quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CONVOCAÇÃO 4 DE MARÇO 2013: SEM SALÁRIOS, SEM AULAS


SEM SALÁRIOS, SEM AULAS NA UGF!

Considerando:


  • A indignação que cobre à comunidade acadêmica;
  • Mais uma vez  um descumprimento no prazo dos pagamentos dos salários, anunciados pela Galileo por meio de mensagem eletrônica, e por declaração à CPI das IES, em curso na ALERJ; 
  • A proximidade do 5º dia útil do mês de março, que corresponde à data aprazada para o pagamento do salário de fevereiro, e que, consumando àquela data a continuidade da situação atual, haverá três meses de atraso dos salários dos docentes;


A ADGF CONVOCA, EM CARÁTER EMERGENCIAL, REUNIÃO DOS DOCENTES, AOS 4 DE MARÇO DE 2013, 10H, SALA DOS PROFESSORES, PRÉDIO DI

SEM SALÁRIOS, SEM AULAS NA UGF!

A ADGF reitera seu propósito de manutenção de negociações, porém não pode se comprometer a frear o ânimo consternado, indignado, conspurcado por violações de direitos básicos que corre na comunidade docente da UGF.

Fica convocada a participação de todos os docentes que têm se manifestado com essa atitude dia 4 de março de 2013.

Direção da ADGF

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

2ª parcela do pagamento do salário de dezembro de 2011, dos demitidos naquele ano


Saiu segunda parcela do pagamento dos professores demitidos em 2011 pelo grupo Galileo

22/02/2013

O grupo Galileo depositou o dinheiro relativo à segunda parcela do salário de dezembro de 2011, do pagamento dos professores demitidos no mesmo mês e ano, firmado através Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no Ministério do Trabalho, pela instituição. Ainda há outra programada para o dia 14 de março.
O valor total é de R$637.052,49. Estamos fazendo os procedimentos e, em breve, convocaremos os professores para o recebimento.
Os professores da UniverCidade terão uma próxima assembleia no dia 14 de março, quinta-feira, às 14 horas, no Sinpro-Rio.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

MENSAGEM DO SINMED SOBRE ATO DIA 21/2/2013



Amanhã (21 DE FEVEREIRO DE 2013), às 10 horas, nas escadarias da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, durante a realização da CPI da “Comissão Parlamentar de Inquérito Destinada a Apurar Denúncias Relativas à Gestão Fraudulenta, Enriquecimento Ilícito, Desvio de Recursos Públicos, Apropriação Indébita, Lavagem de Dinheiro, Propaganda Enganosa, Precarização das Relações de Trabalho, Inclusive com Assédio Moral, Extinção Arbitrária de Conselhos Universitários, Manipulação e Repressão às Representações de Professores, Alunos e Outros Servidores, Criação de Monopólios e Deterioração da Qualidade do Ensino nas Entidades Particulares de Ensino Superior”,  presidida pelo Deputado Paulo Ramos e secretariado pelo Deputado Robson Leite, o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, estudantes, professores e demais entidades farão um ato público em defesa da Universidade Gama Filho, ficando todos em estado de  vigília permanente.
Vale lembrar que no dia 18/2, foi realizada assembleia geral que contou com as presenças de docentes, alunos, entidades e parlamentares, na qual discutiram e deliberaram:
Interromper as atividades acadêmicas a partir do dia 18 de fevereiro para os alunos do 9º ao 12º períodos (internato), enquanto não for regularizado os salários, férias  de 2012 e os salários de 2013;
2-Não iniciar as aulas para os alunos do 3º ao 8º períodos.
3- Exigir o pagamento imediato do convênio da UGF-GALILEO com o Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do RJ;
4- Encaminhar ao Ministério Público do Trabalho, MEC, ALERJ, Câmara dos Vereadores e outras instituições as resoluções da assembleia; 
5- Autorizar ao SinMed/RJ a ajuizar ações e notificações pertinentes;
A manifestação está sendo convocada pelas seguintes entidades: SinMed/RJ, Sinpro Rio, UEE – União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE), União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação dos Docentes da Universidade Gama Filho, Centros Acadêmicos de Medicina e demais cursos da Universidade.
Outras informações com o professor de medicina  Jorge Luiz do Amaral – tel. 9975-7811 e 2220-5596.

MENSAGEM DA DIREÇÃO DA GALILEO SOBRE PAGAMENTOS DOS SALÁRIOS


Prezados e Estimados Professores,

Pela presente, informamos que os pagamentos relativos aos salários de dezembro de 2012 e janeiro de 2013 serão creditados na próxima terça-feira dia 26.2.13.
Por oportuno, registramos nossos mais profundos agradecimentos pela compreensão. Consignamos que estamos acelerando ao máximo nosso processo de restruturação com vias a sanar todas as questões salariais, pelo que, contamos mais uma vez com a colaboração de todos, tendo em vista o inicio do período letivo, quando será fundamental a melhor recepção aos nossos alunos.
Cordialmente,


Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Galileo
Alex K. Bezerra Porto Farias
Diretor Presidente
Galileo Administração de Recursos Educacionais S.A.
Rua Sete de Setembro 66, 9º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Tel: 55  21 25365088

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

NADA DE AULAS! AFIRMAM DOCENTES DA UGF


PROFESSORES MÉDICOS, DOCENTES DA UGF, TOMAM DECISÕES URGENTES.

Houve hoje, 18/02/2013, assembleia do SINMED para tratar da situação dos professores-médicos da UGF na Santa Casa. O auditório da Provedoria da Santa Casa completamente lotado de professores e estudantes, ouviu o pronunciamento do Deputado Paulo Ramos, a que se seguiu a palavra do dirigente do SINMED, a nossa palavra pelo SINPRO/ADGF e a palavra dos representantes dos estudantes: UEE e CAMED. 

Diante dos atrasos salariais (os professores da Santa Casa não receberam nem os 50% do salário de dezembro), a assembleia decidiu por unanimidade que o núcleo de docentes da Sta. Casa não vai iniciar as atividades com os alunos novos (3º a 8º períodos) prevista para hoje (18/02); vai interromper as atividades que vinham ocorrendo com os alunos antigos (9º ao 12º períodos); decidiu ainda exigir da Galileu o pagamento imediato do convênio com a Santa Casa, não pago desde junho/2011. Foi aprovada também a primeira grande manifestação dos estudantes e professores da UGF/UC dia 21/02, na escadaria da Assembleia Legislativa, às 10 horas, participação na audiência da CPI da Educação Superior, em que serão ouvidos os representantes da Galileu. Terminada a CPI, está prevista uma caminhada até a porta da Galileu, na Rua 7 de setembro, onde se concluirá o protesto.

Foram tomadas as seguintes deliberações:

Os associados desta Entidade, presentes na Assembleia Geral Extraordinária realizada no Auditório da Provedoria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro , no  dia 18 de Fevereiro de 2013, discutiram e deliberaram: 

I- Interromper as atividades acadêmicas para os alunos do 9º ao 12º períodos (internato) enquanto nao for regularizado os salários, férias  de 2012 e os salarios de 2013; Não iniciar as aulas para os alunos do 3º ao 8º períodos.

II- EXIGIR o pagamento imediato do convênio da UGF-GALILEO com o H. Gda Santa Casa da Misericórdia do RJ;

III- Encaminhar ao MPT, MEC, ALERJ, C. VEREADORES, CAMED, UEE, SINPRO-RJ, ADUGF  E OUTRAS INSTITUIÇOES as resoluções da assembléia; 

IV- Autorizar ao Sindicato a ajuizar ações e notificações pertinentes;

V- Ato público no dia 21/02/2013, ás 10 horas - Assembléia Legislativa - CPI Rio de Janeiro, 18 de 

Fevereiro de 2013.

Informe conjunto sobre Assembleia do Sinmed com a colaboração das Direções da ADGF, Sinpro-Rio e Sinmed.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

DIA 18/2, ASSEMBLEIA SINMED COM PROFS DA UGF

A Assembleia do Siunmed ocorrerá 10h, na Provedoria da Santa Casa de Misericórdia, no Centro da cidade.

INFORMAÇÃO DA DIREÇÃO DA GALILEO SOBRE PAGAMENTO DE SALÁRIO ATRASADO

 A ADGF procurou contato com a direção da Galileo para obter informações sobre os salários e pendências. O Dr. Alex Porto buscou responder, por várias vezes, porém houve dificuldades de comunicação. Finalmente, nos encaminhou, aos 16 de fevereiro, 17h46, por SMS, a seguinte mensagem:

"Professor estou em Salvador em uma reunião de trabalho, daqui sigo para SP. Dentro da próxima semana vamos concluir o pagamento do saldo dos cadastrados. Ainda dentro da semana vamos programar o salário de janeiro"

- Não foi indicada a data do pagamento do saldo do salário de dezembro de 2012;
- Foi informado que o pagamento do salário de janeiro será programado na semana entrante;
- Nada foi dito sobre o campus Barra;
- Todas as demais pendências permanecem...

Direção da ADGF


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

SEM SALÁRIOS, SEM INFORMAÇÕES E COM NOVOS REITOR E PRO-REITORES

Durante todo o dia de hoje a ADGF buscou junto à direção da Galileo as informações sobre os salários em atraso, de dezembro e janeiro. Ao longo do dia observamos no Portal da Gama Filho a nomeação de novo Reitor e Pró-Reitores. Enviamos a seguinte mensagem ao Dr. Alex Porto:

Caro Dr. Alex;

Esperamos neste dia, conforme sua comunicação anterior as informações definitivas quanto ao campus Barra e os salários atrasados de dezembro e janeiro. Soubemos pelo site da UGF a alteração de reitoria. Como ainda não recebemos as informações prometidas, recorremos ao senhor neste sentido.

Atenciosamente;

Direção ADGF

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

INFORMAÇÕES PRESTADAS PELA GALILEO

Senhores Docentes;

- Por meio do site da UGF temos a informação que o início das aulas está adiado para o dia 7 de março de 2012, sendo os dias 4 a 6 de Boas Vindas;

- Após insistentes contatos com o Dr. Alex Porto, no dia de hoje, referente aos pagamentos atrasados e sobre o campus Barra, recebemos a seguinte comunicação: amanhã teremos uma informação definitiva sobre esses assuntos;

- Sobre a assembleia convocada pelo Sinmed, as informações básicas são:
Local: Auditório da Provedoria da Santa Casa de Misericórdia, RJ, Centro, Rua Santa Luzia, 206;
Data: 18 fevereiro 2013
Horário: 10h00

Direção ADGF


14 de fevereiro de 2013: Ainda não há depósito dos 50% de dezembro, nem informações da Galileo

Os docentes cobram à ADGF informações sobre nossos salários: A Galileo não fez novas comunicações, ainda não efetivou o depósito assegurado para hoje e nem nos deu informações sobre o pagamento do salário de janeiro de 2013.

Mantemos o apoio à assembleia conclamada pelo Sinmed para 18 de fevereiro de 2013.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Anotações sobre os passos das negociações entre ADGF e Galileo

A atual gestão da ADGF tomou posse aos 28 de setembro de 2012. Os enfrentamentos dos docentes incluíam, nesta ocasião, a demissão de mais de 1 mil docentes e funcionários da UGF e da UC, arbitrariamente demitidos em dezembro de 2011 e a indefinição de datas para os pagamentos dos salários, que estavam, indevidamente, sendo pagos em duas parcelas de 50%. O conjunto mais amplo de pendências foi documentado e entregue às duas equipes de gestores que se sucederam na Galileo Educacional no mês de outubro.

Esta reflexão sumária, que ora apresentamos, é para ajudar-nos, coletivamente, a ter uma compreensão dos processos e dos procedimentos que têm sido possíveis em função do grau de mobilização dos docentes, bem como em função do cenário real de negociações. Há necessidade de termos clareza sobre o horizonte que almejamos, para não errarmos na direção dos caminhos que escolhemos. É com este intuito que oferecemos essas anotações. Apenas a comunidade docente organizada e mobilizada poderá fazer valer seus direitos. Associaçoes de Docente, e mesmo Sindicatos, como ADGF e Sinpro, dependem dos associados para avançar em suas conquistas.

Qual o cenário geral em que esses fatos ocorreram?

Desde 2006 se acentua no Brasil o processo de internacionalização e financeirização do Ensino Superior Privado [Sobre esse tema recomendamos os artigos publicados pelo Sinpro em junho 2011, disponíveis em http://www.sinpro-rio.org.br/download/revista/revista_superior2011.pdf; apesar de datar de 2009, uma análise do setor das IES privadas disponibilizado pelo BNDES, também é muito elucidativo, disponível em http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/set3003.pdf]. Neste cenário, as IES privadas, que respondem por mais que 75% do acesso dos discentes do ensino superior, recebem, também, apoio de financiamento do governo federal, por meio do Prouni e Fies. Isso se dá porque, apesar do aumento do número de campi das universidades públicas, a demanda pelo ensino superior aumenta em proporções maiores que a capacidade de resposta governamental. A demanda social por mão-de-obra qualificada e por cidadãos críticos, elementos fundamentais para o aprofundamento da democracia, continua a crescer. As IES privadas estão a manter um status de serviço que o Estado brasileiro entende necessário e a sociedade brasileira demanda.

A gestão financeirizada na UGF iniciou com a criação da Galileo Educacional S/A como Mantenedora da instituição? Não acreditemos nisto. Porém, sim. O que ocorre? Há um passivo de debêntures, que é dinheiro para fazer o negócio avançar [A análise do exercício de 2011 da Galileo está disponível em: http://www.fiduciario.com.br/uploads/docs/relatorio_anual_2011/Trustee/GALILEO.pdf; as mesmas debêntures possuem regulamentos de controle, que podem ser analisados em http://www.debentures.com.br/Informacoes-Mercado/caderno/GLEO11.pdf; ]. E há um conjunto de passivos que os atuais administradores, que tem o Dr. Adenor Gonçalves dos Santos como sócio majoritário, tem que saldar. São passivos trabalhistas, contratuais... eles são parte das negociações entre a atual Galileo e seus predecessores. Qual o real cronograma de investimentos futuros da Galileo? Não temos conhecimento efetivo. As informações que nos deram são a aquisição e operação de hospitais universitários, o início de operações no Engenhão, e o encaminhamento do PROIES. Deafortunadamente, sobre este último existem informações, e elas não são positivas.

Por outro lado, existem informações de diferentes obstáculos aos processos administrativos da gestão acadêmica, que vão desde de demissões solicitadas por coordenadores de curso, até a ausência dos contratos com empresas de limpeza e segurança, obras nos campi e definições de alocação de campus, como é, ainda, o caso da Barra da Tijuca. Isso inclui bloqueios judiciais de contas e litígios entre acionistas atuais.

É parte deste cenário a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre as IES privadas da ALERJ, no estado do Rio de Janeiro. Esta CPI tem mostrado que o quadro geral dessas instituições é escabroso, em particular na deterioração da qualidade do ensino e na conspurcação dos direitos dos docentes. Por outro lado, isto tem fortalecido o contato entre as associações docentes, o Sinpro, o Sinmed a OAB e outros órgãos de defesa de direitos de profissionais liberais e trabalhadores da educação. Neste particular, a ADGF tem mantido estreita relação com o Sinpro e o Sinmed.

Além disso, a comunidade discente das IES privadas não tem acompanhado incólume a esses processos. A UNE, a UEE, bem como os CAs e DAs das IES privadas têm se manifestado sobre esses processos e atuado na requisição de verdadeira excelência acadêmica.

Diante desse cenário geral, como foi o cronograma das negociações entre docentes e Galileo?

Em 2009, a família Gama decide deixar a mantença da UGF, Se unem Ronald Levinshon e Márcio André Mendes Costa, que com acionistas minoritários, adquirem até 2010, 100 milhões em debêntures para avançar com o empreendimento de negócio educacional. Vários investimentos são anunciados, desde então, como a ocupação do campus Engenhão, a aquisição do Hospital São Bernardo, que implicaria, também, na abertura do curso de Medicina no campus Downtown, na Barra da Tijuca.

O ano de 2010 faz notar a fragilidade do projeto. O curso de Medicina na Barra é obstado pelo MEC. Nada ocorre no Engenhão ou no Hospital São Bernardo. Durante o ano de 2010 os professores da UC sofrem continuados atrasos salariais.

No ano de 2011, Os professores da UC, que não recebiam os salários em dia, realizaram movimentos de paralisação e greve. Os discentes se viram ameaçados por aumentos abusivos de mensalidade e se rebelaram contra essa medida. Conseguiram, por meio de mobilizações reverter este quadro. Ao final de 2011 decidem pela demissão de mais que 1 mil funcionários e docentes no final do ano. O passivo trabalhista não é pago - e até o momento é parte de litígio judicial, como se sabe.

No ano de 2012, a partir de maio, os salários dos professores da UC e da UGF passaram a ser pagos em duas parcelas. Em setembro foi eleita a nova gestão da ADGF. Houve entre setembro e outubro alteração na direção da Galileo, tendo os minoritários se insurgido contra Márcio André Mendes Costa. Entre maio e o mês de outubro não havia informações sobre as datas das parcelas dos pagamentos dos salários e conjunto de passivos trabalhistas devidos aos docentes da UGF era, naquela ocasião, imenso.

Em outubro de 2012, a direção da ADGF conseguiu uma reunião com da direção da Galileo, naquela ocasião presidida pelo Dr. Cesar Syqueira. No mês de outubro, houve uma guerra de liminares entre os sócios minoritários e majoritários da Galileo. Este só veio a ter solução aos 29/10/2012 com o ingresso de novo sócio majoritário, Sr. Adenor Gonçalves dos Santos, e da nova direção executiva, que viria a ser ocupada pelo Dr. Alex Porto.

Naquela ocasião, havia atraso salarial referente ao mês de setembro. Foi negociado com a nova gestão da Galileo reunião entre as direções da ADGF e da Galileo. Foi concluído o pagamento do salário de setembro. Manteve-se paralisação do dia 1º de novembro A direção da Galileo apresentou um cronograma de datas de pagamento para os salários de outubro, novembro e dezembro, que seriam, em princípio, os dias 9 e 30 dos meses de novembro e de dezembro, para o pagamento dos salários de outubro e novembro, e aos 20 de dezembro pagariam a integralidade do 13º de 2012. As datas incluíam finais de semana.

O não cumprimento efetivo das datas foi explicado pela direção da Galileo como decorrentes do próprio sistema bancário. Os docentes deliberaram por paralisação de três dias em protesto pelos atrasos dos pagamentos aprazados. Entre 22 e 24 de novembro houve a paralisação.  A conclusão do pagamento referente ao mês de outubro se deu, Houve atraso no pagamento do mês de novembro. Os professores deliberaram por retardar o lançamento das notas de A2. Manteve-se negociação com a direção da Galileo para que se informassem os prazos dos pagamentos que foram anunciados. A segunda metade do salário de novembro foi saldada apenas aos 20/12.No final de 2012, a Galileo informou ainda que demitira docentes da UC e da UGF, que soubemos no início de 2013 haverem sido efetivamente 88 docentes das duas instituições.

Iniciou-se, então, um processo delongado de atraso do 13º e do salário de dezembro. Em informe enviado à direção da ADGF, a Galileo se comprometia a pagar a integralidade do 13º aos 28/12/2012. Pagamento não realizado até o início de janeiro de 2013. A direção da ADGF realizou reunião com a direção da Galileo para cobrar esse pagamento e permaneceu insistindo nessa cobrança até que ele foi efetivado aos 12 de janeiro de 2013.

Permaneceu a saga referente ao salário de dezembro. Passamos todo o mês de janeiro e o início do mês de fevereiro em continuadas negociações, reuniões, telefonemas, mensagens eletrônicas, cobrando o pagamento de nosso salário. O mesmo foi pago, apenas, aos 8 de fevereiro de 2013. Desse conjunto de negociações permanece, em relação aos salários de dezembro e janeiro, a indicação de pagamento dos últimos 50% de dezembro aos 14 de janeiro, e do salário de janeiro, até o final de fevereiro 2013.

Entre outubro de 2012 e janeiro de 2013 a ADGF realizou assembleias, acatou deliberações dos docentes por paralisação, avaliação de deliberação de greve, apoiou deliberações justas e justificadas da comunidade discente, realizou reuniões com diferentes gestores da direção da Galileo, negociações diretas, telefônicas e por meio eletrônico para assegurar minimamente o cumprimento do fluxo de pagamentos de salários. Há, no entanto, um conjunto de pendências, para além das imediatas questões salariais, em termos de recebíveis dos docentes, que precisam ser saldados pela Galileo - sem que nos esqueçamos das pendências devidas com os docentes e funcionários demitidos em 2011 e 2012. Precisamos contabilizar o fato de mantermos o diálogo com a Mantenedora, conseguirmos ter prazos de pagamentos anunciados, conseguirmos ter efetivações de pagamento muito embora com atrasos nada razoáveis. Negociações são processos difíceis e precisam ser conduzidos com bom senso.

O que estamos buscando?

Primeiramente, estamos expressando que é interesse dos docentes uma elevada qualidade acadêmica da instituição. Não nos interessa que a UGF perca, senão que ela ganhe excelência acadêmica. Vale, quanto a isso, o orgulho dos docentes de História, que tiveram nota 5, ou da Pós em Direito, com o mesmo conceito na Capes. Esse é um interesse que inclui a preocupação com as três áreas, Humanas, Biomédicas e Exatas.

Em segundo lugar, queremos um ambiente de trabalho e de recepção dos discentes adequado e apropriado. O que inclui ter papel higiênico e sabonete líquido nos banheiros, bem como ter papel, registros de ponto, pautas escolares e canetas hidrogáficas para os quadros brancos. A presença de seguranças nos diferentes campi, garantindo a tranquilidade da comunidade acadêmica, é, também, imprescindível.

Como todos sabemos, nossos proventos são direitos fundamentais, e consideramos que eles têm que ser pagos em dia. Aliás, conforme a direção da Galileo, essa é uma crença compartilhada, eles também avaliam que deveriam nos  pagar todo 5º dia útil. Nosso interesse é que essa crença se torne uma prática compartilhada.

Cremos que, quando expressamos nosso interesse em realizar a excelência acadêmica, por meio da docência, pesquisa e extensão, estamos indicando um interesse fundamental de toda a comunidade acadêmica. Todavia, isso não tem como ocorrer sem que os proventos sejam adequadamente pagos a funcionários e docentes. É necessário, também, que o conjunto das pendências sejam negociadas e efetivamente solucionadas.

Nenhum docente deseja que o cenário de 2011 se reproduza, ou que cenários piores que aquele sejam criados. Todos queremos contribuir para a real excelência acadêmica, todos queremos fazer a diferença, afinal sabemos que nosso futuro depende das escolhas que fazemos no presente.

Fevereiro, 2013
Direção ADGF




50% do salário de dezembro pagos

Foi efetuado o pagamento de 50% do salário de dezembro. Ainda nos devem o saldo de dezembro e o salário de janeiro. As informações previamente oferecidas pela direção da Galileo são, do pagamento do saldo de 50% do salário de dezembro aos 14 de fevereiro e o a integralidade do salário de janeiro pagas durante o mês de fevereiro. Além disso, ficou de nos enviar a proposta para o pagamento dos 2/3 de férias devidos.

Relembramos que a ADGF apóia a assembleia proposta pelo Sinmed para o dia 18/2.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

SINMED convoca Assembleia Extraordinaria para 18/2 e ADGF apoia.

A ADGF representa os docentes. Nossa atitude tem que ser coletiva, dirigentes representantes não podem fazer nada sozinhos. Neste momento chegamos ao atraso de dois meses de salários e mais a continuidade de todas as demais pendências. 

Terminamos o ano de 2012 com duas pequeníssimas conquistas: a) mantivemos o canal de diálogo com a Galileo e b) tivemos um cronograma de pagamentos (sempre descumprido pela Galileo). 

Durante as férias mantivemos pressão e negociações diretas para que nossos proventos fossem respeitados e que a pauta de pendências a ser negociada permanecesse na agenda de negociações.

A ADGF discorda da vinculação do pagamento de salário ao recadastramento e entende que a Galileo não fez nenhuma informação oficial dessa medida. 

A Galileo não fez novos contatos com informações sobre os próximos pagamentos, nem sobre os interesses de fazer a conclusão dos dois salários dentro do mês de fevereiro.

Neste momento, o Sindicato dos Médicos conclama assembleia extraordinária para 18/2 de 2013, Fazemos eco à mesma. 

Entendemos que nossa atitude profissional exige respeito. Afinal, somos fautores de formação democrática e de profissionais qualificados para a sociedade brasileira. Esperamos que o conjunto de nossos direitos seja reparado o mais prontamente.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

ADGF envia mensagem para direção Galileo propondo pagamento da integralidade do salário de dezembro quanto antes

Prezado Dr. Alex, prezados diretores da Galileo;

Não é com satisfação que recebemos mais esta notícia. Para nós da ADGF, bem como para o conjunto dos docentes da UGF (cremos que, também, os da UC), esta situação tem gerado dificuldades extremas. Vários professores tem nos procurado para externar suas dificuldades: não efetivação de pagamentos das taxas de serviços, atrasos em mensalidades educacionais de seus filhos, atrasos em aluguéis, taxas condominiais e/ou mensalidades de financiamento habitacional, dentre outras situações - que chegam ao extremo da compra mensal da alimentação. É evidente que a comunidade docente se vê acuada e indignada com tudo isso. Compreendemos que haja esforços para superar diversas e diferentes dificuldades administrativas por parte da Galileo. Porém, não nos parece adequado que, em meio a esse bombardeio de dificuldades não possa haver algum esforço maior para que a integralidade do salário de dezembro possa ser efetivada no primeiro momento em que se abra a possibilidade. É mesmo terrível ter que ficar aguardando que, em duas parcelas, venhamos a perceber, ainda, o salário de dezembro. É alentador que se preveja o pagamento do salário de janeiro ainda no mês de fevereiro, conquanto já atrasado e fora da proposta inicial anunciada pela Galileo, a saber, que se desse sempre no quinto dia útil do mês. Também consideramos alentador que seja feita uma previsão para o pagamento dos 2/3 de férias devidas, ainda que consideremos que o mais correto fosse o pagamento integralizado dos mesmos o quanto antes - ou ainda mais correto, o pagamento, ao menos, do 1/3 de férias deste ano, no mês de janeiro, quando foi o gozo do período de férias. Como os senhores sabem, somos docentes de ensino superior, pessoas qualificadas para docência, pesquisa e extensão, que têm se dedicado profissionalmente a elevar a qualidade da educação e aprofundar a democracia em nosso País. Temos mantido, como docentes, uma grande paciência histórica com essa situação. No entanto, precisamosmesmo que essa situação seja sanada o quanto antes. Não porque deixemos de ter paciência, é que não temos condições de manter endividamentos que se tornarão impagáveis devido a não recepção de nossos salários devidos. Temos ciência que os senhores compreenderão perfeitamente o que estamos informando, e apreciaremos muito que todos os esforços sejam feitos para a reparação desses direitos ora violados.

Direção ADGF

ATENÇÃO DOCENTES: PRECISAMOS NOS PREPARAR PARA UMA ASSEMBLEIA NO INÍCIO DO SEMESTRE

Caros Docentes;

Como temos vivido nestes últimos meses, são muitas as situações que nos deixam intranquilos. Será necessário no início do semestre de 2013 termos conversações sobre os procedimentos durante o semestre. Brevemente informaremos data e local de assembleia para analisarmos os cenários que vivenciamos e elaborarmos nossas deliberações consequentes.

Direção ADGF

NOVO ATRASO NO PAGAMENTO ANUNCIADO: GALILEO ATRIBUI SITUAÇÃO À FAMÍLIA GAMA

Dr. Alex Porto encaminhou ontem, 18h50, a seguinte mensagem para a Direção da ADGF:


"Lamentavelmente o pagamento do professores não foi encaminhado para o banco conforme noticiado, em razão de decisão exclusiva da família Gama Filho, conforme pode ser atestado pelo incluso documento. Registro que estamos tentando sensibilizar a família Gama Filho para liberar pelo menos o pagamento dos professores. Assim que tivermos informações imediatamente repassaremos."

O documento referido na mensagem ainda não foi encaminhado. Hoje pela manhã o Dr. Alex Porto, por meio de contato telefônico, afirmou que essa situação é decorrente da admininistração compartilhada que a família Gama possui com a Galileo Educacional. Essa administração compartilhada estaria, segundo ele, gerando problemas de pagamentos contratuais e, também, de salários. Segundo ele, a família Gama não estaria cumprindo com o acordo da administração compartilhada porque sofrera bloqueios nas contas privadas da família. Neste momento, o encaminhamento ao banco dos salários dependeria do aceite da família Gama, que deixou de ocorrer. Em assim sendo, como nos informa, os 50% do salário atrasado de dezembro que seriam pagos hoje não o serão.

Solicitado a informar sobre os planos de pagamentos dos salários e dos 2/3 de férias, Dr. Alex Porto disse o seguinte: o primeiro esforço é para que a família Gama aceite os atuais pagamentos, que correspondem a salários e fornecedores, no prazo mais breve e imediato possível. O saldo dos 50% do salário de dezembro continua com a meta de 14/2. Há empenho para que o salário de janeiro de 2013 seja pago ainda em fevereiro. Os 2/3 de férias serão escalonados para pagamento dentro do primeiro semestre.

Mais uma vez a direção da Galileo solicita paciência por parte dos docentes. É evidente que nossa situação econômico financeira está ainda mais combalida com esta nova atitude. É, também, evidente, que nossos direitos estão mais que conspurcados com essa sucessiva alteração de prazos de pagamentos anunciados. Ficamos abertos à manutenção desse canal de diálogo com a direção da Galileo. No entanto, estes empenhos mencionados têm que ser cumpridos

Direção ADGF

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

50% do salário de dezembro: pagamento muito atrasado e dificuldades de informações da Galileo

A Direção da ADGF, dado o atraso no pagamento dos salários dos docentes e demais pendências da Mantenedora para com os direitos dos docentes, com a preocupação com a recepção dos alunos, alocação da unidade da Barra, manutenção dos serviços de limpeza e segurança nos campi, início das aulas de Medicina, reiteradas vezes ao longo da semana passada buscou contato com o Diretor Presidente da Galileo, Dr. Alex Porto, uma vez que o contato que seria feito pela direção da Galileo, como preconizado na reunião última passada, entre ambas direções, não ocorrera. Recebemos hoje, 4 de fevereiro de 2013, mensagem eletrônica do diretor presidente da Galileo. Nela nos informa que hoje seria enviada a folha de pagamento para o banco, referente a 50% do salário de dezembro dos professores que se recadastraram. Estimam  realizar o pagamento do saldo do salário de dezembro aos 14 de fevereiro de 2013. Informaram ainda que o atraso é decorrente dos bloqueios judiciais e solicitam que nós docentes tenhamos paciência com a situação.

Continuamos sem nenhuma informação dentre outras, sobre as seguintes pendências:

- Salário de janeiro de 2013 (a informação anterior era que o pagamento integral ocorreria no 5º dia útil do mês de fevereiro);
- 1/3 de férias de 2011 (não há informação sobre o pagamento);
-1/3 de férias de 2012 (não há informação sobre o pagamento);
- Pagamentos atrasados do FGTS (não há informação sobre a reparação desse direito);
- Parcela restante do 13º de 2009 (não há informação sobre a reparação desse direito).

Também inexistem informações sobre os encaminhamentos das instalações dos campi (obras, novo campus da Barra, etc). Nenhuma informação sobre contratação dos serviços de limpeza e segurança. A recepção de nossos alunos poderia estar comprometida.

Diversos docentes têm insistido com a ADGF sobre a necessidade de avaliar os encaminhamentos necessários para reversão desse quadro. Estamos todos de olhos direcionados ao início do ano letivo. Sabemos que nossas atividades de docência, pesquisa e extensão dependem dos estímulos e do gozo dos direitos merecidos. Reconhecemos que a indignação que nós docentes e que os nossos alunos estão a sentir é sincera, justa e digna e merecerá respeito por parte da Mantenedora. Esperamos que todos os esforços feitos pela Mantenedora para a regularização dessas situações possam ter efeito o mais imediatamente possível. Nenhum docente deseja prestar os devidos serviços educacionais sem que seus direitos sejam, também, atendidos devidamente.

Direção da ADGF