MEC, representantes dos funcionários das duas IES (UGF e UC) [Elis Carneiro, Marcelo UGF, Welington, UC], representantes dos docentes (ADGF [Jorge Atilio] e Comissão de Docentes da Cidade [Sidnei Amaral]) e dos discentes de ambas instituições [Rafael, Camed/DCE-UGF; Bruno, CAGeo/DCE-UGF; Marcus Vinicius e Lúcio Brandão, DCE-UC] e o Sinpro-Rio [Magna Correa], e pelos dirigentes da Mantenedora e das IES [Dr. Alex Porto, diretor presidente da Galileo; Raymundo Romeo, UGF; Álvaro Sousa, UC], representante os coordenadores da UC [Vítor Lemos]. As representações das IES apresentaram o conjunto de problemas existentes em relação à infra-estrutura e à gestão acadêmica (como cenários de Medicina na UGF, e elaboração do calendário acadêmico, na UC, p.ex.) e a necessidade da solução das mesmas com acompanhamento e monitoramento do MEC. 

O MEC instituiu uma Comissão Permanente para monitoramento das relações entre Mantenedora e as IES, com fiscalização do plano econômico de sustentabilidade, que terá duração de 10 meses. Essa é a primeira vez que o MEC tomará tal atitude administrativa. A Mesa Paritária, que se reuniu hoje pela primeira vez, terá reuniões regulares para acompanhamento, monitoramento e fiscalização do processo. O MEC determinou que o cumprimento de todos os itens do TERMO DE COMPROMISSO assinado pela Galileo é condição sem a qual todo o processo proposto hoje será revisto. Ficam mantidos os prazos para as respostas ao Despacho do MEC. A Comissão Permanente iniciará suas atividades na próxima segunda-feira. O MEC também determinou que a Mantenedora tem que respeitar a autonomia e os processos participativos autônomos das IES UGF e UC. Qualquer ausência no cumprimento das determinações do MEC caberá medida mais dura do MEC. O cumprimento dessas determinações inclui o respeito à autonomia universitária e à gestão coletiva, sobretudo por meio dos órgãos colegiados.

terça-feira, 16 de abril de 2013

DEMOCRACIA UNIVERSITÁRIA: ELEIÇÕES PARA OS ÓRGÃOS COLEGIADOS


Abaixo poderá ser lido o teor do ato executivo, infelizmente a tabela do Art 1º não foi reproduzida fielmente. O texto em PDF pode ser lido no seguinte link:

http://www.ugf.br/files/noticias/Ato_Executivo_21659_Eleicoes.pdf

ATO EXECUTIVO Nº 21.659, de 15 de abril de 2013.

Instaura o processo eleitoral para provimento das representações dos docentes nos Conselhos Superiores da Universidade Gama Filho.

O REITOR DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,
RESOLVE:

Art. 1º Instaurar processo eleitoral para provimento das representações dos docentes nos Conselhos Superiores da Universidade Gama Filho.
§1º Em consonância com os artigos 13 e 16 do Estatuto da Universidade Gama Filho, o número de representantes de cada categoria docente em cada um dos Conselhos Superiores é:
Conselho Universitário
Conselho de Ensino e Pesquisa
Categoria
Quantidade de representantes
Categoria
Quantidade de representantes
Representantes do Corpo Docente (quadro efetivo).
3
Representante dos Professores Titulares
1
Representante dos Professores Adjuntos
1
Representante dos Professores Assistentes
1
Representante dos Professores Auxiliares
1
§2º São elegíveis os professores pertencentes ao quadro efetivo da Universidade Gama Filho que se enquadrem em uma das seguintes categorias docentes: titular, adjunto, assistente ou auxiliar.
ATO EXECUTIVO Nº 21.659, de 15 de abril de 2013.
Fls. 02.
§3º Não será permitido o voto por procuração.
§4º O representante de cada categoria só poderá receber votos dos membros de sua
categoria.
§5º Cada candidato somente poderá concorrer à vaga de um único Conselho.
§6º Para cada categoria, será também eleito um suplente para o representante titular,
escolhido no mesmo processo eleitoral como o segundo mais votado de cada categoria,
e que o substituirá automaticamente nas faltas, impedimentos ou vacâncias.
§7º Em caso de empate, prevalecerá o candidato com maior tempo de exercício na
categoria.
Art.2º Será instituída Comissão Eleitoral para coordenar essas eleições.
§1º Os membros da Comissão Eleitoral não poderão candidatar-se a representantes de suas
categorias nos Conselhos Superiores.
§2º A Comissão Eleitoral será responsável pela condução de todo o processo eleitoral,
inclusive pela apuração e proclamação dos resultados.
§3º Compete à Comissão Eleitoral:
a. Estabelecer o calendário e as normas operacionais necessárias à condução do
processo eleitoral;
b. receber e homologar as candidaturas;
c. responsabilizar-se pela integridade do processo eleitoral;
d. apurar e divulgar os resultados do processo eleitoral.
Art. 3º A Comissão Eleitoral receberá e analisará os recursos que forem interpostos nas várias
etapas do processo eleitoral.
Art. 4º Esse Ato entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em
contrário.

Registre-se. Publique-se. Cumpra-se.

Campus Gonzaga da Gonzaga Filho, 15 de abril de 2013.

Prof. José Raymundo Martins Romeo
Reitor

ASSEMBLEIA DA ADGF: 17 DE ABRIL, 17H

EM DEFESA DA UGF!

Assembleia dos Docentes

Pauta: 

  • Escolha do Representante Docente para a Comissão Paritária
  • Eleições dos docentes para os Órgãos Colegiados
  • Encaminhamentos gerais: Revista da Greve; Encontro da Comunidade Acadêmica;
  • Informes Gerais.
Local: Auditório "B", MR, 8º andar
Horário: 17H

sexta-feira, 12 de abril de 2013

PENDÊNCIAS: SUBSTITUIÇÃO DE PENHORA JUDICIAL CONQUISTADA

Continuando os esforços por regularização dos cenários de ensino-aprendizagem, foi conquistada a substituição da penhora de um dos elevadores do prédio AG. Foi, também, informado pela Galileo que não há penhora sobre os laboratórios de Engenharia e Medicina na Piedade. Conforme informe abaixo:


"Prezados Professores,

Informo que revertemos no Tribunal do trabalho a Penhora de 1 (um) dos elevadores. Ressalto que não há penhora nos laboratórios, por gentileza é necessário a correção dessa   informação no Blog da associação.
Cordialmente,

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Galileo
Alex K. Bezerra Porto Farias"

ELEIÇÕES PARA OS ÓRGÃOS COLEGIADOS: REGIMENTO SERÁ DELIBERADO HOJE

A Comissão Eleitoral se reuniu ontem e elaborou uma proposta de Regimento Eleitoral que foi encaminhada à Reitoria. A deliberação sobre o mesmo será concluída hoje.

PENDÊNCIA: Permanece a penhora judicial sobre elevadores e laboratórios

Parece que ainda não teve efeito a ação judicial de substituição de penhora para liberação dos elevadores e laboratórios, melhorando os nossos cenários de ensino.

CONTROLE SOCIAL: BREVE INFORME SOBRE A REUNIÃO COM A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL

Este breve informe será seguido (ou substituído) por um mais detalhado. Ontem, por conquista dos estudantes da UGF, organizados no DCE-UGF, em seus vários CAs, dentre os quais o CAMED, houve a reunião com a Comissão de Educação, a qual se deu na Galileo, com representantes da Reitoria da UGF e da Direção Acadêmica do Centro Universitário da Cidade. Estavam, também,  presentes  nossos estudantes, muitos dos quais com mochilas e malas, por haverem chegado de Brasília, seus pais e os diretores Ronaldo e Brossard da ADGF. A Comissão fez vários questionamentos à Galileo, que respondeu ter um plano de reestruturação, que foi chamado pelos deputados de carta de intenções. A Comissão de Educação perguntou sobre a Comissão Paritária e a Galileo respondeu que ela será instituída. O Reitor da UGF apresentou o fato de início de procedimentos de afirmação da autonomia universitária e indicou a necessidade de nova legislação para controle social das Mantenedoras, uma vez que a legislação atual é de 1968. Também os diretores da ADGF informaram a necessidade de haver controle social das Mantenedoras para que a operação financeira não esteja acima da excelência acadêmica, que corresponde à necessidade do ensino superior.


quinta-feira, 11 de abril de 2013

UNIVERSIDADE GAMA FILHO E DCE

Hoje, 11 de abril, haverá reunião na Galileo da Comissão de Educação do Congresso Nacional. O DCE-UGF postou a seguinte informação sobre sua ida à Brasília e os desdobramentos:

DIARIO DE BORDO - BRASILIA - 10-04-2013

10h - Chegamos a comissao de educaçao da camara, onde o ministro da educaçao Aloisio Mercadante participava da audiencia publica. Durante a palavra o ministro trouxe o exemplo da Gama Filho, mostrando seu conhecimento detalhado do caso.

14h - Findaram-se os trabalhos da comissao de educaçao e conseguimos conversar com Jose Messias, secretario de regulaçao do ensino superior. Ele nos falou do trabalho de averiguaçao que vem sendo feito e sobre nossa comissao paritaria, onde o MEC se reunira com representantes da comunidade academica, entre eles o DCE, para buscar soluçoes para a situaçao atual.

14:30h - Conseguimos abordar a Ministro Aloisio Mercadante na saida da comissao de educaçao e este se mostrou extremamente solicito, Nos explicou que esta acompanhando de perto o caso. Afirmou que o MEC criou uma comissao de crise especialmente para resolver os assuntos ligados a UGF e que vai trabalhar nao so pela manutençao das aulas, mas do ensino de qualidade. Assumiu a responsabilidade do MEC pela maneira como a situacao se encontra e aceitou o compromisso de dedicacao em busca de soluçoes. Recebeu a camisa da manifestaçao feita pelo CAMED e tirou foto com o grupo do DCE.

15h - HORA DO ALMOÇO

16h - Reuniao da equipe do DCE para definicao dos passos a serem tomados em Brasilia.

17h - Reuniao dos alunos do DCE com a comissao de educacao que ira ate o Rio para se reunir com a Galileo e o DCE. Ficou acertado que a reuniao ocorrera nesta quinta, na sede da Galileo Educacional, e que sera marcada nova data para visita dos parlamentares na Piedade e Assembleia. O modelo de reuniao foi decidido e alem de representantes dos alunos, parlamentares e representantes da Galileo, se fara presente representante do MEC.

18h - RETORNO DA EQUPE DO DCE, AMANHA TEM MAIS.

OBS: Pedimos pedimos desculpas pela falta de pontuacao e erros de portugues, mas isto foi digitado em um tablet, na madrugada de Brasilia.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

ADGF: INFORME SOBRE CALENDÁRIO ACADÊMICO

Houve hoje, 10 de abril, primeiro dia letivo após a greve, reunião para avaliação do Calendário Acadêmico. Participaram da reunião, o Reitor Raymundo Romêo, o Pró-Reitor de Exatas Prof. Leonardo Souza, a Profa. Lilian, da Coordenadoria Acadêmica, pela ADGF estiveram presentes os Profs. Ronaldo e Jorge Atilio, pelo DCE-UGF estiveram presentes a aluna Fernanda, do CAMED, a aluna Gabriela, do CA Arquitetura, e o alundo Luiz do CA Geografia.

O calendário acadêmico deve atender à necessidade do MEC do cumprimento das horas-aula semestrais, e ser adequado à vida da comunidade acadêmica da UGF.

Uma proposta foi apresentada pela Coordenadoria Acadêmica, recebendo várias opiniões dos estudantes e dos docentes, que verificaram a dificuldade de grandes alterações, dada as necessidades legais, e o caso específico dos alunos da área de Saúde, que se formam em 2013.1 e tem o direito de não prestar o Enade, para que o ano letivo precisaria ser concluído dentro de prazo apropriado. Ainda assim, pequenas modificações foram feitas e toda a modificação dos procedimentos acadêmicos necessários ou estarão publicados no próprio Calendário, ou serão publicada por meio de Edital.

O calendário será publicado pela Reitoria, ad referendum do CEP, com datas que vão desde 10 de abril até 3 de agosto, para 2013.1; e 12 de agosto a 19 de dezembro para 2013.2. Ou seja, os 30 dias de greve serão recompostos pelos dias de julho e agosto, e por 17 minutos semanais de acréscimos por crédito (que serão devidamente compostos por meio de negociações entre estudantes, coordenações de curso e docentes).

A reunião para avaliação conjunta do calendário inaugura, assim, um cenário de autonomia universitária com promoção de democracia participativa. Foi uma primeira experiência, tem dificuldades, porém, na apreciação da ADGF é mais um avanço que estamos dando na direção da nossa UGF!

A REPORTAGEM PUBLICADA NO BLOG SRZD FOI RETIFICADA

Aos interessados, a íntegra da reportagem retificada:

http://www.sidneyrezende.com/noticia/205217+fim+da+greve+na+gama+filho+docentes+e+empresa+entram+em+acordo

Há alguns pequenos erros do repórter, mas a íntegra da mensagem oferecida pelo Prof. Jorge Atilio foi reescrita. A ADGF reconhece a atitude ética do jornalista Lucas Torres.

ESCLARECIMENTO PÚBLICO: REPORTAGEM DO SRZD NÃO CORRESPONDE ÀS INFORMAÇÕES PRESTADAS


Mensagem enviada pelo Prof. Jorge Atilio Silva Iulianelli à Sra. Vera Rezende do Blog SRZD

Prezado Sindiney Rezende;

Ontem 20h50 respondi à telefonema do jornalista,  Lucas Torres, que ligou para mim, em nome do Blog SRZD, solicitando informações sobre a assembleia da UGF e se haveria aulas no dia seguinte, hoje, 10 de abril. Respondi que sim, que nós professores saímos congraçados com os estudantes, as aulas recomeçariam aos 10 de abril. A maior parte da descrição dos fatos que a entrevista telefônica tratou está registrada de forma não acurada em seu Blog. Porém, há uma construção do relato que não expressa exatamente o que falei, conforme ordem do discurso que recordo ter feito. Compreendo a liberdade jornalística, porém o trecho pode causar uma má compreensão para o leitor.
Deixei de dizer ontem que o processo de negociação dura há mais que três meses. Porém, disse que havia informações no Blog da ADGF sobre todos os fatos. Também deixei de dizer ontem, que a Galileo teve flexibilidade para alterar a proposta inicial chegando à construção daquilo que veio a ser aceito pelos docentes: o empréstimo de 1,3 salários a serem pagos ao longo de 2013. Porém, informei ao repórter que há um Termo de Compromisso, o qual está publicado no nosso Blog, no qual poderia ser verificada a forma de pagamentos desse empréstimo durante no ano de 2013.
Vamos ao trecho construído pelo repórter:
“’O grupo Galileo tomou de empréstimo 1,3 salário dos docentes, e esses empréstimos se dão de maneira compulsória, ou seja, sem compensação. Essa é a realidade das universidades particulares. Somos reféns das mantenedoras, elas tomam empréstimos arbitrários dos professores e sabe-se lá quando vão nos pagar´, disse o professor da UGF.”
Imagino que o repórter fez uma edição do que lhe pareceu ser a forma mais “correta” do discurso que lhe ofereci. Gostaria de repetir que autorizei usar a expressão “reféns das mantenedoras”. Porém, o contexto era outro; ele errou o sujeito. Não era um nós genérico, e sim o conjunto brasileiro de docentes do ensino universitário privado, aliás, o que disse foi: “Os docentes são reféns das Mantenedoras”. E, infelizmente, ao meu sentir, houve um equívoco nessa construção apresentada na reportagem sobre o argumento que apresentei. O parágrafo construído naquele trecho da reportagem une dois itens, que apresentei separadamente, tal conjunção dificulta ao leitor perceber os temas que apresentei e as distintas relações entre eles.
Relato aqui as informações que citei ontem ao repórter:
1.       Primeiramente, sobre esses pontos do trecho da reportagem em causa, informei que as negociações com a Galileo avançaram e os docentes aceitaram emprestar compulsoriamente 1,3 salários; porque puseram condições que foram aceitas pela Galileo. Que condições? A formação de uma Comissão Paritária para Acompanhamento de Salários e a Estabilidade para docentes e funcionários no ano de 2013 (aliás, o repórter esqueceu essa última e importante informação).
2.       Em seguida, afirmei que no Brasil 75% dos estudantes universitários estão em Universidades privadas, as quais são controladas por Mantenedoras, que não têm legislação que lhes limite o âmbito de ações. Informei, por exemplo, que a Universidade Castelo Branco tem um empréstimo compulsório de 8 meses de salários dos docentes e nada é feito (o que ele não citou). Disse que é de responsabilidade do MEC e do CADE atingir às Mantenedoras, e não apenas às Mantidas, e que com essa situação os docentes são reféns das Mantenedoras (o que ele deixou de reconstruir como argumento).
Esclarecido isso, observo que a ordem do discurso elaborado pelo repórter descura de dois esclarecimentos fundamentais para a sociedade:
(A) A negociação entre ADGF e a Galileo avança de forma inédita em nossa sociedade. Haja vista que estamos criando um mecanismo interno de controle social, a Comissão Paritária de Acompanhamento de Salários. Este é um fato novo, nunca em universidades privadas houve este tipo de relação entre Mantenedora, Mantidas, docentes, discentes e corpo técnico-administrativo. Além disso, o repórter deixou de falar, outra informação que prestei sobre o processo de constituição da autonomia e democracia universitária na UGF. Conquistamos, por meio dessas negociações com a Galileo, a participação de docentes e discentes na reformulação do Calendário acadêmico, junto à Reitoria; e a formação de Comissão Eleitoral para eleições dos órgãos colegiados da UGF, a saber, o Conselho Universitário e o Conselho de Ensino e Pesquisa;
(B) Deixou de denunciar que se faz necessário exigir do legislativo a criação de leis rigorosas para o controle social das Mantenedoras, porque as Universidades têm papel fundamental na formação do Brasil e na construção da cidadania. Pois é inadmissível que a educação superior do povo brasileiro fique refém de formas predatórias, mercantilizadas e da financeirização da mesma. É necessário construir mecanismos legais de controle das Mantenedoras, para salvaguardar o direito de nossos jovens a uma educação superior, que corresponda aos ideais de excelência acadêmica do ensino universitário.
Neste importante momento, os relatos, da bem intencionada reportagem publicada no Blog SRZD, sem esses esclarecimentos, poderiam deixar ruídos na construção de novas relações entre funcionários, discentes, docentes, Reitoria e Mantenedora da UGF.
Agradeço pela entrevista tomada e apreciaria se os esclarecimentos que submeto fossem reproduzidos pelo seu Blog;

Atenciosamente;

Prof. Dr. Jorge Atilio Silva Iulianelli
Mestrado em Acessibilidade, Universidade Gama Filho
Secretário Geral da ADGF

terça-feira, 9 de abril de 2013

SANTA CASA: SEGUNDO COORDENADOR MARCO AURELIO AULAS NORMAIS AMANHÃ

Também na SC as aulas serão retomadas normalmente amanhã, segundo o coordenador Marco Aurélio. Segundo sabemos nós, da ADGF, pela informação bancária que temos, com respeito aos salários, eles foram pagos também aos professores médicos da Santa Casa, conforme o Termo de Compromisso - com os problemas que já conhecemos.

Segundo o Camed: Com relação à Santa Casa, o professor André Marcondes afirmou que as disciplinas de Propedêutica e Semiologia não terão condições de retornarem as aulas essa semana porque ainda há algumas pendências operacionais como, por exemplo, a separação de alunos por enfermarias. Amanhã haverá uma reunião entre o CAMED e a Santa Casa e nós poderemos esclarecer melhor as dúvidas dos estudantes. Já sobre as outras disciplinas ministradas na santa Casa nós, infelizmente, não temos informações precisas, pois elas dependem do posicionamento de cada professor.

AULAS NA SANTA CASA, A PARTIR DE 10 DE ABRIL DE 2013, depende...

COMISSÃO DE DISCENTES QUE ACOMPANHARÁ A REVISÃO DO CALENDÁRIO

Amanhã, 15 horas, haverá reunião no 2º andar do prédio da reitoria para a revisão do calendário acadêmico. Participarão os representantes da Reitoria, da ADGF e os seguintes representantes do DCE-UGF: Luiz Paulo (Geografia), Gabriela (Arquitetura) e Fernanda (Camed).

Vamos, todos juntos, rumos à UGF que queremos fazer que seja nossa!

PROFESSORES DA UC QUE LECIONAM NA UGF TERÃO NOVOS CONTRATOS

O Magnífico Reitor Raimundo Romeo autorizou à direção da ADGF divulgar que os docentes da UC que lecionam na UGF terão modificadas suas condições contratuais, conforme avaliação dos respectivos coordenadores de curso, com o fito de regularizar a situação contratual destes docentes.

A ADGF espera que essa situação ocorra o mais rapidamente possível.

10 DE ABRIL DE 2013: INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2013

BEM-VINDOS TODOS À NOSSA UGF!

Por determinação da Comunidade Acadêmica, por intermédio das assembleias de docentes e discentes, em função de darem passos, no sentido da regularização das relações entre Mantenedora e UGF, com controle social, com Comissão Paritária de Acompanhamento de Salários, com aprofundamento da democracia e autonomia universitárias, fica declarado que:

AS AULAS SE INICIAM NESTA QUARTA-FEIRA, 10 DE ABRIL DE 2013!

BEM-VINDOS TODOS À NOSSA UGF!

ATA ASSEMBLEIA DOCENTES 9 DE ABRIL


ATA DA ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES DA UGF

DATA: 09 DE ABRIL DE 2013
LOCAL: AUDITÓRIO A, Prédio MR, 8º Andar

A Assembleia foi iniciada às 18h00. Neste período esta é a oitava assembleia desde a observação da necessidade de entrarmos em estado de greve, e a sexta após termos deliberado pelo início da greve aos 11 de março de 2013. Estavam presentes 300 pessoas: a direção da ADGF, do Sinpro-RJ e 86 docentes da UGF, além de representação dos docentes do Colégio Gama Filho, representantes da comissão de pais de alunos da Medicina e discentes da UGF A Assembleia tinha como pauta a avaliação dos recebimentos de parcelas salariais, acordados pela Galileo para os dias 2 e 5 de abril; e tomada de encaminhamentos, com base à documentação bancária de comprovação dos pagamentos de todos os docentes da UGF. 

Diante das informações coletadas, foram identificados casos pontuais de procedimento bancário imediatamente encaminhados à solução juntamente à direção executiva da Galileo. Foi também informado pela direção executiva da Galileo, durante a assembleia, sobre o encaminhamento para substituição judicial da penhora, encaminhado judicialmente, aguardando despacho em juízo que deve, segundo aquela diretoria, ocorrer amanhã, 11 de abril de 2013.

A Assembleia considerou que há movimentos que precisam de um tempo oportuno. O limite de uma luta não é o limite de uma forma de luta, Decidiu por isso que sair de greve não é sair da luta pela defesa da UGF. Os docentes consideraram haver muitos avanços:

1)      Os Professores, enfim, se mobilizaram como um todo e se mostraram como uma coletividade ao respeitarem decisões de assembleias;
2)      Os professores ganharam crédito com a mantenedora ao aceitar a proposta de parcelamento de salários;
3)      Os professores buscarão ainda mais a qualidade de ensino, pois este é o princípio fundamental para sobrevivência da UGF;
4)      Os professores enxergaram que não basta ter salários em dia, tem que haver também vigência de uma autonomia acadêmica;
5)      Os alunos também se mobilizaram e exigiram seus direitos;
6)      Os alunos deixaram claro que querem ensino de qualidade;
7)      Os alunos também enxergaram que a estrutura acadêmica existente é deficiente e tem que haver também vigência de uma autonomia acadêmica;
8)      A UGF (Reitoria) percebeu que têm grupos organizados, comprometidos com a qualidade e dispostos a fazer a UGF a ocupar um lugar de destaque no cenário nacional;
9)      A GALILEO tem de volta a chance de criar condições de confiança da comunidade acadêmica;
10) Docentes, alunos e funcionários da UGF aprenderam que no Brasil é necessário discutir a construção de mecanismos de controle social de Mantenedoras de IES privadas, mais que simplesmente trocar de Mantenedoras...

Os discentes do CAMED fizeram declarações de solidariedade aos docentes e conclamaram reconhecimento da comunidade acadêmica ao seu protagonismo na luta política pela defesa da UGF.

Os discentes do CAMED e dos demais Centros Acadêmicos da Gama Filho deram passo fundamental para a constituição e efetivação do DCE-UGF.

Considerando todas essas reflexões tomou, então, a assembleia as seguintes deliberações: fica suspensa a greve e levantado imediatamento o estado de greve. Além disso, os docentes deliberaram pelo início do ano letivo a partir de amanhã, 10 de abril de 2013, com início das aulas e revisão do calendário acadêmico.

São as seguintes deliberações da assembleia:

I.        A Assembleia dos docentes, que aprovou o novo cronograma de pagamentos apresentado pela Galileo, bem como da Comissão Paritária para acompanhamento dos salários e a cláusula de estabilidade no ano de 2013, presentes no Termo de Compromisso, assinados pelo Presidente e Diretor Financeiro da Galileo, reforça as condições, uma vez que a credibilidade da Galileo não está recuperada com a comunidade acadêmica devido, sobretudo, ao modo de integralização dos pagamentos dos dias 2 e 5 de abril até a conclusão da Assembleia de Docentes da UGF;
II.        Fica suspensa a greve até o dia 9/5,a comunidade docente permanecerá em ESTADO DE GREVE até o cumprimento do item 4 do Termo de Compromisso, a saber, pagamento de 80% do salário de abril no 5º dia útil de maio;
III. A assembleia referenda que os representantes da ADGF, Prof. Jorge Atilio, Prof. Crisóstomo Peixoto, Prof. Ronaldo, para participar com 3 representantes dos discentes, 10 de abril de 2013, 15h, de reunião com a Reitoria para avaliação do calendário acadêmico;
IV. A assembleia referenda o Prof. Jorge Atilio como representante dos docentes da UGF e da direção da ADGF junto à comissão que se reunirá proximamente com a SERES/MEC;
V. A assembleia referenda a ADGF e os Profs. Hélio (Medicina), Márcia Cavalcanti (História), Anicet Okinga (Medicina) para compor com a Reitoria, representantes dos discentes e representantes dos funcionários, comissão eleitoral para eleições dos Conselho Universitário e Conselho de Pesquisa;
VI.        Haverá assembleia dos docentes aos 17 de abril, 18h, para avaliar o conjunto de procedimentos para efetivação da Comissão Paritária de Acompanhamento de Salários;
VII.        Fica proposta a a aceitação da Minuta do Regimento Interno da Comissão de Acompanhamento de Salários apresentada à Galileo pela ADGF;
VIII.        Caso haja descumprimento de algum dos prazos ou fórmulas de pagamento proposta pela Galileo será deliberado pela comunidade docente início de GREVE;
IX.   Ficam mantidas as ações com vistas à intervenção do MEC, bem como medidas com vistas ao controle social das Mantenedoras, para o que se constituirá GT da ADGF;
X.        As deliberações tomadas na Assembleia de 19/3/2013, ainda cabíveis, deverão ser encaminhadas pelo Sinpro-Rio;
XI.         Fica convocada assembleia dos docentes para quinta-feira, 17 de abril, 17h, no campus Piedade, na qual, serão observadas as evoluções do cenários e tomadas as medidas necessárias.
XII. Fica pré-convocada assembleia dos docentes para quarta-feira, 9 de maio, 17h, no campus Piedade, para deliberações consequentes ao salário de abril, a ser pago até o 5º dia útil do mês de maio de 2013.

Direção da ADGF

ASSEMBLEIA GERAL DOS DOCENTES: DELIBERAÇÕES URGENTES

Prezados docentes;

A Galileo enviou para a ADGF informe comprobatório bancário do pagamento de todos os que têm portabilidade. A Galileo, também, informou que o pagamento para todos os docentes JÁ ESTÁ EFETUADO nos valores citados no Termo de Compromisso, com os erros de datas que já é sabido e discutido pelos docentes.

A Assembleia de hoje é para definir os procedimentos adequados diante desses fatos.

Teremos que avaliar, quando decidirmos pelo retorno às aulas, sobre os encaminhamentos acadêmicos necessários, tais como reformulação do calendário acadêmico, eleições para os órgãos colegiados, acompanhamento das respostas ao MEC e participação nos processos para intervenção do MEC, além da luta mais ampla por uma legislação que crie mecanismos de controle social das Mantenedoras de IES privadas.

Se optarmos pela saída da greve estaremos, de imediato, em ESTADO DE GREVE, com a Comissão de Acompanhamento de Salários em construção para funcionamento imediato, com fito de que os pagamentos dos demais meses sejam cumpridos na forma do Termo de Compromisso.

Sobre os cenários de ensino, ora sob penhora judicial, houve informação da Galileo, anteriormente, de encaminhamento para substituição da penhora judicial. Esperamos que a Galileo também ofereça o mais rapidamente possível informações sobre esses cenários de ensino.

ASSEMBLEIA GERAL DOS DOCENTES

DATA: 9 DE ABRIL DE 2013

LOCAL: ARUDITORIO A, 8º ANDAR, MR

UGF, CAMPUS PIEDADE

HORÁRIO: 18h00

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Queridos alunos...

Queridas alunas e queridos alunos;

Nós, professores da UGF, queremos que a normalidade acadêmica retorne o mais rápido possível. Temos nos esforçado para tornar possível, mesmo cedendo 1,3 salários em empréstimo compulsório, aceitando sob condições o Termo de Compromisso da Galileo, assegurar que todos os docentes da UGF recebam seu salário, porque o trabalhador é digno de seu salário.

Infelizmente, as duas últimas assembleias receberam informações de professores que ainda não teriam recebido seus salários. Para evitar novos problemas de comunicação estamos buscando, junto à Galileo, ter para a assembleia de amanhã uma listagem do banco com os pagamentos efetuados, para que não reste dúvida alguma sobre o assunto.

Voltamos a reafirmar que haverá novo calendário acadêmico para o qual a Reitoria contará com a participação dos docentes da ADGF e os representantes do DCE-UGF.

Também queremos que nossa autonomia universitária seja validada por meio da renovação dos órgãos colegiados, para os quais teremos processos eleitorais.

De todo esse processo avançaremos para uma UGF mais autônoma, mais democrática, mais participativa. Teremos uma IES privada na qual a busca da excelência acadêmica será tarefa de docentes, discentes e funcionários. Procuraremos produzir, desde a UGF, algum exercício de controle social da Mantenedora.

Não iremos descuidar de continuar a lutar pela intervenção do MEC e pela alteração da legislação das IES privadas, que produza maior controle social sobre essas organizações que são responsáveis por 75% dos estudantes universitários no Brasil.

Queridas alunas e queridos alunos, nós docentes sabemos o quanto para vocês é pesado esperar para o início do ano letivo. Temos certeza que vocês desejam um ano letivo que seja verdadeiramente apropriado.

O que nós, docentes, estamos a buscar é, justamente, que a Mantenedora mostre que podemos confiar em seu exercício para assegurar alguma normalidade, e isso passa, também, pelo cumprimento dos Termos de Compromisso que foi firmado pelo diretor presidente e pelo diretor financeiro da Galileo.

Eles não cumpriram adequadamente os primeiros dois itens. Estamos checando se estes itens se encerraram e esperamos amanhã ter prova definitiva desse encerramento. Todas as evidências estão sendo providenciadas pela Galileo que, hoje à noite, por meio de seu diretor presidente, manteve contato com a direção da ADGF e informou que buscará gerar estas listagens de pagamentos para amanhã. Isso também passa pela sinceridade nas informações prestadas pelos docentes sobre essas questões.

Queridas alunas e queridos alunos, queremos que vocês saibam que toda essa situação é muito desgastante, também, para a comunidade docente. E que essa situação de insegurança de recebimentos de salários gera a necessidade de, ainda que venhamos a sair de Greve, estabeleçamos, de imediato, Estado de Greve, para que até o quinto dia útil do próximo mês, os salários possam estar em dia. É uma situação de mobilização continuada, o que exige muito esforço.

Porém, queridas alunas e queridos alunos, esperamos, muito sinceramente, que no início deste ano letivo de 2013, consigamos todos nos esforçar para produzir conhecimento, para gerar experiências de ensino-aprendizagem significativas. Queremos que os cenários de ensino, de todos os cursos, estejam assegurados, e esperamos (e lutaremos para) que a Galileo faça sua parte para que isso ocorra.

É com esse espírito, queridas alunas e queridos alunos, que saímos da assembleia de hoje e faremos a de amanhã: com a expectativa de estarmos juntos, construindo a UGF que sonhamos, com excelência acadêmica, qualidade de ensino, democracia e autonomia universitária.

Direção ADGF

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS: INFORMAÇÕES SOBRE PAGAMENTOS EFETUADAS PELA GALILEO

A Direção da Galileo enviou para a direção da ADGF lista do banco com os pagamentos para todos os que receberam e tem portabilidade. A direção da Galileo ficou de enviar amanhã uma lista com todos os demais pagamentos efetuados.

Comissão da UC foi recebida pela Galileo

Foi informada pela direção da comissão de docentes da UC que esta foi recebida na Galileo pelo Sr. Wanderley Cantieri.

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS: ATA DA ASSEMBLEIA DE 8 DE ABRIL


ATA DA ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES DA UGF

DATA: 08 DE ABRIL DE 2013
LOCAL: AUDITÓRIO A, Prédio MR, 8º Andar

A Assembleia foi iniciada às 18h00. Neste período esta é a sétima assembleia desde a observação da necessidade de entrarmos em estado de greve, e a quinta após termos deliberado pelo início da greve aos 11 de março de 2013. Estavam presentes 300 pessoas: a direção da ADGF, do Sinpro-RJ e 94 docentes da UGF, além de representação dos docentes do Colégio Gama Filho, a comissão de docentes da UC e discentes da UGF e da UC. A Assembleia tinha como pauta a avaliação dos recebimentos de parcelas salariais, acordados pela Galileo para os dias 2 e 5 de abril; e tomada de encaminhamentos. Houve dois informes: - no próximo dia 11 de abril, quinta-feira, haverá reunião com a SERES, articulada pelo Sinpro-Rio, na qual haverá participação da ADGF, a reunião pode ocorrer em Brasília. Aos 13 de abril haverá assembleia da Educação Superior, no Sinpro-Rio, para deliberar sobre acordo salarial.

A ADGF informou que não recebeu nenhuma informação de professores declarando não haver recebido. A direção da ADGF propôs a assembleia a suspensão da greve, retorno às aulas em estado de greve, com todos os outros atos elencados no Termo de Compromisso da Galileo, reelaboração do calendário acadêmico com a Reitoria e participação do DCE-UGF, preparação de eleições para os órgãos colegiados, com formação de comissão eleitoral, e avanço na direção de maior autonomia universitária da UGF. 

Dentre o conjunto de declarações subsequentes houve por parte dos participantes a apresentação de casos de não recebimento de salários. Os docentes entenderam, então, que era necessário manter a solidariedade coletiva e assegurar que todos os docentes recebessem os pagamentos parciais dos salários que foram anunciados pela Galileo..

Com essa situação os docentes avaliaram duas propostas: retorno às aulas ou manutenção da greve até terça-feira, 9 de abril, para retorno à quarta-feira, em caso de confirmação da conclusão da efetuação dos pagamentos. Feitas as devidas ponderações, diante dessas dificuldades, os docentes se viram constrangidos a não avançar para o reinício imediato das aulas e mantiveram o seguinte conjunto de deliberações:

I.        A Assembleia dos docentes, que aprovou o novo cronograma de pagamentos apresentado pela Galileo, bem como da Comissão Paritária para acompanhamento dos salários e a cláusula de estabilidade no ano de 2013, presentes no Termo de Compromisso, assinados pelo Presidente e Diretor Financeiro da Galileo, reforça as condições, uma vez que a credibilidade da Galileo não foi recuperada com a comunidade acadêmica devido, sobretudo, a não integralização dos pagamentos dos dias 2 e 5 de abril até a conclusão da Assembleia de Docentes da UGF;
II.        Fica mantida a greve até o dia 9/4, uma vez que a Galileo não integralizou efetivamente os pagamentos das parcelas prometidas dos salários de janeiro, fevereiro e março, nos dias 2/4 e 5/4, respectivamente 50%, 70%, 70%;
III.        Haverá assembleia dos docentes aos 9 de abril, 18h, para avaliar a conclusão dos pagamentos pendente, na qual irá se declarar ESTADO DE GREVE, e reiniciar as aulas aos 9 de abril, sob novo calendário acadêmico a ser elaborado em cooperação com a Reitoria, SE, E SOMENTE SE, OS SALÁRIOS TIVEREM SIDO INTEGRALIZADOS PARA TODOS OS DOCENTES DA UGF;
IV.        Fica proposta a a aceitação da Minuta do Regimento Interno da Comissão de Acompanhamento de Salários apresentada à Galileo pela ADGF;
V.        Caso haja descumprimento de algum dos prazos ou fórmulas de pagamento proposta pela Galileo será deliberado pela comunidade docente início de GREVE;
VI.        Fica deliberado pelos docentes que novo calendário acadêmico seja estabelecido, com a Reitoria da UGF, com fito de assegurar o ano letivo da comunidade discente, sem nenhum prejuízo aos nossos alunos;
VII.        Fica mantida a contribuição financeira de docentes para a participação dos alunos da UGF em ato público a ser realizado na semana próxima em Brasília-DF, tanto a coleta da Assembleia, como novas doações que sejam efetuadas pelos meios divulgados no Blog da ADGF;
VIII.   Ficam mantidas as ações com vistas à intervenção do MEC, bem como medidas com vistas ao controle social das Mantenedoras, para o que se constituirá GT da ADGF;
IX.        As deliberações tomadas na Assembleia de 19/3/2013, ainda cabíveis, deverão ser encaminhadas pelo Sinpro-Rio;
X.         Fica convocada assembleia dos docentes para terça-feira, 9 de abril, 18h, no campus Piedade, na qual, serão observadas as evoluções do cenários e tomadas as medidas necessárias.

Direção da ADGF

domingo, 7 de abril de 2013

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS: ASSEMBLEIA, 8 DE ABRIL, 18H

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS

ASSEMBLEIA, 18H, 8 DE ABRIL
AUDITÓRIO A, MR, 8º ANDAR

PAUTA: - REVISÃO DA SITUAÇÃO DE PAGAMENTOS; - ENCAMINHAMENTOS DEVIDOS

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS: NÃO RECEBIMENTO

Amanhã, 18h, 8 de abril, haverá assembleia dos docentes da UGF, Auditório A, MR, 8ª andar. É muito importante termos esclarecida esse momento dos pagamentos referentes às parcelas dos salários de janeiro, fevereiro e março.

Os docentes da UGF que não tiverem recebido, qualquer das parcelas, até amanhã, entre 13h-16h deixem indicado no Blog, anotem número de matrícula e horário da conferência bancária que realizaram, para que inexistam dúvidas sobre os problemas. APENAS DOCENTES CONTRATADOS PELA SUGF, OU SEJA, QUE SÃO DO QUADRO DE DOCENTES DA UGF. As anotações devem ser feitas a partir das 13h.

TODOS OS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR DA UGF DEVERIAM TER OS PAGAMENTO DAS PARCELAS PROPOSTAS NOS ITENS 1 E 2 DO TERMO DE COMPROMISSO FIRMADO PELA GALILEU ATÉ 5 DE ABRIL. ESTAMOS AVALIANDO SE TODOS ESTARÃO COM ESSA QUITAÇÃO ATÉ 8 DE ABRIL, ANTES DO HORÁRIO DA ASSEMBLEIA.

PARA REGISTRO: FOI SOLICITADO À GALILEO COMPROVANTE DOS PAGAMENTOS EFETUADOS.

sábado, 6 de abril de 2013

NOTA FUNDAMENTAL

Nenhum docente entrou em greve por desejo. A greve foi uma decisão após difíceis negociações de resolução de pendências trabalhistas e de um empréstimo compulsório dos salários dos docentes. Finalmente, as negociações avançaram para um Termo de Compromisso aceito sob condições. Infelizmente, o primeiro cumprimento dos dois itens do Termo ocorreu impropriamente. O que a Assembleia dos docentes da UGF notou foi que 50 entre 200 docentes presentes não haviam recebido até aquele horário, ou seja, 25% dos docentes! Foi este dado alarmante que levou à decisão de dar continuidade à greve como instrumento para que se completem os dois itens do Termo de Compromisso, a fim de criar condições para o início das atividades acadêmicas de 2013. Porém, mesmo que fosse apenas um que não tivesse recebido, não caberia aos demais retornarem sem que isso tivesse sido solucionado!

Todos os docentes têm profundo respeito pela comunidade discente. Justamente por este respeito não podemos permitir que os recursos empregados pela Mantenedora para a prestação de serviços educativos não sejam aplicados para este fim. Para nós, docentes, as atividades acadêmicas precisam ser iniciadas com o início do processo de regularização dos passivos trabalhistas acordado no Termo, com os cenários de ensino assegurados, as condições de segurança, higiene e limpeza dos campi, adequadas. Assim como, desejamos os docentes que as condições de acessibilidade, de nossos campi da UGF estejam em bom funcionamento.

Será elaborado pela reitoria, com apoio dos docentes, novo calendário acadêmico. Nenhum dia de aula será perdido, nenhuma conclusão de período ou de curso será prejudicada. Todos os estudantes receberão as devidas atenções ao seu processo de aprendizagem.

Os docentes estão empenhados, também os da ADGF, na construção das respostas ao Despacho do MEC, como forma de contribuir para a excelência acadêmica da UGF. Enfim, saiba a nossa comunidade discente que guardamos os docentes o mais profundo respeito a todos os estudantes.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS: ESCLARECIMENTO BÁSICO

A dívida da Galileo com os docentes da UGF não é apenas as dos salários de janeiro, fevereiro e março de 2013. Ela inclui o não pagamento de 1/3 férias de 2011 e 2012, atrasos nos pagamentos do FGTS, do INSS, parcela do 13º de 2008 (arbitrado pela Justiça do Trabalho com multa de dano moral), não pagamento dos demitidos de 2011 e 2012, dentre outras.

Os docentes, em absoluta atitude de generosidade e bom-senso, pensando no benefício aos estudantes e no esforço para a elevação da qualidade e da excelência do ensino superior na UGF, aceitaram o Termo de Compromisso apresentado pela Galileo sob condições.

Ocorre que, por quaisquer que sejam as causas, os dois primeiros itens do Termo de Compromisso não foram devidamente cumpridos. E pior, aos 5 de abril de 2013, até 20h, ao menos 50 docentes presentes na Assembleia não haviam recebido todos os proventos parciais que estavam definidos naqueles itens.

Os docentes compreenderam que devem aguardar até segunda-feira, 8 de abril, para VERIFICAR SE, AO MENOS, OS DOIS PRIMEIROS ITENS DO TERMO DE COMPROMISSO ESTARÃO COMPLETADOS AINDA QUE NÃO SEJA NA FORMA ADEQUADA. 

Esta é uma condição necessária para que possa haver avaliação sobre o retorno às atividades acadêmicas, AINDA QUE COM GRITANTES PROBLEMAS!!!

Caso deliberem pelo retorno às aulas aos 9 de abril, cabe manter o aviso à comunidade acadêmica que OS DOCENTES DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO ESTARÃO EM ESTADO DE GREVE! Se novamente houver descumprimento do Termo de Compromisso da Galileo, haverá GREVE!!!

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS: PELA REGULARIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ACADÊMICA

Os docentes da UGF, desafortunadamente, informam aos demais membros da comunidade acadêmica que continuam em greve. Porque não houve o cumprimento integral, por parte da Galileo, do pagamento das parcelas acordadas pela sua direção executiva, até 20 horas de 5 de abril de 2013, para o conjunto dos docentes da UGF.

Os docentes da UGF, no entanto, consideram que como forma de respeito aos nossos estudantes, é fundamental avaliar a mesma situação de pagamentos aos 8 de abril de 2013. Isto poderá acarretar na conclusão de suspensão da greve e imediato retorno das aulas aos 9 de abril de 2013,  SE, E SOMENTE SE, (a) OS PAGAMENTOS PARA TODOS OS DOCENTES DA UGF TENHAM SE CONCLUÍDO e (b) A ASSEMBLEIA DELIBERAR POR ESTE RETORNO IMEDIATO SEM NENHUMA NOVA INFORMAÇÃO, ADVINDA DAS AÇÕES DA GALILEO, DESESTABILIZADORA DO AMBIENTE ACADÊMICO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Os docentes, os estudantes e os funcionários da UGF tem ABSOLUTO INTERESSE na construção de uma ambiente acadêmico de ensino-aprendizagem capaz de fazer valer a EXCELÊNCIA ACADÊMICA pela qual os alunos pagam e os docentes se dedicam. É em nome da DEFESA DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO, DE SUA QUALIDADE, DE SUA EXCELÊNCIA, que ainda PERMANECEM EM GREVE OS DOCENTES. 

Em gesto da mais absoluta generosidade e bom senso, os docentes da UGF consideram que o empréstimo de 1,3 salários, que a Galileo deles está tomando, pode ser pago em conformidade ao Termo de Compromisso, que a mesma Galileo apresentou aos docentes. E PORQUE O TERMO DE COMPROMISSO NÃO FOI CUMPRIDO DEVIDAMENTE, EM MEDIDA REPARATIVA E PARA QUE SE COMPLEMENTE O ACORDADO NO TERMO, os docentes continuam em Greve.

Cabe observar que, OS DOCENTES DA GAMA FILHO EXIGEM QUE A GALILEO RECEBA O MAIS OPORTUNAMENTE POSSÍVEL À COMISSÃO DOS DOCENTES DA UC PARA NEGOCIAÇÕES. FAZEMOS ISSO, TAMBÉM, POR SABERMOS QUE HÁ CONTINGENTE SIGNIFICATIVO DE DOCENTES DA UC QUE ATUAM NA UGF - AINDA QUE EM CONFLITO COM AS NORMAS DO MEC.

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS: CONTINUIDADE DA GREVE


ATA DA ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES DA UGF

DATA: 05 DE ABRIL DE 2013
LOCAL: AUDITÓRIO A, Prédio MR, 8º Andar

A Assembleia foi iniciada às 18h00. Neste período esta é a sexta assembleia desde a observação da necessidade de entrarmos em estado de greve, e a quarta após termos deliberado pelo início da greve aos 11 de março de 2013. Estavam presentes 300 pessoas: a direção da ADGF, do Sinpro-RJ e 200 docentes da UGF, além de representação dos docentes do Colégio Gama Filho, a comissão de docentes da UC e discentes da UGF e da UC. A Assembleia tinha como pauta a avaliação dos pagamentos de parcelas salariais, acordados pela Galileo para os dias 2 e 5 de abril; e tomada de encaminhamentos. Foi iniciado com informes: indicou-se que a ADGF manteve as decisões deliberadas pela Assembleia. Houve o ato público de mendicância pedagógica, negociações com a direção da Galileo, participação nos GTs de resposta ao despacho do MEC, participação na CPI das IES privadas. Foi informado, também, que os estudantes da UGF estiveram em Brasília, obtiveram audiências com deputados federais da Comissão de Educação do Congresso Federal, com outros parlamentares, com Jorge Messias, secretário da SERES-MEC e com a Presidenta Dilma. 

Foi informado que a ADGF recebera telefonema do Presidente da direção executiva da Galileo, asseverando que os pagamentos, referentes aos 70% do mês de março, haviam sido finalizados e que todos os professores haviam recebido, excetuando-se 26 professores da UGF, devido questões de portabilidade. Até mesmo, segundo a Galileo, os professores da UC haviam recebido integralmente seus pagamentos, conforme o Termo de Compromisso, e que os casos omissos seriam solucionados segunda-feira.  

Dentre o conjunto de informações subsequentes destaca-se que a Comissão de Docentes da UC tem sofrido dificuldades para estabelecer negociações diretas com a Galileo e demandou da assembleia de docentes ações em solidariedade às buscas de construção de diálogo deste contingente da categoria de docentes, do qual parte, também, atua na UGF.

Após os informes, passou-se a discussão por parte dos docentes dos fatos anunciados. O conjunto dedocentes iniciou a  identificar que houve falhas no cumprimento dos compromissos assumidos pela Galileo. (1) Primeiramente, os procedimentos para  pagamentos da Galileo: não pagou aos 2 de abril, nem completou os pagamentos no dia 5 de abril, conforme se comprometera. Efetivamente, ao redor de 50 docentes da UGF indicaram não haver recebido o pagamento de seus salários até 20h do dia 5 de abril, durante a Assembleia. (2) Além disso, foi avaliado que o conjunto de cenários de ensino, em especial da Medicina, encontram-se comprometidos pela precarização dos mesmos.(3)  Foi, também, problematizado o fato dos elevadores do AG estarem sob penhora, impedidos de uso, o que dificultará a vida acadêmica, sobretudo dos discentes. Diante dessas dificuldades, os docentes se viram constrangidos a não avançar para o reinício imediato das aulas e tomaram o seguinte conjunto de deliberações:

I.        A Assembleia dos docentes, que aprovou o novo cronograma de pagamentos apresentado pela Galileo, bem como da Comissão Paritária para acompanhamento dos salários e a cláusula de estabilidade no ano de 2013, presentes no Termo de Compromisso, assinados pelo Presidente e Diretor Financeiro da Galileo, reforça as condições, uma vez que a credibilidade da Galileo não foi recuperada com a comunidade acadêmica devido, sobretudo, a não integralização dos pagamentos dos dias 2 e 5 de abril até a conclusão da Assembleia de Docentes da UGF;
II.        Fica mantida a greve até o dia 8/4, uma vez que a Galileo não integralizou efetivamente os pagamentos das parcelas prometidas dos salários de janeiro, fevereiro e março, nos dias 2/4 e 5/4, respectivamente 50%, 70%, 70%;
III.        Haverá assembleia dos docentes aos 8 de abril, 18h, para avaliar a conclusão dos pagamentos pendente, na qual irá se declarar ESTADO DE GREVE, e reiniciar as aulas aos 9 de abril, sob novo calendário acadêmico a ser elaborado em cooperação com a Reitoria, SE, E SOMENTE SE, OS SALÁRIOS TIVEREM SIDO INTEGRALIZADOS PARA TODOS OS DOCENTES DA UGF;
IV.        Fica proposta a a aceitação da Minuta do Regimento Interno da Comissão de Acompanhamento de Salários apresentada à Galileo pela ADGF;
V. Fica aprovada moção da assembleia para que a direção executiva da Galileo receba a Comissão de Docentes da UC para negociações diretas com aquela comunidade acadêmica;
VI.        Caso haja descumprimento de algum dos prazos ou fórmulas de pagamento proposta pela Galileo será deliberado pela comunidade docente início de GREVE;
VII.        Fica deliberado pelos docentes que novo calendário acadêmico seja estabelecido, com a Reitoria da UGF, com fito de assegurar o ano letivo da comunidade discente, sem nenhum prejuízo aos nossos alunos;
VIII.        Fica mantida a contribuição financeira de docentes para a participação dos alunos da UGF em ato público a ser realizado na semana próxima em Brasília-DF, tanto a coleta da Assembleia, como novas doações que sejam efetuadas pelos meios divulgados no Blog da ADGF;
IX.   Ficam mantidas as ações com vistas à intervenção do MEC, bem como medidas com vistas ao controle social das Mantenedoras, para o que se constituirá GT da ADGF;
X.        As deliberações tomadas na Assembleia de 19/3/2013, ainda cabíveis, deverão ser encaminhadas pelo Sinpro-Rio;
XI.         Fica convocada assembleia dos docentes para segunda-feira, 8 de abril, 18h, no campus Piedade, na qual, serão observadas as evoluções do cenários e tomadas as medidas necessárias.

Direção da ADGF

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS: informações sobre pagamentos

Alguns docentes iniciam a informar que o pagamento da parcela de 70% do salário de março está sendo efetivada.
Houve informação de uma docente que recebeu apenas, até há pouco, 70% correspondente ao salário de fevereiro.
Todas as informações serão colhidas na assembleia e as decisões serão coletivamente tomadas.

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS: DE OLHO NOS PAGAMENTOS PROMETIDOS PARA 5 DE ABRIL

Foi informado pela Galileo que os pagamentos serão efetuados hoje. Até o momento, não houve depósito da parcela correspondente aos 70% do salário de março. Conforme ocorram tais depósitos para os docentes da UGF, que seja indicado por meio dos comentários.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS: MINUTA PARA A COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DE SALÁRIOS

Conforme aprovado em Assembleia a ADGF encaminhou para discussão com a Galileu a Minuta abaixo para apreciação. Em mensagem eletrônica, enviada hoje, a ADGF indicou à direção executiva da Galileu, caso não haja observações feitas até amanhã 17h, este será o regimento interno para o funcionamento da Comissão que a Assembleia apreciará:


MINUTA PARA REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DE SALÁRIOS DOS DOCENTES DA UGF

Da vigência

Art. 1º Esta Comissão deverá funcionar na vigência do Termo de Compromisso firmado pela Galileu em março de 2013, até a conclusão dos ressarcimentos previstos para o mês de novembro de 2013.

§ Único: As ações da Comissão iniciarão para acompanhamento da constituição dos valores para o pagamento dos salários, a partir do referente ao mês de abril de 2013.

Da composição

Art. 2º A Comissão é composta por um representante de cada uma das seguintes instituições:

- Mantenedora Galileu Educacional;
- Reitoria da UGF
-ADGF
- DCE-UGF
- Funcionários UGF

§ Único: As representações devem ser indicadas autonomamente pelas devidas instituições, a saber, um representante da Diretoria Executiva da Galileu, um representante indicado pelo Reitor, um representante indicado pela direção da ADGF, um representante indicado pela coordenação do DCE-UGF, um representante indicado pelo órgão de representação dos funcionários da UGF.

Das atribuições

Art. 3º Esta Comissão é de acompanhamento de recebimentos para composição do montante adequado ao pagamento dos salários, todas as informações necessárias para seu funcionamento devem ser prestadas pela Diretoria Financeira da Galileu;

Art. 4º A Comissão deve ter informação do percentual relativo ao montante fixo para pagamento de salários em relação à totalidade de recebíveis proveniente (por meio) de matrículas e mensalidades;

Art. 5º A Comissão deve ter informação dos recebíveis referentes a mensalidades, matrículas e outros proventos que venham a ser atribuíveis para o fim que trata esta comissão, no período contábil para o pagamento dos salários do mês corrente, pelo menos em duas ocasiões, para análise de fluxo;

Art. 6º A Comissão deve, em cada uma das ocasiões, ser informada pela Galileu da disponibilização dos percentuais para o pagamento dos salários em conta específica para pagamento de salários, ou seja, conta imune a bloqueios judiciais e outras providências inibitórias de fluxo de pagamentos;

Art. 7º A Comissão deve tornar pública as informações, para que a comunidade acadêmica possa acompanhar os procedimentos para o pagamento dos salários;

Do funcionamento

Art. 8º A Comissão deve se reunir em, pelo menos, duas ocasiões, a cada mês:
- a) Logo após as primeiras entradas de recebíveis entre os dias 20 e 25 do mês anterior ao pagamento dos salários;
- b) Até o antepenúltimo dia anterior ao quinto dia útil do mês no qual o pagamento deverá ser efetuado;

Das providências

Art.9º Em caso de observância de problemas no fluxo para o pagamento dos salários a Comissão deverá antepor procedimentos para que tal composição seja integralizada  até a data do pagamento, a saber, o quinto dia útil do mês;

Art. 10º Tais providências poderão implicar em solicitação de aporte por parte do acionista majoritário até a totalização do montante devido;

Art. 11º Tais providências poderão implicar em elaboração de campanhas de arrecadação de pagamentos, por meio de promoções, para o mês subsequente;


Das disposições transitórias

Art. 12º As questões omissas deverão ser discutidas em assembleias dos órgãos representativos desta Comissão;

Art. 13º Ficam revogadas todas as disposições em contrário.